sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sonhos? Futuro?

"Se podemos sonhar, também podemos tornar os nossos sonhos realidade"
Walt Disney

A partir dessa frase, talvez bem conhecida, é que afirmo uma primeira alusão ao significado da palavra sonho. Um sonho, afinal, quem sabe se torna apenas uma palavra simples, apenas cinco letras mas que, contudo, pode abrir uma imensa lacuna voltada à parte emocional e racional de um indivíduo, levando pensamentos e ações a serem mais absolutos a partir de um determinado momento.



Um sonho.. Diferentes pensamentos e vários objetivos. Para um empregado, talvez seja receber uma promoção ou um aumento de salário, facilitando sua vida; para uma pessoa enferma, a cura; para um casal de jovens, a formação de uma família, filhos, casamento; uma criança sonha em ter apenas aquele grande brinquedo, lindo, todo embrulhado em sua noite de Natal; um mendigo provavelmente deseje aquela noite de sono em uma cama quentinha ou então pensa apenas em se sentir especial por uma fração de segundos que, com certeza, serão equivalentes a uma vida toda.

Um sonho que pode mudar várias vidas. Um planeta. Todos nós sonhamos, pensamos e esperamos poder dar a nossos filhos e netos tudo aquilo que não tivemos. Quando pensamos assim, a imagem que vem a mente é uma casa melhor, uma cama mais confortavél, brinquedos mais tecnológicos e mais caros, quem sabe.. Apenas nos esquecemos totalmente que devemos partir do nosso planeta. Será que todos os recursos que possuímos atualmente irão se esticar até daqui alguns anos? Pensando bem, 20 anos? Acho que fui muito otimista.. Se é para me tornar um pouco mais realista, vou pensar em 10 anos. Muito? Tudo bem, diminuo para cinco. Pois é, acho que fui muito além.. será que realmente irá existir vida amanhã?

Aliás, se existir vida, será motivo de festa e de -muita- alegria.
O mundo vai se encaminhando a um buraco que já não possui mais voltas. Os grandes governantes logo após que se elegem não pensam no que podem fazer para o povo e sim para o que vão fazer a si mesmos. Os sonhos antigos em ter uma casa melhor, em cuidar do planeta são facilmente comprados por uma sociedade que atormenta os menos favorecidos e que necessitam de ajuda. Milhões de pessoas morrem de sede, enquanto outros vivem no luxo de desfrutarem de uma escovação de dentes com a torneira aberta. Não sei se vocês sabiam, mas uma familia de quatro pessoas, se escovar os dentes com a torneira fechada economizaria em apenas 6 meses um caminhão pipa! Quando vi isso essa semana me marcou muito. Não porque mantenho o costume de deixar aberta a torneira, mas sim, por perceber que uma pequena atitude dentro de casa pode realizar o sonho de pessoas. O sonho da sede, da água. O sonho de poder ter o que beber. O sonho que vale uma vida.


As vezes, a gente acha que faz muito doando alimentos e roupas para as pessoas menos favorecidas. Tudo bem, é uma atitude maravilhosa que promove uma mudança imensa na vida das pessoas que precisam. Mas sabe, os nossos sonhos ultimamente estão sendo obrigados a ser a curto prazo. Pensamos em coisas que podem ser concretizadas a daqui alguns meses e nos esquecemos claramente de que o futuro vai existir, de uma forma ou de outra. Porém, precisamos manter a integridade em saber que nada nesse mundo é nosso. Nascemos, vivemos e um dia chegamos a pensar que iremos morrer com toda a riqueza que possuímos aqui. Por isso, é melhor pensar um pouco em sonhos globais. Em sonhos que promovem o bem estar de todos e ao mesmo tempo, o futuro. Algo tão incerto, tão esperado que pode ser um pouco melhor a partir de pequenas ações que começamos dentro de nossa casa, com nossos pais, filhos e parentes. Os nossos sonhos devem ser pessoais? Claro! Cada pessoa sonha aquilo que quer para a sua vida e TEM esse direito. Mas, o meu sonho, é promover um futuro que possa dar a mesma oportunidade aos meus filhos. Quem me ajuda nisso?

Nunca deixe de sonhar. A pessoa que mais sonha é aquela que tem mais facilidade em fazer com que seus sonhos virem realidade, até porque tem mais oportunidades de tentar.

"Se há muito frio, existe blusa. Se há muito calor, existe sorvete. Se há falta de sonhos, existe a morte." Jamais esqueça de ser quem você realmente é. O resto é merecimento!


23 comentários:

  1. Pedro meu amado amigo,
    Lembrei desse texto:
    E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
    Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
    Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
    Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
    Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
    Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
    Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
    Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
    Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
    Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
    Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
    Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
    Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
    Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
    Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
    Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
    Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
    E desde aquele dia já não durmo para descansar... simplesmente durmo para sonhar.
    Walt Disney

    Beijos daqui

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro.
    Tuas palavras são um alento para quem busca através dos sonhos e das suas lutas, um objetivo comum. A felicidade.
    Você escreve e nos faz contigo caminhar por uma estrada que vai se descortinando ao longe.
    Gosto disso porque isso é a essência para que eu continue acreditando no ser humano.
    O engraçado é que embora estejamos a tantos quilômetros separados, pensamos e agimos de forma semelhante.
    E os sonhos ditam nossos desejos, mais efêmeros.
    Efêmeros porque nas coisas mais simples que é sonhar, deixamos transparecer toda nossa ansiedade.
    Quero continuar sonhando. Preciso, devo, quero sempre.
    E você meu amigo, gostaria que continuasse escrevendo sobre eles.
    Quem sabe não estaremos um dia conversando sobre o planeta, sobre nossa trajetória nele, e sobre tantas outras coisas.
    Por ora caro amigo, quero deixar um poema especialmente para ti que é essa pessoa tão genial. A ti dedicarei e também ao teu lindo blog. Um fraterno abraço, minha estima e admiração sempre.

    Alquimia dos Sonhos

    Na mina de meus sonhos, vou buscar inspiração...
    Como um colecionador de pedras, vou entrando,
    Vou explorando, letra a letra e procurando;
    Pra tirar da minha idéia e da imaginação...

    E no puro estado bruto, encontrando fragmentadas;
    Enterradas em um veio, dentro da minha paixão,
    Vou escavando, arrancando as palavras sufocadas,
    Dentro d’alma, projetadas, que nasceram da afeição...

    Letra a letra, vou juntando, pra depois com as palavras
    Construir algum poema, meio torto, ou bem curtinho
    Nem que sejam alguns versos, ou que seja uma oração!

    Nessa mina tem Amor, Esperança, e muita Paz,
    Que dos sonhos fui juntando com esmero e carinho;
    Pra formar este poema dentro do meu coração

    ResponderExcluir
  3. oi Pedro ,vim agradecer e retribuir sua visita.Olha,seu texto é realmente divino ,retrata a ralidade da vida e nos incentiva a continuar sonhando com um mundo melhor.Como vc mesmo disse,não podemos esperar pelos governantes ,a maioria são egoistas e só querem encher o bolço.Obrigada por seu comentário em meu blog,bom fim de semana a vc ,abraços e bjos carinhosos.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Pedro
    Os sonhos são fundamentais em nossa vida, mas quando sonhamos um sonho de um mundo melhor para todos, e fizemos a nossa parte, com certeza esse sonho é muito melhor.
    Grande e afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  5. Pedro cada idade tem um sonho, na juventude há sempre os sonhos de atingir uma meta e mal de aquele que deixa sonhar, pois o sonho comanda a vida, mas quando se chega na minha idade e se sonho com coisas que jamais podem ser verdadeiras esses sonhos nunca tem validade. Já chegam atrasados coma validade perdida.
    Pois cada um tem direito de ter o seu sonho, mas os meus agora são sempre sonhos que nada valem e, depois quando se acorda eles viraram fumaça.
    Para si sim, nunca deixe de sonhar, pois a vida faz todo o sentido com sonhos que foram sonhados e se viraram realidades.
    Beijinhos de luz e paz e tenha um lindo fim de semana...

    ResponderExcluir
  6. Pedro boa noite!
    Pedro este e o terceiro ou quarto texto seu que leio e comento. Fiz conhecimento com você e este seu espaço faz pouco tempo e já me tornei sua fã.
    Também andei passeando por alguns dos seus textos um pouco mais antigos.
    Aqui tomo a liberdade em lhe fazer uma pergunta: você realmente tem só 18 anos, ou o seu perfil é antigo e não atualizado?
    Pergunto isto porque estou muito admirada com o contexto dos seus textos. Eu diria que é uma visão marcante para um rapaz assim tão jovem!
    Meus aplausos!
    Que jamais pare de sonhar, e que todos os seus sonho torne-se realidade!
    Uma linda e sonhadora noite para você!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Somos movidos pelos sonhos, essa grande arte de vida! Sonhar é belo, e quando fazemos isso bem, parece que as coisas tomam jeito. É uma forma de nos desprender um pouco das lutas e ver algo melhor, sempre melhor! Belissimo, como sempre! ;)

    Obrigada pelas felicitações!
    Grande beijo, Wanda.

    ResponderExcluir
  8. Me faltam palavras ,pra agradecer sua atenção
    comigo.
    Ser sua amiga é um presente de Deus na minha vida.
    Agradeço a cada uma de suas visitas todas
    elas me deixaram muito feliz.
    Que seja abençoada por Deus nossa amizade para sempre.
    Desejo um feliz final de semana beijos com infinita ternura e paz..
    Evanir..

    ResponderExcluir
  9. Pedro, aqui nesse 'meu' espaço dentro do seu espaço, eu vou fazer algo diferente...

    Vou falar sobre o seu texto, claro. Mas, antes disso, quero falar de você. Estranho não é mesmo? Também achei, mas de repente me veio essa necessidade. De certa forma ela surgiu a partir do seu texto, então falar de você vai ser algo concomitante a falar do texto. Um desafio que eu mesma me propus, então, vamos lá?

    Se não estou enganada, vim parar aqui através do blog da Mai, pouco tempo depois de criar o meu blog. O li pela primeira vez, e foi encantamento na certa! Comecei a comentar, e você, gentil como sempre, me retribui carinhosamente cada palavra. De início foi por retribuição, hoje eu sei que é por consideração. Estou errada? Espero que não, rs.

    Pois bem, encontrei em você, querido Pedro, três características marcantes:
    1- Sensibilidade, coisa de quem escreve com o coração, e revela a alma com palavras serenas, convidativas. Foi esse primeiro ponto que me abriu as portas para descobrir os outros dois.
    2- Sabedoria, nossa! E como te considero sábio, cada vez que te leio, as palavras que absorvo, sempre são carregadas de muitas verdades, e principalmente, muita sinceridade.
    3- Maturidade! Esse terceiro chegou ao estopim através desse texto- não que os outros não mostrassem o mesmo- mas esse me chegou, de forma pessoal, mais claro. Uma pessoa que se preocupa com o outro, que pensa no futuro, nos seus filhos, que trata dos sonhos como algo pessoal, mas ao mesmo tempo, algo que necessita de generosidade, bondade... Isso, Pedro, é o que eu chamo de maturidade!

    No mais meu amigo, é isso, considero você uma pessoa que, mesmo não conhecendo pessoalmente, não sabendo como você age no seu dia-a-dia, tem um coração enorme, porque é essa a essência que sinto nesse seu pedaço, que é o blog!

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Nossa amizade é um mundo de encantos,por isso temos que ter capacidade de amar infitinamente.
    Creia a amizade é um fio que liga nosso coração em qualquer parte do mundo.
    Só podemos ter certeza que não estamos passando pela vida inultimente se não perdermos a capacidade de amar.
    Sou muito feliz por ter sua amizade, é isso que me da a certeza de um amor lindo e incondicional.
    Uma abençoada Semana.
    Bjs no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  11. Sonhar nossos sonhos é lindo. Sonhar os sonhos de Deus então, nem se fala.

    Seu blog é muito cute, adorei! Tô seguindo tá?

    sorvetedecupu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sonhos fazem parte de nossas vidas, correr atrás da realização dos mesmos é mais do que nossa obrigação! Não adianta querermos que algo de bom aconteça em nossas vidas, sem fazermos por onde merecer, sem que tenhamos nos preparado para receber e dar o seu devido valor; Não adianta querermos que o mundo mude se não tivermos a disposição de dar o primeiro passo.

    Sonho sem ação, vira utopia!

    Um grande beijo, querido amigo.

    ResponderExcluir
  13. Sonhos está em tudo, até nos pequenos detalhes, e é a razão por nos fazerem mover. Contorna a felicidade, e há um eixo que aparentemente é a nossa força para que concretizamos todos eles.

    Pedro, vejo que há um desejo de sonhos aí na sua alma. Não paraa tê-los porque reconheço que você é sonhador, mais pra concretizá-los cada vez mais. Linda sua escrita, encanta e sempre tem sensibilidade. Um beijo grande, Ana.

    ResponderExcluir
  14. meu querido, ando com uns sonhos aqui guardados na manga. seu post veio a calhar.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Já diz a canção: "Quem acredita, SEMPRE alcança!"
    Gostei daqui..
    Seguindo!
    Bjoo..

    ResponderExcluir
  16. É que as pessoas se tornaram mais individualistas do que nunca, só sabem ver como objetivo suas sobrevivências, não importando o que tenham de fazer para garanti-las, o planeta continuará aqui, nossa espécie é que não. Há tempos perdemos o costume da coletividade, de agir em prol do conjunto, mesmo que de uma pequena sociedade, vivemos sempre olhando só para nós e fechamos os olhos pro mundo. Já perdi a conta de quantas vezes fui chamada de boba por andar apenas alguns passos pra jogar o lixo numa lixeira, mais ainda quando repreendo uns amigos por fazerem justamente o contrário, fico impressionada com a hipocrisia de alguns, fazem trabalhos sobre o meio ambiente, advertem a turma e noutro dia estão jogando garrafas d'água pela janela do ônibus.
    Eu apenas acho que já fomos melhores sabe? Que já nos importamos mais, que fizemos mais, que agimos por algo que nos realmente importasse. Acontece que hoje vamos adiando, deixando para amanhã tudo o que pode e deve ser feito agora.
    Acho que já fizemos mais por nossos sonhos, que eles já foram mais importantes, mais consistentes, concretos.
    Pedro, cê sabe que eu sempre saio encantada daqui, é muito bom encontrar gente com os pensamentos tão maduros e sensíveis, e que ainda mostram suas opiniões tão claramente e cheias de argumentos, assim como você, que sempre aborda temas importantes, que nos fazem olhar pras nossas atitudes, ou pra ausência delas. Beijo. :3

    ResponderExcluir
  17. O sonho nos traz
    "ESPERANÇA".
    se parar de sonhar
    morremos aos poucos...

    lindas considerações Pedro
    ótimo fds

    bjs
    (nate)

    ResponderExcluir
  18. Olá Pedro!
    Sabes um segredo Pedro?
    Nos últimos anos, não tenho tido a certeza se realmente tenho vivido, sonhado, tido pesadelos ou se a realidade existiu.
    Os sonhos podem ser tão fortes que se misturam a tal ponto com a realidade que passam eles sim a ser verdade.

    Abraço

    http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Viva a vida com muito amor.
    Mate saudades,enquanto é tempo.
    Peça perdão ,mesmo que seja você o ofendido.
    Recupere o tempo perdido ,procurando ser feliz nas coisas de Deus.
    Faça um carinho,alegrando alguém que esta triste.
    A todo instante,fale uma palavra especial para
    quem necessita ouvir.
    Com seu amor podera fazer mudanças em muitas vidas.
    Creia você pode não mudar tudo nesse Mundo.
    Mais poderá fezer no coração de muitos.
    A morada de Deus.
    Uma noite de Domingo na paz e na luz de Jesus.
    Bjs no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  20. Olá Pedro.
    Estou passando para saber de ti, e deixar um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir