segunda-feira, 25 de julho de 2011

Decepções


Bem, hoje me deparei com a situação de presenciar mais de perto aquela história de que as pessoas são impulsivas e passam a alimentar algo dentro delas -e dentro de você- que, no caso, não é a verdadeira realidade do que estão sentindo. É como se você, do nada, conhece uma pessoa. Acha ela legal, começa conversar demais e quando menos espera, está curtindo ela. Literalmente, parece que tudo vai dar certo e .. pum! Seu chão parece sumir e aquela pessoa que antes era legal, começa a virar uma coisa grudenta, uma pessoa tão chata que você nem quer ter mais do lado. Chega o momento de acabar com qualquer tipo de sentimento e falar que não sente mais nada. "Caracas, como pode ter mudado assim?" E é ai que acontece a tão chamada ilusão.
Ilusão nada mais é do que você pensar que algo, alguém ou alguma coisa é de uma forma e ela não seja tudo aquilo que você esperava. É quanto te alimentam tanto psicologicamente, que deixa de pensar na realidade, nos pensamentos reais e começa a querer tirar os pés do chão pra acreditar em algo que não se tem tanta certeza assim. Palavras, atitudes e até mesmo pensamentos podem ser considerados ilusórios, ainda mais quando fazem outra pessoa sofrer muito.
 
Todo relacionamento entre duas pessoas é uma caixinha de possibilidades. Hoje você está bem, de bom humor, mó legalzinho, fofinho. Amanhã você vai mal na prova, fica estressado e trata todos e tudo mal como se eles fossem o motivo daquilo ter acontecido. É ai que deixa de se lembrar que pessoas têm sentimentos e mexer com cada um deles requer um certo cuidado, pois tudo o que você fala, por mais que seja simples, passa a ter um valor sentimental na vida das pessoas que você se relaciona e te conhecem de alguma forma. 
Nem todos pensam iguais e, consequentemente, nem todos são iguais na verdade. Você pode se relacionar com uma pessoa extremamente forte, mas que seja fraca em sentimentos: se injeta fácil em um relacionamento; mas, ao mesmo tempo pode conversar com alguém que tem uma certa barreira social que impede e muito o fato dela tentar algo com uma pessoa. Isso não significa que em ambos os casos o resultado de uma ilusão, teoricamente chamada de decepção amorosa, sejam distintos. As palavras são o melhor meio de expressão, tanto pessoalmente quanto por via da escrita. Elas têm muito valor e conseguem muito modificar o dia de uma pessoa.
Por isso, o necessário é acreditar em você mesmo, no que é capaz de verdade. Confiar em outras pessoas pode te fazer sofrer demais, é um risco muito complicado. Porém, ninguém vive só. É um eterno ciclo de decepções que temos que aprender e ser totalmente complexos ao ponto de saber que teremos que aprender com cada uma delas, isso nos fará crescer a causará menos dor. Se todos pensassemos iguais, teríamos os mesmos objetivos e encanaríamos com as mesmas pessoas. Mas, a igualdade não acontece quando se fala de sentimentos, de relacionamentos e de pensamentos e ações  que acontecem  num meio social. Tudo depende tanto do individuo, quanto da situação, é necessário adquirir maturidade pra saber que as pessoas fazem sofrer mesmo, fazem mal.. contudo, só por algumas vale mesmo a pena chorar e quem pode decidir isso é apenas você.

23 comentários:

  1. Pedro,
    Saudades também.
    Decisões....Mas sabe de uma coisa
    eu cada vez menos me despciono menos.

    Um ser livre é aquele que reconhece, alimenta, usa e expressa seu potencial. São pessoas despertas, que resolveram parar de culpar, reclamar e dar desculpas. São pessoas que assumiram totalmente sua responsabilidade e tem uma atitude de gratidão a cada passo. São descontraídos mas não se acomodam em zonas de conforto ou preguiça. Além de serem pacíficos e de possuírem força espiritual, pessoas livres vão além das crenças que limitam seu potencial para crescer e brilhar.”
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mas as vezes isso acontece, porque enxergamos apenas o que queremos ver. E assim, como tudo, o tempo passa e descobrimos a verdade de todas as coisas ao redor, descobrindo falsidade, amor, ou o que quer que seja. Afinal, no começo de qualquer relação (ou na maioria pelo menos), nada é apresentado pela verdade, e só depois descobrimos que nem tudo é o que realmente parece ser.

    Fico muito feliz que tenha gostado de meu blog. E obrigada por todas as palavras. Também gosto de seu blog e acho-o cativante. Seguindo de volta (:
    Muitos beijos.


    Luana Espindola

    ResponderExcluir
  3. "Todo relacionamento entre duas pessoas é uma caixinha de possibilidades."

    suas palavras-encaixe
    me leem na hora certa


    beijos,
    do menino

    fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Pedro,

    Será verdade que a primeira impressão nem sempre é a que fica? Acho que sim, amigo. Acho que sim. Teus textos sempre cheios de sentimento.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. O que houve moço?
    Está triste?
    Fica não.
    O que Falta no mundo?Alguns se assumindo de verdade.
    Serem o que são sem camuflar.
    Decepção sim e daí?
    Só não devemos perder a esperança.
    Um relacionamento é cheio de surpresas.
    E você não tem bola de cristal.
    Mas creio que o que não faz parte da gente, logo, logo é esquecido.
    Ainda mais quando tem um coração lindo feito o seu.
    *
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. E de cada decepção, cada recaída, cada erro que tivermos, a gente sempre leva o conhecimento de não cair nisso de novo, não deixar nada se elevar a tal nível (mesmo que em um relacionamento, a gente começa a ter certos receios), pra sempre conseguir se levantar mais e mais forte da próxima vez. Beijos, fique bem. :)

    ResponderExcluir
  7. minha primeira vez aqui, encantado com seus textos, parabéns, achei tudo muito inspirador, grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedro!
    Como é difícil nos relacionar com as pessoas, e principalmente aquelas que supostamente tinham aos nossos olhos, uma doçura, um quê de semelhança, um quê de alma, e um quê de afinidade.
    Já nem estranho mais isso amigo, pois é igual um casamento, uma sociedade, uma irmandade, ou algo parecido...
    No início, os relacionamentos fáceis, parecem um mar de rosas onde achamos que o outro nos entende e tudo que falamos se encaixa no ideário daquele alguém... Ledo engano!
    É só você contrariá-lo em uma opinião, numa idéia, numa discussão, e aí é como diz você: Bum!!
    Já era! A pessoa passa e te odiar, ou a se afastar...
    Por quê? Muitas vezes me pergunto até que ponto somos incautos, tolos, ingênuos, ou sem tato...
    Acredito ainda meu querido, que a melhor coisa para nos proteger de tais situações, é o ouvir mais, respeitar a privacidade alheia, e uma dose de bom senso e precaução, coisas que faltam a muitos de nós.
    É como navegar em águas tranqüilas, e que de repente se tornam turvas.
    Os relacionamentos penso eu, é uma Arte! A Arte do bem viver.
    As ilusões tal como miragens, nos enganam.
    Estamos sempre nos enganando e nos decepcionando.
    Saber entender uma pessoa nessas situações requer muita humildade e sabedoria.
    Peço cada vez mais a Deus que me dote de tal virtude.
    Um fraterno abraço, e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Pedro,

    eu penso q as vezes imaginamos e criamos uma realidade q não existe q qdo a pessoa mostra como é realmente vem a decepção, nos deixamos levar por sentimentos abertos e puros, na empolgação, e esquecemos muitas vezes de analisar as situações, em se tratando de amor.
    O amor é complexo e como vc disse, qdo está tudo bem temos vontade de voar, qdo não está, é q deve vir o cuidado para não magoar outras pessoas...é uma dependência muito estranha e complicada.

    ***

    Sabe, confiava muito em meu irmão, tudo q ele dizia ou fazia prá mim era a verdade, só q eu não enxergava uma ralidade por trás de tudo isso e hj ele se mostra com é realmente e a conclusão final é q não o considero mais como irmão, de tanto mal q ele me fez, apenas quero q seja feliz, mas bem longe de mim.

    Mais uma vez te despejando sentimentos, desculpe amigo...

    um beijo muito carinhoso!

    ResponderExcluir
  10. Salve Pedro... :)

    Costumo dizer que lidar com pessoas é por demais delicado, e são mesmo surpreendentes, assim como é o tempo e o que nos advem...

    Nesse mundo deparei-me com pessoas indizíveis, e pessoas que nada significaram pra mim, pessoas que já são imortais, e pessoas que vou me esquecer, o que fica nisso tudo? Cismo eu que é a nossa sensação expandindo-se...

    ResponderExcluir
  11. Hoje é difícil confiar e muito mais difícil entregar um coração. É uma forma que temos que lidar todos os dias. E delicada, porém. Mostramos toda nossa essência. Oferecemos abrigo na alma e na vontade de cuidar da outra pessoa. Ela ignora e nos faz perceber que nada foi, além de uma pessoa que se vai. E aquilo que é realmente nosso, não se vai pra sempre. É dificil se relacionar com outra pessoa. As vezes não queremos e as vezes queremos cobrar demais. Temos que lidar, na maior parte com os defeitos. Por isso temos que saber. Como você disse, ninguém vive sozinho. E sempre encontramos quem nos preenche. Também decepcionamos com aquele que parecia tão próximo e tão amado. E a vida te entrega tudo isso. Basta saber lidar!

    Pedro, achei que você colocou muita verdade. Vi que você sempre procura colocar aquilo que você sente nos textos, e isso faz de você melhor como forma de desabafo. Você conta da sua decepção, mais você mesmo conta da força de saber lidar com tudo isso. Eu acho isso muito maturo em você. E queria agradecer pelo carinho que você tem comigo e com o meu blog. Gosto muito de estar aqui, e de ver você assim, sempre brilhando em suas palavras. Beijo no coração, Ana.

    ResponderExcluir
  12. td aki é essepcional...
    agora viajei com essa história Pedro.
    conheço casos bem parecidos...
    confiança, entrega, HOJE?
    que dificil amigo...

    mais a vida segue rs

    smack
    (nate)

    ResponderExcluir
  13. Querido Pedro, esse foi um dos assuntos aqui discutido por você que mais revelou-me a mim mesma.
    Explico:
    Acredito facilmente nas pessoas, e quando gosto, eu me 'dedico' inteiramente a elas, abnego alguns de meus atos que de alguma forma podem machucar, procuro inventar soluções para seus supostos problemas, faço palhaçadas para não vê-los chorar.
    O que acontece é que, quando eu gosto mesmo de uma pessoa, quando seu jeito me revela da forma que eu gosto de ser, me mostram a face que eu tenho como minha realmente, elas me 'abandonam'...
    Engraçado, sempre tem algum motivo de força maior que me separa das pessoas que eu gosto de ter por perto. Distância, proibição, mudanças de humor, decepção...
    E, por falar em decepções, essas só ocorrem porque confiamos de mais nas pessoas, por vezes, esperamos mais delas do que elas podem nos oferecer.
    Confiar, tornou-se andar por areia movediça, ou alguém vai lhe tirar dela ou vai te empurrar mais pro fundo.

    Sempre escrevendo magistralmente.
    Beijos e volto.

    ResponderExcluir
  14. Nós, como seres errantes que somos, podemos decepcionar e ser decepcionados a qualquer instante. Existem pessoas fantásticas sim, mas mesmo que uma pessoa seja maravilhosa, ela está submetida a errar, porque somos assim, temos lados.

    o bem o mal se interagem diretamente dentro de nós. Logo estamos sujeitos às falhas. O que diferencia as pessoas nesse aspecto é o modo que elas agem depois do erro, há aqueles desistem, e há outros que reparam.

    O amor, mesmo sendo incrivelmente bom, ele também irá trazer sofrimento, não há jeito, é assim que as coisas são. Escolhemos assim. Mas, quando esse amor é real, verdadeiro, as pessoas envolvidas irão procurar o reparo, o perdão, deixarão o orgulho de lado e uma das partes irá ceder, se não ambas.

    Podemos sim desapontar a qualquer instante, mas também podemos corrigir, podemos surpreender de um modo bom.
    Por fim, precisamos aprender que não há perfeição, o que há são pessoas reais, sentindo algo mágico, com isso, nem todos sabem como administrar tal sentimento.

    Enfim Pedrinho, eu acabo sempre vendo tudo por uma janela ampla, mas é por conta de seus textos oferecerem tantas possibilidades, e explorar - mesmo que seja subjetivamente - um leque de assuntos que acabam interligando-se em alguma parte de suas frases.
    Sempre que venho aqui é assim, fico com vontade de expor tudo o que a leitura me faz sentir. E é sempre ótimo ler essas suas palavras.

    Beijos, até outro dia.

    ResponderExcluir
  15. Você tem razão,muito bom o seu texto. Sabe,estou vivendo esta caixinha de possibilidades,isto gera uma dúivida cruel.Seu texto me fez refletir muito,bjos.

    ResponderExcluir
  16. É muito chato quando a gente deposita muita confiança em cima de alguém e acaba se decepcionando...infelizmente nem tudo nessa vida é da forma que desejamos...mas a vida faz questão de demonstrar que hoje em dia a gente não deve se iludir tanto com as coisas, por mais que elas se pareçam boas e amigaveis!!A confiança hoje em dia tá muito dificil de se achar...uma pena!!!

    Um beijão meu querido...!!

    ResponderExcluir
  17. Decepções, realmente isso acontece, mas acho eu que depende muito do amigo e das circunstâncias em que elas acontecem, pq mesmo os melhores amigos tbm erram. Mas parabéns pela ótima postagem! Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo!
    Seu texto, creio eu que fala com todos que o ler... Pois quem já não sofreu uma decepção assim?
    Aí me lembro do velho ditado, "quem vê cara não vê coração"

    Carinhos muitos pra ti, viu?
    Beijos de flor
    Suelzy

    ResponderExcluir
  19. Pedro,

    Geralmente, a culpa de nos decepcionarmos com as pessoas não são delas, mas nossa: vemos na outra pessoa nosso apoio, e a não a pessoa em si. Por isso, é necessário convívio para que nasça a experiência em vez do encanto.

    Abração.

    ResponderExcluir
  20. O problema é que esperamos demais das pessoas, criamos expectativas - na maioria das vezes, falsas - em tudo. E quando menos esperamos... Surge a decepção. Se esperássemos menos das pessoas, sofreríamos um pouco menos. E também há pessoas que erram e nos decepcionam impropositalmente, um dia todo mundo nos decepcionará, seja por qual motivo for, só precisamos discernir por quem vale a pena sofrer!

    Bela postagem, ótima semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Pedro
    Somos os maiores atores da vida, o resto é coadjuvante. Primeiro acreditarmos em nós, depois nos outros. Sofrer decepções faz parte da vida, mas se pudermos evitá-las, melhor ainda.
    Voltei.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  22. Tô passando por essa mesma situação...A gente se empolga tanto com algo, cria tantas histórias na cabeça, tantos diálogos... E quando percebe, tá sofrendo ao perceber que a realidade é muito diferente disso. E ás vezes não é nem mesmo culpa do outro, afinal, foi você mesmo quem ''criou''uma realidade paralela em que tudo era perfeito.

    Faz tempo que não passo por aqui... E você continua brilhante. :) Beijo, Pedro!

    ResponderExcluir