segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que realmente estamos vivos?

"Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre" (Albert Einstein)


Essa foi apenas uma das perguntas que me vieram à tona ultimamente. Por que estamos vivos? Por qual motivo temos que viver em um mundo cheio de decepções, com uma imensidão de tristezas e outras coisas que proporcionam diretamente o sofrimento e a dor? Por que não conseguimos entender o passado, fazer do presente o melhor tempo e pensamos apenas no futuro? Por que existem pessoas boas ou más no mundo? Entre tantas perguntas, fico ainda desdenhando uma linha de pensamentos que me fazem somente resumir à uma só pergunta: que sentido há na vida? Existe algum sentido em estar vivo?

Poderia começar falando da quantidade de pessoas que existem no mundo, mas vou fechar esse meio e me corresponder apenas à ideias mais radicais, menos abrangedoras, capazes de nos fazer ter uma reflexão muito melhor sobre o assunto em questão. Desde o momento que nascemos, em nenhum momento da nossa vida, descobrimos o motivo real que nos faz estarmos aqui. De um lado, você leitor; de outro, aqui estou eu tentando expor meu pensamento. Por que você está lendo esse texto? Por uma ESCOLHA. Você escolheu estar aqui lendo, enquanto eu vou escrevendo cada palavra até então. Porém, o que eu queria deixar bem claro é que nem tudo na vida se escolhe. Alguns fatores são naturais e somos obrigados a interagir com eles durante toda  a nossa existência.



Algumas pessoas tem como intuito fazer mal à outras. Outros, servem comos os principais construtores de felicidade de gente que não tinha motivo para sorrir. Enquanto alguns são médicos, outros escritores, alguns jogadores de futebol,  tantos quantos politicos, donos de comércio, estudantes, cada qual em sua especialidade, mas cada um tem uma função na vida de uma outra pessoa. O ser humano precisa de alguém por perto para se sentir especial. Ninguém é feliz sozinho, ninguém consegue expandir sorrisos através de uma solidão. "Eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém." (considero que essa é a fiel parte de uma canção da Fresno, uma banda nacionalmente conhecida e que acarreta em suas letras algumas passagens maravilhosas). E cada qual tem um coração. Um coração bobo, um coração frio, apaixonado, feliz, triste, capaz de suportar os mais diversos tipos de sentimentos, de deslizes amorosos, de tristezas emocionais, de ilusões, desleixos; capaz de perceber que o mundo só se vale a pena quando você é capaz de sentir algo por um outro alguém, de verdade, a ponto de fazer planos e acima de tudo, transformá-los em metas, pois é a unica forma dos tais virarem realidade.

Por que estamos vivos? Pois é, sinto dizer, mas quem pode responder isso é você. Cada pessoa tem dentro de si uma forma de pensar, de ser e de agir. A partir dessa forma é construida uma imensa fazenda aonde são cativados relacionamentos e tudo aquilo que envolve nossa vida através de nossas ações, desde apenas aquela palavrinha dita, sem querer até o momento mais importante. Estamos vivos porque precisamos de pessoas ao nosso redor para nos ensinar e para aprendermos também, pois a vida é a maior escola que vamos ter contato. Estamos aqui porque escolhemos, de algum modo, os caminhos que traçaríamos até chegar ao nosso objetivo. Só sabemos o que é vida, para dar valor enquanto pode-se. Na morte, pouco se pode fazer, pouco se pode falar. A cada dia que passamos aqui, é uma despedida. É um passado que ilumina todo o nosso presente, nos mostrando realmente o porque de estarmos aqui. O importante é mesmo caindo, saber se levantar e prosseguir. De cabeça erguida, sempre pensando no melhor. A vida não exige motivos, apenas te torna capaz de perceber que você pode ser o motivo da existência de alguém.

Não deixe de sorrir.

19 comentários:

  1. Olha ... fazer mal as pessoas, as vezes é um mal necessário, não que eu faça ... mas, é assim que eu penso. Cansei de me perguntar porque vivo, porque existe a vida e para que existe a vida. Eu só decidi viver um dia após o outro.

    ResponderExcluir
  2. Ah Pedro, que texto maravilhoso... Ao que diz respeito a vida, as dúvidas e incertezas chegam em demasia, mas às vezes não ter sentido significa ter, ter muito. Bem, o que quero dizer é que não precisamos achar respostas para todas as perguntas, caso contrário estaríamos estáticos, parados, sem propósitos para continuar. Então viver sem ter certeza é maravilhoso, e viver sendo a certeza para alguém é mais maravilhoso ainda.
    "A vida não exige motivos, apenas te torna capaz de perceber que você pode ser o motivo da existência de alguém."
    Você disse completamente tudo nessa frase, não podemos ser sozinhos, acredito que cada pessoa que nos é importante nos completa de alguma maneira, e aquela pessoa, a que chamamos de amor, em meu ver é aquela parte principal que te faltava, aquele que diz: Olha, tem espaço aqui, se quiser por seu coração em mim... Porque eu gostaria muito de por o meu aí em você.
    Por mais subjetivo que seja, irracional, ilógico, é assim mesmo, as mais belas coisas da vida são assim.

    E sobre o seu comentário, fique a vontade sempre, acho bonito essa forma sincera que você tem de demonstrar o que sente. Você sempre consegue ver nas entrelinhas dos meus textos, e isso me deixa muito contente e satisfeita.
    E sim, alguns conselhos são bem clichê, e às vezes não queremos coisas assim, queremos alguma resposta, uma simples, que nos mostre a verdade, e se, em algum momento vamos sentir o que dizem ser tão bom. Eu já passei por isso Pedrinho, e já tive as esperanças doídas também. E graças a Deus hoje eu tenho a certeza de alguém que me faz bem. Mas o que tenho a dizer a você é que viva, viva do jeito que mais te faz bem, porque em algum momento da sua vida você vai encontrar essas respostas sobre o amor, na verdade, elas se mostram pra você quando menos se espera, mas não se apegue a isso, apenas siga, porque acredito que fomos colocados no mundo em par por algum motivo maior. ^^

    Vai desculpado a extensão do comentário, mas sempre me empolgo enquanto leio os seus textos, mil e uma coisas passam por minha cabeça, e tentar organizá-las de algum modo, dá nisso.

    Tenha uma boa semana, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "não precisamos achar respostas para todas as perguntas, caso contrário estaríamos estáticos, parados, sem propósitos para continuar." Muito obrigado mudou meu dia com essa frase :)

      Excluir
  3. Me encantas Pedro.
    Surpreendente...

    meusbjss
    (nate)

    ResponderExcluir
  4. Pedro, seu texto é pertinente porque diz respeito a esse momento em que digito este comentário.
    Bem, não temos a resposta para tudo.
    Buscar na religião uma resposta de o porquê estamos vivos é simples, pois cada uma delas dirá algo sobre a vida, a morte e o além.
    Cada qual tecendo juízo sobre algo na esfera da fé e do espiritual...
    Cheguei num ponto em minha vida, que me pergunto se tudo não passa de falácias, de cogitações, de engano, ou de uma infantilidade humana, em querer explicar o inexplicável!
    Sinto que às vezes, nós mortais somos como tolas crianças que para superar a expectativa de um fracasso, de um post mortem, ou de uma inexistência quando do seu desencarne, se apega a conceitos os mais diversos. É onde entra o conceito do céu e do inferno, do pecado, do castigo, do Nirvana, e por aí vai...
    A ciência tem seu modo frio e calculista em querer explicar ou tentar conceituar o que é a vida, se ela é produto de um acaso, ou fruto de uma evolução, ou de um criacionismo inteligente...
    Não importa agora tudo isso, o que importa para mim mesmo, é termos arraigado na mente e em no coração, um elo que nos ligue e de fundamentos para que toda essa existência tenha um sentido.
    Sinto em você alguém especial! Por quê? Seria sintonia espiritual?
    Só sei que cada palavra, cada texto que leio de ti, parece que adentra em mim, em minha alma e os coloco como um espelho.
    Como disse uma amiga, viver é mágico. É mágico, e é transcendente, estar aqui dialogando com você.
    Isso é incrível, é maravilhoso, é essencial.
    Um fraterno abraço deste que o admira sempre.

    ResponderExcluir
  5. É como se algo nos segurasse diante do que vivemos hoje, não? Mais sim, todos nós temos nossos pilares. Isso se espelha nas pessoas que precisamos. Aliás, não conseguimos nada sozinhos. Vivemos por razões. Vivemos tudo citado no seu texto, essa forma que cada qual e seja qual o momento são despedidas. O tempo da vida é corrido. A vida é esse vai e vem, exigências e perigos. Mais viver é maravilhoso, vemos isso no olhar de uma criança ou de qualquer pessoa implorando por um segundo de "vida". Somos pequenos e sem saídas as vezes. É preciso saber driblar as consequências.

    Pedro, você é um grande menino. Vejo em você motivos de querer explicar ao mundo o importante e tudo que te traz. E você coloca, você consegue rever detalhes, criar e imaginar tudo certo e de uma maneira incrível. Ótimo texto! Continue.

    Um beijo, um gigante abraço e uma ótima semana da sua amiga que te admira muito, Ana.

    ResponderExcluir
  6. Pedro.
    Nem sei como começar por aqui, porque tuas palavras lá em “casa” me deixaram nas nuvens.
    Obrigada querido.
    Mas você é um moço muito especial, com conteúdos vastos e sensibilidade muito elevada.
    Fico encantada mesmo com teu jeito de pensar.
    Esse texto está maravilhoso e, além disso, nos leva a reflexão elevada.
    Que bom que fazes parte de meu rool de amigos.
    Tenho um carinho imenso por ti amigo.

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Hey meu amigo que saudades suas! mil perdões pelo sumiço, resolvi tirar umas férias dos meus pensamentos e tentei relaxar um pouco minha alma e minha mente e também resolvi dar umas pequenas férias a você. Bom, o que eu posso dizer deste texto maravilhoso que retira nosso ar do começo ao fim? A vida...ah meu querido, a vida é tão maravilhosa e cheia de surpresas que seria pretensão demais nossa querer desvendar todas. Como eu penso? eu opino no que se refere a vivência diária, na construção de cada ato como se fosse um castelo, uma pirâmide, que fará o mundo mais belo e delicado, porque de uma forma ou de outra todas as ações estão encadeadas, todos sabem que um puxão aqui, pode causar algo ali e muito mais, se fazendo refletir na vida das pessoas. Fico admirado como você está escrevendo deliciosamente bem, fazendo-nos prender de uma forma alucinante. Pois é, o seu carisma e carinho com as palavras lhe renderão alguns livros no futuro não tenha dúvida meu querido, você sabe o quanto gosto de passar por aqui, não sabe estimado e precioso amigo? sabe? fico aqui hoje, sem dizer tudo como sempre, porque entremeio a tanta beleza do seu blog, perco as palavras e me afogam. Sim, me afogam, porque queriam sair todas ao mesmo tempo elogiando a magnitude de suas letras, todavia hoje elas dizem se guardar, porque brigam pra sair de minhas bocas e dedos pra te elogiar cada centímetro mais das palavras. Fique bem magnânimo príncipe e que seu mundo se irradie de flores perfurmadas, aquelas que mais pareçam com a doçura de sua fala e escrita. Saudades suas, espero que fique bem essa semana. Queria poder ter um dia, para apenas te abraçar o dia todo e passar um pouco desse carinho de amigo que venho cultivando por você todos estes meses. Abraços,

    Dan

    ResponderExcluir
  8. Sabe Pedro, ultimamente algumas coisas pessoais não têm saído da forma que deveria, as coisas saíram um pouco dos conformes e eu, que sempre gostei muito de rotina, controle das coisas que estou envolvida, fiquei um tanto desanimada, cabisbaixa mesmo. E depois do seu texto, nossa, vejo como eu tenho sido egoísta, a vida é tão curta, passa tão rápido e eu aqui achando que só eu tenho problemas, deixando de viver o bonito que tanto escrevo . Estou saindo daqui muito melhor do que entrei. Obrigada por me proporcionar isso.

    Agradeço por sua visita la no misturadinamica. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Pedro,

    o q dizer deste texto brilhante, o pq de nossas vidas?

    Penso como vc, estamos aqui por um motivo muito especial, e só temos esta escola para aprender e as pessoas para amar, então vamos fazer deste nosso mundinho, um canto de carinho, de ternura à todos q nos rodeiam.
    Tenho imensa admiração por vc.

    um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  10. Pedro.
    Passando para te abraçar, neste dia do amigo.
    Querido é um prazer ter sua amizade.

    Beijinho amado.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto..
    A amizade
    que nos une pode vencer todas as distâncias.
    Ela sim é mais forte que o tempo.
    No decorrer da nossa existencia se vacilamos
    em alguma coisa.
    Seus verdadeiros amigos estão ali sempre
    a seu lado mesmo se o Mundo conspire
    contra você.
    Hoje quero deixar um abraço através dessa telinha e dizer
    te amo linda amizade por tudo que representa na minha vida.
    Um beijo carinhoso,Evanir.
    Tem o presente na postagem.
    Amigos Para Sempre.

    ResponderExcluir
  12. Deixar de sorrir é a forma mais covarde de partirmos de nós mesmos. É engraçado uma coisa, quando eu li o título desse tão belamente estruturado texto, parece que eu me inspirei nele para escrever um texto devaneante que já o estava escrito há alguns dias e que será postado em breve no meu blog...
    Não em sua extensão completa, mas numa parte determinante onde eu pergunto: Qual o sentido da vida? [...] A minha conclusão? Bem, aí você vai ler quando eu publicar, senão perde a graça! Rs. Mas, voltemos ao seu texto...
    Existimos involuntariamente, mas somente vivemos quando transformamos esse involuntário em algo desejável, e ainda quando, esse se torna um desejo vivo na gente e que nos faz vivo pro mundo, se algum dia esse sonho de ser mais ou de simplesmente não ser é renunciado por algo ou alguém, ou o sonho não foi o suficiente para te fazer feliz ou esse algo/alguém foi maior que o seu sonho ou ainda se tornou o próprio.

    Seus jeitos meio de um jeito só sempre enlouquece a alma de quem busca sempre conhecer-se e acalma o coração que busca um refúgio pra se esconder. E porque não em palavras?

    É um prazer ler os textos Por Pedro Menuchelli!
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  13. Esse é um questionamento que hoje em dia eu procuro não fazer, mas já fiz muito na minha pré-adolescencia chegava a chorar por pensar na morte.. mas hj penso como o pessoal do confucionismo e as outras religiões orientais.... "Por que vivemos? bem, saber isso está além das minha capacidades, logo, se não foi revelado a mim é porque ainda não estou preparado para saber"...

    ResponderExcluir
  14. Demorei mas vim, desculpa nao ter entrado em contato antes, estava mesmo ocupada. Bem, como voce me escreveu disse que quando eu precisasse era para estar aqui e estou. Fiquei muito feliz em saber que aceitou. Imenso sorriso no rosto, acho que chegoua te as orelhas - haushs. Bom, hoje fiz um cronograma meio barrela de postagens so para me organizar e deixar os membros da equipe organizados. Como disse, nao é sempre que temos disponibilidade nem para nós mesmos, vestibular chegando eu mesma estou com a cabeça um caos, mas para resolver iso vim perguntar se pode postar a cada 15 dias? Ai, se possivel junto com a resposta me mande seu e-mail para mim estar passando as coisas. E como pediu, li seus textos ja inha lido alguns e cara voce encanta pelas palavras, sério. Era só isso mesmo. guardo como sempre ansiosa atras dessa tela. Beijocas;

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto. Você escreve muito bem. Acredito que ninguém vive em vão, e que cada um tem seus exatos motivos para ser o que é, e por fazer o que faz. Acredito que estamos aqui, por algum motivo em especial que possa fazer diferença para alguém, para "completar-nos". Ajudar em alguma coisa, fazer um pouco de diferença neste imenso mundo. Enfim, parabéns. Seu blog é muito interessante.
    Muitos beijos
    http://thebloodstream.blogspot.com/


    Luana Espindola

    ResponderExcluir
  16. pesquisei isso por que to depre isao acontese umas duas vezes por mes kkkk nao achei resposta pras minhas petguntas

    ResponderExcluir
  17. mentira , isso tudo é mentira ,tudo sao conflitos de idéias onde o ser humano interpreta a existencia de sua forma ,e suas incognitas ele usa uma criaçao patetica como pretesto ,é obvio que esta criaçao é deus, muitas perguntas hoje nao respondidas sao colocadas no meio de crenças inuteis que nos segam da verdadeira verdade,esta é só uma criaçao nossa tambem,minha ideia é esta e como sei que ideias e compreençao entre monstros como nos nao se entendem sei que irao discordar dela.

    ResponderExcluir
  18. isso que ele falo é coisa de depressivo, eu queria saber o verdadeiro motivo e não a motivação ¬¬

    ResponderExcluir