segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mãe

Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Todo o que sou, se o devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e física que recebi dela.  (George Washington)

Bem, sei muito bem que a data comemorativa do "Dia das Mães" foi ontem, contudo, acabo indo ao contrário dessa data quando vejo e percebo que é somente uma data feita pelo comércio, para assim possibilitar uma maior compra e venda de bens e mercadorias.Em todo caso, não é o principal motivo que me faz refletir sobre todos os aspectos possiveis sobre as mães. Queria deixar bem claro, com uma lacuna extremamente aberta, que apenas irei descrever em minhas palavras apenas o que eu sinto, particularmente, quando ouço a respeito do assunto, o que pode variar demais entre uma pessoa e outra, pois opiniões são diferentes e eu sou apenas mais uma pessoa desse mundo complexo, cheio de justificativas e expressões que podem mais tarde fazer com que hajam várias reflexões, a ponto de caracterizar melhor uma mãe, de maneira muito abrangedora também.

Mãe. É um substantivo simples, apenas 3 letras e que tem um papel fundamental na vida de todas as pessoas. A principio, parece ser simples como a sua divisão em substantivo. Contudo, nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz, até porque o dicionário visa a razão e quando temos que viver, somos obrigados impor a emoção em tudo aquilo que fazemos, pensamos ou até mesmo queremos para a nossa vida. Existe o tipo de mãe biológica, que é aquela que nos coloca no mundo, ou seja, é a mãe que nos pare no hospital. É um tipo de mãe que eu considero muito porque tem que passar por 9 meses de espera, dor, vômitos e muito choro até o momento feliz que é considerado como nascimento da criança. Existe também aquela mãe de consideração que, por mais que não tenha colocado no mundo, é uma espécie de anjo divino que cuida de nós enquanto não temos força pra andar sozinhos.



Mãe é presente de Deus, é divino. Desde o tempo do Gênesis até o Apocalipse vai existir uma longa linha de tempo aonde não se encontra, em nenhum momento, que mãe não é importante. Costumo falar que quando ouço sobre mães, ouço não somente uma palavra, mas vêm várias à minha cabeça relacionadas a carinho, amor, alegria, compaixão, ajuda, compreensão e acima de tudo, ensinamento. A mãe, em si, é o principal carater da vida de um ser humano. O amor de mãe começa antes mesmo de nascer a criança e vai até o momento que há uma morte para acabar com esse sentimento. Mãe ajuda, é companheira, é coruja, é aquela pessoa que está, se for possível, 25 horas por dia no nosso pé, porque nos ama. Por mais que algumas atitudes sejam contra a nossa vontade, é apenas para o nosso bem. Quando somos pequenos, adolescentes, entendemos pouco isso, contudo, com o tempo a maturidade vem e as coisas passam a ficar mais perceptíveis a nossa mente, trazendo o entendimento de algumas ações que antes não entendiamos. Pai a gente pode ter vários, mãe de verdade é apenas uma. É a melhor amiga, a melhor conselheira, o melhor diamante de uma mina de bilhões de pessoas.

Na maioria das vezes, não damos o valor devido à esse anjo que Deus nos enviou. Erramos em acreditar na rotina, em pensar que mãe vai estar sempre ali, todos os dias, participando dos nossos momentos, lavando nossas roupas, fazendo nosso alimento e até mesmo contando histórias antes de dormir. Mas, infelizmente somos errados nisso. Quando menos esperamos podemos atender um telefonema e, sem se preocupar com nada, pensando que é um amigo falando de uma festa, temos a possibilidade de nos decepcionar. E se, for um telefonema falando que tiraram esse anjo da gente? E se for uma noticia de que a nossa mãe, a nossa querida mãe, foi embora..aconteceu um acidente? E o que fazer?  O que fazer quando seu mundo desmoronar, quando você ver que foi tirado de você uma parte convivia todos os dias, todas as horas, todos os momentos? Uma pessoa que tinha TUDO de você, sabia até seus MAIORES medos, suas maiores duvidas, inseguranças e, de uma forma brilhante, não cobrava nada por isso a não ser seu amor, sua atenção, sua capacidade de a entender em momentos que ela não estava muito bem, que ela precisava de algumas palavras que demonstrassem de verdade, que o filho dela se importava.. Só isso.

E, para não ficar tão extenso, queria apenas deixar a mensagem que "Dia das Mães" não é apenas o segundo domingo do mês de maio. Dia das mães é, verdadeiramente, todos os dias. Não adianta você comprar um presente maravilhoso em um dia, enquanto em todos os outros, você a dá motivos pra chorar. Mãe é apenas uma. E é exatamente por isso que devemos dar valor todas as horas da nossa vida. Não sabemos o dia do amanhã, não sabemos quando esse lindo sonho pode ter fim e é claramente por isso que necessitamos amar, chorar, rir, compreender e fazer tudo aquilo que temos que fazer enquanto há tempo. O amanhã é muito incerto e, por mais que tenhamos algo hoje, no futuro esse "algo" pode não existir e quem vai sofrer somos nós mesmos. Não deixe a incerteza, o medo e coisas de menos valor e importância tomarem o lugar daquilo que é tudo pra nós. Seja feliz, dê valor a quem te faz feliz e está sempre ao seu lado.

Esse anjo que está sempre do seu lado e te acompanha em todos os momentos da sua vida, você o chama de mãe.


Para minha mãe, minha vó, para todas as mulheres que irão ser mães ou que já são, parabéns. Todos os dias nós, filhos, temos muito o que agradecer. E, com toda certeza do mundo, o maior motivo pelo qual somos tão gratos são vocês.  Obrigado por estarem tão presentes Mães!

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    Voce disse exatamente tudo.
    Mãe não precisa de dia, é toda hora, todos os dias. Deixo um poeminha pra essas guerreiras:
    Meu amor por você é infinito.
    Maior que o maior dos oceanos,
    maior que a vista pode alcançar,
    maior que o céu e suas estrelas,
    maior que o sol a brilhar.

    É um sentimento tão grande
    que números não podem representar.
    É um sentimento tão puro,
    que nada pode me tirar.

    É um sentimento tão lindo
    que ofusca a quem quer avistar.
    É um sentimento tão meigo
    que faz a gente chorar.

    Mãeãe querida,
    nunca vou deixar de te amar.(ad)

    Linda as suas palavras no meu blog.
    Fico com meu ego la em cima, rsss. E muito feliz por saber que te trago paz.

    Beijos na alma

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem, amigo! Não devemos nos esquecer, um dia sequer, de reverenciar estas que são tão importantes em nossas vidas.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Mãe... Não consigo ver um ser mortal mais brilhante que esse. Não consigo achar um sentimento mais puro que o amor para descrever os atos maternos. E fico abismada em pensar que dentro de um ventre outra vida é gerada. É realmente divino, como você disse.
    Bonito o seu texto, e reflexivo, como sempre, como sempre. (duas vezes para enfatizar) ^^

    E muito obrigada por suas palavras, me deixam sempre muito contente.

    Beijos, e uma boa semana para você também.

    ResponderExcluir
  5. Pedro! Assim vc acaba com meu coração né? haha
    Fiqueii tão contente com seu comentário no meu blog :)
    Vou te confessar um segredo aqui, um dia tava deprê e resolvi excluir o blog, mais quando eu entrei, tava lá um comentário seu, me elogiando, me colocando pra cima. Mudei de idéia na hora, e te agradeço muito por isso, meu blog não é divulgado para os meus amigos do dia a dia, pra não dizer que nenhum sabe, só três amigas já viram.
    Não gosto de divulgar porque não vou ter liberdade de falar de mim, se for preciso.
    Então só meus amigos da net sabem, mais também não me incomoda de alguém ver, afinal, tá na net, tem seus riscos haha.
    Mais voltando ao assunto, quero dizer que aprendo demais contigo, e me espelho muito em ti. Muito obrigadas pelos seus textos que são PERFEITOS, muito obrigada por gostar das distrações que escrevo, e principalmente muito obrigada por existir, te adoro demais!
    Beijoos de sua amiga Suh =*

    ResponderExcluir
  6. Minha mainha( sou paraibana) é tudo na minha vida, amo tanto!!! Ela me aguenta, me suporta e me dar aquelas broncas haha, mais é pro meu bem, eu sei.
    Quero dizer, que se um dia eu for mãe, quero ser como a minha mainha é comigo!Pois ela é a melhoor.
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Com certeza meu menino, mãe é o anjo que nos protege com suas enormes asas diante de todo o perigo que possam vir a existir. Não nos abandonam, nem que pra isso tenham que entregar sua vida. Um fardo grande não é? e elas nem cobram por isso, porque nosso carinho vem como consequência. Eu fico abobalhado com sua forma de escrever de amor, sem ameolhar carinho e afeto. Pedro, meu amigo, tu és um piracicabano único delineado de vermelho. Sua mãe é uma mãe de sorte. Eu sempre digo "eu te amo" pra minha mãe, porque realmente sei e sinto as palavras que tu dizes. Perdi minha avó ano passado e meu mundo se desabou e até hoje ainda tenho alguns pesadelos e choro de saudade. Pois é, as mães estão ali independente do que nos aconteça porque elas fornecem luz onde parece que só a escuridão toma. Fornecem sol. Eu fico extremamente feliz por vir compartilhar os seus dizeres eles perpetuam em minha alma de forma tão intensa, que nem se eu procurasse em todo o universo adjetivos complexos, eu explicaria.
    Fique bem amigo,
    que seu coração dissemine ainda mais
    esse sentimento.
    tu és adorável
    sabe?


    Seu amigo,
    Dan

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Pedro! Fiquei muito contente pelo teu comentário! (: É verdade que na actualidade, são raras as pessoas que amam de verdade! Agora não passa de um jogo, quando fartam jogam fora! :/ Eu realmente cansei, estou farta de ser jogada fora :| Estou seguindo*

    ResponderExcluir
  9. Pedro querido,
    amei esse texto.
    Muito lindo e bem escrito.
    É um prazer enorme vir até aqui e te ler.
    Você é um rapaz lindo por dentro e por fora.
    Parabéns Pedro.

    Beijinho
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Pedro,

    Suas palavras soam como um eco em meus ouvidos, mãe é tudo q temos, é nosso presente de Deus, nossa maior riqueza, infelizmente meu anjo divino está com Deus e sei tb que mesmo não estando presente vai estar em minha vida para sempre e eu tb vou estar com ela em meu coração, pois esse amor nunca tem fim sobrevive através dos tempos.

    Um grande beijo em sua mãe, pois fez de vc uma pessoa maravilhosa.

    Com carinho...beijos prá vc...Mariz

    ResponderExcluir
  11. Sabedoria, beleza, e puras verdades compõe seu texto! Uma sublime homenagem a qual como mãe que sou, agradeço de coração!
    Deus te abençoe sempre!

    Carinhos meus pra ti, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Pedro... Querido Pedro!

    Quantas saudades de ti. Tanto tempo sem vir aqui, e vejo que o blog mudou, quantas coisas vc escreveu e eu não estive aqui para ler.

    Desculpe a ausência, o descuido contigo meu amigo precioso. Saiba que quem perdeu com isso fui eu. Suas palavras são sempre um rio de sabedoria a correr sem descando por entre meu coração. E se não venho aqui, me faz falta sua companhia. Percebo que temos um grande amigo em comum, o Dan. E ele está muito certo no que deixou escrito pra vc. Tu és "mesmo" adorável!

    Te deixo meus beijos, meus carinhos e minhas doces saudades de ti!

    Com amor

    Sua e sempre amiga

    Sil

    ResponderExcluir
  13. essa coisa de "nunca damos valor" pra mãe, é um aspecto interessante, pq imagina se ficássemos agradecendo e elogiando tudo que as mães fazem pela gnt, não iria ter valor algum... tipo, nunca damos valor mas qnd percebemos isso e paramos pra pensar sobre o tanto q nossas mães lutam por nós temos aquela epifania e isso é maravilhoso para valorizar nossas mães... mais que se ficassemos "dando valor" para cada coisa q fazem pela gnt...(confundi mas q expliquei ne)

    ResponderExcluir
  14. Pedro,
    Texto excepcional, como sempre suas palavras atingem o profundo. Despertam sentimentos, induz ao pensamento, fazem refletir sobre coisas que rotineiramente não pensamos. Suas opiniões únicas demonstram sau forma particular de ver o mundo e principalmente as pessoas, as relações entre elas, o valor que se deve dar ao amor, e que normalmente não damos.
    Parabéns pelo lindo texto.

    Indiquei selo a você. Pega lá, é com carinho.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  15. Aê Pedro, gostei de seu blog viu.... ;)
    bjos,

    ResponderExcluir
  16. Nossa sem palavras.......é tudo que eu precisava ouvir viu Pedro.....agradecida pelas suas palavras....e olha vou usar o seu texto na minha comunidade se não se importar viu.....amei......tem muitos filhos precisando ouvir isso....um abraço.

    ResponderExcluir