segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim do Mundo?

Essa semana foi uma das mais diferentes para mim. Sempre fui acostumado a levar minha vida de uma maneira e, referencialmente, alguns aspectos me fizeram pensar sobre determinadas vertentes do meu cotidiano que, dificilmente, pensava. Até então, considero que tenha sido um aprendizado valioso para mim e fico, realmente, muito feliz por isso. Uma das coisas que veio a me preencher de perguntas é essa a ideia do tal "Fim do Mundo" ou "Fim dos Tempos". Em todo caso, a formulação dessa ideia é algo nova, pelo menos para mim que sempre foi muito adepto a teorias.

Fim do Mundo é uma expressão muito forte, não acham? Particularmente, considero que seja apenas uma das várias que são utilizadas com o intuito de impactar as pessoas, de modo com que faça (ou, pelo menos, tente) com que elas mudem de opinião sobre suas atitudes e, mais tarde, até mudem a forma com que agem, pensando um pouco antes de fazer. É muito fácil manipular um pensamento quando a consequência de determinada ação cai sobre a pessoa que comete. Mas, quando essa ação não mantém a reação sobre si mesmo, as coisas mudam. Acho que ficou meio confuso, então agora vou explicar..

A questão do Fim do Mundo é mais uma das discutidas desde quando me entendo por gente. Várias vezes e em diversos momentos pude ter contato um pouco mais com maneiras distintas de descrever como isso se daria.. cada fase foi de uma maneira, novos desastres mundiais foram criados e, por fim, nada se sabe sobre o tão mistério. É algo que considero demais como uma indecisão, porque não se sabe, ao certo, como irá acontecer e, o pior, quando irá acontecer. Uma das fontes que me impactaram atualmente, foi a Revista Galileu que citou o Final dos Tempos: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI234768-17770,00.html. Enfim, vamos mais afundo..

Segundo a ciência o mundo foi criado pela explosão do Big Bang. Muitos cientistas, hoje em dia, defendem que o mundo é fusão de uma espécie de evolução de algumas moléculas primitivas que puderam possibilitar o começo da vida humana, animal e vegetal que possa existir na Terra. Existem muitas teorias cientificas sobre o final do mundo, uma delas é o Calendário Maia, que pré- diz a respeito do término da existência humana em 2012. O que eles dizem é que nessa data todo o nosso mundo passará por uma grande transformação – que já estaria ocorrendo e que finalizaria em 2012. O fato é que realmente nesta data e durante o solstício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente o que levaria a algumas catástrofes…
Bom, de um jeito ou de outro querem meter no esfíncter anal da humanidade alguma tipo de fim. Existem outras teorias como a do Nibiru, um astro ou anã marrom, que passaria pela Terra acarretando desgraça e destruição e que segundo dizem e com base na astronomia Suméria, esse astro deverá passar em breve por aqui. O que os esotéricos e agnósticos de plantão não explicam é como o Hubble ou os Rádio-telescópios não detectaram nada ainda… Em todo caso, é uma teoria que deve ser lembrada.



Em segundo plano, porém, não menos importante, deve-se lembrar da Teoria Cristã, que defende que Cristo virá à Terra, proclamará seu reino e promoverá o Grande Julgamento, onde todas as pessoas deverão passar e confessar seus pecados. Segundo os Cristãos, é considerado o Apocalipse, onde existirá diversas coisas que irão exterminar toda a forma de vida na Terra, dividindo o mundo em dois: Céu e Inferno.

De fato, por fim, queria considerar que, na minha opinião, o Fim dos Tempos já está acontecendo e pouca gente percebe, até porquequase ninguém faz algo para mudar (ou tentar entardecer) esse fim. Com tanta violência, guerra e aspectos relacionados a isso -como o crime, drogas, prostituição, mentira, adultérios, defamação e por ai vai- o próprio homem vai acabando com toda esperança em gerações futuras que possam vir. Todos os desastres naturais, cedo ou tarde, acabam tendo uma parcela de culpa do próprio ser, pois agravou os problemas ambientais com a devastação do meio ambiente e exploração das pessoas mais pobres. A fome, a destruição e a desigualdade social são frutos de atitudes de homens que preferem comprar as pessoas do que saber do real valor que elas tem. Hoje em dia, não existe mais amor, existe a figuração de sentimentos. Não existe paz na Terra. O homem, por si só, acaba com ele mesmo e, infelizmente, essa é a Realidade que todos temos que viver.

 Você já disse um "Eu te amo"? Já pediu perdão? Já perdoou? Já deu um abraço em pessoas amadas, disse o quanto se importa? Pois é, não deixe que tudo aquilo que há no seu coração termine com teorias. Enquanto existir vida, faça existir o amor. O Final dos Tempos não será em 2012. O Fim do Mundo já está acontecendo..




25 comentários:

  1. sinceramente....
    se é o fim ou não meu caro,
    tudo esta mudado, mal dito,
    mal feito, mal exposto, mal interpretado,
    enfim... pensamentos de melhoras são muitos,
    mais depende unica e exclusivamente do "homem".

    sábias palavras moço...
    voltarei sempre
    #sigo-te.
    meus bjs
    (nate)

    ResponderExcluir
  2. Pois eu penso exatamente como você, não acho que as pessoas devam se preocuprar com um fim de mundo marcado no calendário, porque enquanto isso ele acaba-se bem embaixo de nossos narizes. É como você disse, o mundo já está acabando, e isso já vem acontecendo há um bom tempo.
    E o amor, bem, o amor sempre é a resposta. Para mim o amor é a base que firma todas as outras coisas boas. E se ele ainda existe, ainda há esperança. Sabe, fico observando que mesmo em meio ao caos, ainda existe aquele que lhe ofereça uma mão para você se erguer. E naquela mão estendida tem um pouco de amor.
    O mundo não está perdido, como vivem dizendo, na verdade são as pessoas, a maioria delas que estão perdidas. Mas enquanto houver você que pense dessa forma bonita, e houver um eu aqui do outro lado que concorde, e ainda houver outros tantos que lutem por esses príncipios, então significa dizer que a chama da vela ainda não se apagou.

    Mais uma vez Pedrinho, você me surpreende com os seus textos. E depois de ter visto tantas bobagens espelhadas pela internet, eu precisava mesmo ler isso.
    Ah, obrigada pelas palavras sinceras em meu espaço. ^^

    Beijo grande, e tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Pedro... Primeiramente te agradeço pelas palavras deixadas no silêncio de meus gritos. Já te disse alguma vez que elas me fazem bem? Pois bem, se não disse, agora você já sabe.
    É triste, devo admitir. As coisas que estão expostas aos meus olhos, o sofrimento, toda dissimulação de quem finge está tudo bem. As coisas não estão em ordens naturais. Está tudo no avesso, e eu não me acostumo. Seria eu a estranha, a careta? Ou é o mundo em sua maioria que está contrário ao que deveria ser?
    Estamos nos suicidando aos poucos, jogando a culpa no outro, rindo de um futuro breve que estamos determinando não com um calendário, mas com os atos diários de destruição.
    Não, eu não gosto do que vejo. Não gosto do que ouço. Algumas vezes nem do que falo. Sinto a simplicidade esvaindo-se pela porta dos fundos. Sinto a humildade escassa de nossos corações. Sinto que o amor está sendo assassinado, e que isso parece tão norml aos outros. Mas, não é pra mim.
    Quando o mundo acabar, será somente a conclusão do que antes já foi morto.

    Sempre bom passar por aqui, de certa forma é como se eu tivesse fazendo um passeio pela minha consciência.

    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Hey Pedro,
    Não imaginas o quando adoro os comentários que deixas no meu blog. Fico sempre sem palavras e expectante a ler :) Agradeço imenso. É bom ter assim alguém como tu, que me compreende e entende.
    Quanto a este teu texto, fiquei completamente sem palavras. O fim do mundo é algo que me deixa atrapalhada, tenho imenso medo (apesar de não saber o que irá acontecer nesse dia ou quando será esse dia). Houve uma altura em que pensava muito nisso, o quão estranho seria não haver vida no mundo. Ultimamente ouve-se falar muito nisso, e de verdade, eu não gosto nada. É que realmente o planeta está a passar por grandes mudanças, desastres naturais catastróficos (...) tô ficando com medo. Bom pedro, uma boa semana para ti também! Tudo de bom! Um beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro querido.
    Belíssimo texto, cheio de reflexões e verdades.
    Você disse que não sabe sai do meu cantinho sem comentar sobre tudo que sente. Pois eu também querido.
    Te li e reli e saiba, fiquei encantada com toda lucidez exposta por aqui, tudo tão cheio de conteúdos e fico tão feliz com isso.
    O grito dos jovens em cima do que acham certo.
    É um prazer vir aqui e sentir essa grandeza, essa fartura de amor em cada linha.
    Moço... Fico imensamente alegria.
    O fim do mundo para mim começou dentro de cada maldade, que o outro guarda por dentro, ou joga no outro.
    As coisas nocivas destroem tudo que é belo.
    Por isso devemos sempre combater o ruim com o BEM!
    Não importa aquilo que o outro me jogue, o que importa é que eu irei rebater com AMOR.
    Arma poderosa que o mal não consegue vencer.
    Quem destrói é a maldade e por isso, devemos nos unir para o bem sempre.
    Beijo meu amigo.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro
    Concordo com você.
    Como sempre escrevendo com a alma.
    Lindo!

    E a cada sonho que surge todos os instantes. Vamos celebrar a vida em sua plenitude e vivê-la sem medo
    Bebendo suas dádivas
    e dores.
    É a vida

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pois é meu amigo, o problema é que na teoria tudo é lindo e existe.
    Basta praticar. Pois o tempo urge e o fim do mundo já está acontecendo...
    Um abraço afetuoso.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedro,

    Vc sempre trás textos q me levam a refletir muito e esse em especial é muito importante.

    Concordo com vc, o ser humano está terminando com ele mesmo e com o mundo, isso gera consequências muito sérias futuramente, existe muita maldade, muita falta de calor humano, a paz, o amor parace não haver mais lugar em seus corações.
    Estamos pouco a pouco caminhando para onde?...vemos muitos fatos ocorrerem como provas de q algo está mesmo mudando.
    Então vamos plantar esse amor, q ainda existe em nós.

    beijos...com carinho...Mariz

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo o que você escreveu!! O mundo está se perdendo através das atitudes dos seres humanos, e infelizmente quem leva as consequências são os inocentes. Temos que levar amor, distribuir gestos que possam melhorar um pouco o mundo em que a gente vive, antes que seja tarde demais....!!!!

    Bjão..se cuida!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro
    Me admira muito como tem pessoas que ainda acreditam nessas falsas profecias. O mundo acaba a cada dia, todos os dias. Por isso é muito bom os seus conselhos, de não esconder nossos bons sentimentos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Pedrão, há tanta complexidade nessa questão, tantos interesses, mas o fato é que vc terminou bem o texto. É preciso amar!
    O homem é o fim do mundo, mas tb pode ser o começo.
    Bjão e uma semana de paz

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, nos deixou uma grande reflexão. Teorias para o fim do mundo é o que bem tem, assim como para o início também, mas nada foi provado até agora. O que está sendo provado e está mais visível a cada dia é que o homem está se encarregando de sua auto-destruição. Se for existir um apocalipse, não vai haver datas nem preparação. Mas o que estamos fazendo com o nossas vidas e com nosso mundo agora? O homem 'pensa' tanto em si, que faz de tudo pra lucrar agora, destruindo toda a nossa natureza, e amanhã causará sua própria destruição. Precisamos de mais amor no mundo, pra ver se conseguimos conviver em harmonia por mais tempo, porque gostaria muito de um mundo melhor pra meus filhos.

    Grande beijo, Any

    ResponderExcluir
  13. Olá Pedro, ultimamente a minha curiosidade sobre ''fim de mundo'', ou ''fim dos tempos'' aumentou muito. eu tenho estudado sobre a teoria dos maias, vi algumas hístorias sobre o apocalipse, assistir matérias sobre esse assunto. só por grande curiosidade mesmo, apenas.

    Passei até por um momento de stresse alto, vi uma mulher ensinando uma criança a jogar lixo na rua, ela colocou o braço da criança pro lado de fora da condução e pediu pra jogar o plástico de pipoca na rua. o menino então jogou, e eu imediatamente coloquei meu braço pra fora e consegui pegar a sacolinha de pipoca, a mulher olhou pra mim, como se eu estivesse fazendo algo errado, e não entendi, e creio que as pessoas da condução também não entenderam. alguns não me entenderam, e outros não entenderam ela. enfim, eu preferi por a sacolinha no lixo, e me entender.

    acho que estamos por um castigo que pode ser mais doloroso ainda no futuro.

    ResponderExcluir
  14. Olá, agradeço de coração pelas palavras, mas meu pai não faleceu, acho que você não leu todo o texto, ele mora em outra cidade e nossa convivência é pequena. Graças a Deus eu tenho meu pai *-*

    Obrigada pelo o comentário, mesmo assim. Aconteceu um acidente com meu irmão, ele tá internado, mas tá bem melhor, logo vai sair *-* vou sumir uns tempos, mas logo volto a postar novamente. De repente minha vida deu um giro, mas Deus é maravilhoso, não deixa ninguém desamparado nunca!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi,Pedro!
    Somos responsáveis,por tudo nessa vida!
    Se quisermos ter um futuro melhor,temos que cuidar de nossas ações no presente,creio na lei de causa e efeito!
    Aproveito para agradecer-lhe a visita e a interação,na homenagem de meu amigo Elcio,do blog Verseiro.
    Deixo-lhe um abraço,cheio de boas energias!
    bjs!
    Mari

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Meu querido desculpa a demora!
    Antes de falar sobre esse texto, quero te dizer que tenho enorme adimiração por você, que me sinto uma aprendiz perto da sua capacidade de escrever! Mais adoroo de verdade, aprendo demais contigo, e te considero um amigo distante, infelizmente =/ pois adoraria ter você no meu convivio.
    Você é lindo, educado e muito especial!

    Sobre esse tema, concordo contigo, acho que o mundo já está acabando, ou melhor estamos acabando com ele.
    Mais também creio que um dia Deus irá retornar a terra e fazer o nosso jugamento. Mais respeito todas as opiniões em torno disso!
    Beiijooooos da Suh que te adooooraa

    ResponderExcluir
  18. Quantas teorias!
    O que você citou no sexto parágrafo retrata bem o que eu acho. É como se aos pouquinhos estivéssemos fazendo uma preparação psicológica para o pior. Não sei se você já ouviu falar dessa música http://letras.terra.com.br/rosa-de-saron-musicas/1592310/ que eu, particularmente, adoro e é basicamente um resumo do que eu poderia dizer aqui.
    O mundo mudou, em diversos aspectos mas o que mais nos chama a atenção é a questão da violência, do desamor, desrespeito. É triste ligar a televisão e presenciar um bocado de desgraças, um acúmulo de lágrimas. Eu fico me perguntando como chegamos à esse ponto e fico incrédula com tanta falta de amor.
    Eu não sou a pessoa mais certa para dizer que se deve demonstrar amor, porque sou bastante tímida quanto à isso, quer dizer, eu demonstro nos pequenos atos que muitas vezes passam despercebidos. Mas é preciso, o amanhã pode nao existir.
    E Pedro, não sabes o quanto eu fico feliz com teus comentários, eu lamento muito por não estar sempre presente aqui, e nem deveria estar agora, fiz uma forcinha e vou estudar mais tarde, mas muito obrigada mesmo! Você nos coloca pra repensar nossos atos, a gente sempre dai daqui com aquela dúvida palpitante e isso é muito bom. Um beijo viu? Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Teve um dia que tirei só pra ler teorias, achei algumas muito interessantes outras nem tanto. Sinceramente não sei se tenho ou não medo do "fim do mundo" acho muitas vezes como vc disse que está acontecendo, vejo coisas horríveis acontecendo e a unica coisa que vejo como explicação´seria essa.
    Não gosto muito de pensar isso, mas é algo que talvez chegue não é mesmo?então temos que fazer o que queremos, demonstrar o que sentimentos, pois amanhã talvez tudo acabe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. digo a vos irmaos!!que o fim dos tempos se aproxima mais´que só tem um porém!!só deus sabe!a apalvra do senhor nos diz que o mundo ira acabar mais as almas ainda viverao.só que na vinda de jesus ao arrebatar a igreja a terra passara pela tribulaçao!!exatamente oq vc fala!o mundo esta acabando!a palavra nos fala la eim MATEUS CAP;24 E VER;1a14 fala sobre o principio das dores: guerras,rumores de guerras<maremotos,terremotos,epidemias,e muitos falsos profetas!!!que se levantariam parra enganar o povo,até uns que adivinha o tempo de acabar.mais lembre-se nimguém morrera mas sim uns vao ter o descanço eterno e o outros tormento eterno.le também mateus 24 ver 32a44 tudo se cumpre irmaos amados a palvra do senhor nao ira de passar e a palavra nos fala ORAI E VIGIAI PROQUE NIMGUÉM SABE O DIA E NEM A HORA!!será como um piscar de olhos o povo de deus será arrebatado
    dai começará o tormento!!
    la eim ECLESIASTES CAP,11 E VER 9,10!creio vos que para entender só com o espiritode deus mais como servo do senhor digo pela sabedoria emprestada por deus!!diz que(alegra-te jovem faça tdo oque agrada teu coraçao mais saiba que des te pedira contas!!)palavra revelada que muitos jovens estao desligado dos mandamentos de deus,indo em festas acham que é vive e deu,fazem oq querem mais deus vai te cobra disso amado!quem é salvo nao se preocupa com fim dos tempos tua alma esta segura ou seja
    convertida dos mal caminhos como uma criança na mao de deus!!porque la eim MARCOS CAP 16 VER 1A 18!fala que quem for batisado e crer será salvo e quem nao crer será condenado
    amados irmao digo a vós em nome de jesus!!!convertam seus coraçoes dos caminhos maliguinos para que nao venham os dias finais e vc venha sofrer por ter desobedecido a deus!!assim como fez adao!os dias só deus sabe!!abraços

    ResponderExcluir
  21. queria que o fim fosse hoje seria muito prazeroso :D

    ResponderExcluir
  22. pedro sempre me questionei qual a razao de tudo ,o porque de estarmos aqui ,e muitas questoes .eu parto do principio de que tudo que respira tera um fim .a terra respira ,.entao vai chegar um dia que a terra e toda essa civilizaçao que nela habita acabara .toda especie um dia se extingue .eu penso que ate la ja tenhamos arrumado um outro planeta para habitarmos .

    ResponderExcluir
  23. Para mim o fim do mundo,é o dia de cada um dar contas a DEUS do bem ou mal que praticou, sobretudo do amor que dedicou ao próximo, ou do prejuízo que lhe causou tanto de ordem material com espiritual.Se praticarmos algum mal devemos pedir perdão por nós e pelos outros,porque só somos perdoados se perdoarmos

    ResponderExcluir
  24. pois e quando jesus voltar vai ser o fim mesmo porque ai dauqles que negam estas palavras porque a palavra de deus diz que a palavra de deus nao voltarar vasia jesus vai voltar prepara para o dia do jugamento todos nos s seremos jugados conforme nossas obras

    ResponderExcluir
  25. deus que me livre se fosse hoje eu não quero morrer taõ cedo

    ResponderExcluir