domingo, 19 de julho de 2009

Aprender

Aprender: 1. Tomar conhecimento de. 2. Tornar-se capaz de. 3. Tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória, graças a estudo, observação, experiência, etc. Dicionário Aurélio, 2000.

Essa semana me deparei com a ideia de trabalhar. No começo, parece complicado, mas a maneira na qual eu fui conhecendo as coisas, isso foi de extrema importância para eu começar achar que não era tão dificil quanto parecia ... e bem, levando essa dinâmica ao que estamos acostumados à viver, isso se encaixa em todas as coisas que fazemos ou pensamos fazer. Acho, principalmente, que só pensamos que alguma coisa é dificil pelo simples fato de não conhecê-la de uma certa forma ...

É claro que tudo isso é uma pré suposição das coisas que acontecem na nossa vida. Nem com tudo é assim. É quase parecido com uma criança que está em fase de aprender andar: ela começa com a ajuda dos pais depois passa para um andador e quando menos espera, ela já consegue andar sozinha e até mesmo, logo depois, já nem lembramos mais de como a ensinamos andar. Seria fantástico se seguisse essa linha. Só que notavelmente, percemos que não é assim; nesse intervalo que há entre começar a aprender com os pais e sair correndo pela casa, há tombos. Tombos que nem sempre são tão simples e isso pode acabar machucando a criança: assim é a nossa vida. Somos a criança que está aprendendo a andar, não sabemos aonde vamos, pra onde vamos, como vamos e porque vamos, mas sabemos que temos que ir e para chegar ao final irão se ter tombos que vão surgindo como obstáculos para o que realmente queremos.
Não é facil tomar uma linha de pensamento tão definida assim, porque a vida não é definida. As respostas dos problemas vão mudando conforme as pessoas mudam e isso é inevitavel. Muitas vezes, nem sempre tentar correr atrás significa que vai vencer algo. É como a criança, se ela desistir na metade, ela nunca vai aprender andar ... é mais facil seguir caindo do que nunca saber o sabor de se chegar ao fim. E é aprendendo com cada coisa que vamos nos motivando e sabendo que, mesmo não sabendo de tudo, é necessário sempre aprender mais e mais ... não somos perfeitos, mas podemos aprender com tudo que fazemos e realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário