segunda-feira, 2 de abril de 2012

E o que fazer quando tudo parece não dar mais certo?

A grande verdade é que desde o momento que nascemos somos obrigados a seguir uma ideologia criada por nossos pais. Chamamos a tal de educação. Cada um recebe-a de uma forma, outros nem tantos, contudo, nesse  primeiro ensinamento não é possível descobrir como seguir em frente quando tudo apresenta ser de forma contrária ao de nossos sonhos, planos e objetivos. É um tanto quanto complicado pensar que em algumas vezes, em nossa vida, devemos continuar mesmo não sendo de acordo com o que queremos. Entre querer e poder há uma grande lacuna, mas quem distancia ou une as duas expressões somos nós mesmos, através da nossa força de vontade.

E como agir em um momento que tem tudo pra dar certo, em um determinado intervalo onde tudo possa ser diferente das ultimas vezes e, sem querer, acaba? Simplesmente, acaba. O que fazer quando você percebe que ninguém mais está do seu lado e suas forças se vão? E como agir quando sentir-se sozinho quando mais precisava de mãos amigas por perto? É incrível, mas a nossa vida e nosso dia-a-dia é a maior matéria não-física que pode nos deixar malucos. Resumidamente, é como se estivéssemos em uma casa fortificada em um temporal. Nos sentimos seguros e parece que nada de mal vai acontecer a nós e a quem está por perto quando de repente, uma parede cai e aquela tempestade se torna  o nosso maior medo. Ficamos lá, perdidos. Sem saber o que fazer, alguns procurariam a parte menos abalada da casa e permaneceria ali até o tormento passar. Outros, com um pouco mais de coragem, procurariam outro lugar para se esconder e talvez obtivessem sucesso, quem sabe.

A maioria das pessoas hoje em dia pensa com a razão. Não é errado pensar de certa maneira, mas há momentos em que o coração deve falar mais alto e, pelo menos, ajudar de alguma forma. Particularmente, acho que as pessoas invertem muitos valores em suas vidas. Em momentos que o coração deveria falar mais alto, o medo deveria ser enfrentado e assim pelo menos existir a tentativa de procurar um lugar melhor para se esconder, isso não existe. Muitos morrem não por falta de escolhas, mas sim por falta de coragem. Coragem é uma das palavras que mais admiro em meu vocabulário, por menos que eu a use. Acho que quem tem, guarda consigo mesmo um tesouro. Alguns ficariam dentro da casa que achavam que era segura e morreriam por falta de tentar. Simplesmente, por isso.

E isso acontece em todas as coisas da nossa vida. A ilustração da casa fortificada foi apenas para dar sentido ao assunto principal. A gente acha que é preciso sempre ficar apegado à determinadas pessoas, sentimentos, ideias e até mesmo ações, porque temos medo da mudança. Temos medo e nos falta coragem. Se as pessoas quisessem mesmo a mudança, procurariam pela tal, não esperaria ela vir ou cair do céu. A gente acha que a vida é complicada, mas nos falta fé. Fé em acreditar em nós mesmos, principalmente. Depoisque a tempestade se for, é preciso  ter consciência que é necessário lidar com nossas feridas. E o tempo não volta.

O tempo não volta. O mundo parece não se importar com aquilo que está dentro de nós. Mas, não é porque o mundo não se importa que não devemos nos importar também. Há momentos que precisamos lutar. E infelizmente, há lutas que são mais fortes. Há momentos que tudo parece perder o sentido. E é assim. Eu gostaria muito  de que a vida fosse da maneira que eu escrevo em meus textos. Tentaria colocar as mais belas palavras, deixaria as coisas ruins de lado e demonstraria que há algum tipo de esperança, ainda. Porém, a vida não é da maneira que eu penso. As vezes, pareço ser forte mas quando me dou conta, sou fraco. E isso dói. Muito. As vezes, quando percebemos que nada mais parece dar certo é hora de ver quem realmente se importa. Dar um tempo a si mesmo e colocar as coisas no lugar.

 O resto, o tempo fará com que tudo seja exatamente da maneira que tem que ser. Mesmo que demore uma vida toda pra isso acontecer..

28 comentários:

  1. Muito bom este teu post, as palavras dizem tudo, e encontro nestas frases grandes verdades. Temos de lutar mais por aquilo que se quer, temos de lutar por sonhos, pessoas, vontades. Gostei muito, abraço

    ResponderExcluir
  2. A vida é um ato de coragem, se quisermos realmente viver, não podemos ter medo das mudanças, temos que seguir em frente, desapegar do que te faz mal e seguir em frente. Infelizmente à muitas pessoas que complicam coisas que são tão simples. Usam a razão invés do coração. E pra piorar o tempo não volta, não temos como voltar naquele dia e mudar um erro que causou grandes danos. Mas a vida é isso, quem quer ser feliz, precisa ter coragem e seguir sempre em frente.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. "Alguns ficariam dentro da casa que achavam que era segura e morreriam por falta de tentar. Simplesmente, por isso."
    Realmente, sem coragem não vamos a lugar algum!
    O difícil é conseguir enfrentar os medos que muitas vezes tentar falar mais alto!
    Ótimo texto
    gostei bastante do blog estou seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Olá queridíssimo Pedro,

    Precisa de uma mão? Tem aqui, duas, as minhas.
    Querido, você só tem 19 anos, se não me engano, e agora é tempo de sonhos e temporais.
    Tudo acontece no seu devido tempo, se não a vida não teria lógica. Quando nascemos nos dão, leitinho materno, papas, coisas leves, depois, gradualmente, vai aumentando a diversidade dos alimentos.

    A Vida, agora, lhe parece, muitas vezes injusta e lhe apetecia jogar grande parte dela para o alto e partir, talvez sem rumo.
    A maneira de sentir, de pensar de seus amados pais, não pode ser a mesma que a sua. Na essência o será, mas, os tempos mudam, porque todo o mundo é composto de mudança.

    Pedro, quando eu frequentava a Faculdade fiz uma cadeira, não sei como se chama aí, um Disciplina Curricular chamada: HISTÓRIA DAS IDEIAS E DAS MENTALIDADES. Me fez entender tanta coisa, MEU AMOR!

    Seus filhos não pensarão como você nem como a mãe deles. Temos de acompanhar as "revoluções" da vida de forma consciente e aprazíivel.

    Seu texto revela as ansiedades de um jovem, que queria um mundo diferente, do dos seus pais, embora com regras.

    SÃO VOCÊS,QUE DEVEM CONSTRUIR ESSE MUNDO, ONDE A LEI DO AMOR E DA TOLERÂNCIA SEJAM O REI E A RAINHA.

    Grata pelo teu comentário e por fazermos parte da "vida" um do outro. Eu aprenderei com teus sonhos, tu com a minha experiência.
    Tenho certeza de que seremos muito mais felizes, com esse intercâmbio.

    Boa semana.
    Logo que possas, posta.
    Beijos de muito carinho e LUZ.

    ResponderExcluir
  5. A nossa força de vontade pode realmente mudar toda uma situação. Precisamos ter coragem para nos arriscar e tentar o que realmente queremos para a nossa vida. Se der certo, ótimo, mas se não der, pelo menos ficaremos tranquilos, pois fizemos a nossa parte.

    Assim como você, eu também queria que a vida fosse da maneira que escrevo meus textos, porém infelizmente não é possível...

    Obrigada pelo seu comentário lá no meu Blog e por ter compartilhado um pouco do que você está passando.

    Seja muito bem vindo lá
    E tenho fé que dias melhores virão, para todos nós :)
    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Pedro,
    Primeiro sinta-se abraçado um abraço bem apertadinho de amigo que já somos faz algum tempo. E você sempre me diz palavras que faz meu coração ficar feliz,e eu que te agradeço por você existir. Você tem uma importância enorme na minha vida.
    Não se deixe enfraquecer ao enfrentar obstáculos e problemas. O verdadeiro conquistador é aquele que não oscila com as dificuldades e com paciência mantêm a mente equilibrada. O vencedor usa seu tempo valioso no trabalho valioso. Ele não desperdiça o tesouro do tempo. Ele vai rápido em direção à meta de se tornar um ser humano melhor. Ele acende a luz do entusiasmo de forma a tornar sua vida cheia de luz.
    Adorei. Coragem e Sabedoria para desvendar o que esta por tras do limite. Mas ao mesmo tempo existe a pausa, aquela em pegamos o ar e colocamos a fé. Não importa quantas vezes nós caímos e quantas conseguimos levantar.
    Pedro, nessa vida virtual o máximo que podemos fazer é o minimo mas precisando, da um toque.
    Um beijo com todo carinho

    ResponderExcluir
  7. Verdade viu...
    Ei, tomei a liberdade de te add no faceboock (gosto de add as pessoas lá do Blog).

    :)

    ResponderExcluir
  8. Pedro, meu amor!

    Você sonhará até que sua mente doa, e a mente, o sensorial nunca dói.
    Dói coração, dói garganta, dói ouvidos, mas a mente permanece intacta e cheia de garra.
    Essa interogações, que você sente, esses "ABALOS, SISMOS INTERNOS" são normais, meu querido Pedro.

    VOCÊ É UM VULCÃO DE AMOR, DE MODERNIDADE.

    A DISTÂNCIA NUNCA AFASTOU NEM AFASTARÁ AS PESSOAS, QUE SE AMAM, SÓ A INDIFERENÇA O CONSEGUE.

    Mas nós não somos indiferentes um ao outro.
    É só atavessar o oceano e estamos juntos para conversar e sonhar, porque sonhar faz bem.

    Se necessitar falar, mais intimamente, utilize meu endereço de e-mail, que está em meu perfil. Estudei dois anos Psicologia. Quem sabe, se não seremos úteis um ao outro?

    Durma bem e sonhe com princesas de lábios de cereja.
    Beijos de muita ternura, adornada de luz.

    ResponderExcluir
  9. Ahh Pedro, você hoje só ta me emocionando hein..Tô brincando vc sempre me emociona.
    Á vc com carinho

    O amigo é a outra metade da gente
    O lado claro e melhor,
    Sempre que encontramos um amigo,
    encontramos um pouco mais de nós mesmos;

    O amigo revela, desvenda, conforta
    É uma porta sempre aberta
    em qualquer situação.

    O amigo na hora certa,
    é o Sol do meio dia,
    estrela na escuridão;

    O amigo é bússola e rota no oceano,
    porto seguro da tripulação,

    O amigo é o milagre do calor humano,
    que Deus coloca no coração.
    Amizade doce canção da vida.
    Bjos
    Já já vamos ver seus momentos bons
    de vitória e eu quero esta presente.
    Quero não, vou estar!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro! Prazer em ter descoberto seu blog.
    Vc escreve mto garoto! Parabéns.
    Só uma dica preciosa:"tudo passa" e o sol volta a brilhar quando vc menos espera. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Me sinto meio que dando um tiro no pé toda vez que falo desse assunto. Com uma frequência absurda, nesses ultimos meses, as minhas paredes têm caído e eu saio correndo em busca de um outro abrigo.
    É que as coisas sempre dão mais errados do que certo, isso é um fato. Que tudo passa é verdade, mas acho que nem é o tempo que faz isso, é só quando a gente aceita e decide parar de ficar sofrendo pelos cantos. rs
    Adorei o texto, condiz muito com o que andei sentindo ultimamente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pedro,
    Como estou viajando amanhã
    vim te dar "pessoalmente" Uma Feliz
    Páscoa", mas tem chocolate lá, rs.
    A felicidade não é a próxima estação,
    mas a maneira como fazemos a viagem.
    Um beijo e o desejo de muitas felicidades

    ResponderExcluir
  13. Pedro, como vai querido!
    Tão boa tua visita, fiquei muito feliz.
    Esse teu texto é cheio de grande sabedoria.
    Muitas vezes tomamos um susto com o temporal, e ele na maioria das vezes vem cheio de terror mesmo. Mas tudo é na medida em que tem de ser. Deus vem tomando conta do seu jeito, e arruma tudo novamente.

    Beijinho amado

    ResponderExcluir
  14. Fazia tempos que eu não lia algo com um conteúdo significativo! Os textos que ando por aqui são todos de -falta- de amor (assim como os meus, droga).

    Concordo com o que você disse, mas é difícil ter coragem em certos momentos... Um beijo! :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Pedro, meu querido!

    Passei, porque queria saber de você, das suas interrogações, dos seus apelos e dos seus sentires.

    ESTOU, SEMPRE, PRESENTE.

    Postarei, só no sábado de Aleluia.
    Depois, e antes do Domingo de Páscoa, te contactarei.

    Beijos de muita luz e de muita ternura.

    ResponderExcluir
  16. Olha, querido Pedro,

    Hoje, coloquei minha foto no painel de teu blog.
    Fotografia a preto e branco dos tempos da Faculdade.
    Meu nome verdadeiro é Emília, mas todo o mundo me trata de Luz. Procede como entenderes.
    Não sei se já colocaste a tua no painel do meu. Se pretenderes, ele é todo teu, está à vontade.

    Beijos e um abracinho bem pascal.

    ResponderExcluir
  17. Oi Querido Pedro,

    Como vai?
    Mais calmo?
    A vida é maravilhosa Meu Amor!
    Se renove nessa Páscoa, não a comemore, A VIVA.
    Fale com quem não está bem, fale com quem não falava. Compreenda aquilo que é tão difícil, por vezes, compreender.
    Um dia , quando você, também, for pai, se tal pretender, perceberá que seu pai da terra e seu Pai do céu o amam muito.
    Até podem ralhar, barafustar, mas você é o FILHO MAIS AMADO DO MUNDO.

    Não se feche em si próprio, fale, converse, dialogue.
    19 anos são 19 anos, nem mais nem menos.
    Você tem de comer, de beber, de vestir, então que está faltando? Namorada? Ela chegará no momento oportuno. Vá "curtindo", moderadamente e com prevenção. Se preserve, sempre.

    Obrigada pelas palavras, que deixou em meu blog.
    No sábado, postarei. O quero junto de mim, comentando, desabafando. O poema vai puxar por você e eu, também.

    SANTA PÁSCOA (coma chocolate, porque a hormona do cérebro dá uma sensação de algria, ao comermos chocolate).
    Os Psicoterapeutas interpretam de modo diferente: quem ama comer chocolate e doces, em geral, revela carências afectivas.

    Boa Páscoa para você e família.
    Se necessitar de assumir algo, assuma! Não será o fim do mundo, será o início do seu mundo.
    estanque.emilia@gmail.com - meu mail

    ResponderExcluir
  18. O mundo está acomodado. Acabou o sentimento de lutar pelo que se quer, tudo parece ser impossível para todos, é uma pena que pouca gente, como a gente, pense que o importante é viver, correr atrás, mas sei lá. O mundo anda tão complicado.

    ResponderExcluir
  19. Pedro, este texto parece que foi escrito para mim!
    Menino abençoado!
    Como é que você conseguiu sintetizar justamente algo que eu particularmente sinto e creio que muitos também?
    Olha amigo, a vida é uma constante evolução, e por vezes, uma revolução.
    De valores digo.
    Pois quando criança fomos amamentados e cuidados com leitinho.
    Agora já adultos, temos que encarar as intempéries da vida, e o alimento que nos é oferecido parece intragável.
    Sejam intempéries, das desilusões, das mágoas, dos sofrimentos ou das decepções.
    Ainda hoje quando acredito que a união entre as pessoas, principalmente na família parece ser possível, eis que levo um banho de água fria...
    É uma pena que muitos que passaram por sofrimentos, tratem seu próximo com desdém e totalmente ao contrário do que deveria ser o ideal para uma união.
    Como somos tolos às vezes.
    Tolos, porque muitos não querem amor, não querem amizade, não querem comunhão.
    Mas assim é, e devemos nos adaptar quanto a determinadas situação, pois como disse você, o tempo se encarrega de tudo.
    Por ora, quero deixar um fraterno abraço e um bom dia.

    ResponderExcluir
  20. Desculpe a demora em vir responder e agradecer sobre tua visita.
    Você é um rapaz abençoado. Ganhaste uma fã. A amiga Luz.
    Um abraço deste que tanto te admira.

    ResponderExcluir
  21. Hey man, como já apareci por aqui, vim avisar que tem post novo no blog. Quanto ao conto, ele até que é bem real, mas pelo contexto da história (não me lembro se você leu a primeira parte), é compreensível esses acontecimentos. :x

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi querido Pedro,

    Estou aqui, junto de você, espiritualmente, nós sabemos.
    Como se sente? Melhor? Claro, que sim.
    Olha, meu amor, não tente mudar o mundo nem as mentalidades, porque isso leva séculos a se conseguir.

    Eu sei, que os seus 19 anos são anos de interrogações, de dúvidas, de revoltas, mas, vais ver, que vai passar.

    A mentalidade de teus progenitores, talvez na casa dos 40 anos, tem e deve ser diferente da tua.
    Mas temos o diálogo, que é a maior porta da humanidade.
    Não leve as coisas muito a sério. Tente se divertir, encontrar o lado bom das coisas.

    Já postei. Gostaria, que lesses a postagem e escutasses o vídeo. Te vão agradar, tenho certeza.

    BOA E FELIZ PÁSCOA!
    Come doces, dão alegria ao cérebro e à alma.

    Beijos de muita luz, puríssima, como sempre.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pedro! Após o fim de semana venho aqui para te ler..
    Esta tarde venho aqui com carinho para lhe desejar uma maravilhosa e Iluminada Páscoa!
    Obrigada pela sua amizade e carinho. Uma linda noite para você! Lembranças!
    Ange.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pelo carinho também! É bom quando o "gostar de ler" é recíproco!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  25. O tempo não volta. O mundo parece não se importar com aquilo que está dentro de nós. Mas, não é porque o mundo não se importa que não devemos nos importar também. Há momentos que precisamos lutar.
    Marcou minha noite essas palavras suas querido Paulo.
    Queria muito ter chegado antes da noite no seu blog mais tive alguns problemas no decorrer do dia de hoje.
    Graças a Deus agora estou bem melhor.
    Que seu domingo de Pascoa tenha sido uma benção para vc e sua familia.
    Linda semana meu querido.
    Beijos e beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  26. Oi querido Pedro,

    Tudo bom?
    Precisava de te dizer uma palavrinha.
    Não tens endereço de e-mail?
    Se não vires inconveniente, mo envia, tá querido?

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  27. nossas dadivas sao traidoras,e nos fazem perder o bem que poderiamos alcançar,se nao fosse o medo de tentar.wilham shakspeare todo mundo tem receio do desconhecido,mas nao devemos temer as mudanças,pois,se nao tentarmos nao expimentaremos ou veremos o valor da mudança,e toda mudança gera uma nova experiencia,se nao te foi sucesso tal mudança,tenha certeza que no minimo te servira de tranpolim para novas conquistas e de aconselhamentos a muitos de seu meio e q vierem a te procurar...!!!Deus o Todo-poderoso te abençoe.

    ResponderExcluir