quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que você irá contar para seus netos?

Estamos tão acostumados a viver todos os dias que, as vezes, esquecemos de, realmente, viver de acordo com os nossos desejos, sonhos e planos. É nesse momento que passamos a agir de acordo com nossa impulsão. Nos tornamos pessoas impulsivas, ao ponto de esquecer totalmente o que deve ser feito e confundir com aquilo que é legal de se fazer. Entre o certo e o legal existe uma longa lacuna, talvez desconhecida pelo ser humano.

Como seria prazeroso fazer tudo aquilo que queremos no momento que parecer mais vantajoso, não é? Porém, será que assim é possível conquistar sonhos, chegar-se àquele objetivo tão sonhado? Pois é. O que será conveniente a contar aos seus netos? Eles irão ouvir coisas boas ou histórias tristes sobre você?

Direta ou indiretamente, diga-se de passagem, tudo que se faz hoje tem uma consequência amanhã. Por mais clichê que pareça, tudo se transforma em uma espécie de aprendizado, onde é possivel apreender conhecimentos, ver novas formas de solucionar um determinado problema. E na maioria das vezes, isso é dificil. Lembra no começo do texto que eu relatei de maneira breve, a ideia de fazer uma coisa que é a certa e fazer algo que parece legal? Uma das diferenças presentes é a ideia pós-ação. Chamo de ideia pós-ação aquele aprendizado que cativamos logo após de ter feito algo. Quando a ação é impulsiva, ou seja, de caratér momentâneo, ela é boa e divertida apenas naquele momento, depois passa a não ter sentido algum no linear cotidiano do nosso dia-a-dia. Agora, a partir do momento que há uma ação e ela é pensada, pode-se tirar um aprendizado, o que diferencia muito pois é uma maneira de se chegar aquilo que queremos.

Nossa vida acontece ao redor de sonhos, planos e objetivos. Quem define realmente o que vai acontecer ou o que quer que aconteça, somos nós mesmos. Procurar maneiras fáceis de se fazer nem sempre é forma correta de executar determinada ação. O pior problema disso tudo é que sempre vai ter alguém interagindo na situação. Então, é preciso redobrar o cuidado. Todos nós merecemos ser felizes, não tire a felicidade de outro alguém.

Viva, faça, cuide. Conte para seus netos que você errou, mas levantou. Tenha orgulho de ser quem realmente você é. Lute. Pode até ser que a vitória não venha. Mas, a luta já é um bom começo.

13 comentários:

  1. eu acho terei algumas histórias legais para contar para os meus sobrinhos ... (netos eu acho dificil) isso é claro, se eles forem bem "ecléticos".

    ResponderExcluir
  2. Pedro, boa tarde rapaz, saudades....
    Uma questão pertinente, fazer o certo ou o legal?
    Sem dúvidas estou de acordo que nossas atitudes de hoje terá consequências amanhã, sejam estas atitudes positivas ou negativas.
    Pedro, é sempre um grande prazer entrar aqui e ler um dos seus textos, onde você retrata esta sua marcante visão.
    Estive algum tempo ausente como você já sabe, mas continuo te seguindo!
    Linda noite para você!
    Lembranças
    Ange.

    ResponderExcluir
  3. Pedro,
    seus textos são sempre geniais. Às vezes estou com pressa, mas quando começo a ler, leio até o final rs
    Estava com saudade de te visitar aqui. Finalmente consegui entrar de férias, e tenho mais tempo pra me dedicar às coisas que eu gosto. Eu morro de medo, de um dia piscar os olhos e descobri que minha vida inteira já passou, e não consegui realizar meus sonhos e desejos. Tudo passa tão rápido. Às vezes fico esperando ansiosamente pra uma coisa chegar, por muito tempo, e assim, num piscar de olhos, já aconteceu... É estranho demais.
    Espero que quando já tiver idade possa contar ótimas e felizes histórias para meus netos rs
    Um super beijo.

    Luana Espindola

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pedro.
    Seu texto chegou em boa hora já que o ano está acabando. É bom pararmos para refletir o que fizemos, quais rumos tomaram nossas atitudes e quais as consequencias das mesmas. Por mais que achamos que sempre estamos fazendo as coisas certas, por algum momento falhamos e nos deixamos levar pela a emoção de fazer algo que nos agrade momentaneamente e que trará consequencias que mais cedo ou mais tarde pagaremos pelo seu preço.
    Eu não sei ao certo se fiz coisas que posso me orgulhar ou que são dignas de serem contadas aos meus netos um dia, mas só sei que sempre que fiz algo eu dei o meu melhor!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Pedro meu distinto amigo.
    Venho tarde, mas venho com a maior satisfação.
    Os horários de revezamento me deixaram um tanto quanto perdido em acompanhar alguns amigos.
    E confesso que venho para aprender um pouco mais.
    Olha meu amigo, já vi vovôs contando para seus netos, só vantagens!
    Este que conheci nunca contava quem de fato era ou foi. Mas para passar para seu neto uma impressão de sabichão, ou herói, ele contava suas estripulias como se fosse um Einstein da sua época de jovem brilhante e vencedor...
    Confesso que ouvia e ficava triste... Não porque não fosse uma pessoa de bem e do bem, mas para que enfeitar tanto o pavão se não fora tudo aquilo?
    Por que muitos não ensinam para seus netos, filhos ou sobrinhos o que é a vida? O que é ser malandro, o que é ser honesto, e acima de tudo o que é ser humano, FALHO, QUE ERRA, MAS QUE TAMBÉM ACERTA E DESEJA SEMPRE ACERTAR...
    Isso para mim faz diferença e quando digo que aprendo com você que é mais jovem que eu, digo de coração.
    Espero poder ser para meus netos se assim Deus o permitir, um avô realista, porém sem querer assustar o guri ou guria, mas com eles dialogar.
    Portanto desejo toda felicidade de e sucesso para ti e os teu.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  6. tenho várias histórias ele vão amar as historias dessa vôvo aki rsrsrs

    (nate)

    ResponderExcluir
  7. Hey carissimo amigo, adoro ver sua evolução. Terei algumas histórias interessantes para meus netos se os vier a ter. Quero deixar aqui hoje minha grande estima por você, pela sua capacidade fabulosa de escrever. Realmente, muitas vezes falamos coisas que talvez não deveríamos ter falado, não temos sensibilidade muitas vezes, acredite. O certo é sempre a verdade, mas as vezes ela é tão dura que temos que mitigá-la, abrandá-la, mas nunca, em forma alguma, transformá-la em mentira. O certo com certeza é a verdade. Todos desejamos acertar em nossas decisões, mas para isso não podemos alterar as decisões dos outros os prejudicando. Fico feliz com a capacidade de reflexão que seus textos proporcionam e perdoe-me os tempos sumidos, a faculdade acabou comigo, mas finalmente eu acabei com ela. Me formei, graças a Deus.Espero que você esteja bem, com toda a dedicação do meu coração e todo o apreço que tenho por ti ao longo destes anos. Ficamos meses sem falar, porém foram meses que percebi o quão importante você é na minha vida. Obrigado amigo, fique com Deus.

    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedrinho
    Passei para lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. Sucesso sempre.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    passando novamente para te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de coisas boas. Muita saúda, paz, amor pra você e toda sua família.

    Boas festas.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Pedro!
    Enfim, o bom filho a casa torna! Hehe.
    Frase clichê, só pra dizer que senti saudades e voltei para ler seus maravilhosos, reflexivos e fascinantes textos que sempre me envolvem de forma que não consigo me desligar daqui!

    Uma boa reflexão, o que vamos contar para nossos netos? Será que estamos realmente vivendo, ou só passando pela vida no piloto automático? Será que vamos nos orgulhar do que estamos fazendo hoje futuramente?

    Cabe a nós questionarmos hoje e acordarmos para nós mesmos e nossos sonhos, do que nos arrependermos por não ter vivido de fato daqui há alguns anos!

    Matando um pouco minha saudade, pedindo desculpas por não poder estar por aqui sempre e desejando UM FELIZ NATAL! Que Jesus te abençoe sempre!
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Meu querido e inesquecível amigo, eu não poderia deixar de vir aqui para lhe agradecer o carinho da sua companhia e amizade!
    És um anjo, um exemplo a ser seguido!
    Que o ano de 2012 lhe traga todas as realizações almejadas.
    Que seja abençoado com o bem maior que é o amor e a saúde.
    Que a harmonia reine em seu lar!
    Que seja coroado com a felicidade!

    Tu és especial para Deus, e para mim também!
    Carinhos...
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderExcluir
  12. Sabe, lendo esse texto teu, essas linhas sobre fazer o que se quer, sobre tudo que fazemos influenciar o amanhã e etc, uma coisa que li esses dias me veio à cabeça.

    "... A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“. ... Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas. ..."

    Bom, sou dessas pessoas que corre atras do que quer. Acredito mesmo na luta. Por mais que não haja vitória. Quem sabe, essa citação aí de cima não tenha a ver com nossas lutas sem vitórias. Tudo que tinha que acontecer, aconteceu. Não sabemos, mas acredito firmemente que devemos lutar!

    E Pedro, queria te agradecer, vi seu comentário na postagem do vídeo que pedi pras pessoas verem, obrigada pela ajuda, viu? Infelizmente não consegui conhecer o Alfonso pela promoção, mas eu não desisti, eu consegui sim conhecê-lo! :p Enfim, só queria dizer porque você ajudou e com certeza valeu a pena!

    E cada vez que venho aqui é especial, pois desde a primeira vez li um texto tocante, e comentei algo importante pra mim, aquele lance sobre a morte.. Então isso aqui se tornou até meio que especial pra mim! haha

    Enfim, desejo um ótimo ano novo pra você!
    Um beijo enorme! :D

    ResponderExcluir
  13. E viva, e seja, e planeje, mesmo que no instante seguinte tudo der errado... Isso é a vida.

    ResponderExcluir