sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Perdas, afinal

Diria que, na maioria das vezes, nós seres humanos não estamos preparados a perdas. Em nossa vida, estamos sempre vivenciando momentos que nos deixam mal, horas que pensamos em desistir de tudo e todos. Tentamos fugir de muitas coisas que, infelizmente, não conseguimos. Procuramos a felicidade em pessoas e coisas materiais e quando elas simplesmente se vão, há um grande começo de desânimo e, em algumas vezes, ilusão.

Desde pequenos, aprendemos a perceber um pouco do valor da palavra "perda". Em todo caso, saber o significado não nos mostra a melhor forma de enfrentar essa dificuldade que sempre está presente. Há algumas que são simples, outras que são mais complicadas;  umas que são para o nosso bem, outras não. Porém, todas elas marcam de uma forma e nos ensinam.

A maior perda do ser humano é aquela que ele não contribui para que ela aconteça. Existem coisas/pessoas que acabam influenciando sem nenhum motivo para com que determinada situação se vá. Uma perda não é totalmente boa ou ruim, sempre têm suas antíteses. As perdas só acontecem com o intuito de nos mostrar que devemos dar valor enquanto temos, pois o amanhã é muito incerto. O tempo passa muito rápido e, as vezes, não teremos as coisas pelo período que gostaríamos que realmente fosse. Uma perda dá inicio a um novo começo. Uma perda é um fim e um começo.

Fim de um curto ou longo período de ações que marcaram positivamente ou não. Um novo início que pode ser melhor ou pior. Mas, temos que estar pré dispostos a entender que nem sempre teremos as mesmas coisas, as mesmas pessoas e o mesmo ambiente. Não sabemos se é bom ou não, mas temos que prosseguir. A vida não para pra que laços sejam reconcertados e momentos revividos. A vida só se encarrega de fazer as pessoas entrarem e sairem da sua vida de acordo com o que elas acabam deixando em você. Perder nunca é fácil, nunca é bom, porque é do ser humano olhar o pior lado da situação. Porém, é preciso cair sete vezes e se levantar oito. Cada dia que passa, perdas emocionais são as mais doloridas, porque não se vê mais sentimentos. Vê o aumento da importância da razão e a quase extinção dos sentimentos. Nem sempre poderemos ser felizes. Nem sempre teremos a felicidade perto de nós. Nem sempre teremos tudo e todos ao nosso redor.

É preciso saber viver. É preciso procurar respostas a perguntas que você deixou de lado e, acima de tudo, saber englobá-las no mundo e na situação que passa. É necessário dar valor ao que se tem enquanto tem. Perder não é bom e sempre há de acontecer, mas se for possivel tardar um pouco essa sensação ruim, que assim seja. Cada dia um dia, cada pessoa uma pessoa, cada sentimento é um sentimento. Viva.

11 comentários:

  1. Boa Pedro...esse é um bom caminhar...às vezes, ao longo deste caminho, descobrimos que certas perguntas podem ser deixadas para trás pq não trazem mais que problemas e impedimentos.

    Gostei!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Meu querido realmente todos os dias temos sempre algo a perder e a ganhar, e cada um de nós tem uma maneira diferente de encarar as perdas, tem perdas que até nos fazem falta porque temos outras coisas boas para receber e estamos tão ocupados com as ultrapassadas que nem conseguimos abrir as mãos para agarrar as novas.
    Mas realmente temos perdas muito difíceis de suportar, quando se trata da partida de um ser querido tudo gira à nossa volta e ficamos muito tempo sem chão onde pisar, espero que não seja esse o motivo da sua perda, pois te desejo tudo de bom em sua vida, pois você é um lindo menino por dentro e por fora, beijinhos de luz e muita paz em sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Moço querido meu.
    Você é maravilhoso com as palavras Pedro.
    Gosto do jeito que você nos passa seu pensamento, fico muito feliz de ter como amigo um ser tão bacana feito você.
    Dizer que gostei do seu texto é pouco , na verdade eu amei.
    Sabe? Eu já perdi tantas coisas, mas Deus é tão maravilhoso, que nos dá de volta muitas outras.
    Eu já chorei tanto , me doía tanto o coração por me saber tão sem ninguém.
    Mas aprendi viver esse momento colorindo lágrimas na areia, e nas pontas dos dedos.
    Nem sei dizer direito qual perda foi maior para mim.
    Mas a primeira vez que senti a liberdade, eu assustei muito e foi aos 6 anos, quando precisei tomar a decisão mais difícil de minha vida, com tão pouca idade.
    Hoje mais uma vez vejo meu coração tristonho, meu amor precisou passar 2 anos no Canadá, a decisão foi muito difícil para mim, mas bati o pé para que ele fosse e ele foi.
    Sei que o que é “nosso” nunca se irá, sem retornar.
    Então é isso aí.

    Beijinho amado e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá menino Pedro
    Passei para lhe deixar um abraço.
    Tenha um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Viver com intensidade, acho que esse é o grande segredo. Quando abrimos nosso coração para apreciar as coisas e as pessoas no momento exato, por mais que a doa quando tudo acaba, fica em nós a sensação de dever cumprido. Não fomos feitos para perder. Nascemos para ganhar, mais e mais, é assim que o mundo gira. No entanto, é preciso aprender a conviver com isso, porque infelizmente, faz parte desse ciclo. Nos dias de criança, eu chorava quando procurava aquela boneca favorita e não encontrava... depois de um tempo, percebi o real significado e sentimento que envolve a perca. Quando se trata de gente, de ser humano, a coisa toma outro rumo, mais forte e veroz.
    Lindo texto Pedro! Aqui me sinto em casa rs
    Com carinho,
    Wanda.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. "Inevitável se encaixa as perdas". Corremos riscos na pressa do tempo. E acredito bem quando se diz que precisamos de um pouco mais de paciência. A vida é um constante limite e liberdade. Pois tudo é exatamente, incerto.

    Gosto muito da sua escrita. Continue Pedro!

    ResponderExcluir
  7. Pedro, se é que posso dizer que você foi um maestro nessa reflexão, digo que além de maestro você foi um sábio!
    Este texto parece que veio para mim, e para situações que ainda vivo.
    Minha alma absorveu, entendeu e refletiu essa sapiente mensagem.
    Quanta razão você tem.
    Pois nunca vi como nos dias de hoje, tantas perdas!
    Perdas de laços, perda de confiança, perda de amizade, perda de amor, e sentimentos dilacerados.
    E olhe, principalmente dentro da família.
    Quem diria que dentro de uma família começou preconceitos, inquisições e intolerância?
    Pois vejo isso... Infelizmente!
    Perdas, nem sempre se dão com a morte. Dá-se em vida mesmo. E lamentavelmente no seio da família...
    A impressão que tenho meu amigo, é que a vida perdeu o sentido.
    Já senti como se estivesse morrendo. Certamente alguma coisa dentro de mim morreu mesmo!
    Aquele afeto seja de pai, de mãe, para com um irmão, para um filho ou amigo, se tornam ausentes, quando não há amor. Em períodos como esse, tenta-se da maneira que for possível, sobreviver e manter a esperança de que haja uma restauração.
    Muitas vezes perdura a frustrante ilusão de um retorno que não acontece. Lidar com os destroços de laços encerrados em geral, sem que se saiba direito o que aconteceu, ou mesmo sabendo, é uma tarefa penosa quando se quer restaurar os laços perdidos.
    A sensação de que as emoções estão mortas dentro de si, nos acompanha o tempo todo.
    Por isso digo: Bendito é esse texto. Bendito é você que desponta como um iluminado dentro de uma sociedade bastante carcomida pela falta de amor, sentimentos nobres e laços afetivos.
    Um fraterno abraço, minha estima e minha admiração sempre!

    ResponderExcluir
  8. Meu anjo amigo, os comentários aqui deixados falam por mim e por minha emoção...
    Deus te abençoe sempre e sempre amado e sábio jovem!

    Deixo aqui uma chuvinha de carinho pra regar teu lindo, meigo e nobre coração viu?
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro,
    Perder faz parte da vida mas aprendi que tudo tem dois lados e mesmo perdendo pode-se tirar o lado bom. Sempre existe algo pra aprender.
    Perdi meu pai muito cedo, na época não via assim depois aprendi tanto com essa primeira perda tão significativa. Obrigada pelo recadinho no blog.
    Te deixo um beijo e o desejo de ter sabedoria para aprender com as perdas.

    ResponderExcluir
  10. Pe, foi pra mim esse post!

    Saudades imensas de ti, desculpe a ausência...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Perder é difícil e doloroso, mas aprender com isso é fácil, basta querer, além de tudo, é um recomeço dentro de si para fora.

    ResponderExcluir