sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quem sou eu e quem é o outro?

Bem, antes de começar qualquer tipo de reflexão sobre o assunto, queria destacar que a tal formulação é uma ideia da Jay que, mesmo sumida da Blogsfera, decidiu, de alguma forma ver meu ponto de vista e um pouco atrasado, vou tentar descrever um pouco..

Quem sou eu? Na verdade, confesso que não sei direito ainda quem sou. Na maioria das vezes, sou uma mistura de sentimentos e de experiências que fui cativando ao longo de cada dificuldade e de cada obstáculo que me apareceu e aparece todos os dias. Falar um pouco sobre quem somos sempre é dificil, até porque posso desdenhar uma porção de argumentos que iluda sobre quem realmente sou, não sendo. Posso ser fictício com meus adjetivos e é um problema enorme cativar uma imagem diferente daquela que venho apresentando. Sou uma pessoa aberta. Aberta a pensamentos e a atitudes, a jeito de ser, pensar e agir. Porém, sou contra à todo tipo de exclusão de pensamentos diferentes. Falando de uma maneira mais clara, contra a todo tipo de julgamento precoce de uma pessoa a partir de seus gostos e preferências.

Por que ficamos tentando mudar as pessoas a todo custo? E porque não tentamos mudanças em nós mesmos?  

 

Quanto ao meu outro, abro uma longa lacuna. Cada pessoa age e interfere de uma forma diferente e posso claramente ligar a uma indecisão. Uma grande indecisão que muda muito, porque me faz ter vontade de viver todos os dias. Viver em um terreno incerto é como uma motivação. É bom não saber o que vai acontecer... assim, passo a esperar menos e, com o tempo, aprendo um pouco mais sobre as pessoas. O meu outro sempre vai ser, em alguma perspectiva, diferente de mim. Perante a lei, teoricamente, somos todos iguais. Contudo, diante de nós mesmos somos diferentes. E muito, diga-se de passagem. Uns vivem por matérias fisicas, outros emocionais e outros tantos quantos por vários outros fatores que não irei citar. Entretanto, o objetivo é o mesmo: ser feliz e, acima de tudo, respeitado.

Todos nós somos diferentes. Por isso, deve-se dar extrema importância à essas diferenças presentes em cada um. Não pode-se julgar alguém por não ter o mesmo gosto musical, por não gostar do mesmo filme e, indo mais além, por ser negro ou por ter outra orientação sexual. O preconceito é a primeira arma de pessoas ignorantes. Logo após, mais tarde, vem a violência, o que acaba com o mundo que vivemos. A característica mais forte disso tudo é que não podemos pregar a paz, sabendo que estamos fazendo alguma coisa para que ela não aconteça. Devemos, acima de tudo, saber respeitar e saber estar no mesmo ambiente de uma outra pessoa, mesmo que ela seja diferente de nós em tudo.

Nunca nos apaixonamos por alguém igual a nós. Nos apaixonamos por pessoas agradavéis, por pessoas que sentimos atração. Mas, isso não significa que devemos agir com descrença a outros que não passem a mesma sensação. Estamos em um mundo em que devemos ser felizes, apenas. E é isso que é o mais importante: viver e ser feliz.

9 comentários:

  1. Pedro.
    E eu atrasado venho por meio desta comentar um pouquinho sobre o texto.
    Realmente, respeitar as diferenças é mais do que importante para que vivamos bem.
    É muito complicado querer que os outros pensem e ajam como como nós. Que tenham os mesmos gostos e a mesma visão de mundo.
    Há aquela pessoas que fazem o bem para alguém mas em troca quer que a mesma pense como elas. Que seja manipulada, seria o mais correto.
    Aí, já não há mais respeito e tudo que ela fez para o outro cai por terra. Não tem mais validade, porque não foi algo dentro do respeito ou no amor.
    Devemos sim respeitar as raças e a orientação sexual do outro.
    A vida é um leque multicolorido. Como digo sempre, o importante ó respeito.
    Muito oportuno teu texto meu caro amigo. Ele é oportuno nesses dias que vivemos e muito bem vindo para nosso aprendizado.
    Terminando por aqui, deixo um fraterno abraço, minha estima sempre.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Pedro, seus textos me são sempre uma lição de vida, me fazem refletir, tua sabedoria me encanta, pois sempre encontra as palavras corretas, formulando assim textos riquíssimos em conhecimento, trazendo-nos mensagens esplendorosas!
    Aplausos mil!!!

    Anjo lindo, perdoe-me a ausência aqui em teu cantinho maravilhoso, mas espero que em breve tudo se normalize por aqui e eu possa voltar às visitas como antes.

    Que tudo de bom lhe seja nesta vida meu amigo!
    Carinhos mil pra ti.
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderExcluir
  3. Um texto rico, transparente
    e lindo como voce.
    Pra mim você sera sempre esse amigo que
    que eu adoro tanto e que mora no meu coração.
    E fique sabendo quando voce vem é uma felicidade só.
    Beijos, luz, paz, e essa felicidade que voce merece sempre.
    \☺/

    ResponderExcluir
  4. Pedroooo!
    Espero que você não esteja bravo comigo pela minha ausência demasiadamente prolongada.

    Minha vida está uma loucura e fica cada vez mais difícil dá a atenção merecida a você e meus amigos aqui da blogosfera.
    Que felicidade eu senti ao ler esse seu texto com o tema que eu sugeri! Você me surpreendeu com tamanho talento para articular tão bem o seu âmago pessoal e seu sentimento pelo o outro.
    De forma sábia você conseguiu transparecer seus pensamentos ligados a emoções, atitudes e alma com uma facilidade que encanta o leitor.

    Falar da gente nunca foi e nunca será uma tarefa fácil para aqueles que se preocupam em iludir demais o outro com um falso eu.
    Meus sinceros parabéns e minhas humildes desculpas.
    Eu estava sentindo falta desse cantinho especial!

    Beijos e curte bastante o feriado, tá?

    ResponderExcluir
  5. oi, pedro
    sei que tenho custado nas minhas andanças por aqui, prometo não faltar tantas aulas... rsrsrsrs

    é esplendoroso o modo como você escreve e nesta noite em especial: você me salvou!!!

    um beijo,

    do menino-homem

    ResponderExcluir
  6. Em cada um de nós existe algo que nos torna diferentes dos outros de uma forma especial... seja no modo de falar, de sentir ou simplesmente de ser e se reconhecer. Conviver com tais diferenças é mais do que necessário. Aprender, acho que essa é a palavra certa. Devemos aprender com cada pessoa que passa por nossas vidas; reter um pouquinho do que há de mais precioso nelas. Vivemos em constante edificação, a forma com que construimos nossa vida depende das atitudes e das escolhas que fazemos no decorrer do tempo.
    Com carinho,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que tentamos mudar as pessoas por ser uma questão mais facil, não?

    ResponderExcluir
  8. Pedroo, por coincidência, nesse exato momento, tô procurando pra download um documentário sobre física quântica que vi na aula, cujo título é ''Quem somos nós?'', que é quando essa perguntinha toma dimensões literalmente intergaláxicas: quando, ao questionar nossa própria personalidade, questionamos também nossa vida, nossa origem, e o corpo humano que é essa máquina maravilhosa que se encaixa com todos esses pedacinhos e funciona tão bem!...
    Realmente o filme é muito interessante, (tanto que tô baixando pra assistir de novo, e pra ter em casa!) e eu acho que você se interessaria bastante também.
    Sei lá... quis compartilhar. Hahah. Bjo!

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que, nos apaixonamos pelos defeitos e que, nunca nos conheceremos bem ou totalmente para dizer quem realmente somos, só sabemos um pouco. As pessoas mudam por questões próprias, por si mesmos, claro que tem aqueles influenciáveis e talz, mas, cada um muda por si só. Tentado descobrir e desvendar realmente quem é.
    Mas como você disse, muitos tem esse defeito de querer "consertar" o outro,fazem isso pela razão de querer aquela pessoa do jeito que ela quer, é questão de 'não aceitar' completamente a pessoa como realmente é...
    Me perdi no comentário,rs. (:

    ResponderExcluir