sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A importância das pessoas

Em nossa vida, estamos totalmente ligados direta ou indiretamente com muitos fatores que influenciam as nossas ações, que mudam nossos pensamentos e que, até mesmo, podem servir como estímulo para aqueles momentos difíceis nos quais pensamos em desistir. Fisicamente, chamamos isso de pessoas. Pessoas que estão ao nosso lado a toda hora, entrando e saindo, falando, agindo e aconselhando diversas vezes sobre determinada problemática.

Um dia, chegamos a imaginar que esse fator denominado "pessoas" vão estar sempre com a gente. E erramos feio, por sinal. É a lei de todo ser vivo nascer e morrer. As pessoas nascem, umas constroem a sua vida e partem. Outras, nem há tempo pra isso e a partida acaba sendo mais cedo. Porém, a unica certeza que se tem é a morte. Enquanto existir vida, existirá a morte. E uma antítese um tanto quanto complicada pra entendermos. Estamos acostumados a pensar que tudo que a gente gosta e que nos faz bem, sempre vai estar do nosso lado. Talvez, possa até estar, mas com um elenco diferente. Idas e voltas, vitórias e derrotas, mas sempre vai existir algum momento em que queremos parar o tempo e apenas viver aquilo.

Há pessoas que passam e ficam. São essas pessoas que têm um relacionamento maior conosco, seja por afeição, carinho ou até mesmo por falta de opção. Quando há pessoas que se encaixam ao nosso jeito de ser, cria-se um sentimento, uma atração que liga de uma certa forma, duas maneiras distintas de ser e de agir, o que faz com que relacionamentos comecem, amizades floresçam e até mesmo, quando acontece o contrário, as decepções. Por pensar que tudo é uma coisa eterna, o ser humano sofre com as perdas antecipadas e não calculadas por ele mesmo. Acabamos errando, cometendo diversas tristezas, que mesmo sem querer, se tornam motivos marcantes na vida de um outro alguém. É a mesma coisa de fazer um bolo com todos os ingredientes e chegar na hora de tirar, deixar menos tempo. Nos surpreendemos porque fizemos tudo certo, mas uma ação comprometeu todo o bolo.

E, vamos assim dizer, temos que nos acostumar com as perdas. Por mais difíceis que elas sejam, elas são necessárias para o nosso crescimento pessoal e, acima de tudo, emocional. Não há nada nessa vida que possa realmente ser dito que é para sempre, mas há coisas que quando queremos, lutamos pra que dure o máximo de tempo possível, porque nos faz bem. É do ser humano esquecer que é necessário dar valor todos os dias porque nunca se sabe o amanhã. Talvez por uma morte ou uma decepção, as escolhas na vida sempre vão ter um caminho indeciso. Enquanto isso, temos que viver. Viver e saber -ou, pelo menos, tentar- dar valor à tudo aquilo que expressa alguma importancia. Não podemos ficar sozinhos. Sozinho ninguém é feliz. É preciso ter sempre alguém do lado para dividir as emoções. Viva, mas não se esqueça que sempre terá alguém do seu lado que vai querer te ver bem e é pra isso que você tem que dar valor.


_____
ps: Queria pedir desculpa pela minha ausência mais longa. Esses tempos foram complicados, mudei de casa, ai com a mudança vem uma porção de coisas novas que acabo ficando meio maluco. Hoje, consegui postar mesmo amanhã sendo meu aniversário, espero poder conseguir toda sexta, novamente. Vou fazer o máximo. Obrigado pra quem sempre esteve aqui, me ajudando e dando comentários que foram de extrema importância para mim. Agradeço muito. Sem vocês que comentam e que sempre me ajudam, não seria possivel ter esse blog. Muito obrigado!

11 comentários:

  1. Com lágrimas eu escrevo que suas palavras vieram diretamente para mim. Hoje eu percebo que apesar de amarmos outras pessoas, não podemos ter tanto apego a elas, pois quando se vão, levam uma parte da gente e isso machuca de uma forma inexplicável. Eu sempre fui uma pessoa frágil, uma pessoa que se se você sorrir para ela, o dia já parece completo. Eu sempre cuidei de todos aqueles pelos quais eu tenho afeto, ou qualquer sentimento bom. Mas quando a vida me tirou um ser tão especial e tão importante, algumas coisas começaram a mudar. Eu tive que me fazer forte mesmo quando não havia forças, tive que reter o pranto para continuar por aqui. É difícil e a saudade é gigantesca. Eu confesso que não sei como suporto. Sei que Deus está do meu lado me amparando.
    Obrigada pelo carinho que você me deixou. Obrigada porque mesmo longe eu posso sentir um ar de amizade entre nós.
    Com certeza você me ajudou muito hoje, serei eternamente grata.
    Com carinho,
    Wanda.

    (Não pude deixar de compartilhar esse texto)

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro, entendi que teu post fala sobre a vida e a morte.
    Hoje comentei no blog de alguém sobre isso.
    Uns escreveram lá: INFELIZMENTE PARTIU!
    Mas me pergunto: Por que infelizmente?
    O cristianismo não prega que quem parte dessa com Deus não vai para o Paraíso, com os anjos, o Cristo e Abraão?
    Ou será que não cremos totalmente no que diz a Igreja?
    O mundo não está perturbador, tenebroso e violento?
    Então outro comentarista replicou:
    -Tua parente partiu dessa para melhor!
    Pedro, é DOLOROSO, É SOFRÍVEL, É TERRÍVEL PERDER PARA A MORTE QUEM TANTO AMAMOS!!!
    Principalmente um filho!
    Não queremos perder para a Anfitriã Eterna aqueles que amamos!
    Te confesso que escrevo no Lírio das Almas sobre a morte, porém dentro de um lirismo poético, essa Dor!
    Meu caro amigo, porém desejo eu aqui, LONGA VIDA PARA TI, PARA OS MEUS, PARA QUEM QUEREMOS ESTAR JUNTOS.
    E é por isso que essa relação que desenvolvemos com alguém mesmo distanciado pelo fator físico, acabam estando tão próximas de nós.
    Você é um exemplo. Senti isso nas palavras da Wanderly
    Portanto meu caro, um fraterno e afetuoso abraço, e um BEIJO EM TUA ALMA de menino e bom filho!

    ResponderExcluir
  3. Amar não será nunca apego, amar é dar liberdade para que o outros seja livre de escolher seu caminho.
    Há pessoas que por obsessão de amar tentam sufocar e isso é muito mau, tanto para um como para o outro, eu jamais deixaria que alguém tivesse por mim tal maneira de amar.
    Tenho dois filhos sempre fui uma mãe presente mas sempre lhes dei o espaço necessário para que podassem expandir-se, gostei muito do seu tema aliás assim como todos os outros, beijinhos de luz e muita paz...

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Pedro.
    Seu texto reflete algo muito precioso.
    A importância daqueles que amamos.
    Os que estão ao nosso lado, ou se foram por algum outro motivo.
    Realmente ... Com as perdas aprendemos muitas coisas, inclusive a dar valor ao que temos ao nosso redor.
    Amei cada frase sua , tão rica em conteúdos.
    *
    Mudar de casa é sempre difícil , porque vem muitas mudanças com isso né?
    Mas logo nos readaptamos e aí tudo vai se arrumando aos pouco.
    Então amanhã é teu niver? Te parabenizo desde hoje.
    Você é um rapaz muito especial e te desejo toda felicidade do mundo.

    Beijinho amigo querido.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente curti o novo visual ... incrivel como as pessoas tem esse poder umas sobre as outras, é um poder que não deverei ser para todos, mas que infelizmente. Excelente e reflexivo, gostei!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedro
    Passei para lhe deixar um abraço e aproveito para lhe desejar um Feliz Aniversário. Saúde e sucesso sempre.
    Inté.

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que eu mais gosto nos seus textos? Eles expressam 'humanidade' sabe. Hoje em dia é tão comum o 'sentimentalismo' ser desdenhado pela a maioria da sociedade que é muito bom encontrar pessoas que não tem medo de mostrar sentimentos. Ou que pelo menos, dão valor à eles. E é isso que eu encontro no seus textos.
    Eu tive que ralar muito pra aprender o valor da liberdade, e como é mais seguro manter uma pessoa ao seu lado presando isso. E se ela por um motivo ou outro for embora um dia, para não voltar mais, é porque era pra ser assim. Se ela voltar, é porque mais dia, ou menos dia, isso iria acontecer. E a distância, as vezes solidifica ainda mais sentimentos antigos. Infelizmente, as vezes é preciso perder algo para sabermos o quanto é importante. Um grande abraço Pedro, e volte sempre lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Bom Pedro, mais de um mês depois venho responder teu comentário. Teu texto fala de perdas, e como falei no meu primeiro comentário no teu blog, a caixa um dia ficará vazia.
    Quero te dizer também que aquele comentário foi tocante e surpreendente para mim também.
    Agora tenho um pedido especial pra fazer. Peço, com todo meu coração, que você veja minha última postagem. É muito importante pra mim! Assim que puder da uma passadinha lá?
    Muito obrigada, beijoss!

    ResponderExcluir
  9. Pessoas são preciosas companhias. São pessoas de idas, voltas e que permanecem pra sempre. Não é nada duvidoso dizer que sem elas não seríamos nada e nem nós.

    Pedro querido, é bom lê-lo. As mudanças são sempre boas, e ainda estar com as palavras afiadas pra nos presentear com um texto maravilhoso é melhor ainda. Continue!
    Abraço forte, Ana.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo em partes com o seu texto, você tem razão quando diz que somos passageiros, e que todos estão fadados à morte. Mas a morte é um mistério, ninguém esteve lá e voltou relatando todos os acontecimentos desse outro lado, portanto, é uma questão incerta. E nós, como seres humanos, temos nossas crenças. Eu, pessoalmente, acredito que existem coisas que não morrem, mesmo que a parte física se vá, fica na lembrança e dentro de nós um pouco daquilo que nos cabe. Sentimentos, emoções, qualidades que retiramos daqueles que nos cercam, porque você sabe, ninguém é sozinho, se somos é porque já foram antes de nós, o que diferencia é o modo pessoal de interpretação dos fatos. Enfim, como sempre os seus textos me levam a momentos de grande reflexão, gosto mesmo disso aqui.

    E lamento por ter ficado longe por um tempo, é que às vezes o tempo nos prega peças. Enfim, estava sentindo falta disso aqui.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Pedro, mesmo que a presença seja, de certa forma, ausente na nossa vida, determinada pessoa sempre permanece conosco, dentro da gente, de alguma maneira. São essas pessoas, essas nossas colunas, onde nos apoiamos que nos impulsam pra frente.
    Gostei bastante do texto, mas olha, é como você disse, não devemos confiar plenamente que alguém irá permanecer ali, do nosso lado pra sempre... porque o mundo dá voltas... mas tudo que vai, volta.

    ResponderExcluir