segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jorge e Luiza

"Eu sempre vou estar com você. Vai com Deus, eu te amo muito." Era a única frase que ainda Luiza, emocionada, conseguia ler de um bilhete deixado por Jorge, seu namorado há dois anos, deixado por ele antes de que ela pudesse partir para a tão esperada viagem para Brasília, a fim de um concurso nacional. Na noite anterior, teriam trocado algumas palavras emudecidas com um choro verdadeiro em meio a um vinho e outro. Depois de um longo abraço, Jorge teria então deixado o bilhete dentro de seu casaco. Até então, o ultimo contato havia sido ali, já que ele estava pronto para mais um dia de trabalho em sua grande multinacional. Por sua vez, Luiza com seus 23 anos havia terminado de se formar em Letras e iria correr atrás do seu sonho: lecionar. Ela sabia que dentro de si possuia uma força imensa que a puxava para fazer o bem. O casal nunca manteve brigas, sempre conseguia driblar os problemas, até mesmo o vicio incontrolavél de Jorge que Luiza odiava: o cigarro. "Quantas vezes não te falei Jorge? Isso faz mal!" E isso se repetia por inúmeras vezes. Contudo, ali, naquele momento, pouco importava se ele fumava, se ele adorava beber... o que fazia sentido para Luiza era aquele pedaço de papel que já estava encharcado por suas lágrimas e que insistia em ler e reler várias vezes. Tentou ligar para Jorge, não conseguiu. Desistiu e colocou uma foto dos dois dentro da bolsa, aquela que Jorge amava a cara dela, o sorriso, o cabelo..

Por fim, Luiza consegue sair da cidade. A viagem era longa, 26 horas de duração. Cansada, decide parar em um posto, a alguns km da sua casa. Passa a noite ali, mas não dorme pensando em tudo que pode estar acontecendo com o seu amado, pensa mesmo até em voltar. Mas não poderia.. voltar significava desistir de um sonho antigo, de sua infância que apenas ela conseguia entender mesmo o valor disso. Fechou os olhos, pediu a Deus que estivesse com Jorge. Logo pela manhã, toma um café e já, com pressa, parte para seu destino. Então, quando menos esperava apareceu uma curva e Luiza não consegue segurar o carro e bate em uma árvore, logo do lado da rodovia. Uma hora depois, sua família e Jorge são avisados do acidente e vão rapidamente ao hospital que Luiza fora transferida, graças a rapidez de um bombeiro e a gravidade de seus ferimentos. Ali, Jorge apertava a sua mão querendo passar sua vida a ela. Então Luiza é direcionada à um centro cirurgião. Estava entre a vida e a morte. Doze longas horas se passaram e o médico vem com a resposta: "Ela conseguiu reagir a cirurgia e está viva, porém, tem um problema.." Antes mesmo dele terminar, Jorge se desespera claramente: "O que aconteceu? Por favor, o que aconteceu?" Depois de pedidos de calma, o médico apenas diz: "A Luiza está viva, porém, perdeu todos os movimentos das pernas, infelizmente não conseguimos ajudar com os graves ferimentos.." Para Jorge e a família da Luiza, foi como uma facada. Não era de se esperar. Jorge se despede da família e fica por um bom tempo sentado embaixo de uma árvore, pensando e se perguntando o que deveria fazer. É então aí que se lembra do bilhete deixado no bolso do casaco de Luiza, um dia antes da viagem e volta rapidamente. Liga para seu amigo sócio de sua empresa e pede para cuidar por um tempo do patrimônio. Queria ficar o tempo todo com Luiza. Mesmo inconsciente, Jorge ainda estava ali, do lado dela. Apertava sua mão todas as horas, fincava olhares em médicos e enfermeiros para que eles cuidassem bem de sua amada.

Dez dias se passam e Luiza começa a dar seus primeiros sinais de recuperação. Acorda, fica com os olhos abertos, mas ainda não fala nada pois não consegue se expressar com as palavras. Mais alguns dias e ela percebe a situação que está e começa a chorar. Jorge percebendo a tal ação, decide perguntar: "O que foi Luiza?" Com dificuldades de falar, Luiza demoradamente responde: "Olha só como estou." Jorge, muito gentil: "Você está viva!" Luiza desmorona. "Jorge, você não deveria estar aqui, não deveria. Nem eu deveria estar viva. Olha a maneira que estou nessa cama, olha o jeito que meu rosto está, não tem cabimento você ficar com uma pessoa doente, uma pessoa que só vai trazer problemas pra você.. que você vai ter que cuidar todos os momentos, que vai ter que estar do lado em todas as horas. EU PREFERIA ESTAR MORTA! EU PREFERIA QUE AQUELE ACIDENTE TIVESSE ME MATADO. Quando eu sair daqui, terei que andar de cadeira de rodas. Que tipo de trabalho eu vou arrumar? Que tipo de coisa eu vou conseguir fazer?" Nisso, Jorge já chorando, entrega a foto que Luiza tinha deixado dentro de sua bolsa, juntamente com o resto do bilhete que só sobrava as palavras "Eu te amo muit..". "Você, por acaso, lembra disso Lú?" Nesse momento, passa-se um filme da noite anterior ao acidente em sua cabeça, dos momentos que eles se abraçaram, que riram, que foram felizes e, timidamente ela responde: "Lembro." Jorge então, direciona os olhos a ela e calmamente diz: "Pois é, foi o que me deu força. Esse bilhete apenas mostra algo que eu já saberia que teria que acontecer, exceto se a morte nos separasse. Você sofreu um acidente, mas é o seu coração que eu amo, é sua forma de agir que eu adoro, é sua forma de ficar brava comigo que me deixa ainda mais interligado em você. E tudo isso, a cada dia, me deu ainda mais força em querer te ver viva, te querer perto de mim. Eu nunca vou deixar você de lado, porque você não é um problema pra mim. Você é tudo para mim e eu não te trocaria por nada.." Luiza então, inconformada, ainda tenta: "Mas Jorge, voce é lindo, pode viver sua vida de uma maneira muito melhor com uma pessoa melhor do que eu." Jorge, calmamente continua: "Pois é, até poderia. Mas minha vida não teria sentido algum longe de você. Quanto mais eu te amo, menos tudo faz sentido para mim. A unica pessoa que ainda me inspira a viver é você." Já sem forças, Luiza o abraça como nunca havia abraçado e diz: "Eu te amo Jorge.." Após alguns instantes ouve um "Eu também Luiza, muito" como resposta e dorme, querendo que tudo isso não seja um sonho e que termine após ela acordar novamente depois de algumas horas...

ps: Bem, quis diversificar um pouco o conteúdo do blog, por isso estou postando textos, contos e poesias. Demorei alguns dias para terminas essa estória, mas a intenção é a de demonstrar o real sentido que o amor deve ter: amar outra pessoa pelo o que ela é, não apenas por sua aparência fisica. As vezes, deixamos de lado as pessoas que mais gostam de nós pra ficarmos com outras que não nos dão tanto valor assim e sofremos. O importante é só saber levar cada aprendizado de uma maneira que possa trazer o amadurecimento e assim, perceber mesmo o valor das coisas. Acho que esse foi um dos melhores textos que escrevi. Ame  como se não houvesse amanhã, pois pode ser que a pessoa que você mais ama não esteja em todos os momentos do seu lado. Uma ótima semana a todos e obrigado por todo mundo que vem comentando, vem dando ideias e sugestões para o blog. Fico muito feliz!

17 comentários:

  1. Olá Pedro
    Uma linda estória de amor incondicional. Amar é isso, estar junto em todas as situações da vida. Nos momentos alegres e tristes, é jamais abandonar a pessoa amada ante um problema. Parabéns pelo texto.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o que você escreveu pedro, continue sempre assim, estou tocendo por você! / Catarina Braga

    ResponderExcluir
  3. Pê, você não existe bffeaf. Parabéns pela sua história, parabéns pela sua mente madura, avançada e diferente das outras pessoas desse mundo, parabéns por estar ao meu lado a cada dia e aguentar todos os meus problemas comigo, me ajudando a ultrapassar cada um. Você é o melhor amigo que poderia existir na Terra, eu te amo muito, mais do que você imagina! /cibelli fernandes.

    ResponderExcluir
  4. Ih ó, colocou acidente e amor eu já fico boba. Fique surpresa quando vi esse conto por aqui, Pedro, haha. Muito bom, muito bom mesmo!
    Amor é tão lindo, é lindo sim, as pessoas que são possessivas demais e acabam estragando tudo, metem ciúmes, mentiras, falsidades no meio da história e espalham que amor dói. É que hoje em dia, as pessoas se preocupam demais com as conclusões alheias e acabam esquecendo de viver, ora ora, se o dito cujo não namora há dez anos, por exemplo é tido como encalhado ou até gay, o que não entendem é que o "ficar" não supre as necessidades que os que amam conhecem, hoje eles ficam para não serem motivo de riso, ficam por status, e onde enfiaram o amor?
    Amar sem freios, sem restrições, sem blá blá blá, amor de verão, inverno e primavera, as pessoas não entendem que é mais do que ficar junto, é bem mais, vai além disso, nos tornamos dependentes. Amar independe de aparência, simplesmente acontece. Lindo, Pedro, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Pedro! Você coloca em suas singelas palavras cada vez mais esse amor avassalador, esse amor de presença, e esse amor de sentimento verdadeiro mesmo. E nos leva a imaginar tudo isso. É gostoso quando nos invade e nos surpreende pela curiosidade da história. Gostei muito! Nem preciso dizer que eu adorei o nome da personagem né? Sorri quando vi que era "Luiza". Você é um grande menino! Eu tenho um carinho imenso por você! Estarei sempre aqui. Ótima semana pra você. Beijos, Ana!

    ResponderExcluir
  6. ...tô sentindo que por aqui
    existe um menino contista
    maduro...ou seja uma alma
    sensível e bonita apesar
    da idade.

    escrever sobre o amor é sempre
    tão prazeroso, e você os fez
    de maneira profunda.

    parabéns, querido!

    bjs

    Vivian

    http://vivi-infoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pedro,

    Pode ser chamado de amor de verdade, em todas as horas, em todos os momentos e todas as circunstâncias...amar assim é se dedicar a outra pessoa pelo sentimento mais nobre, pelo desejo de estar perto...tua história é muito bonita, com infinita dedicação.

    Não conhecia ainda esse teu lado ...e gostei muito, cada vez te admiro mais.

    beijos com carinho!
    Mariz

    ResponderExcluir
  8. Pedro, essa história além de comovente, é um fato, é uma realidade.
    Sim, este texto é um dos melhores que você já escreveu.
    Quantos casos parecidos, não presenciamos, não ouvimos, não vemos na mídia ou no boca a boca?
    Valorizemos sim quem do nosso lado está sempre a nos apoiar. Mesmo em nossas fraquezas, mesmo quando erramos, mesmo quando damos um vacilo...
    A pessoa que nos ama está sempre a nos perdoar.
    Isso meu querido, é amar mesmo! É suportar, é compreender o outro (veja o caso do Jorge e do seu vício que Luíza tanto lhe chamava a atenção)
    Isto é a pura demonstração de amor de alguém por outra. Quem AMA, cuida! Quem AMA, quer mais é estar ao lado da pessoa amada.
    Não quero dizer com isso, que devamos tolerar os erros da pessoa que amamos, ou mesmo "passar a mão em sua cabeça", quando esta comete delitos, quando esta tem atitudes levianas. Não, nada disso! Justamente por isso, creio que quem ama "puxa a orelha do outro", chama-lhe ao cerne da consciência, e não é conivente com seus erros.
    O caso do Jorge era mais banal, porém danoso. E Luíza tanto que lhe amava, que fazia Jorge entender que os vícios são prejudiciais à saúde.
    JORGE INTELIGENTEMENTE PERCEBE QUÃO PURO, VERDADEIRO E GENUÍNO ERA O AMOR DE LUÍZA PARA COM ELE, QUE NO MOMENTO MAIS CRUCIAL DA VIDA DELA, ELE VEM AO SEU SOCORRO, VEM AQUECER SEU CORAÇÃO E DAR-LHE TODO O MERECIDO AMOR, A QUEM POR ELE TANTO AMOU.
    Você fecha com chaves de ouro meu caro Pedro, este enredo dramático, porém virtuoso, que é a força do amor com suas virtudes e grandeza.
    Um fraterno abraço, um bom e harmonioso dia repleto de amor à tua volta.
    Eu também te admiro pela pessoa que é, pelo teu talento, pelo teu virtuosismo, que tão raramente encontramos entre jovens nos dias de hoje. Muito sucesso em tua trajetória.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo querido.
    Tens uma maneira única de nos encantar com tua escrita.
    Amei o texto.
    Simplesmente uma forma de mostrar, que o amor vence qualquer barreira.
    E vence mesmo meu amigo.
    Quando o amor entra na história, ela ganha rumos, asas, cor, carinho, força e vitórias.
    Pedro.
    Nem preciso dizer que me emocionei, fiquei muito sensibilizada.
    Adoro você moço.
    Um beijinho no teu coração.

    ResponderExcluir
  10. sinto sua escrita
    cada vez mais rica
    de enredos
    e sentidos

    beijos,
    do menino-homem

    fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. gosto muiitO dos seus post's.
    criatividade sobra Pedro...
    A história emociona moço.

    muitos bjs pra vc
    (nate)

    ResponderExcluir
  12. Querido Pedro, dizer que me emocionei é pouco e não condiz com as sensações que perpassaram por meu corpo em segundos. segundos esses que ainda permanecem, revirando-se em cada costela, correndo em cada veia. Soluços silenciosos entalaram-se na garganta e olhos lacrimejais ainda corriam velozes pelas linhas. E cada palavra que me invadia trazia consigo uma sucessão de amor, medo e dor, sendo que o primeiro prevaleceu, broxou como uma rosa que, mesmo despetalada continua sendo rosa...
    Ler-te causa esse espanto em descobrir!

    Sem dúvidas seus dedos escreveram o mais lindo conto...

    Com palavras sinceras, Jay.

    ResponderExcluir
  13. Moço. Olha eu aqui novamente. Por que será que voltei ao seu blog? Porque fiquei curiosa para ler outros textos seus, já que o outro que li me fez refletir bastante e me encantei com a sua forma de escrita. Quando criança eu escrevia poesias e já adolescente passei a começar a escrever histórias e contos, a criar... É tão bom, não é? Ainda mais quando conseguimos colocar uma lição na história inteira. Se todas as pessoas pensassem igual a você sobre o amor seria maravilhoso. O que mais vemos por aí é a banalização desse sentimento. São pessoas dando mais valor para a aparência do que para o sentimento. Isso me deixa tão triste, mas tão triste, que ler o seu texto e saber que existem pessoas que ainda acreditam no real significado do amor me fez ficar muito feliz.
    Também gostaria de agradecer por suas palavras em meu blog. Seus elogios foram como músicas para os meus ouvidos. Eu me senti muito bem ao ler tudo que você escreveu naquele comentário e fico contente que tenha gostado da minha primeira visita ao seu cantinho.
    Agora que o descobri, não deixarei de ler seus textos jamais. Um grande beijo e um abraço apertado (ainda mais nesse frio!), da sua leitora @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  14. Um texto emocionante, devo dizer. E acima disso, muito sensível. Eu vi nessas linhas a descrição exata da real essência do amor incondicional. Lindo mesmo.

    E como sempre os seus textos têm sempre algo importante a transmitir; uma mensagem bonita para não mais esquecer. É muito bom vir aqui e levar um pouco desses encantos que os seus textos apresentam. ^^

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  15. Com enorme carinho
    agradeço de coração por compartilhar
    momentos tão agradaveis e tão importantes para mim.
    Certamente vera essa mensagem em outros blogs
    mais isso é tudo que posso fazer hoje.
    E jamais vou deixar de agradecer a bondade
    de estar sempre no meu blog acariciando meu corção.
    Agradeço e reconheço que Deus nunca nos deixa sozinho.
    Um beijo no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  16. Menino voce escreve demais! Meio queixo caiu... Parabens, pelo seu talento. Lindo esse textos e os outras mais ainda! Aproveitando o momento, tenho um blog o cigarrethe.blogspot.com e estou montando uma equipe gostaria mesmo que fizesse parte, postar uma vez na semana ou duas, não sei. Olha como não tem seu contato passa lá e deixe algum e-mail para mim te explicar. Bem, desde já agradeço a atençao e a essas palavras que fizeram meu dia acabar melhor! amei ♥

    ResponderExcluir
  17. Querido amigo,

    Há quem diga que o amor a tudo supera. Eu acredito:)

    Bjs!!

    ResponderExcluir