segunda-feira, 11 de julho de 2011

Até onde ir por um sonho?

Sonho: 1. Sequência de fenômenos psíquicos (imagens, atos, ideias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono. 2. Aquilo com o que se sonha. 3. Fantasia, ilusão. 4. Desejo, aspiração. 5. Bolinho leve, frito, feito com farinha, leite e ovos. - Dicionário Aurélio (2000)

Qual é o significado pra você de um sonho? Talvez possa até ser algo que você somente tem quando sonha, aliás essa é a definição de um grande e renomado dicionário de verbos e palavras da Lingua Portuguesa. E como explicar o que a Lingua, a Ciência não consegue? Você iria dizer que são coisas da sua cabeça sem ao menos ver que tudo isso que não tem explicação em dicionário, enciclopédias está acontecendo gradativamente na sua vida? Complicado, não acha?
Hoje, antes de escrever isso, perguntei ao meu pai sobre o que eu deveria escrever. Logo, ele disse: "Pedro, escreve sobre sonhos. É bom esse assunto". Vieram várias etapas da minha vida na quais eu sonhei, sonhei, sonhei ... mas ai caiu naquela: sonhar não é pecado, porém, pra se conseguir um sonho tem que ser perseverante, saber que aquilo que se quer pode não ser fácil, só que desistir não será a solução pra você conseguir ou modificar algo. A desistência nunca trouxe e nunca vai trazer a vitória.
Talvez, seus sonhos estejam o mais perto de você quanto parecem. O seu objetivo que lhe parecia estar distante, dificil, complicado; está do seu lado e você opta por não receber esse bem, por medo, por confusão, por indecisão. Você quer algo e tira os olhos disso, abrindo sua mente a pensar em consequências que ter algo pode trazer à você. Sheakespeare sempre comparava sonhos à objetivos .. a realidade dele era muito complexa e sentimentos eram muito unidos. Como explicar uma realidade de uma pessoa que sonha e que coloca isso à ver das pessoas, mas que, não é como Sheakespeare que vai e mostra como se alcançar o que se quer?
Você já refletiu sobre o que você realmente deseja? Ou você está numa realidade, é diretamente obrigado a viver com ela e não sabe o que quer? Como você pode exigir algo de alguém sem saber o que quer? Sem saber que seus sonhos, seus objetivos e tudo pode estar mais perto de você do quanto você imagina, mas só não aconteceu ainda porque você não quis que isso acontecesse.
É dificil imaginar uma pessoa sem sonhos. Só que eu julgo mais dificil viver com alguém que não sabe quais são seus objetivos. Uma pessoa assim vive sem rumo, sem saber pra onde olhar, quem buscar, quem pedir ajuda e como se ajudar. A pessoa acaba tendo uma visão muiiiito aberta sobre algo e esquece da resposta que estava procurando pro seu problema. A maioria das pessoas sabe sonhar, mas não sabe que um sonho pra se tornar realidade e não ser mais uma definição de dicionário, depende somente dela. E por mais que outras pessoas tentem a ajudar, a ajuda não é suficiente, pois , podemos ter amigos, pessoas que nos amam, mas se nós não optarmos por ir atrás dos nossos sonhos, nunca saberemos o que é vencer e falar: " Eu consegui, eu fui atrás, me tornei vencedor e me orgulho demais por isso ".
Já falei em outros textos e retorno a falar. Vida é uma só, não vale a pena viver sem ter o que buscar, sem saber o que quer. Quando vivemos assim, acabamos interfirindo na vida de outras pessoas que se preocupam com a gente e querem ver o nosso bem. Nós construímos a nossa vida, porém, não é só questão de querer. Pra se ter algo, tem que ser com luta, persistência e perseverança. A vitória pode não vir de imediato, mas só saberá o sabor de uma quem lutar até o fim. Não desista daquilo que você quer.

17 comentários:

  1. Sonho: os melhores momentos da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Pedro meu querido.
    Caminho por seu texto maravilhada!
    É um texto centrado, cheio conteúdos interessantes.
    Sonhar é algo que sempre me fascinou, e os meus sonhos eu sempre fui à luta para realizar.
    O primeiro deles era ir à escola.
    E sabe? Parece que ao conseguir este, os outros se tornaram fáceis.
    Tudo que há amor no meio é realizável.

    Um abraço.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Pedro, sabemmos que os sonhos são derivações de nossos anseios, da vida que levamos, das nossas dificuldades...
    Digo pra voce sem sombra de dúvidas, que o fator psicólgico nos leva muita das vezes a sonhar com aquilo que mais almejamos. Isto é fato.
    Logicamente, que ao tentarmos realizar um desejo, equivale a um sonho dentro de uma "utopia".
    Digo utopia, porque há tantas coisas que gostaríamos de ter... Seja ganhar na mega sena, seja ter um carro importado de última geração, seja ter uma casa confortável...
    São inúmeros desejos...
    Penso que o verdadeiro sonho, independente se vai ou não acontecer dentro dos alvos que citei, é TENTAR!!
    Por exemplo, TENTAR PASSAR NUM CONCURSO PÚBLICO.
    Sabemos que hoje em dia, essa fatia no mercado de trabalho está ao alcance de todos.
    Mas sabemos que a concorrencia é mega grandiosa.
    Mas sonho com isso! Então vou TENTAR!
    BEM, FIZ A PROVA, PORÉM NÃO PASSEI, OU FIQUEI NUMA CLASSIFICAÇÃO BEEEMMM LONGE...
    Sou VENCEDOR E REALIZEI O SONHO!
    Porque?
    -TENTEI!!
    Pedro, acho que a essencia de um sonho é isso...
    Como diz o Paulo Coelho, quando voce deseja ardentemente algo e luta por ele, até o universo conspira a seu favor.
    Então, um afetuoso abraço, e que os seus, os meus, os nossos sonhos venham ser realizados.

    ResponderExcluir
  4. Sonhar é o combustível que move o homem.
    Seu blog é profundo, seus textos são reflexivos e maduros.
    Ficarei por aqui, estou a seguir!
    Volto sempre que puder

    Também tenho tenho um cantinho:
    www.misturadinamica.blogspot.com
    Você será muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  5. Querido Pedro,

    Sonhar faz parte do ser humano, como o ar q se respira, acho q uma pessoa sem sonhos é vazia o suficiente para deixar a vida passar sem ter algum objetivo, o q a torna frustrada.

    Vc sempre com textos ótimos, com uma visão clara da realidade. Adoro te ler.

    beijos com carinho,
    Mariz

    ResponderExcluir
  6. Pena que o sonho
    não seja realidade...
    mais um dia desses quem sabe

    bjsss pedro
    (tem coisa nova lá rs)
    (nate)

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, ganhei muito vindo até aqui neste dia. O admiro, admiro sua maturidade, sua postura, sua posição. Muito bom seu texto, por várias vezes me ví diante de dúvidas e interrogações e precisei tomar decisões antes que a vida fizesse isso por mim. É uma pena que, como dissestes muito bem, a maioria das pessoas apenas sabem sonhar, ainda não compreenderam que para um sonho se realizar, depende unicamente delas dissidirem isso. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Sempre acreditei que sonhar seria a forma mais humana que temos de fugir da realidade. Mas, como contraposição, também acredito que para se manter um sonho e para se chegar a sua face final e satisfatória nos é necessário muita coragem, dedicação e força para lutar, muitas vezes essa luta implica em ser contra nós mesmos.
    O importante é saber o que o nosso sonho significa para gente, se for algo que venha realmente de dentro, mesmo que ilógico para a cabeça, o coração faz valer a pena.

    Seus textos, como sempre, me fazem ver anjos através do espelho humano...

    Beijos carinhosos de sua fiel leitora!

    ResponderExcluir
  9. Seus textos faz com que as pessoas reflitam sobre qualquer coisa boba, mas que realmente importa depois de pensar bem sobre o assunto. Como por exemplo os sonhos, citado nesse texto, temos que definir o que vale a pena correr atrás mesmo. "Talvez, seus sonhos estejam o mais perto de você quanto parecem." Gostei dessa frase, dá um certo incentivo á quem já estava desistindo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Os nossos desejos nos movem; faz-nos ser quem somos. E quando quiser saber muito sobre uma pessoa, apenas pergunte sobre suas aspirações, e o que ela seria capaz de fazer até chegar lá.
    E Pedrinho, esse assunto é mesmo muito extenso, abraça tantas coisas ao mesmo tempo, e você consegue simplificar, dizer muito em não muitas palavras. Eu, por exemplo, escreveria um texto enorme sobre sonhos, iria do início deles até os motivos que levam uma pessoa a desistir de seu desejo. E com certeza falaria sobre aqueles sonhos que temos enquanto dormimos, ah, esses me fascinam. Mas enfim, tenho essa mania de escrever muito, e levar tudo sempre muito adiante. Fico contente em ler seus textos, por você conseguir transmitir muito sem precisar de tantas palavras.
    E sabe uma coisa interessante que vejo em algumas discussões? Pessoas que desistem de sonhos por amar. Pessoas que abrem mão de muitos desejos por estarem com outra, e por essa outra se tornar de tal importância a ponto de fazermos esse tipo de coisa. Vejo gente discordando, dizendo que jamais abriria mão de seus desejos por amar. E vejo outras que desistem, e são felizes. É tudo questão de escolha. De sabermos o que é realmente importante em nossa vida. E se vale a pena ou não.
    Vou ficando por aqui, antes que o comentário fique maior que o seu texto. (hauauahuhauha)

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. É como se nossos sonhos nos alimentasse, como se nos movessemos. Sonhos e conquistas andando junto. Interessante o que você citou sobre pessoas que não tem objetivos. É basicamente assim que algumas pessoas se vem diante de seus sonhos. Persistir seria a palavra certa pra todos nós. Assim saberiamos até onde ir por um sonho!

    "A vitória pode não vir de imediato, mas só saberá o sabor de uma quem lutar até o fim. Não desista daquilo que você quer."

    Pedro lindo, ótimo seu texto! Suas palavras forão inteligente, muito bem colocada e um texto sensibilizado pela sua forma linda de escrever. Continue assim!
    Beijo, Ana.

    ResponderExcluir
  12. O blog “É O MENINO HOMEM?” vai comemorar o 3º aniversário e convidado especial é VOCÊ! Convido-te a participar do Blogagem Coletiva: “MINHAS PRIMEIRAS LEITURAS”, que acontecerá neste domingo (17 de Julho), com a intenção de promover um interessante diálogo sobre as iniciais experiências no universo encantado das palavras... Não deixe de conferir e rememorar momentos tão inesquecíveis! Confirme sua presença no meu blog e veja o regulamento para a postagem.

    Um beijo,
    do MENINO-HOMEM

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Sobre sonhar...
    Eu vou desabafar um pouquinho aqui, já que você falou sobre esse assunto, tudo bem?
    Eu acho tão fantástico esse negócio de sonhar, digo, o sonhar que acontece enquanto a gente dorme, é tão incrível não? Sei lá, devo ser somente eu e minhas mirabolâncias, mas nós vivemos coisas na nossa mente involuntariamente quando nem ao menos estamos acordados, cientes. Acho simplesmente mágico! Mas deixemos isso para lá.
    Agora sobre o sonhar, aquele desejar com todas as forças e garras possíveis e impossíveis, esse coloca os que se determinam para frente, esse às vezes quebra barreiras, proporciona sorrisos e às vezes lágrimas, ou de felicidade ou de tristeza, talvez por quem não o alcançou.
    Mas esse é tão importante, é como se nos motivasse a agir, é uma verdadeira prova de resistência, até onde vamos por ele? O que fazemos para alcançá-lo? Será que nos sastifaz? É um lutar pelo que queremos, é simplesmente encorajador, indispensável.
    Você mais uma vez nos colocando para pensar né não Pedro? Eu adoro isso aqui e já virou uma característica linda sua! Sabes que adoro teus escritos e sempre saio daqui com umas questões na cabeça. Adorei, Pedro, te cuida. :*

    ResponderExcluir
  14. Olá, Pedro.

    De fato, é necessário ter clareza naquilo que realmente queremos.

    Os sonhos (no sentido de querer muito alguma coisa), geralmente são bem definidos na nossa mente. Mas é preciso, também, transformá-los em metas, pois sonhar por sonhar não nos conduz às suas realizações. Sonhos só são concretizados quando são transformados em metas, projetos de vida.

    Abraços, Pedro, e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Digo o que Fernando Pessoa já disse " tudo vale a pena quando a alma não é pequena", então vale a pena correr atrás de algo que queira mesmo que isso demore. Todo esforço na minha opinião vale, mas é importante não passar por cima de pessoas para consegui o que quer, cada um tem seu topo.

    Não sei se vc gosta de responder desafios, mas te indiquei em um lá no meu blog, se não gostar de responder tudo.
    Beijo e boa semana Pedro (:

    ResponderExcluir
  16. Pedro! Novamente vejo-me encantada com mais um escrito seu. É incrível como você consegue falar sobre assuntos conhecidos, mas de uma forma que o texto fica com o seu jeitinho expresso nele.
    Sonhos... Sonhos, ah, tenho para mim que quem não sonha não sabe o que é viver realmente a vida. Há quem diga que sonhar é um ato de pessoas fracas, mas eu digo ao contrário: fraco é quem não consegue sonhar. Os nossos sonhos fazem com que conhecemos nossas fraquezas e nossos medos. Fazem a gente aprender a enfrentar os medos que afligem a nossa mente.
    Mas sim, é somente com persistência que se alcança um sonho. Mesmo quando tudo parece estar confuso, é preciso ser persistente e ir atrás do que se quer. Mas devemos ficar ciente de uma coisa: por mais importante que seja o nosso sonho, devemos alcançá-lo através de nossos esforços próprios, entretanto sem passar por cima dos sonhos de outras pessoas.
    Novamente, eu repito: lindo. Você é uma pessoa maravilhosa que eu estou tendo a oportunidade de conhecer. Sua forma de escrever me encanta e eu admiro o modo como você consegue cativar tantos leitores. Tens um jeito próprio de se interessar pelos escritos que lê e sabe muito bem como demonstrar isso. Não perca isso, moço! Eu esperarei ansiosa pelo o próximo texto que escrever. Um beijo grande e um abraço bem apertado, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  17. adorei o texto que você escreveu e concordo com você.
    Precisamos ter objetivos, focar em algo.
    Se não a vida perde a graça, o sentido.
    E não há coisa melhor do que vermos os nossos sonhos alcançados.

    ResponderExcluir