terça-feira, 14 de junho de 2011

E quanto ao amor?

E o que dizer quando o caminho para o seu coração é descoberto? Sempre soube que existia um tanto de você em mim, só não sabia o quanto.

Amor e vida. A principio, duas palavras diferentes na escrita e distintas ao ver da língua portuguesa, em significado também. Entretanto, destaco que a base de pensamentos desse texto irá se voltar a nada mais e nada menos do que minhas singelas emoções, caracterizando assim uma enorme diferença do que é perceptível a razão de muitas pessoas. Queria pedir então, simplesmente, que a porta do coração de você, que lê, esteja aberta, fazendo com que as palavras marquem como cicatrizes boas. Amar e viver são duas coisas diferentes, mas não há vida sem amor. Pra existir vida tem que se existir o amor verdadeiro que, hoje em dia, é desconhecido. É desconhecido pois o que se vê apenas é sentimento sem sentir. O sentimento sem sentir, em questão, é o que muita gente chama de fingir. Fingir sentir algo por alguém, para apenas conquistar e depois de um tempo, como se fosse uma folha caindo de árvore em plena primaveira, ir-se. Atualmente, hoje em dia tudo é muito comprado, essa é a verdade. A partir do momento que as pessoas conseguirem enxergarem beleza através dos atos e não por características exteriores, o mundo será bem diferente. 

E o que vem a ser o amor? Bem, pode ser muitas coisas, dependendo apenas da pessoa que ama. Para um pai, pode ser os filhos e a esposa; para um jornalista, a palavra; para o escritor, seu texto; para o poeta, sua poesia; a um cristão, Deus e o que dizer dos bilhões de esteriotipos de pessoas que existem no mundo? Na verdade, a grande questão é que amar é a maior infinidade que pode existir. O amor é um sentimento maravilhoso que começa menor do que um grão de mostarda e quando cresce, consegue resplandecer o que ninguém pode explicar. Amor é acordar todos os dias imaginando como a outra pessoa está, é dar carinho, saber aconselhar, saber a hora e o momento certo de estender uma mão, dar um abraço e mostrar que está do lado; amor é o que faz o menino ligar para a menina nem que seja 3 horas da manhã, para apenas ouvir a voz dela e dizer que ela é especial; é o sentimento lindo que faz a menina ir contra seus pais para poder ficar perto do cara e mesmo que a distância de suas casas os separem, exista ainda a serenidade de um pensamento tão maravilhoso que a faz passar o dia inteiro pensando no menino amado.. Amor é o que movia o coração de muitas pessoas que deram a sua vida por quem eles gostavam, é o que iluminou a cabeça de muitos poetas enquanto passavam noites  sem saber o que escrever. Amor é o que dá esperança à muitas mães que não tem o que dar aos seus filhos para comer, é o que faz algumas (poucas) pessoas se ajudarem com o pouco que tem.  Amor é o sentimento que faz duas pessoas se tornarem uma, para viver e aceitar diferenças e assim crescer e amadurecer juntos; é o que o Apóstolo Paulo pregou em toda sua vida e, resumidamente, é tudo que falta no mundo. Infelizmente.

Uma palavra de apenas quatro letras que pode transformar tristeza em alegria, choro em sorriso e desespero em carinho. Uma expressão que, quando dita verdadeiramente, transforma vidas, inunda corações e dá esperança à quem não tem nenhum motivo para acreditar. 



O amor está entrando em extinção. A cada dia que se passa, as pessoas tem sido vendidas ao seu trabalho (e muitas outras coisas do dia a dia) que acabam as fazendo esquecer do real sentido que a palavra tem. É preciso saber amar. É preciso saber expressar cada entrelinha de um sentimento tão lindo, porque pode se tornar, em questão de segundos, a pior penitência de alguém. Uma pessoa que ama de verdade não tem sentido, não tem controle. Simplesmente ama. E antes de fazer alguém sofrer, por favor, pense. Você pode ser o próximo coração ferido e o mundo não pára para você consertar os pedaços do seu coração. Nunca deixe de amar, amor é vida. Não deixe que ele se transforme na tristeza de alguém que não merece. 
 E como domingo  foi o dia dos namorados, você que tem alguém do seu lado, dê valor.  As vezes, por estar a um certo tempo com alguém, pensamos que esse alguém nunca vai morrer ou nunca vai nos deixar. Mas,a vida é um terreno que não é capaz de definir o destino para nós, então ame enquanto pode, faça tudo o que for possível hoje. Muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar. O maior presente não é aquilo que se compra e sim, aquilo que se demonstra todos os dias através de suas ações.


Feliz dia dos Namorados.

___.
Na verdade, queria escrever um texto em alusão ao dia dos namorados, mas em todo caso, acho que consegui um pouco falar a respeito do amor que falta hoje em dia no mundo. Creio eu que foi um dos textos mais dificeis que escrevi, até porque fala sobre um assunto super complicado, mas deixei meu ponto de vista. Uma ótima semana a todos.

19 comentários:

  1. tipo insanO...vc!
    ^^

    post 10 moço
    meus bjs
    (nate)

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro
    Li o seu texto de coração aberto. O amor é o mais nobre dos sentimentos, e onde ele existir, existirá a solidariedade. Não acredito que esteja em extinção, acho que está passando por transformações, mas ainda existe muitas pessoas dispostas a dar e receber amor.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Pedro!! Finalizou com toda razão e sabedoria! Belíssimo e apropriado texto!

    []s

    ResponderExcluir
  4. O que é amor na verdade? Eu não encontrei definição ainda, mas é bom senti-lo. Seu texto foi muito sensível ao tratar do assunto, mas entre amor e amores, o melhor é viver os dois!

    Ótima semana Pedrão!

    ResponderExcluir
  5. Pedro, amigo,

    Nunca é demais repetir aquele velho refrão: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...". Verdade, verdade, verdade..........

    Bjs e excelente semana pra vc!!

    ResponderExcluir
  6. A amizade, nasce e cresce como flor,
    mas para ela viver,devemos cultivar com amor.
    Rega-la a cada amanhecer.
    Manter a sinceridade sempre
    Não quero sua amizade por um
    unico Dia.
    E sim para toda vida.
    Depois da flor vem a semente.
    Vamos planta-la.
    Nossa amizade enraizada.
    Até o fim da nossa jornada.
    beijos meus,Evanir.

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto Pedro!!
    Adorei
    Em todo o amor há uma flor que nasce nos jardins dos nossos corações e enfeitam os canteiros de nossas vidas e que floresce o ano inteiro.
    Amar é fazer da lua uma musa de amor. É fazer do vento um mensageiro de carinho.
    É fazer da noite um labirinto de saudades.
    Amar é sentir um instante de saudades.
    É sentir um segundo de ciúmes.
    Amor as vezes é ficar em silencio.

    Beijos moço.

    ResponderExcluir
  8. Querido Pedro, eu não queria que fosse assim e quem queria? Acredito que todos nós vivemos em busca de alguém que nos ame de verdade, o problema é que buscamos nos outros aquilo que não oferecemos. A mulher joga a culpa no homem, diz que ele não presta e lá vai ela pro baile funk beijar o primeiro que aparece na frente. O homem joga a culpa na mulher, porque ela fala demais, reclama de mais. Acho que o amor foi diminuído, as pessoas se esqueceram dele e agora só encontram felicidade em coisas fúteis.
    Eles ainda querem o amor, só não querem se sacrificar por ele. Estão cômodos nesse mundo de prazeres carnais...

    Um texto argumentativo muito bem escrito. Suas palavras me fazem muito bem!
    Convido-te a visitar meu segundo blog, nele as postagens são feitas por alunos do primeiro período de Letras Vernáculas.
    http://www.vinteeduasletras.blogspot.com/

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Saiba Pedro: Amei o texto inteiro.
    Amor... Sentimento tão gigante.
    Mas alguns o tornam quase insignificante no jeito de acarinhar esse sentir.
    No entanto nunca se extinguirá, justamente por ser tão nobre e ter uma força invencível.
    Amar alguém é dividir todo nosso conteúdo com ele, seja alegria, tristeza, amizade, carinho.
    O que o amor precisa, é ser menos julgado e mais amado.
    Ser mais e não importa se vir pouco daquele lado que a gente idealizou muito.
    O que se precisa ter a certeza é que cada um de nós tem a capacidade de sentir amor, amar e fazer a diferença nesse compartilhar.
    Você é uma pessoa maravilhosa e um belo escritor.
    Parabéns meu querido.
    Te admiro muito.
    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Pedro querido,

    Amor é um sentimento maravilhoso qdo compartilhado, qdo há cumplicidade e valor q o tornam muito especial, não sei se está se extinguindo ou se as pessoas estão deixando de acreditar nele, por haverem encontrado fatores q o tornaram desacreditáveis.
    Tb há o fato de amar e não sentir, dizer por dizer, o q contribui muito para a banalização.
    Particularmente, o amor está acima de tudo, pois tudo é realizado por amor, a nossa vida é comandada pelo amor, apenas muitos o deturpam, há pessoas q não o demonstram com atos, mas dizem sentir, não acredito nesse tipo de sentimento, pois as ações é q provam sua real existência.
    Atráves do amor encontramos a verdadeira felicidade de existir, não importa de q maneira seja.

    ***

    Obrigada pelo recadinho q vc me deixou e quero q saiba q tocou meu coração de um jeitinho especial, como só vc sabe fazer, estou bem, acredite...só quero agradecer do fundo do coração por ter encontrado uma pessoa maravilhosa com sentimetos puros.

    um grande beijo...com carinho!

    Mariz

    Ah...muito bom saber q posso contar com vc.

    ResponderExcluir
  11. Pedrinho querido, esse seu coração deve ser sempre bem cuidado e principalmente por vc, pq ele é msm de ouro.
    Pedro em sua peregrinação e dedicação a fé descobriu que o maior sentimento é exatamente o amor. Só o amor ama, pacifica, cura, respeita, cre, partilha e por aí vai.
    O ser humano não é tão bonito, pq é imperfeito, mas jamais devemos desistir dele e, mt mais ainda, do amor.
    Escreva sempre!
    Bj grande e linda semana
    P.S. Obrigada pelo comentário. Fiquei mt feliz.

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo texto, Pedro. O mundo precisa mais disso, de pessoas de alma e coração! Você expressou muito bem os dias de hoje, o amor de verdade está cada vez mais escasso, é preciso valorizar o pouco que ainda nos restam!

    Uma ótima tarde.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. "As vezes, por estar a um certo tempo com alguém, pensamos que esse alguém nunca vai morrer ou nunca vai nos deixar. Mas,a vida é um terreno que não é capaz de definir o destino para nós, então ame enquanto pode, faça tudo o que for possível hoje"

    PEDRO, ESTE TEMA REALMENTE É COMPLICADO PORQUE FALAR DE AMOR, ENVOLVE UMA SÉRIE DE SITUAÇÕES.
    MAS ESTA PARTE QUE SELECIONEI FOI DE UMA FELICIDADE MUITO GRANDE!
    VALORIZEMOS QUEM ESTÁ DO NOSSO LADO, PORQUE A VIDA PREGA PEÇAS, E SE NÃO TIVERMOS AO LADO UM ESTEIO, UMA COLUNA, UM AMPARO BASEADO E FUNDADO EM PURO AMOR, SUCUMBIREMOS COM CERTEZA.
    VALORIZEMOS SIM. AMEMOS E CUIDEMOS DE QUEM NOS AMA.
    UM FRATERNO ABRAÇO, FELICIDADES EM TEUS CAMINHOS.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Pedro. Bem, primeiramente é claro que você não me conhece. Cheguei ao seu blog vasculhando esse mundo onde escritores amadores se encontram, o nosso querido blogger.
    Li seu texto, como foi pedido, de coração aberto. E concordei em grande parte. Falta amor, falta amor de verdade no mundo. E não é só o amor de homem e mulher. Falta amor entre todas as pessoas do mundo. Eu sei o quanto dói perder alguém sem ter tido tudo que sentia por aquela pessoa, porque já perdi uma madrinha muito querida. Desde lá eu aprendi essa lição. Amor de verdade é raro hoje em dia. O que a gente vê são pessoas trocando de namorado de meses em meses e mais nada. Tenho medo do futuro, de como tudo será se continuar nesse rumo.
    E quanto ao texto, gostaria de finalizar a minha opinião com uma frase que Renato Russo citou:
    ''Sem amor, eu não seria.''
    Enfim, gostaria de dizer que adorei o seu blog e o modo como você escreve. Aparecerei por mais vezes aqui.
    Um beijo, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  15. Amigo, mais uma vez me emociono aqui ao ler tuas sábias e sempre reflexivas palavras...
    Seu texto é de uma riqueza sem tamanho!
    Aplausos mil a ti!!!

    Querido, tem prêmios aguardando por você lá no meu cantinho, viu? Vá buscá-los...

    Deixo carinhos e beijos pra ti.
    Suelzy

    ResponderExcluir
  16. Olá Pedro! Estive passando por alguns blogs e encontrei o seu. Me deparei com esse maravilhoso texto. Por onde vamos muitas pessoas tentam explicar o amor, e cada um explica de forma diferente. Mais você deixou bem claro a falta de amor em muitas pessoas. Tá faltando saber o que é amar. Muitas pessoas só acham que existir pra alguém, ferir um coração é comum. E que um eu te amo hoje é como um bom dia. O amor é complicado, mais ele é tão gostoso quando é sentido de verdade. E o amor move qualquer coisa, e a melhor coisa é sorrir quando se ama demais. Adorei tudo por aqui! Voltarei sempre. Beijos!

    http://analuizacabrall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. E a contradição sempre se evidencia nesse nosso mundo de poucos e de muitos. O amor, bem, acho que você conseguiu expressar o seu ponto de vista de maneira magistral, até porque, pelo menos para mim, falar sobre esse sentimento é uma tarefa super difícil, já que em tantas situações o amor cabe. E amar é isso mesmo, não tem sentido tangínvel, e nem deve ter, pelo contrário, a sua essência é modificada.
    E Pedrinho, em nosso mundo, há coisas extremamentes ruins, mas há coisas boas também, aliás, esses sentimentos sem explicação, quase divinos, acredito que não fazem parte desse mundo, passam por aqui para deixar o mundo menos humano e mais ser.
    E é muito bom mesmo vir aqui e ler essas palavras que expressam, compartilham, e causam profundas reflexões.
    Parabéns por mais um maravilhoso texto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Que lindo, gostei muito.

    Otimo final de semana.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Hey Pedro!
    Antes de mais quero pedir desculpa pela minha ausência aqui pelo Blog!* Não tenho andado com muita inspiração :/ Tenho sido também uma má seguidora, e peço imensas desculpas por isso!
    Quanto a este teu post. Amei. O que deveria ser dito, aqui está!
    Concordo com tudo o que referiste.
    "O amor está entrando em extinção. A cada dia que se passa, as pessoas tem sido vendidas ao seu trabalho (e muitas outras coisas do dia a dia) que acabam as fazendo esquecer do real sentido que a palavra tem. É preciso saber amar. É preciso saber expressar cada entrelinha de um sentimento tão lindo, porque pode se tornar, em questão de segundos, a pior penitência de alguém." . Acho que as pessoas não são apenas vendidas ao trabalho, há outras pessoas que apenas se querem divertir com o amor dos outros. Não têm consideração pelos sentimentos de quem sabe o que é amar!
    Óptima semana para ti! Beijinhos

    ResponderExcluir