segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aprender, cair e tentar..

" A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação.
Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola."
 
(Albert Einstein)   

No momento em que a palavra "aprendizado" é colocada em questão, acredito que o primeiro pensamento que vem na cabeça de muitas pessoas é a idealização da frase dada acima por Albert Einstein, um dos maiores cientistas da história, ou seja, faz uma alusão direta a imagem de uma criança estudando ou até mesmo aprendendo a escrever. Não desmereço a tal forma, pois está relacionada a uma forma de aprender. Através de livros e de ensinamentos passados por um professor, acaba-se chegando até um determinado ponto que considera o aluno apto a passar de série através de provas feitas durante todo o tempo letivo. Portanto, aprender está totalmente relacionado com o conhecimento mental. 

Em outro modo, a vertente que queria destacar não é o aprendizado decorrente de ensino, livros ou professores. Pode até ser que mais tarde, possa haver uma certa ligação figurada entre os aspectos, indiretamente. Mas não será diretamente ligada ao setor de ensino. Então, para não se alongar o assunto e ficar algo chato, o importante mesmo é: A vida é um eterno aprendizado. Em todos os momentos, em todas as horas, perante diversas situações díficeis ou até mesmo fáceis em nossa caminhada, aprendemos. Aprendemos com erros, decepções, ilusões e tristezas. Cada situação se encarrega de mostrar diversos angulos de um mesmo aprendizado e, que mais tarde, se torna um conhecimento ou pode ser considerado um amadurecimento.Todos os relacionamentos com as pessoas deixam marcas de aprendizado. Por mais que exista um final triste, ao decorrer do namoro e da amizade, é possível aprender diversas coisas com as pessoas. E em tudo é assim: com pais, amigos, namorados, noivos e até mesmo esposos e filhos. Só não aprende aquele que morre, pois o conhecimento é algo infindável. Não há barreiras que delimitem a influência do conhecimento e do aprendizado na vida do ser.

Você cai, mas decide se vai levantar ou não. O mundo continua e nem sempre a vida vai dar o tempo necessário para se levantar. Estamos em constante mudança e se não mudarmos com o meio, estaremos cada vez mais distantes do nosso objetivo. Costumo falar que a vida é um jogo, porém, quem faz as regras não somos nós. Na maioria das vezes, não concordaremos com diversas coisas, contudo, isso não será suficiente para fazer com que a mudança exista. Se não percerbermos o valor real das coisas, deixaremos o MUITO que nos faz bem de lado, infelizmente. Então viva. Perceba tudo aquilo que tem valor e faz sentido. Nada é por acaso.

21 comentários:

  1. Opa!...
    moÇo bom esse..
    lindas palavras,a vida
    ensina... melhor escola

    meusbjs
    (nate)

    ResponderExcluir
  2. A queda sempre nos faz evoluir e aprender cada vez mais!! Cabe a cada um saber se levantar e seguir em frente...sem tem medo do que pode acontecer!!!
    Beijão, Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro
    "A maior e melhor escola, é a escola da vida". É nele que aprendemos a viver, com nossos erros e acertos, caindo e levantando, mas sempre continuando nosso aprendizado.
    Obs: seu Chorinthians, arrasou ontem, parabéns rsrsrs
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Pedro.
    É incrível, como fico admirando teu jeito de escrever sobre coisas tão marcantes.
    Sabe? Viver é um aprendizado bonito e doloroso, mas se a gente souber analisar, aprendemos mesmo.
    Mas há aqueles que ficam esperando que os outros resolvam por ele e aí fica difícil.
    Eu diria que a vida é uma lição e que por isso mesmo precisamos medir cada ato. Saber solucionar o problema é complicado ás vezes até na maioria, mas a solução aparece.
    Obrigada por tua visita.
    Adoro quando vais.
    Seria muito bom mesmo se te encontrasse, como aconteceu com a Roberta, iríamos conversar sobre muitas coisas.
    E com certeza Felipe iria amar apertar tua mão.
    E eu te dar um abraço.

    Beijinho amado.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Clássica: a maior e melhor escola é realmente a vida. Pedro, belas palavras ;)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não poderias ter dito Melhor Pedro.
    Eu adoro cada vez mais este teu cantinho!
    Como Denis Waitley diz : "A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta!"
    Adorei o seu post **
    Beijo. Bom resto de semana! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Pedro,

    Inicialmente, peço-lhe desculpas por utilizar a caixa de comentários para não comentar este texto especificamente. Mas voltarei, pois gostei muito do conteúdo dos seus posts.

    Bom, quero agradecer-lhe pelos comentários que deixou no meu blog. Contribuiu bastante para o debate sobre a atual Igreja Evangélica.

    Ao ver seu perfil no Blogger, me surpreendi quando vi sua idade. Não que um jovem de 18 anos não tenha capacidade de produzir coisas pensantes, de qualidade, como vistas aqui no seu blog. Mas é que, infelizmente, no nosso País isto não tão comum. E como professor, isso me orgulha bastante.

    Agradeço-lhe ainda por me seguir. Estou seguindo você também, mas não por simples retribuição, mas porque quero, de fato, acompanhar seu blog.

    Abração e ótima terça-feira.

    ResponderExcluir
  9. A vida é nosso melhor aprendizado, concordo com vc, as pessoas nos ensinam muito e com elas somos levados a crescer ou amadurecer.
    Admiro muito vc, pelo jeito q se expressa, pela pureza q transmite esse coração.

    um grande beijo!
    com carinho,
    Mariz

    ResponderExcluir
  10. Pedro, quando disse certa vez que você é um jovem que tem uma sapiência de um homem maduro, não o disse à toa.
    Reflitamos sobre o texto. Estamos de fato num eterno aprendizado. Vivemos ao longo desta jornada sempre aprendendo com algo ou alguém.
    Mas para que este aprendizado seja aproveitado em prol de um bem, é preciso que tenhamos a humildade para que no momento da decepção, da dor, da vergonha, da aflição, da alegria, do revés ou do medo, saibamos nos levantar e consertar aquilo que nos feriu, para que possamos evoluir um pouco mais neste plano.
    Devemos aprender inclusive nos momentos de empolgação, quando nos deixamos levar por um emocionalismo que pode ser fatal.
    É como quando um jogador egoísta que no auge da fama, corre em direção ao gol, e por não ter humildade em passar a bola para seu companheiro, seu time acaba perdendo um título.
    Acho que é por aí, não é Pedro?
    Deixo para ti como apreço por este post, um poema que escrevi alusivo a trajetória de nossa vida.
    Chama-se Livro da Vida.
    Um fraterno abraço, e um beijo de irmão.

    Livro da Vida

    Livro da vida, em meu Coração
    Escrito com tinta Vermelha
    Contém meus segredos
    Mais ocultos e verdadeiros
    Mas quem não tem um Livro
    Escrito pelo Tempo da passagem da vida
    Onde as horas são versos
    Os dias são páginas
    E os anos são capítulos
    Onde cada aborrecimento, cada sofrimento
    Nas páginas do Livro,
    Borradas com lágrimas
    Coloridas com sangue
    Onde tudo que foi mal escrito,
    Todo mal entendido
    Pudesse apagar
    Bem que gostaria
    Mas não posso, não devo.
    O que posso fazer é virar a página
    Do Livro da Vida
    E na seguinte estar
    Escrevendo uma nova história
    Pra novela continuar
    E um dia terminar o enredo
    Dessa história terrena, da divina comédia,
    Da tragicomédia, de minha odisséia
    Nesse mundo encerrar
    Pra então fechar o Livro
    E na Estante Divina
    Esperar que um Grande Leitor
    Observador e Justo
    Possa minha história julgar...

    ResponderExcluir
  11. Gostei da frase do Albert, ainda não a conhecia.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  12. A vida realmente tem muitas lições a oferecer, e a importância de cada uma delas cabe a nós definir, já que cada um de nós temos histórias e valores.
    Todos os seus textos remetem reflexões muito interessantes, onde perguntas surgem, e posteriormente surgem respostas e outras perguntas. As suas palavras, Pedrinho, estão em constante movimento.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Pedro o bom de poder visitar o seu mundo, é poder aprender algo com você, rs faz sentido? Sim, realmente faz todo sentido com que você escreveu, aprender é extinto, é preciso, é absolutamente necessário para se viver. As suas palavras nos leva a uma outra perpectiva da vida, e mesmo a gente achando q o você escreveu parece clichê, não é, é totalmente peculiar e que chama a nossa atenção justamente para fujir dessas liçoes de moral para o ser humano, vivemos com as regras que não são nossas, agora não significa que elas devem mudar o nosso jeito de viver e pensar, o nosso agir depende de nós mesmos! grande beeijo e desculpas pelo sumiço aqui!
    http://bloguepeek.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Pedro, meu querido! Que lindas palavras, que sensibilidade incrível de escrever que encanta sempre (sempre mesmo) quando leio seus textos. E realmente a nossa maior aprendizagem é a vida. Aprendemos com os erros e acertos. Aprendemos com as escolhas erradas ou não. Com os caminhos e com os rumos diferentes. E com as pessoas que encontramos durante a vida também! Que assim como você nos faz saber mais um pouquinho! Você tem só a continuar nesse caminho que você está. Que vai te levar sempre a um menino maduro e inteligente. Gostei da citação de Albert Einstein. Você é um desses que me surpreende por tão sábias palavras! Beijão, Ana!

    ResponderExcluir
  15. Pensei que não conseguiria postar meu comentário aqui. Meu Deus, Pedro, me sinto escrava do relógio o tempo todo. Não tenho tempo nem de comer direito e isso já está afetando minha saúde. Me perdoe se eu não conseguir passar por aqui sempre, não será por falta de vontade.

    Enquanto ao seu texto, ninguém está isento de aprender... É ato automático, desplanejado, assim como também pode ser intencional. Você anda nas ruas, observa, imita, aprende, pratica. E você ensina, mesmo que desprentensiosamente.
    E isso é constante, aprender nos torna mais conhecedores de nós mesmos e ensinar nos torna mais humanos, na humildade de sermos gente como o outro.

    Sempre encantando com seus textos perfeitamente elaborados e com uma argumentação excelente!

    Beijos e volto!

    ResponderExcluir
  16. "A vida é um eterno aprendizado."

    palavras-encaixe o seu texto!

    começa pelo princípio universal de toda a espécie humana, concluindo que este deve ser contínuo pelos emaranhados da vida... lembrou-me aquela conhecida música: "sei lá... a vida tem sempre a razão"

    beijos,
    do menino-homem

    fique com Deus!

    e continuemos...

    ResponderExcluir
  17. Como dizem: não há melhor jeito de se aprender do que vivendo. Não é mesmo? Com a vida a gente aprende a cair, levantar, chorar, rir, valorizar os acertos, aprender com os erros.. Muito bom teu texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Pedro.

    De fato o verdadeiro aprendizado está muito além dos livros e da escola. Ele se aprende com a vida, com o dia a dia, com a experiência própria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Acredito muito que aprendemos mais na curiosidade do que em outra forma de ensino, percebi isso semana retrasada na escola quando falávamos de energia sustentável e procurei ler mais sobre o assunto. Se você estimula a curiosidade estimula o conhecimento e por ai vai.
    Concordo contigo que a vida é uma aprendizagem e completo dizendo que nenhum dia é em vão, a cada dia descobrimos pequenas coisas que fazem a maior diferença e essa é a graça da vida aprender!
    Beijo e boa semana ( e saiba que faz uma falta danada ler aqui)

    ResponderExcluir
  20. Estou impreçionada com a grandeza deste escritor.Que maravilha seu texto,vou voltar a ler com mais calma,parabéns a vc, muito profundo,já estou a seguir,abraços.

    ResponderExcluir
  21. É, a nossa maior e melhor escola é a vida, com ela a gente aprende, desaprende, relembra o que aprendeu, ensina, leva bronca, enfim, somos ensinados pela vida, e a forma como ela nos ensinará dependerá de nós. É bem isso. Parabéns, gostei mt do seu blog =D Espero sua visita no meu ok? haha. E espero seu comentário dizendo o que achou dele, até mais.

    ResponderExcluir