segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Perdas: Um bem ou um mal?

"Não se lamente pelas perdas. Elas são necessárias para voltar a se encontrar..."
                                                           .:: Richard Bach 

A principio, antes de escrever o post de hoje queria agradecer todas as visitas e comentários que venho recebendo. São motivos de fortalecer a minha esperança e a minha vontade em sempre tentar passar algo de bom para as pessoas. Só peço desculpa pela falta de postagens. Toda segunda estou tentando vir aqui e enfim, vamos ao texto..

Bem, quando se ouve a palavra "perda" pensa-se em uma causa ruim, pois o ser humano não está acostumado a ficar sem determinadas coisas/pessoas em sua vida. Em todo caso, a perda existe e é natural à todas as pessoas. Acontece em diversos patamares, podendo ser a mais simples quanto a mais complexa possível.

Na maioria das vezes, a perda é visto como algo ruim. Pode-se tratar de um morte, de um término de relacionamento, uma briga e roubo (em casos de matérias). É uma coisa natural na vida das pessoas e acompanha em todos os momentos, em todos os aspectos. É sempre preciso abrir mão de algumas coisas para ganhar outras. O ponto principal da perda é que, quanto menos pareça, é sempre uma experiência. Uma experiência que fortalece as pessoas e as deixa menos vulneráveis a diversas coisas que podem acontecer em suas vidas.




Algumas vezes, poderemos ainda chorar e sentir a falta, mas estamos iniciando uma fase de recuperação, onde se dá a elaboração do luto e do trauma da perda, através de sua aceitação e adaptação à nova realidade. Recuperamos a estabilidade, a energia, a esperança e a capacidade para ter prazer e investir na vida, restabelecendo um estado de saúde. Passamos a aceitar a realidade como algo imutável, sabendo que nada será como antes. Nesse momento, é  então possível perceber que a perda sofrida nos trouxe um ganho, algo que aprendemos, algo que conquistamos e que nos fortalece de algum modo. Aquilo que, antes, a dor não nos permitia perceber, agora, pela aceitação da realidade e do que não temos mais, torna-se verdade: Toda perda traz um ganho. Perdas e ganhos são faces companheiras da mesma moeda da vida. 

E por fim, o importante é dar valor antes de perder. O que temos hoje, podemos não ter amanhã. Nossa vida é muito incerta, por isso devemos aprender, compreender e sempre dar valor. Não deixe a vida passar, seja você mesmo. Faça sua parte, não deixe com que tudo seja em vão.

30 comentários:

  1. Com certeza Pedro.
    Perder algo dói, mas enquanto não perdemos por que não valorizar?
    Fui uma menina que não tive muito como todas da minha idade.
    Um lar, um pai e uma mãe, irmãos para compartilhar brincadeiras ou até mesmo brinquedos.
    Enfim, mesmo não tendo sentia falta e vi quem tinha não lhes dá valor.
    É complicado porque parece que quando se tem tudo, esse tudo fica monótono.
    Na verdade não é assim, talvez esse “ter tudo”, tenha vindo sem explicações, sem ensinamentos, sem base do que realmente importa ou não.Por isso ás vezes o “não da valor”.
    Eu já perdi pessoas que amava muito e sofri, com isso, mas aprendi que quando damos a estas as perdas a importância necessária tudo vai acalmando devagar, dentro da gente.
    Eu trabalhava numa casa antes de ser adotada, isso foi ano passado, fazia três que estava morando com uma senhora maravilhosa que me deu um voto de confiança e me levou para seu lar. Eu morava num banco de praça e deixava minhas coisas tipo, caderno, roupa, numa igreja. Escrevi roupa no singular porque tinha apenas dois vestidos, e quando um estava enxugando o outro estava no meu corpo.
    Pois bem, o nome desta senhora linda era Joana, ela faleceu em novembro do ano passado e morávamos no RJ, hoje resido em Brasília.
    Ela ficou doente a uns dois anos e eu cuidava dela com muito carinho, passei a amá-la como a mãe, avó, o pai e os irmãos que eu não tive.
    Mas esta história tem lá no ( Aleatoriamente), aquilo lá virou meu diário desde o começo.
    Ela faleceu e eu estava lá o tempo inteiro, me doía e dói ainda a saudade, mas sei que fiz por ela o que nem seus filhos fizeram, o meu carinho ela teve em exageros.
    Foi uma perda muito grande para mim, mas, contudo restou uma doce lembrança, o bem que aquela senhora me fez eu jamais irei esquecer.
    E é assim devemos fazer por aqueles que estão ao nosso redor tudo que nos for possível e até o que não for, porque Deus meu amigo, não escreve certo por linhas tortas, ele ESCREVE CERTO POR LINHAS CERTAS. Porque sabe muito bem o que cada um de nós merece, precisa e pode fazer pelo seu próximo.
    Perder é muito doloroso, principalmente se for algo precioso como alguém a quem amamos.
    Perdas matérias são dolorosas também, mas tendo saúde e força conseguimos tudo de novo.
    Ruim é perder aquele sentimento de fraternidade, esse é triste demais.
    Pedro amei tua visita.
    Gostei de saber que meu texto emocionou teu pai é porque ele deve ser uma pessoa de alma linda e muito boa.
    Da um abraço nele por mim.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Arrisco-me a dizer que você é uma pessoa que sempre vê o lado bom das coisas, mesmo que essas coisas aparentemente sejam ruins. Isso é incrível, e afirmo ser o melhor jeito para se viver.
    Sabe, por vezes julgo o tempo como um grande vilão, mas sei que precisamos irrevogavelmente de sua presença, porque essa superação após perda sempre exige muito do tempo, e de nós.
    Ah, os seus textos sempre me passam um conteúdo ilustre, que me leva até a reflexão. E depois de toda a leitura sinto que as suas palavras permanecem, porque elas realmente permanecem e ficam flutuando em minha memória.

    Bem, eu lhe agradeço de todo o coração pelas palavras com as quais você me presenteia, sempre fico muito contente ao lê-las. E saiba que a honra seria minha em tê-lo como um amigo. ^^

    Uma ótima semana para você também.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Pedro obrigado por tão lindas palavras.
    Mas as dificuldades foram um elo com meu aprendizado, por isso não foi ruim, foi uma caminhada difícil, mas me encheu de sabedoria.
    Pedro cada coisa que se passa na vida, não passamos casualmente, muitas delas nos faz crescer como seres humanos, como pessoa.
    Não fui infeliz em nada meu querido, foi difícil, mas poderia ter sido pior.
    A família é algo muito bonito e sagrado, temos de valorizar isso muito.
    Oh querido, as “perdas” sempre estarão presente entre aspas acho que é porque muitos não sabem como compreender o valor do outro enquanto ele estar por perto.
    Saiba: Deus sempre tem um motivo, para as coisas acontecerem e nós não compreendemos na maioria das vezes.
    O tempo ficou para aliviar as dores e nos ajudar a compreender talvez um dia.
    Obrigada Pedro.
    Sabe? É muito legal quando se pode de alguma maneira dialogar com alguém e passar o que se aprendeu com a vivência, é uma troca rica né? Fico feliz também admiro teu jeito de questionar e escrever sobre isso.
    Saiba moço, você também é um vencedor e sabe por quê? Porque está fazendo a sua parte.
    Preocupa-se, escreve sobre o assunto e tenho certeza que tem uma alma linda também.
    Amém, pelo que me desejou!
    Eu também vou pedir por ti nas minhas.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro
    Em teoria você está super certo, mas na prática convier com perdas não é tão simples assim. É claro que muitas vezes supervalorizamos as coisas e exageramos na dor, mas existem perdas que ao contrario de aprendermos com elas, mos tornamos mais frágeis e vulneráveis.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Fiqueii com vontade de chorar ! =( falar em perda me faz lembrar da minha avó, sinto falta dela e sinto que não fui uma neta presente, isso me deixa triste muitas vezes, texto perfeito querido, bem tocante, parabéens.

    ResponderExcluir
  6. Pedro, vc expressa as coisas de forma maravilhosa. Perder é sempre complicado e triste, mas pode ver que sempre vem um arco-íris após a tempestade.

    Beijos meus e ótima semana lindo!

    ResponderExcluir
  7. Sempre que eu venho aqui, demoro-me a sair. E quando o faço é como se eu perdesse as suas palavras gradativamente, e as vejo escorregar pelas minhas mãos. Mas, elas a mensagem (e verdade) que reverbera em suas linhas se adentram em mim, e por isso não as perco.
    Com certeza, a cada vácuo que nos invade ao perdemos certa pessoa ou coisa, é preenchido por um aprendizado; por mais doloroso que esse poça se mostrar.
    Dói deixar de possuir esse ou aquele abraço; mas o amadurecimento também nos surge através da dor. A positividade das suas palavras são sempre encantadoras. Vir aqui é um presente enorme, mas não há do que se desculpar, as vezes o tempo nos falta mesmo.
    Grande beijo querido.

    ResponderExcluir
  8. Pedro,
    Você sempre toca nos assuntoas que mais me faz reletir. Já sofri muito por causa das perdas mas aprendi que a dor é inevitavel o sofrimento é opção. Vir aqui é muito bom pois realça meus pensamentos.
    Deixo pra você:
    Perder algo é uma sensação
    Que nos incomoda muito...
    As lembranças insistem em se fazer presente
    Avivando a saudade, abrindo feridas e sangrando a alma...

    É importante passarmos por todas as fases,
    Não ignorando uma sequer....
    Não se maquia a dor
    É como um alimento...

    Temos que mastigar bem, engolir,
    Esperar a digestão e a completa eliminação.
    Assim, ficamos limpos e famintos novamente....
    Com fome de viver e ser feliz!!!!

    Não pule etapas da sua vida.
    Não finja que está tudo bem...
    Não deixe que situações mal resolvidas
    Atrapalhem o seu caminhar...

    Tenha um encontro com você
    E termine esse capítulo da sua vida
    Para que assim,
    Consiga escrever sua história.

    Não queira nada menos
    Que a sua FELICIDADE!!!!
    Chore apenas para lavar a alma!
    Qua a dor seja apenas para romper barreiras!

    E que a perda finalize,
    No início da sua vitória!" (Rose Felliciano)
    Te beijo

    ResponderExcluir
  9. Pedro...

    Acho que essa foi a leitura mais bela e produtiva que eu já fiz aqui...!

    Você sempre escreveu muito bem... mas hoje particularmente vc foi "perfeito"! Parabéns!


    Fico encantada com sua sensibilidade e capacidade de "sentir" tão aguçada. Princicipalmente pela sua pouca idade! Me alegra e muito... me enche de força e esperança saber que algum lugar desse país... desse planeta existe um coração batendo com tanta nobreza e dignidade feito o seu!

    Sua existência é uma luz nesse mundo... no meu caminho!

    Beijos meus... e meus carinhos tbm!

    Sil

    Sempre... e com amor!

    Ps: Desculpe a demora em retribuir o carinho de suas visitas! Estarei sempre aqui. Me espere.

    ResponderExcluir
  10. Li e comentei seu post anterior a esse.

    Beijo

    Sil

    ResponderExcluir
  11. Uma perda sempre é triste, mas graças a Deus a vida sempre nos dá novas oportunidades para seguir em frente, e enfrentar novas batalhas.

    'Vamos viver tudo o que há para viver, vamos nos permitir...'

    Beijão...e boa semana!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Quando se perde riqueza, nada se perde; quando se perde saúde, perde-se muito; quando se perde o caráter, perde-se tudo.

    Abraços Pedro e Ótima Semana =*

    ResponderExcluir
  13. Pedro, falar sobre perdas torna-se caminhar por um labirinto, onde muitas vezes andamos de um lado para o outro sem achar saída ou até achamos mais de uma, sem saber qual é a certa. Mas você, se expressou de forma indiscutívelmente bem. Defendeu os dois lados de uma mesma face, apoiou-se na moleta de que sempre se pode tirar coisas boas, mesmo quando a causa é ruim. Mesmo quando machuca e demora para que a perda cicatrize-se novamente. Daqui há um tempo olharemos para trás e veremos que foi necessário.
    A gente só percebe as coisas das quais necessitamos, depois que por meio de algo que doeu bastante, involuntariamente nos lapidamos e sofremos a transformação. Ninguém escolhe sofrer, por mais que seja preciso para o crescimento. Por isso torna-se natural e acontece mesmo que indejesado, porque mesmo necessitando, não seríamos intrépidos o bastante para fazer essa escolha.

    Como sempre, seus textos fazem com que meus pensamentos fiquem aguçados para o tema ao qual você abordou. Fazendo-me desenvolver coisas das quais antes eu nem me interessava em descobrir sozinha, mas aí você vem e desperta esse interesse, mesmo que de forma não proposital.

    Agradeçendo sempre sua ilustre presença no meu blog, e pelas suas palavras, que me deixam sempre feliz.

    Forte abraço;
    E uma semana cheia de inspiração, é o que nós escritores sempre desejamos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Um texto bastante profundo...por vezes o que é importante para uns é menos para outros, mas gostei muito de ler.
    Obrigada pela visita, estou seguindo e vou voltar.

    Beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  15. Amigo,

    Nunca é fácil lidar com a perda. Mas se faz parte da vida, a gente vai levando como pode.

    PS: indiquei seu blog para participar de uma brincadeira. Faça, se ainda não fez: http://www.neointerativo.com/2011/03/meme-literario-vale-pena-ler-de-novo.html

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Pedro,

    O texto é para reflexão e ótimo para fazermos uma análise de nossa existência.

    mil beijos!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso, texto bom de ler, apesar da agonia desse arrepio constante que me perturbou aqui. blog bom de passear. parabéns. Estou lhe seguindo, e lhe convido a visitar o meu, www.iandeee.blogspot.com ^^

    ResponderExcluir
  18. Teu texto me passou uma coisa da qual eu preciso muito: ver o lado bom das coisas que causam dor. O que acontece é que fica difícil ser racional quando tanto alfinetam seu emocional, e emocional é emocional, por muitas vezes julgado como o ponto fraco ( ou o forte, dependendo da situação). E o ruim de tudo é que vamos perdendo um pouco de cada pessoa à cada dia que passa, e enquanto isso, vamos conquistando outras, aprendendo a gostar, raramente nos damos conta disso. Creio que a perda é um tipo de preparação, que quando sofremos de uma coisa uma vez, na segunda já sabemos como lidar da melhor forma, é como se criássemos anti-corpos, ou é o simples costume fazendo-se presente. Belas palavras viu Pedro ? Beijo

    ResponderExcluir
  19. Pedrão, eu venho refletido muito em o que seja a perda e, na realidade, eu só vejo como lado bom o amadurecimento emocional. Se adaptar, por exemplo, pela perda de alguém, é preciso, mas a saudade sempre estará presente. E isso cabe a qualquer outra coisa. Talvez perdemos para o nosso bem, mas enquanto perda for perda sempre deixará um vazio.

    Estou seguindo-te também guri, se cuida!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela sua presença no meu blog, já é gratificante!

    Adorei sua percepção diante da perda. Na vida você sofre com ela, mas você só sofre muito se querer, pois feliz são aqueles que sabem ver o lado bom da perda, sabem entender, compreender.
    Costumo dizer que tudo é escrito por Deus, e de todas as formas que a vida nos é apresentada, com as perdas por exemplo, ela é a melhor, mesmo que de cara a gente nao consiga entender,mas basta confiar.

    um grande beijo!

    ResponderExcluir
  21. Pedro, estou passando para avisar que indiquei alguns selos a você. Saiba que não foram indicados a toa, acredito mesmo que você seja merecedor desses pequenos mimos.

    http://maiaraentrelinhas.blogspot.com/p/selos-e-afins.html

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Oi Pedro recentemente li em algum lugar que Deus não nos faz perder as coisas e sim ele nos liberta para termos coisas e oportunidades melhores.
    Mas em se tratando de pessoas... Envolve a nossa emoção e o sofrimento acaba sendo inevitável!
    É sempre bom estar aqui... a reflexão corre solta!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  23. E aee Pedro, tudo bem? Andei lendo algumas postagens do teu Blog e achei bastante interessante.

    E com relação ao que vc escreveu na postagem... Perdas nunca são fáceis, isso é evidente. E como você mesmo disse é algo natural aos seres humanos.

    Eu acredito que perdas emocionais são as mais fortes. Quando se perde alguém que tanto estimamos (seja por morte, ou por fim de relacionamentos), nunca voltamos a ser o que algum dia fomos. A dor é mau necessário para o amadurecimento humano, entretanto, ela sempre leva algo que nunca mais fará parte de nós novamente.

    A dor e a perda corrompem nossa alma; nos fazem perder a inocência e a pureza das coisas; depois delas, passamos a enxergar tudo a nossa volta de uma perspectiva diferente; sentimos revolta, nos tornamos frios e fingimos não nos importarmos com nada além do nosso sofrimento.

    Mas uma coisa é certa, você nunca sofre de maneira igual a que já sofreu... tenha certeza de que a próxima será pior ainda. Mas de nada valeria a vida se não houvessem frustrações e desilusões, pois para cada sentimento ruim que nasce em decorrência de uma perda, existem dois sentimentos lindos que emanam das pessoas queridas que nunca nos desamparam. Pois o amor e amizade são as correntes que aprisionam e destroem todos os males.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Amigo, muito obrigada por nos presentear com uma mensagem tão bela e iluminada assim... Deus te abençoe sempre e sempre! Obrigada por existir!!! Deixo meu sincero carinho pra ti... Bjsss

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelo carinho da visita,Boas energias,paz.saúde.luz!Excelente Carnaval!
    bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  26. Hey Pedro nobre amigo de coração valente! É muito reconfortante ler suas palavras. Bom, a perda está intrinseca a arte de viver. Não escapamos da mesma, jamais. Ela está sempre nos rondando. Perdi minha avó ano passado e meu mundo caiu. Não tinha nenhum amigo para compartilhar tamanha dor que estava sentindo e guardei pra mim, e parece que me fortalece com o passar do tempo a ponto que quase nada me faz cair. Aquele dia foi triste, muito, eu estava em uma espécie de transe a qual as lágrimas só se faziam rolar de minha face, e hoje ainda também o faz. Bom, você escreveu de forma sucinta e completa o que eu senti e vivi. Por isso amigo, você tem o dom das palavras, e faz com que as pessoas reflitam sobre isso e se tornem pessoas melhores. Eu podia ter me amargurado e me fechado para o mundo não é? Mas naquela semana postei algo dedicado a minha vó e disse que "ela me ensinou várias cores e ela com certeza gostaria que eu pintasse o mundo com todas elas" Escrevo isso, com lágrimas nos olhos porque vem a mente a imagem de minha mãezona. Bom, fique com Deus e que tu continues com essa capacidade de expressão, sempre oferecendo seus ombros a quem precisa. Com carinho,

    Dan

    ResponderExcluir
  27. Concordo com tudo o que você disse, Pedro.
    Assino embaixo, como sempre :)

    ResponderExcluir
  28. Gostei dos seus posts, estou seguindo, depois passa no meu blog: http://wglacerda.blogspot.com/
    Até mais.

    ResponderExcluir
  29. Eu não aprendi isso quando as pessoas diziam ou quando eu lia nos poeamas, aprendi isso na prática.
    Quando se perde algo/alguém é porqe está vindo algo/alguém muito melhor.

    ResponderExcluir
  30. onlyemptywords.blogspot.com

    tinha esquecido =)

    ResponderExcluir