segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os nossos erros e decepções

Bem, acho que hoje o meu post vai ser mais conciso em um assunto extremamente importante na vida de todas as pessoas. Na verdade, acho que tudo que é descrito como uma maneira de aprendizado e conhecimento, se torna importante e essencial para o nosso viver. 

Durante a nossa vida inteira, procuramos diversas maneiras pra se dar bem nela. Ter uma casa, uma família, conforto, um bom trabalho e amigos estão na ponta de uma pizza de objetivos que relacionamos pra nós mesmos. Em tdo caso, como pessoas inteligentes, sempre queremos o melhor, não é mesmo? Só que, notavelmente, quando pensamos individualmente, esquecemos de um grupo maior de pessoas que convive e interage, direta ou não, em nossa vida e no nosso dia a dia, nos tornando menos responsáveis e dividindo todas as tarefas normais.  Nesse intervalo de querer as coisas para a nossa vida e fazer as ações necessárias para que cada sonho, existe o tempo. O tempo é um dos fatores principais que é capaz de modificar uma pessoa, um pensamento, um meio e até mesmo o que não imaginamos. É um assunto complicado porque compreende três instâncias em que, somente uma delas pode ser mudada, que é o presente. Nas outras duas, passado e futuro, pouco se faz, pouco pode ser mudado.

E para quem pensou que seria simples assim, esqueceu das escolhas. Já falei em textos anteriores sobre elas e, hoje, particularmente, vou falar da pior delas, que é o erro. Errar nada mais é do que se enganar, não acertar, se perder. Na teoria, é bem superficial a forma com a qual posso falar de uma palavra de significado maior (e muito maior). Um erro traz uma decepção que pode ser uma ilusão, um sofrimento, uma tristeza e até mesmo uma perda. Nessas subdivisões, em algum lugar que nem sempre é perceptível, está presente o aprendizado, ou seja, a unica coisa que se pode levar pra via inteira. 

Aprender nem sempre é fácil, errar é. Pode-se ter um erro capaz de fazer mudar uma situação onde, antes, estava tudo bem e não havia nada de errado. Uma pessoa que comete um erro é humana, pois errar é humano e ninguém, nenhuma pessoa; é perfeita. Permanecer no erro, passa a ser uma rotina. Uma rotina onde um erro faz parte da vida da pessoa e se torna uma espécie de vicio, onde no futuro, as consequências poderão ser piores.






E pra terminar, o erro é natural. Todo mundo erra e todas as pessoas um dia irá te decepcionar de alguma maneira, seja ela simples ou não. É necessário sempre saber estimular nossos pensamentos e nossas ações à uma pré-condição de estar sempre feliz, de bem com a vida e sempre dando valor ao que se tem. A melhor forma de não errar, é aprendendo. E o aprendizado vem com o erro, mas, o erro nem sempre precisa ser seu. Ajude quem precisa, esteja do lado do que te faz bem. Sorria. Acerte! Sempre pense antes de fazer/falar algo. O pior prejudicado pode ser a pessoa que você mais ama. Dê valor a tudo que voce tem.

12 comentários:

  1. Olá Pedro
    É a primeira vez que visito seu blog, e gostei muito de seus textos.
    Te sigo
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Realmente... Crescer com os erros e sem serem necessariamente nossos.
    Feliz daquele que entende, independente depois de quanto tempo, que tudo que é vivido é necessário e que em tudo, de um modo ou outro, há propósito.

    Gosto de seus textos, Pedro =)
    Tenha uma linda semana e fica com DEUS
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Pedro eu nunca tinha entendido a palavra erro nesse ângulo, você começa dizendo das coisas que a gente constrói, nisso eu fiquei pensando deixamos a felicidade sempre por ultimo, sempre dizemos que depois que realizarmos tal coisa seremos feliz, mas tem sempre o porem! Eu costumo dizer que aprendemos errando, hoje eu vi que não é necessário aprender com o erro, é uma opção de cada um!
    Beijo Pedro!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro!
    Um erro pode dar possibilidades, mas nem sempre uma escolha...
    Cada um vê de ângulo,a vida nos ensina e nos mostra vários caminhos;o erro é consequência...
    Parabéns pelo artigo!
    Beijos na sua Alma

    ResponderExcluir
  5. Pedro... Meu Querido!

    Quase que saio daqui sem nada a dizer... porque vc disse tudo!

    O erro possui mesmo duas faces... duas pontas... dois extremos! Precisamos dele sim! Mas... todavia, nem sempre precisamos pratica-lo para extrair o que ele pode oferecer de bom!

    Para isso existe o poder da observação... os exemplos são fonte de sabedoria, podemos viver situações e provar do sabor que elas possuem sem necessariamente viver de fato aquele "ato"!

    Vc foi muito feliz em suas palavras, do início ao fim!

    Sem mais... deixo meu beijo e meu carinho!
    Te gosto muito!
    Sil

    Ps: Suas visitas são sempre motivo de grande alegria em meu coração!

    ResponderExcluir
  6. Venho agradecer por sua presença que se fez notória. Obrigada pelas palavras deixadas, e é claro que não é incômodo nenhum, na realidade é um prazer.
    E claro, não pude deixar de ler os seus textos. Sobre esse, achei interessante o jeito com que você caracterizou o erro. Escreveu de maneira sucinta, e reflexiva.
    O erro é difícil de ser aceito, entendido, de ser manipulado para tirarmos algo bom. Mas a dificuldade não é impossível de ser vencida, e se há chances, por que não podemos buscá-las sempre, não é mesmo?
    Enfim, gostei do modo com que você expôs um assunto de certa forma comum, mas de uma maneira que nos faz olhar por outras janelas, se não as acessíveis.

    Um beijo. E estou seguindo-o também. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedro,
    Aprendi que errar é nada se aprender com o erro.
    Então faço dos meus erros um caminho livre pro acerto.
    Texto muito especial.
    Te deixo beijos e o desejo de que seus caminhos sejam doces.

    ResponderExcluir
  8. Bela lição de vida ein meu amigo? pois bem é sempre um enorme prazer vir aqui, tu sabes disso. Pois é, muitas vezes na vida cometemos erros, e prejudicamos algumas pessoas com eles. Isso é um sinal, para que não seja mais feito o mesmo erro. Para que aprendamos. E com o erro, evoluímos. O erro não trás só coisas ruins não é mesmo meu querido? você consegue ensinar as pessoas com tais dizeres, porque depois do erro e depois da mágoa como você ressalta, daqueles que amamos, vem o perdão. Que isso reflete no texto da Sil, que li por estes dias, onde ela disse ter aprendido a perdoar. É sempre confortante vir aqui e poder fazer as relações entre os textos dos meus melhores amigos online porque você é tão especial nesse seu cantinho que mesmo quando deitamos na cama e pensamos que esquecemos daqui vem a imagem de seu blog a mente e de todas essas nuvens e este céu imenso e misterioso que envolve seu blog.

    É um prazer tê-lo em meu blog e espero que esta amizade jamais termine porque ela é um liame verdadeiro entre o real-imaginário de minha vida. Já construi dentro de mim sua imagem como um amigo verdadeiro, fiel e leal, a qual jamais pretendo abdicar. Pois bem, saio daqui "quase sem dizer nada" como disse a Sil, porque tu consegues dizer tudo entre estes versos encantados que chama de linhas. A Sil é uma ótima amiga também.

    Veja bem, consegue e estás a melhorar a cada dia mais teus escritos. Sou apaixonado por teu blog e apreensivo, sempre esperando a próxima postagem e fico feliz que o meu te agrade de alguma forma. Um grande abraço com carinho, e se cuide muito bem.

    Dan

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Pedro...
    O quarto parágrafo tá demais! O texto inteiro, na verdade...Mas o quarto parágrafo, acho que é meio que um tapa na cara, primeiro de quem julga os outros porque errou uma vez, e segundo, de quem sabe que faz errado mas, mesmo assim, continua fazendo...Muito bom mesmo, de verdade!

    ResponderExcluir
  10. Pedrinho, eu adoro vir aqui e ver os seus temas e ler as suas palavras, que sempre transbordam de uma inteligência incrível!
    Você descreveu possibilidades muitíssimo bem, nós não podemos mudar o passado e nem mesmo prever o futuro - por mais que nos dediquemos a realizar nossos sonhos. Assim também, nós não podemos nos privar dos erros, pois eles fazem parte da nossa humanidade. Cabe a nós tirar as boas lições que situações ruins por vezes nos trazem. E o aprendizado é mesmo eterno.
    Grande beijo querido!

    ResponderExcluir
  11. Na mosca, amigo.

    Errar é humano, aprender com os erros é uma oportunidade que não podemos deixar passar, para nossa própria evolução.

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Como sempre perfeito!
    Verdade todo mundo erra, e todo mundo vai errar, e concordo com vc, cabe a gente tirar um apreendizado das situações em nossa vida.

    ResponderExcluir