segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Amor: Carência ou Existência?

"A medida do amor é amar sem medida"
                                                              .: Victor Hugo



O amor é um dos assuntos mais discutidos em toda história humana. Já foi alvo de destruição, de mortes e de grandes tragédias, contudo foi também o criador de sentimentos e emoções unicas como a felicidade, paz e alegria. É uma palavrinha pequena quanto a gramática: dissílaba e com apenas 4 letras. Levada ao pé da letra não é nada. Entretanto, é uma expressão de muito valor ou pelo menos deveria ser...

Antes de tudo, eu acho que preciso falar do atual papel do amor na vida das pessoas. De uns anos pra cá, as diversas gerações que vieram foram distorcendo a imagem do verdadeiro amor. Hoje em dia é legal para as pessoas sair por ai e ficar com um monte e depois de uma semana, pedir em namoro e falar "eu te amo" deliberadamente, como se isso fosse "Bom Dia".  Poxa vida, tem alguma coisa errada ai né? Os maiores escritores da poesia e, principalmente, da literatura internacional passaram a vida inteira descrevendo o amor pelo próximo, o amor pela vida e pelo meio e hoje é usado em uma semana. Ou seja, a pessoa não fala que ama seus pais, mas ama um ser praticamente desconhecido que conheceu há apenas uma semana. Isso é correto? A pessoa que deu a vida por você durante toda a sua vida, deu conforto, amor, deu o que poderia dar pra te ver feliz e você não dá valor, enquanto a uma pessoa que você beijou uma ou duas vezes, você fala que ama... sinceramente, me perdoe, mas você é uma pessoa que não ama. Amar é mais do que isso. Não estou falando que você está errado, estou longe de julgar alguém, mas o valor da expressão "Eu te amo" vai muito mais além do que um beijo e algumas conversas pelo msn. 



Em todo caso, eu, particularmente penso que o amor existe. E não vamos dizer que é uma carência, se trata de uma necessidade do homem. O homem precisa amar para ser feliz. Não há felicidade sem amor. Quando nascemos, nossos pais tem um amor por nós. Mesmo sem saber, conforme há o crescimento, amamos nossos pais, de fato. Na infância temos n medos: escuro, altura e por ai vai.. quem combate esses medos são nossos pais que nos ensinam que não há motivos pra temer. Nos ensinam o caminho, nos mostram a diferença básica entre o bem e o mal, certo e errado. Com um pouco de receio, penso que o amor nasce com nós. O amor é do ser humano e a distorção dele só se dá porque algum dia houve a decepção. E quando há decepção, é triste. Só que os fins não justificam os meios! Não tem motivos pra você fazer outra pessoa sofrer por causa de uma decepção antiga. Então, pra que mudar o sentido do amor?

É necessário ser feliz, mas é necessário saber amar. Viver com sentimentos e mexer com sentimentos de outras pessoas é uma tarefa complicada, deve-se dar o devido valor à tudo isso. Todo mundo tem o direito de ser feliz. Não faça com outro alguém o que não gostaria que fizessem com você. Ame quem merece ser amado, dê um novo rumo à sua vida. Tudo pode ser melhor, basta apenas VOCÊ querer. 

26 comentários:

  1. um dos presentes do cara lá de cima são os amores que ganhamos nessa vida... pena que é uma vida só para amar tanto. rs

    =)

    então vc quer ser meu colega de profissão? invista. insista e leia muito. ser jornalista é maravilhoso. boa sorte.
    seja bem vindo ao benditas.

    abçs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro
    Seu texto foi um belo puxão de orelhas , naqueles que amam a cada dia uma pessoa diferente. Esses não sabem realmente o sentido do amor.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você Pedro. Ainda me pergunto porque as pessoas distorcem o significado e o sentido dessa palavra. Ainda me pergunto onde foi parar o verdadeiro amor, sim porque ele parece estar sumindo. Cada vez mais fica difícil enxergá-lo, e então pensamos, será que existe de fato?
    Sim, posso afirmar. Mesmo escondido, mesmo sendo distorcido, ele ainda existe. Está com as pessoas que ainda são dotadas de um cárater indiscutível, fazem parte dos românticos incorrígiveis. São raros, mas existem.

    Beijos;

    ResponderExcluir
  4. "Talvez eu não esteja no lugar errado", foi o que eu pensei ao ler esse texto. Porque eu realmente me sinto deslocada muitas vezes que me vejo inserida em uma massa homogênea de pessoas que proclamam uma existência de um amor de uma semana. Sabe, às vezes sou vista como uma pessoa careta por ser conservadora, na verdade eu vejo isso mais como bom senso. Tudo o que é banalizado perde o seu devido valor, e me irrita de verdade ver essa vulgarização do amor. Com o perdão da palavra, mas eu realmente acho que isso torna um sentimento antes pleno em uma coisa vulgar.
    Ah, e esse seu texto deveria ser lido e refletido por muitos, porque a mensagem que você passou por ele é realmente muito valiosa.
    E obrigada pelas palavras com as quais você me presenteia, e saiba que segui-lo é um prazer. Estou gostando mesmo de ler seus textos, me identifico muito, e acho que são bastante produtivos.

    Um beijo, e tenha uma boa semana também. ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro, obrigada por seguir o Aleatoriamente.
    Bela crônica.
    O amor é um sentimento tão grandioso na a medida que o conhecemos vamos nos aperfeiçoando ainda mais.
    Estamos aqui para isso aprender e não falo só de amor homem mulher, falo de um amor universal também.
    Victor Hugo, bem sabia das coisas, para fazer um texto tão admirado por mim.
    Amor para mim, vem de muitas outras coisas aprender, e difundir da maneira mais bonita , simples e humilde.


    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito,Pedro,
    Obrigada pelo carinho,se gostar conheça meu blogue principal.Mari Amorim Brincando Com a Rima
    Excelente semana!
    Boas energias,luz,paz,saúde!
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Pedrinho,

    Hoje não é um bom dia pra eu concordar contigo, mas belíssimo texto.

    Gosto muito daqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. O homem sonha viver rodeado de pessoas a exaltar o amor e o otimismo para amenizar a própria frustração de não conhecer sua própria essência.

    Ótimo texto, Pedro. Adorei o teu espaço e estou a te seguir, se quiser visitar o meu:
    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

    Abraços e Ótima segunda.

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro,
    Você disse tudo.
    Eu sou sempre a favor do amor.
    O caráter e a inteligência podem impressionar,
    mas é o AMOR que damos a alguém, que nos faz
    brilhantes e inesquecíveis em sua vida.
    Porque o amor torna as pessoas indispensáveis.
    Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa:
    As pessoas se alegram com a sua inteligência,
    apreciam o seu caráter, mas precisam do seu amor!
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  10. "A medida do amor é amar sem medida". Sabe que Victor nos ensina com essas linhas uma coisa ótima. Que para amar,não há razão para se limitar. Principalmente, quando se trata do amor para com os pais, como você ressaltou tão magistralmente em seu texto. Nobre amigo, seus escritos sempre tão cheio de ti, escalda sentimentos perpassados em mel doce. Quanta alegria sinto ao vir aqui e poder, mesmo que por um desenho, adquirir um pouco de ti. Suas palavras oferecem um pouco mais de amor ao mundo, e mais, lembram-nos o que é realmente amar. Não que não saibamos, mas muitas vezes as pessoas distorcem o real significado deixando de lado, o que poetas demoraram milênios para construir. Não precisa nem uma semana, em um dia, em uma boate, a pessoa já diz te amo, como se isso fosse verdade. A ilusão é uma arma poderosa do homem e muitas vezes o destrói. A palavra eu te amo deveria ser usada com mais cuidado como você ressaltou e salientou e mais, deveria ser usada com os pais, que realmente são as pessoas mais especiais de nossa vida, e que nos remete a um outro tema importante: a família. Todos seus textos sempre cheios de carinho pela família como pude perceber, vejo que você é um grande amante da sua. Pois bem, continue assim! porque quando tu parece estar negro e sem luz, ou onde não há saída, quem está ali para nos jogar um balde de água e fazer-nos acordar para o mundo, é nossa família. Ame-a com mais intensidade ainda. E aqui te deixo, levando um pouquinho de ti, e mais, nobre amigo. Deixo aqui um pedaço de mim, que espero servir-te de algum apoio, ou muleta.
    Te adoro, um grande abraço

    Dan

    ResponderExcluir
  11. Venho agradecer seu carinho expresso em meu blog, e parabeniza-lo pelo seu :D
    voltarei mais vezes aqui concerteza!
    beeijos

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, se não fosse pelo amor já teríamos sido extintos, e por mais surreal que possa parecer eu digo isso com total sanidade mental.
    Como você disse basta "querer" escolher um novo rumo, e amar quem realmente merece tanto. Confesso que todo amor para mim é eterno, o que não é não é amor. Isso é brega, eu sei, mas penso assim.
    Pois um sentimento que move o mundo não pode simplesmente fazer-se presente e depois sumir, não depois de tantas batalhas e dores (como voce relatou na inicio do texto).
    Voce escreve cada dia com mais destreza, adoro vir aqui Pedrinho!
    Penso que o amor é mesmo assim: "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
    1Cor 13, 7.

    Com ternura,
    Carol.

    ResponderExcluir
  13. Cara que texto espetacular viu, gostei demais do seu blog, um conteúdo que admiro bastante e que sempre me ensina!!
    boas reflexões, prbens mesmo, gostei muito do que li por aqui!!

    Te seguindo a partir de hj!!
    abrç

    Dá uma passada no meue vê o que acha!!
    http://essenciaego.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu texto.
    O mundo anda tão complicado, as coisas mais importantes da vida estão sendo banalizadas por interesses efêmeros, assim como o amor. A manipulação, a mídia, a sociedade caminham para um modo de viver cada vez mais hipócrita, e isso é lamentante. E tudo assim, se complica mais ainda, hoje por exemplo, seria preciso que suas palavras fossem lidar por várias pessoas, certamente as tocariam, mas só faria sentido nas ações das pessoas se o que você descreveu fosse "modinha".. Ah, esqueci, amor, amor de verdade é caracterizado pela "moda antiga", pois é, moda que atualmente se mantém esquecida, quer dizer um pouco. Muito bom, ver um HOMEM dizendo algo sobre isso. Parabéns!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá, querido! Vim agradecer tua visita e dizer que a honra é minha que tenhas gostado dos meus textos. Ao chegar aqui, me deparo com essa tua bela visão do amor e da vida. Parabéns. Que Deus te abençoe. Sigo-te. bjs.

    ResponderExcluir
  16. Primeira vez aqui e gostei muito!

    Olha mano, antes de colocar esse assunto em pauta é preciso diferenciar AMOR de PAIXÃO. O amor é sereno, ele só quer o bem. A paixão as vezes é egoístas, e, na verdade, ela que é a causa das mortes e destruições por conta disso entende? Um não é completo sem o outro, porém, quando 'sentidos' sozinhos, pode causar dor, o que não era pra acontecer.

    Espero que tenha me entendido. Se cuida!

    ResponderExcluir
  17. Amor, apesar de tudo e de qualquer coisa, vale a pena!!

    Bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  18. Ah Pedro,
    Não me agradeça!
    Hoje vou deixar pra você:
    1. Ame a Vida sobre todas as coisas.
    2. Não obedeça a ordens, exceto àquelas que venham do teu próprio coração.
    3. A felicidade está dentro de você; não a procure em nenhum outro lugar.
    4. O amor livre é a mais religiosa das orações.
    5. O vazio é a única porta para a verdade.
    6. A vida só existe aqui e agora.
    7. Não corra: dance.
    8. Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
    9. Viva acordado, em todos os sentidos.
    10. Pare de buscar: o que te pertence já é teu. (Edson Marques)

    Não desista nunca.
    Viva intensamente.
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  19. Amigo, seu texto foi escrito com muita sabedoria, ficou lindo, verdadeiro, e reflexivo... Retrato fiel da realidade nos dias de hoje. Adorei estar aqui com voce, e também de conhecer seu lindo e adorável blog! Obrigada pela visita, seja sempre bem vindo! Deixo carinhos pra ti, viu? Bjsss

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Concordo com vc, hj em dia o amor está muito banalizado, eu te amo é falado aos 4 cantos, sem conhecer o q é amar de verdade, não há aquela demonstraçâo de afeto pelos pais, mas há pela pessoa q apenas conheceu no mesmo dia, falar é fácil, agora sentir sinceramente e demonostrar esse sentimento não vejo na juventude de hj q ama todo mundo indiscriminadamente...será q um dia isso vai mudar? será??

    mil beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ah, tem selinho para você no meu blog.
    Passa lá quando puder!

    http://jaynnesantos.blogspot.com/p/selos.html

    Beijo;

    ResponderExcluir
  22. Pedro, Indiquei teu blog ao Prêmio Blog de Ouro de 2011.
    Segue o Link => http://migre.me/3X65y

    Abraços e Ótimo Sábado!

    ResponderExcluir
  23. Concordo com vc totalmente, o Eu te amo está muito banalizado, as pessoas ''pega e desapega'' muito fácil, será que isso é amor? Amor verdadeiro é o amor dos pais, dos amigos e não de um ficante de uma semana, adorei seu texto,
    bjus*:)

    ResponderExcluir
  24. Que lindo isso Pedro!

    Realmente "amar" é uma tarefa delicada. Sentir amor e oferece-lo ao próximo de forma correta e verdadeira, sem ressentimentos, medos e cobranças e ainda com muita gratidão é mesmo algo grandioso e não muito fácil de ser cumprido. Por isso amar é um exercício diário.

    E concordo muito quando vc diz que aprendemos a amar e ser amados com nossos pais, lembrando que eles não são perfeitos e podem falhar em algum momento.

    Um ser humando se torna capaz de amar verdadeiramente se ele preza e respeita seus pais, não importanto o quanto eles erram e acertam.

    Grande beijo pra ti...!

    Sil

    Com carinho

    ResponderExcluir