domingo, 19 de dezembro de 2010

Sonhar..

" Porque eu sou do tamanho que eu vejo, 
E não do tamanho  da minha altura..
E o que eu vejo são meus sonhos."
                                      Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

A pretexto, devo-lhe me explicar sobre a escolha do determinado assunto. Deve-se ao fim de uma leitura muito gostosa do livro "Você é do tamanho dos seus Sonhos", de César Souza que é um empresário e palestrante conhecido por várias empresas, de todos os segmentos. O livro não foi somente bom para o meu crescimento profissional mas também para o pessoal. Então, vamos começar. 

Um dos principais defeitos de uma pessoa, hoje em dia, é se iludir com seus sonhos. É saber o significado, só que desconhecer o esforço necessário pra fazer esse sonho virar realidade. Mais do que isso, é ir em relação às atitudes. Saber o que fazer, mas não fazer por medo, insegurança ou por não ter nenhum tipo de recurso que possa favorecer a saida do cotidiano. É sempre preciso manter um equilibrio emocional e racional entre o sonho e a realidade. Se viver demais, você acaba não sonhando.. e se sonhar demais, acaba não vivendo. Os dois tipos de pessoas são bem comuns, porém, não são saudáveis. Sempre os falta algo a mais e essa carência que passa a existir somente o poder do equilibrio é capaz de modificá-la pra melhor.

A pessoa que vive demais, esquece totalmente dos seus valores pois está ligada a perspectivas da vida que passam e se vão. Não planejam, não sonham e não tem pensamentos multifocados em objetivos que podem transformar o dia a dia. É quando alguém pensa demais nos problemas e vive apenas pra si mesmo, com base em seu trabalho e em coisas que podem proporcionar apenas a felicidade própria. Quem sonha demais, esquece totalmente da realidade. Fica autônomo em opiniões e conhecimento. Em todo caso, acho válido manter os pés no chão com a cabeça no céu. Ou seja, é notavél a necessidade de sonhar, mas  o meio termo é o mais favorável pra situação.
 
Você sabe o que realmente quer? Sabe o que sonhar e como chegar até lá?

Todo mundo tem um tipo de sonho. É ligado à diversas áreas da vida.. e também tem peso emocional inexplicável. O que é o sonho mais importante da minha vida, pra você pode ser apenas um simples pensamento e vice-versa. A persistência é uma das principais aliadas ao desejo de sonhar. Se Thomas Edison desistisse na primeira tentativa de "inventar" a lampada elétrica, outra pessoa poderia pegar sua ideia e continuar tentando. Mas não.. a necessidade de usar uma pequena lampada, movida a energia elétrica, no lugar das chamas provenientes do gás, o fez ir mais longe e hoje o seu nome está em todos os livros didáticos e, pelo menos alguma vez, em nossas vidas vamos ouvir falar desse personagem. 

Uma pessoa normal, só que decidiu correr atrás do seu sonho. Teve esforço, persistência e não desistiu. Se ele pode, porque você não pode? Há algo em especial nele que te deixa menor? Não. Todos nós temos a mesma característica e desejo de correr atrás de alguns sonhos. Contudo, o que nos leva mais longe é o esforço que empenhamos para a realização do sonho. Estamos quase no Natal, 2011 já vem por aí. Acho que se as pessoas sonhassem um pouco mais e fizessem um pouquinho mais a favor dos seus sonhos, a perspectiva mundial estaria bem diferente. 

Enquanto isso, faça sua parte. Sorria, viva. Sonhar faz bem, levanta a alto-estima. Você tem esse poder! Faça o melhor uso dele. Pode ter certeza que não haverá o arrependimento!

12 comentários:

  1. Então vamos sonhar..
    Desejo a todos os seus e a você, um Natal de fé, com muitas alegrias, rodeados de todos que ama e uma ceia farta de amigos.
    Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e, mais alguma coisa boa que você esqueceu.
    Que Deus a abençoe e o acompanhe sempre e
    Que o espírito natalino encha os nossos corações.
    Um Feliz Natal e Boas Festas!
    Um grande abraço, com muito carinho

    ResponderExcluir
  2. ...afinal sonhar não custa nada!
    Ótimo Natal para você!! Felicidades.... Bjão!!!

    ResponderExcluir
  3. Os sonhos estão borboleteando a nossa volta Pedro, basta que tenhamos a sensibilidade e saber como toca-los, mas não é nada fácil, passamos as vezes anos e anos na tentativa vã de consegui-los e n˜åo conseguimos...
    ótimos festejos de fim de ano Pedro, que teus sonhos virem realidade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que disse:

    "Sonhar faz bem!"

    E faz mesmo!

    hehe

    bjos querido

    ResponderExcluir
  5. É verdade, apenas sonhar e querer não realizam nada, você tem que se dispor a lutar a correr atrás, procurar meios de realizar seu sonho. Sei bem como é isso... E é tão bom quando vemos algo realizado por nossas mãos, por nosso esforço. Sonhar é preciso, sempre! Nós todos temos de ter um ideal, um objetivo a alcançar, isso movimenta a vida!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário que você me deixou. Aquele post é um dos retratos da minha vida, um desabafo de um acontecimento da semana, mas que já estou melhor.
    Gostei muito daqui! Tô te seguindo!
    Feliz Natal, Pedro!!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  6. "Se viver demais, você acaba não sonhando.. e se sonhar demais, acaba não vivendo."

    Sabe, já fazem alguns minutos que estou com a página aberta e não consegui pensar em nada pra comentar. Quase um bloqueio mental. Talvez porque eu concordo em gênero, número e grau com absolutamente tudo que você escreveu nesse post.

    Sabe aquela coisa de "Se sentir dentro de certas situações história?" Acontece comigo também!
    Beijo, Pedro!

    ResponderExcluir
  7. Penso que existe uma grande diferença entre sonhar e tentar fugir da realidade. Como você disse o equilíbrio é sempre bem vindo e eu concordo. Afinal se sonhamos é porque pretendemos realizar tais sonhos, trazê-lo para o real, para que outros sonhos possam ser formados, posteriormente executados, e assim por diante. Se nos prendermos exageradamente a uma fantasia, se não tentamos torná-la real, se esquecemos de viver isso pode impedir que os sonhos se renovem. Gostei muito muito do texto, e igualmente do tema! Adoro as obras do Fernando Pessoa, e adorei o trecho do "Alberto Caeiro" no início.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Se doer, se permitir. Acho que diz muito...
    Escreves muito bem! =)

    Beijo Pedrinho
    Fiques com o Pai

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tava precisando ler algo assim, tão inspirador!

    Gde beijo!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é demais!
    Depois que o li, caí de cabeça nos meus sonhos, por que a gente sempre fica com um pé atrás em viver de ilusões, né?
    Mas viver de ilusões, por mais que possa machucar um pouco, faz bem. Sonhar, como você disse, faz bem. E todo mundo devia sonhar sem parar! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre acreditei no equilíbrio em todos os seguimentos da vida. Acho perfeito esse entendimento de que se viver demais não se sonha e se sonhar demais não se vive.
    Eu procuro dosar em minha vida sonho e realidade. Sonho com o que posso realizar, e realizo aquilo que sonho. E isso não quer dizer que não tenho sonhos irrealizáveis é claro que tenho, mas acho que são devaneios da alma kkkk
    Um grande abraço, eu admiro muito vc.
    Feliz natal e Feliz 2011.
    Jay

    ResponderExcluir
  12. Realmente suas palavras são deveras confortantes meu amigo. Como você diz, o meio termo de ouro é essencial na hora de sonhar. Fernando Pessoa sabia das coisas. Fiquei honrado em chegar aqui hoje e ler "Caeiro". Porque este é um dos poetas que eu mais admiro, que escrevia com as tintas de sangue elevadas de sua alma. Pois bem, eu posso dizer que meus sonhos estão sendo visualizados por mim através de um grande horizonte e longinquo. Eu sei como chegar até ele e não vou desistir. Mas também não passarei por cima das pessoas e não esquecerei dos meus valores porque assim, não esquecerei jamais de como sou. Lutarei ao lado daqueles que precisam por causas que acredito e tentarei entender aqueles as quais eu possuo indiferenças. Realmente seu texto é esclarecedor nobilissimo amigo. Sua serenidade ultrapassa as cordas que seu coração pode tocar. Eu fiquei emocionado com suas palavras. Este natal é muito belo. E hoje, meu aniversário, vejo que construi aqui na blogsfera muitos amigos, que espero levar para a vida toda, e você é um deles. Como diz Jay, também te admiro muito Pedrinho. Ou seria Pedrão. Talvez Pedro, seja o círculo de ouro. Bom, retiro-me agora para não cansar mais seus olhos deixando aqui minhas doces palavras de afeto e de desejos prósperos. Abraços ternos grande amigo de longas datas,

    Dan

    ResponderExcluir