quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Desapego

O desapego está totalmente ligado a um fim. Um fim que, por mais que doa, vai proporcionar um novo recomeço a partir de determinada coisa que já não dava mais certo. É a percepção do momento que já não dá mais certo e, a partir dai, é preciso tomar algum tipo de atitude. É quando uma coisa não se encaixa mais e, simplesmente, ainda damos valor pra essa coisa, nos apegando a ela. Em alguns momentos, nos apegamos a situações que já não fazem mais sentido, somente pela rotina.



Chega um dia, chega uma hora em que é preciso saber o que tem real sentido e o que vale mesmo a pena permanecer na nossa vida. O que já não tem mais sentido, é porque não corresponde, de alguma maneira, ao que precisamos ou temos como objetivo. O desapego é necessário. É necessário pois fazemos uma espécie e poda na nossa árvore da vida e retiramos todos aqueles galhos que só fazem volume. Alguns, dóem mais, outros têm menos dor. A cada galho retirado, uma nova chance de se nascer galhos mais fortes, mais bonitos e que podem gerar uma sombra maior.

Toda e qualquer mudança é, pelo menos, essencial para o homem. Ainda mais quando a mudança está relacionada ao seu avanço em determinada área de sua vida. É preciso deixar alguns momentos, algumas coisas de lado, pra assim conseguir ir mais além no que se deseja. Nem sempre tudo e todos vão estar ao nosso redor e, também, nem sempre, tudo é agradável. Por isso, existem as mudanças. 

Não importa o nome, sempre é preciso deixar as coisas que já foram em seus determinados lugares. É melhor deixar que elas voem pra longe do que ficar martelando uma situação que já não faz mais bem e que, mesmo depois de ter terminado, faz com que haja um sofrimento imenso. Antes de dar um novo começo, é preciso saber terminar. Praticamente nada é insubstituivél. O desapego é necessário, faz bem. Encerre o ciclo, considere que o final seja melhor do que uma continuação. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. 

A maior parte da nossa vida depende de nós. As pessoas estão interligadas a momentos, fases, ciclos e objetivos. Só que quem decide o que manter ou não em nossa vida, somos nós. Fortaleça sua ideia a partir de uma motivação vinda da sua alto estima. Nunca pense que por deixar uma situação de lado porque ela não se encaixa mais, você vai perder tudo e todos, porque não é verdade. Há algumas vezes em que PRECISAMOS nos desapegar daquilo que não é bom pra nós. O que é bom pra nós é o que devemos gostar. Mudanças sempre são boas a partir do momento que trazem a felicidade. E quem decide isso? Nós mesmos. As vezes, vamos estar sozinhos e vai ser preciso ter uma mudança pra melhor. Desapegue de tudo aquilo que não é legal. Você decide o que quer na sua vida. Você escolhe se quer sofrer.


Ou não.

18 comentários:

  1. Hey Pedro, primeiramente quero parabenizá-lo por ter um blog tão incrível.Em um segundo momento, quero agradecer o prazer, por ter postado isto, pois faz as pessoas crescerem e por ter me proporcionado um momento tão agradável de leitura. Agradeço também. E quero salientar, que estou a te seguir, porque vi que seu blog se coaduna com os meus pensamentos menino piracicabano. A internet possui essa maravilha. De interligar pessoas de diversos grupos regionais e fazerem as mesmas trocarem ideias, não é? O desapego quanto ao que nos é inutil é essencial. Sim, concordo. Porque para fazer novas sombras surgirem, necessitamos de espaço. Muitas vezes, o amor, é uma faca de dois gumes. Abraços,

    Dan

    ResponderExcluir
  2. Achei totalmente válida tua analogia:

    "É necessário pois fazemos uma espécie e poda na nossa árvore da vida e retiramos todos aqueles galhos que só fazem volume. (...)A cada galho retirado, uma nova chance de se nascer galhos mais fortes, mais bonitos (...)"

    Além de retirar todos esses galhos que só fazem volume, atrapalham, e nos impedem a visão do céu... Ao podá-los, deixamos com que renasçam fortes e bonitos, quem sabe até floridos, não é?
    A vida é exatamente isso, é aprender que "há males que vem para o bem", é aceitar as mudanças.

    Adoro a forma como você expõe seus sentimentos, e também acho que já disse isso por aqui. Teu blog é tua alma na mais pura essência, transformado em palavras.


    Morro de vontade de te conhecer pessoalmente!
    Beijo grande, Pê!

    ResponderExcluir
  3. Pe seu texto caiu como uma luva na situaçao que eu estou tendo que enfrentar agora. Voce escreve muito, parabéns ! beijoos

    ResponderExcluir
  4. Ohh meu amigo...fico extremamente elogiado com suas palavras. Elas estão me fazendo super bem. Confesso que li as mesmas, mais de uma vez. E claro, eu deveria voltar aqui pra te agradecer e ressaltar que seu post irá beneficiar muita gente. Também quero ressaltar que o fundo do seu blog, me passa uma tranquilidade imensa, esse verde, essa paisagem, esse horizonte, essa imensidão a explorar. O céu é muito vivo embora seja fosco não é amigo? Bom, estamos longe mas o considero perto por este meio de comunicação social. Espero que post muitas vezes, pois voltarei sempre para apreciar seus dizeres e espero que não se incomode com isto. Agradeço todas suas considerações por mim e pelo meu blog,

    Dan

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas suas palavras no meu blog. Fico bem feliz que esteja gostando.
    Sim, adorei o texto! concordo com você, mesmo que seja dificil larga de algumas coisas. Mais como vc mesmo falou no texto: " Mudanças sempre são boas a partir do momento que trazem a felicidade"

    ResponderExcluir
  6. Gosto de passar sempre por blogs que interferem em meu interior, que não o deixam sossegado. Desculpe se o seu é um deles, eu tenho que dizer.
    E cabe a mim, toda vez que me descubro por aqui, idolatrar todos os desenhos que aqui circulam quando vejo.

    Abraços,

    Dan

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedro,
    seu blog é lindo. Adorei seu texto.

    Se você explora e identifica as coisas materiais que você mais valoriza, você eventualmente chegará aos seus valores materiais. Se você explora e identifica os processos que mais valoriza e respeita na sua vida, você chegará aos seus valores éticos. Se você explora seu comportamento no contexto de suas relações, você chegará aos seus valores morais. Se você explora as experiências pessoais mais profundas que você valoriza, você chegará aos seus valores espirituais.” I sso só conseguimos com os desapegos.

    te deixo um beijo e um dia de luz e paz.

    ResponderExcluir
  8. Vi que seguiu meu blog. Estou seguindo o seu tbm!


    Aliás, amei seu post cara!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Comecei a participar de mais um concurso no blog Bombastic. Por favor, poderiam votar no blog Doce meio Amargo? Obrigada.

    http://blogbombaastic.blogspot.com/

    Se não quiser não precisa tá?

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto,a gente escolhe se quer sofrer ou viver,ja te seguindo..bjs

    ResponderExcluir
  11. Isso aí, promover desapego por aquilo que não valer a pena..!!Sofre quem se permite sofrer..! Grande abraço !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Fico extremamente feliz com suas palavras em meu blog agraciado amigo. Eu compartilho de seus pensamentos sim. As pessoas não estão valorizando realmente as palavras que saem de sua boca. E o pior, é quando tentam se justificar. Erram duas vezes. Por não dizer a verdade, e por tentar reforçar a mentira que muitas vezes já destruiu todo o interior do ser que diz amar. Gosto de suas palavras porque elas reflectem realmente o que eu queria dizer e pelo que vi meu conselho foi passado e você conseguiu interioriza-lo em você. Bem haja nobre amigo, você é fantástico.
    Abraços,

    Dan

    ResponderExcluir
  13. OLá!
    Que texto inspirador para uma faxina interior!!
    Adorei seu espaço, voltarei sempre!!
    Parabéns !
    Beijos na Alma

    ResponderExcluir
  14. Estou passando para retribuir a visitar e dizer que sigo seu blog com gosto! Gosto da forma que escreve, você arredonda bem as palavras!

    Parabéns, beijos educacionais!

    www.ameninaquesacudiapalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ok meu querido...estou te seguindo também! Bjão

    ResponderExcluir
  16. Bem, provavelmente você já deve saber que escreve muito bem, mas mesmo assim vale a pena ressaltar. Adorei o texto e a forma de como você abordou tal tema, que é muito presente na vida de várias pessoas, inclusive na minha. Parabéns pelo texto, Pedro. Continue escrevendo extraordinariamente bem hahaha.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto! Você escreve bem e foi uma ótima reflexão...
    Parabéns pelo blog. =)
    Estou seguindo..

    ResponderExcluir