sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal, 25 de Dezembro de 2010


Então é Natal... e o que você fez?

Bem, a maior parte das pessoas leva o Natal como uma data comercial, aonde presentes são trocados, noites com ceias maravilhosas são compartilhadas em família, de modo que haja uma compreensão e fatorização do sentido mais emocional das coisas como um todo. Geralmente, a visão que as pessoas tem sobre o fator é bem comprometida com o real sentido do Natal expresso à 2010 anos atrás com o nascimento de Cristo. Religiosamente, é motivo para várias comemorações relacionadas a tal ocorrido. Comercialmente, é alvo das empresas de bens materiais e lojas espalhadas pela cidade, com propagandas que, na maioria das vezes, são ilusões de uma felicidade falsa.

Com tantas visões e com todos esses ângulos de visão sobre o dia 25 de Dezembro, o que vem a ser, de fato, o Natal?  A meu ver, é o ponto inicial de opiniões e reflexões diretas que vão interferir em um futuro não tão distante assim. Antes do término do ano, é um tempo para parar e ver ações mal cometidas, perdões mal sucedidos, relacionamentos que não deram certo e, até mesmo, pensamentos que não tem muito a ver com a realidade que é vivida então.

A principio, é uma visão individual. Uma visão individual sobre uma série de ações que foram cometidas e trouxeram porções de consequências a serem pensadas, sejam elas boas ou não. Sendo assim, traz o pensamento da inovação. Natal é inovação. É saber até que ponto pode-se chegar e até onde cada pensamento pode ser mudado com o intuito de melhorar e isso traz, no final, o aprendizado e a certeza de que pelo menos houve a tentativa. Pior do que o arrependimento por ter feito, é o arrependimento de ter deixado de fazer alguma coisa. Então, é preciso saber tentar, saber agir e, principalmente, pensar antes de agir.

O Natal é a expressão mais linda capaz de modificar as pessoas de uma forma inexplicável. É incrível como a taxa de mortalidade, índices de violência, crimes e roubos diminui nessa época. Talvez, seja até por causa da formalidade racional do ser humano em saber o quanto uma data como essa exprime a capacidade de fazer o bem, de ver outras pessoas felizes, com um simples sorriso estampado no rosto. A verdadeira mensagem do natal engloba experiências ainda não vividas. Coisas que poucas pessoas dão valor, dão o real sentido.

Ou seja, o Natal está longe de ser somente a troca de presentes. O verdadeiro Natal está em saber fazer o bem pra quem desiste desse bem ou não tem esperança nenhuma de prosseguir na vida com seus objetivos e planos pessoais. Conversando com meu pai, tive a experiência de ouvir uma visão religiosa relacionada a tal emoção social. Houve a interação interna do ser humano com a realidade em que ele vive. Com isso, soube relacionar um momento de esperança em que um dia pode ser melhor do que o outro, dependendo apenas de cada um de nós, porque são as nossas ações que definem até onde a gente vai chegar, de acordo com os nossos objetivos e sonhos futuros que podemos mudar a partir do nosso presente.

O presente é a melhor época pra mudanças. O Natal é uma das melhores datas em função dessas mudanças, que podem transformar os seres da água pro vinho. A real mudança que queremos ver no mundo parte de nós mesmos.

Hoje, tive a experiência de doar balas para crianças carentes. Com a ajuda dos meus pais e alguns amigos (Maxuel e Washington), distribuímos quase 60kg de doces para crianças carentes. Confesso que a maior recompensa disso tudo foi o sorriso, foi a idealização de que tinha conseguido cumprir um dos meus objetivos para o ano de 2010. A cada ano me surpreendo comigo mesmo e com a força que tenho para correr atrás dos meus objetivos. Isso me faz bem, pois me deixa mais forte com a medida que, pela qual, me fortalece. Cada experiência nova vivida, me deixa muito mais feliz comigo mesmo.. E, sinceramente, fazer o bem não tem preço. Ver o sorriso de crianças que não tem uma vida ou uma esperança conseguiu me dar um pouco mais de certeza no mundo que vivo. Não adianta só falar que quero mudar, o que motiva o mundo são as mudanças simples, mas que podem fazer uma diferença imensa..

Por fim, queria desejar um Feliz Natal a todos do Blog. Agradeço por cada um ler meus posts e minhas singelas palavras que deixo por aqui. Cada dia recebo um presente diferente que me motiva a ainda mais continuar lutando pelo bem, pela paz e pela esperança no mundo. Em especial, queria agradecer a Kananda, a Talita, a Isabela Aragon e a Luna Peres que têm sido especiais demais pra mim. Em consideração, a primeira, Kananda... que me ligou e foi a primeira pessoa a me desejar um Feliz Natal. Não é preciso de muita coisa pra ser feliz. A felicidade depende apenas de nós. E que assim seja. Deus esteja com todos nós!

12 comentários:

  1. O natal é bem isso que vc escreveu... uma data para refletir sobre nossos erros e o que queremos da vida e concordo tb que não é preciso muito para ser feliz, mas precisamos nos sentir realizados com o que temos, há que se ter limites e equilibrio.

    Gostei daqui, virei mais vezes.

    Feliz Natal

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei encantada com o seu texto, vc escreve com muita clareza, emoção e sensibilidade impar.
    Parabéns e um Feliz Natal!
    Suely Melo

    ResponderExcluir
  3. Querido, voltei para lhe agradecer o carinhoso comentário em meu blog e lhe desejar um ótimo 2011.Que nesse ano que se inicia possamos dar continuidade à nossa amizade aqui na blogosfera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Me emocionei com o texto, com a sua atitude de levar um pouco de alegria a quem tanto precisa.
    Quero aproveitar para desejar um ano de muita luz, atitudes positivas e saúde pra vc e pra todos aqueles que vc ama.

    Muitos beijos,

    Vã.

    ResponderExcluir
  5. Querido!
    Seria tão diferente de todos vivessem a verdadeira essência do Natal, não é?!
    Belo texto.
    Obrigada pelas palavras que deixas no meu cantinho... É bom saber que agrado aos olhos que me lêem.

    Beijo em ti :*
    Fiques com DEUS e tenhas um Ano Novo iluminado!

    ResponderExcluir
  6. Passando aqui para desejar um ano novo repleto de felicidades, que Deus abençoe sua caminhada! Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011!! Feliz 2011...

    ResponderExcluir
  8. Caro Pedro,
    Assim como vc conseguiu seus objetivos em 2010, que 2011 te traga muitas e novas possibilidades de se tornar uma pessoa cada vez melhor, cada vez mais comprometida com a felicidade dos outros, pois só assim vc vai alcançar a sua, não que sua felicidade depende da dos outros, mas isso é como ação e reação.
    Feliz 2011 pra vc e todos os que estão a sua volta, que te amam e que são amados por vc.
    Vc faz a diferença e é isso que importa!
    Não tem dinheiro nesse mundo que pague o sorriso de uma criança! Nada é mais gratificante do que gerar alegria e felicidade aos pequeninos! Parabéns
    Jay

    ResponderExcluir
  9. Passando para dizer que tem dois selinhos no meu blog para você, beijos!

    http://ameninaquesacudiapalavras.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  10. Que linda a visão que você tem do Natal.
    Confesso que me falta um pouco de fé pra enxergar esses detalhes todos, pra sentir essa leveza da época e o carinho que os espíritos das pessoas transborda...
    Mas é muito bonito ver que o verdadeiro sentido do Natal permanece intacto em alguns corações, e como não poderia deixar de ser, no seu, né?
    Pedro e seu coração de ouro.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Falou e disse Pedro, eu também já não vejo mais o natal com bons olhos, se alguém quer ter um bom natal, correta o pelo resto do ano e tem as atitudes natalinas em todas as datas e pronto!!! rs
    Mas desejo que esperanças se renovem em 2011 e toda a paz merecida e as cores do novo... :)

    ResponderExcluir
  12. Olá meu querido...
    Feliz Ano Novo..! Muitas realizações e sabedoria..!! Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir