quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Família

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.
                                                          (Léon Tolstoi)


E, então, não desviando do foco, vamos ao principal. Todas as pessoas precisam viver em torno de alguns valores em sua vida. Podem ser eles éticos, materiais, morais ou espirituais. Todo mundo tem um valor e todo valor tem um peso na vida e na forma de pensar de cada um.  Cada valor faz parte do nosso dia a dia e, forma mais tarde, toda uma personalidade e um carater que vai definir a maneira que as coisas serão enfrentadas mais pra frente..

Um dos fatores mais conceituados na vida das pessoas vem a ser "Família". Segundo o dicionário, é unidade básica da sociedade formada por individuos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos.  Agora, pra você,  o que é familia? É apenas mais alguma coisa, deixada de lado quando não se tem mais sentido algum? Ou é apenas lembrada na hora que você precisa daquele dinheirinho pra sair com os amigos no final de semana? Pois bem, se esse for seu caso, acho que você não precisa mais continuar a ler o meu texto daqui pra frente.



Familia, não se descreve.  Para mim, família é um presente divino, aonde todos nós temos que agradecer todos os dias da nossa vida. É incrivel a força isso interfere na nossa vida. Uma familia bem sustentada é incrivel. Quando o pai e a mãe se dão bem, toda a familia tem a tendência direta de ser uma família maravilhosa, com ótimos parentes que, se ajudam em busca do mesmo objetivo, pois é de sangue! Acho que quando o real sentido da palavra é entendido por todos os membros, os relacionamentos ficam mais fáceis, a perspectiva do erro e, assim, da ajuda, é de todos. Quando um erra, a familia erra, todos erram. E por isso, quando um está errado, a família se une e levanta o que caiu, para prosseguir lutando. 

Um relacionamento favorável entre pai e filho favorece toda uma casa. 

Mas, no dias de hoje, o termo familia é simplesmente deixado de lado. Muita gente, sem consciência, acaba por fazer com que seja pretexto de brigas familiares todo e qualquer motivo. Não é tão dificil ver mais mãe matando filho, marido que mata mulher, filho que mata pai. A meu ver, em muitos casos, há a banalização do termo "familia" e, sabe, não se sentir bem perante os seus não é uma boa forma de se sentir bem contigo mesmo. Não é legal ter que acordar todos os dias, olhando pro teto e finjindo que tudo está bem. Não deve ser maravilhoso manter um relacionamento ruim com pessoas que a gente gosta.. é péssimo. Ainda mais com pessoas que vemos todos os dias e que deveriam ser nossos "ajudantes", porque a união faz a força (e o açúcar, desculpa! haha). 

Sendo assim, se família é um termo que engloba várias pessoas, dê valor a sua familia. As pessoas são peças de um quebra cabeça. Um dia, você está com ela, unindo uma imagem. No outro, você pode perder uma peça e essa peça vai deixar seu quebra-cabeça incompleto. Você que é filho como eu, dê valor aos seus pais. Eles são os maiores presentes que a gente pode ganhar. Nunca vamos poder retribuir todo o bem que eles nos fizeram e todo o tempo que já cuidaram de nós. Então, com poucas coisas, mostre que você é grato por tudo isso. Não to falando pra você sair por ai, fazendo um monte de loucuras! Mas, falar um "Eu te amo, você é importante pra mim", nunca é demais. Pratique amor, só assim você pode se amar e ser amado. Um dia, você pode perder TUDO o que tem. Mas nunca perderá aquilo que você é e faz pra mudar a sua história. 

Ame sua família. Ela é parte de você!

Queria agradecer a Taís e falar que a ideia foi dela. Com certeza, ela é muito fofa em ficar ouvindo as minhas ideias mirabolantes de forma tão maravilhosa. Um grande beijo para ela!

18 comentários:

  1. Oi Pedro,
    Muito bem colocado seu texto sobre a família.
    Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas, se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga.(Augusto Cury)

    A familia é uma benção seja ela de sngue ou não.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Você escreve muito bem! Só posso agradecer vc por ter me achado...
    Pedro é o nome do meu filho, sabia?
    Bom, te sigo com prazer e vou indicar vc lá no meu blog.

    Um beijo enorme,

    Vã.

    ResponderExcluir
  3. olá Pedro
    Fiquei muito feliz com sua visita e comentário em meu blog
    Mais feliz ainda em te-lo como seguidor numero 201...
    Amei a maaneira que tu escreves
    Te sigo tbm com muito carinho
    Estarei aqui sempre a visita-lo
    Te espero sempre em meu espaço
    Tenhas uma noite regada de muita paz e amor
    Abraços carinhoso
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o jeito que você achou pra descrever a importância da família :)
    Muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Soube descrever maravilhosamente bem a família...a nossa base, alicerce...!!
    Bjão !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fico extremamente feliz com a postagem nova. Com o grau de afetividade que ela carrega. Ó nobre amigo, você pagou caro, bem caro por este coração. Pois ele é proporcional ao tamanho de sua alma. Escorre sangue enjaulado em mel sua poesia em linhas...versos desmedidos que transformam a ânsia de um leitor com bons valores, por terminar, por querer saber mais. Queria sentar em um dos balanços da vida, algum dia, e conversar com você sobre tudo isso. Quem sabe falaríamos do tempo ou do que anda acontecendo com estas diversas banalizações que a vida anda distribuindo por conta dos meios de comunicações em massa e também pela não "vida" em sociedade. Todo mundo não quer amar. Todo mundo quer se divertir e rápido. Gostei do seu trocadilho (união) rs eu conheço muito bem esse açucar. Adoça meus cafés toda a manhã. E as formiguinhas as vezes andam dentro dele gritando por socorro ou afundadas em sua própria gulodisse. Fico feliz que gostei dos meus comentários, isso me estimula a vir aqui mais vezes. Grandes abraços, bem haja nobre amigo de coração, suas palavras soam como música entre o canal do meu ouvido ao coração.
    A família para mim também é indescritível. Não falarei o que penso, porque você já sabe de cor. É o que tentou passou nesse post, com toda certeza.

    Dan

    ResponderExcluir
  7. Pedro você simplesmente arrazou! A família é o maior bem que temos, mais AMOR por favor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Também tenho a nítida certeza de que você pagou caro por esse coração.

    Sabe, eu sempre enxerguei a família como uma fita dessas que a gente embrulha presentes, com um laço bem enfeitado...
    A cada discussão, desentendimento, briga, esse laço, esse nó, vai desaparecendo... E a unica coisa que podemos (e devemos) fazer é manter esse nó preso, forte, bonito e enfeitado como sempre foi. Não adianta ficar só bonito, porque qualquer brisa vai desfazê-lo... e não adianta ser só forte, a estética também é importante...é o que os outros vêem.


    Tô com uma mania detestável de reticências, desculpa. Eu própria tenho sido nada mais que três pontos no final de uma frase.
    Acontece, né?...

    Beijos, Pedrinho!

    ResponderExcluir
  9. Cada vez melhor!
    Pedro. concordo com você, sempre é bom dizer EU TE AMO ao nossos familiares, as vezes temos vergonha, poréem é necessario, ( pelo menos pra mim) sabemos que não somos eternos, e que um dia nossos pais irão nos deixar =( É da vida!
    Mais podemos ter boas lembranças, de momentos que exaltamos o nosso amor! elogiar e agradecer por tudo que fizeram e fazem, deveria ser rotina entre os filhos. Mais sabemos que nem sempre é assim. Só digo uma coisa, agradeço sempre! faço isso enquanto tenho eles do meu lado, um dia eles vão, não quero ficar pensando que deveria ter dito. Quem não faz, aconselho q começe a da valor a quem mais te ama.

    ResponderExcluir
  10. Que post lindo hein! Adorei!

    A familia é a base de tudo né?
    Bjinhos

    Adoro ler seus comentários lá no blog.

    ResponderExcluir
  11. Belas palavras.
    A família é a base de tudo mesmo e isso vai além das palavras. Muitas pessoas dizem prezar essa frase, porém, poucos vivem ela de tal forma. Optam por outras alternativas onde se agarrar e buscar forças. Sobretudo, o principal da vida vem de DEUS e, principalmente através da família.

    Sigo-te. Sejas bem vindo ao meu cantinho. =)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Que lindo tudo o que escreveu!Adorei teu ponto de vista...
    Família é estrutura,é herança do Senhor,é amor.
    Infelizmente esses valores andam se dispersando.
    :(

    Estarei te seguindo tbm,viu?
    Parabéns pelo blog!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. I Fiend interesting and digestible your blog which is why we invite you to exchange links.
    If you agree put in your bloghttp://hotshowgay.blogspot.com/
    I'll add your blog at my blog from my other blog http://phnomsroks.blogspot.com/
    In true communication I hope to answer the invitation whether the decision that you will get.

    Thanks for visiting my blog.

    ResponderExcluir
  14. Assunto delicado quando trata-se de familia..
    quando eu formar a minha quero que seja a mais bem estruturada possivel.

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Querendo ou não a nossa família é o primeiro meio social em que vivemos. É tão bom quando podemos chegar em casa, ter um abraço, o amor fraternal de pessoas que só lhe querem bem.
    Obrigado pela visita, e mais ainda pelo comentário.
    Já estou seguindo, beijos.

    ResponderExcluir
  16. eu não tenho palavras para descrever o que é familia. só sei que é um presente MARAVILHOSO de Deus. e que não posso deixar de agradecer sempre ao Senhor, pois muitas pessoas não tem uma familia unida como eu tenhoo.
    ótima texto, bastante reflexivo.
    Heim, obrigada pela visita. também estou te seguindo. Beijos,

    ResponderExcluir
  17. A família é um elo que nos une. Aliás, são as pessoas que nós poderemos sempre contar em qualquer situação, aliás o que você disse no post é verdadeiro. Hoje em dia, essa essência meio que se perdeu, porque há pais estrupando filhos, mãe matando filho...e vice versa. É horrível a imagem quando perpassa por nossa mente, mas é a verdadeira história do mundo globalizado de hoje. Gosto dos seus temas e não me canso de lê-los porque visitando este seu espaço eu me lembro que tenho que amar cada vez mais aqueles que me cercam. Obrigado pelo carinho do comentário, abraços fortes

    Dan

    ResponderExcluir
  18. A família nos edifica Pedro, sem ela ficamos sem referências...
    Tomara que não tenhas parado teu blog, passo a seguir-te.

    ResponderExcluir