domingo, 8 de agosto de 2010

Uma expressão

Nesse texto, espero que consiga demonstrar tudo o que sinto e tudo que eu desejo à TODOS os pais do Mundo! E lá vamos nós..

A você pai, pai carpinteiro, pai cantor, pai professor, pai cirúrgico, médico, motorista, pai garçom, pai policial, pai músico, pai dono de bar, pai enfermeiro, pai mecânico, pai desenhista, enfim, pai. Se você é pai, exclusivamente, esse texto servirá pra você. 

Primeiramente, eu queria agradecer. Agradecer por todas as vezes que além das suas ocupações diárias, você conseguiu arrumar um tempinho pra estar do meu lado, me dando um abraço, um pouco de carinho e atenção, aguentando choros,  bobeiras da vida que você sempre sabia que iria passar, mas que ouvia em todos os momentos, como se tudo isso fosse raro. Agradecer também por todos os momentos proporcionados durante toda a vida, desde o momento que nascemos até o atual. Agradecer por todas as brincadeiras, por ser amigo e por nos entender ainda mais do que nós mesmos. Ser pai é uma missão divina. Uma missão que vem dos Céus porque é uma responsabilidade imensa.



 Ser pai é saber acompanhar o filho em todos os momentos. Acompanhar na escola, com os amigos, mas saber também que dentro de casa deve existir um bom relacionamento. Os anos passam, mas um filho nunca esquece de todas as atitudes que um pai teve para com ele, sejam boas ou ruins. Ser pai é um desafio. Um desafio porque ninguém sabe como será a experiência propriamente dita. Ser pai é ser duas pessoas ao mesmo tempo. É ser duas pessoas porque ser pai é um dom. Um dom que muitos homens podem ter, mas são poucos os filhos que podem agradecer pelos pais que tem. Aposto que quem lê agora esse texto, fielmente consegue recorrer a pensamentos bons e de paz que trouxeram logo a ideia, a imagem do seu pai. Pai é a pessoa que nos conhece. Nos conhece porque sabe o que gostamos, o que queremos, o que planejamos. Sabe até mesmo, sem querer, de todos os namoricos, as paquerinhas, as horas perdidas na internet. Sabe, principalmente, o que é bom e o que é ruim pra nós. Ser pai é algo um tanto inexplicável.

Inexplicável porque somente o pai sabe como é, de verdade, o seu filho, mas mesmo assim sempre o defende, por mais que ele esteja errado. Todos os pais são heróis. Heróis porque ensinam, porque aprendem, porque voam em todas as ideias mirabolantes dos seus filhos, cantam, dançam e viram até ladrão naquelas brincadeirinhas de infância. 

Ser pai é se comprometer a tudo. É estabelecer um laço familiar entree pessoas que nos faz cada veaz ser mais unidos com os nossos. Independente do que o pai seja, do que o pai faz, ele sempre vai ser pai. Vai ser pai em momentos de tristeza, em momentos de alegria, em viagens, em histórias contadas antes de dormir, naqueles  contos de fadas, cinemas, festinhas, aqueles sermõeszinhos né? 

Mas pai, pai... Pai é amigo. Pai traz paz.


É amigo porque além de nos conhecer mais do que nós mesmos, sempre está do nosso lado. Em mesmo a meio de brigas, em mesmo a discussão, sempre vai exercer o papel expressivo que um pai tem.

Pai não se escolhe, não se define, não troca e não manipula. Pai é sempre pai e faz parte do caminho de nossas vidas até o momento em que nos sentimos (ou achamos) que somos independentes a tal ponto de morar sozinhos, com outras pessoas e, quem sabe, talvez também poder exercer esse papel construtor da família. Acordar todos os dias cedo, pra poder colocar comida na mesa, pra dar um bom estudo e, querer ver o seu filho crescer e crescer bem. Sentir orgulho disso!

Pai não se explica. Não se tem fórmulas pra expressar com palavras a importância que tem na vida de cada filho. Por menos expressivo que seja, o filho sabe da importância que um pai tem. É um homem, é um anjo, um idolo. Meu pai, é meu idolo. Eu tenho muito orgulho de ter um pai como o meu. Mesmo sabendo que não sou o melhor filho, mesmo sabendo que tem coisas que poderia mudar, ações que poderia ser menos cabeça dura, meu pai sempre me aceitou da forma que eu sou.. quando tropecei em meus obstáculos, meu pai me deu a mão e me levantou. Me mostrou um caminho a seguir, um caminho que poderia me colocar em uma situação que traria orgulho. Orgulho! 

Antes mesmo dos filhos nascerem, os pais sempre tiveram uma preocupação imensa com cada um de nós. É por isso que, ah.. na minha opinião, dia dos pais são todos os dias. Todos os dias pais continuam sendo importantes e todos os dias TEM que existir a percepção de falar que ama, do expressar o quanto os pais são essenciais na nossa vida. Apenas, o segundo domingo do mês de agosto é, na verdade, uma data do comércio, pra vender presentes e tudo mais. 

Mas, dia dos pais são todos os dias. Enquanto você tem um pai,  independente do que ele faz, ele é seu pai! DÊ VALOR A ISSO. Quando um pai se vai, não tem muito o que fazer, por isso de valor enquanto você o tem! Você não precisa demonstrar que ama seu pai com presentes, demonstre com ações. Por mais simples que elas sejam, aposto que terá um peso imenso na vida dele e tenho certeza de que ele saberá o valor que isso tem. Todos os pais merecem ser amados, pois te amam antes mesmo do momento de você saber o que é vida.  

Quando crescer, quero ser como meu pai. Não tô falando que quero trabalhar na mesma coisa e lugar que ele. Quero dizer que quero ter a mesma força de vontade, a mesma perspecitiva e pensamentos que ele sempre teve. 

Então, o meu sincero agradecimento. Agradeço por nos conceder a vida, por nos aquecer e por saber exercer esse papel que, poucos filhos,  como eu, tem o poder de agradecer. Ao meu pai, meu vô, meu tio, meu sogro e a todos os pais.. o  meu simples, mais sincero,  Feliz Dia Dos Pais!  Tenho muito orgulho de cada um de  vocês! Vocês são homens e são fantásticos!

3 comentários:

  1. Você sabe muito bem que além de lindo escreve super bem! Gostaria muito de poder morar perto de algum menino assim, me encanta bastante! Um grande beijo para você e seu pai.

    ResponderExcluir
  2. Pê, esse texto me ajudou muito, e me fez rever algumas coisas, me fez refletir momentos que estavão em minha memória, mas com as coisas que vem acontecendo entre eu e meu pai eu não conseguia ter prazer de lembrar-me desses momentos, e isso me fez ter uma ótima imagem do meu pai, e ver que tudo isso que ele faz por mim hoje, mesmo com as briguinhas é para que amanhã eu seja uma pessoa melhor, e que tudo que ele está fazendo agora é para o meu bem. Lindissimo texto, até chorei lendo, pois me fez refletir várias coisas. Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sou feliz porque sou amiga do cara mais inteligente do mundo! huahuahua Você é bobão e emo. Eu te amo tá? Pro que precisar vou estar do seu lado! s2

    ResponderExcluir