quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O estranho, a indecisão e o desconhecido..

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo."

  Ainda me acho perdido em alguns assuntos, em algumas preposições que tenho pouco contato, mas ainda prossegue a vontade de me expressr quanto aos assuntos que menos tenho conhecimento. Até me pergunto o porque disso tudo.. só que também não me expresso porque sei que temos coisas que passam dos nossos limites e não têm explicação.

Uma das coisas que não têm explicação é a nossa vida. Não completamente, só que boa parte dela. 
Entendemos algumas coisas que acontecem conosco porque temos intenção de cometer ações que possam resultar em consequências que podem ser tão boas quanto a incertezas que nem sempre conseguimos mudar. Por exemplo, você consegue entender o motivo de ter um lápis. Você tem um lapis que serve pra escrever, correto? (Na maioria das vezes! haha) Sim. 
Só que o foge de nosso entendimento é o que podemos escrever com esse lápis. Podemos desenhar a planta de um espaço, podemos escrever uma carta, uma história e até mesmo podemos expressar coisas que nem têm tanto valor assim. Mas, TUDO tem um motivo. 

Se tudo tem um motivo, por que não entendemos alguns? Porque se a gente soubesse de tudo, a vida não teria graça. Se conhecessemos todas as pessoas, que sentido teria dar valor à umas e, simplesmente, finjir  que outras não existem? Imagine como seria se todos nós soubéssemos todos os segredos da ciência, todas as explicações de sentimentos e fenômenos? É, não teria sentido viver.

Aposto que se todos soubessem das mesmas coisas, teriam os mesmos pensamentos, se importariam com as mesmas coisas e o mundo cairia em um circulo sem fim. Dariam voltas, voltas e mais voltas e a situação continuaria a mesma. Nada mudaria até mesmo porque todas as ações seriam iguais em um momento igual.. confuso né? 

E então, dai não existiriam as indecisões e o desconhecido.

E bem, a indecisão só acontece porque temos diversos caminhos, diversas opções na nossa vida nas quais são nos dado o poder de decidir o que achamos melhor pra nós mesmos. Isso pode partir desde uma simples roupa ou até mesmo a escolha de uma alternativa em um Vestibular concorrido da Unesp. Todas nossas escolhas são relacionadas aos nossos gostos, aos nossos objetivos, mas espera ai.. e quando a escolha for no estilo "bate-pronto" , aqueles de tipo James Bond? O mais complicado é saber o que fazer. É saber que uma escolha mal-feita pode mudar toda uma vida, toda a esperança de dias de luta que quase te deram aquele inesperado objetivo que você nem mesmo julgava que poderia ter. E aí, a indecisão aparece e plim.. você não sabe o que fazer. 

 E o desconhecido? Quanto a ele não tenho conhecimento.  As vezes, a gente aprende a conhecer o desconhecido a partir de uma maturidade criada naturalmente a partir de cada momento, de cada experiência e de cada situação que, com um pouco de esforço, foi enfrentada e vencida. Pouco me importa o desconhecido porque já que não o conheço, tenho que prestar atenção no que conheço, no MEU presente. Até, pois, sem pensar, quando você fecha seus olhos e imagina como será o seu futuro, você está interligado em pensamentos com o desconhecido que, as vezes, podem fazer com que você deixe de querer viver por medo, por tristeza.


 Por isso é que, na maioria das vezes, convivemos com momentos que nem sempre esperamos, que são compreendidos vários aspectos capazes de nos mudar, de nos fazer ter uma nova percepção sobre as coisas e a vida. São nos momentos mais simples, são os que parecem menos detalhados é que estão os grandes sentimentos, a grande realidade sobre os sonhos. A vida não se explica, viver não se explica. Quando menos esperamos, estamos ligados com tudo que pode, simplesmente, mudar nossa vida do dia pra noite. E, ainda mais..

O estranho, a indecisão e o desconhecido talvez estejam juntos em alguns momentos, mas são características bem diferentes presentes em nosso cotidiano. É incrivel como o estranho pode mudar toda uma ideologia sobre uma vida inteira, é incrivel como temos medo do desconhecido e ficamos indecisos com escolhas que têm tudo a ver com assuntos que podem mudar, quem sabe, totalmente a nossa vida. Particularmente, fico feliz por existir o estranho. Tudo que é estranho, é diferente, não é normal. O que não é normal, não cai na rotina.. o desconhecido e o estranho podem até ser bons. 

Basta apenas confiar.


Confiar em você mesmo, enfrentar seus medos e assim prosseguir com seus objetivos. A melhor maneira de enfrentar vários problemas é imaginar que uma boa parte deles não existe.. quando menos espera, vê que tudo era tão simples como andar de bicicleta. A vida é como um andar de bicicleta: se parar cai, pois o equilíbrio vem do pedalar.. Mas é preciso saber guiar essa bicicleta, essa vida. O mundo coloca parametros para seguir, mas temos que determinar a nossa meta. “ É bom observar que a bicicleta tem duas rodas e um guidão, ou seja, o equilíbrio depende também de uma direção bem determinada. Quem não tem uma meta facilmente se cansa. É preciso saber para onde ir e ser persistente nessa direção. Depois disso? Sorrir. Só sorrir. O seu sorriso te faz ver a vida de uma forma diferente. Viva, sorria! O estranho pode ser perfeito.. ;)

3 comentários:

  1. seus textos são muito lindos pee! gosto demais deles s2

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tive um bom aluno de português, sabe usar bem as palavras desde o Ensino Médio. Não é à tôa que representou bem a escola!

    Um forte abraço Pedrão, continue assim!

    ResponderExcluir
  3. aee.. muito bom, as vezes até me confunde a leitura mais da pra entender. Tem sentido, como se fala sobre a vida hein aheuehue

    Ps: EU USO LÁPIS PA OUTRA COISA!

    @_smackk

    ResponderExcluir