quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Preconceito

Bem, esse é um dos assuntos que mais têm me pego em várias questões, em vários aspectos. Também, ainda, não conheço o motivo, contudo é sobre ele que vou prosseguir com minhas simples palavras. 

De fato, o que vem a ser o preconceito pras pessoas? Nada mais é do que um conceito obtido sem conhecimento de determinada matéria/individuo. Na maioria das vezes é uma opinião fútil, incrédula e ignorante. Está presente em horas que percebemos (ou não) e monta um tabu muito grande em relações sociais entre duas pessoas.



O primeiro preconceito que me vêm a cabeça é o racismo. Também é o mais conhecido. Por uma questão racial, várias pessoas se acham superiores a outras, sendo que não são. Todos nós nascemos de pessoas e perante a lei e várias organizações somos "iguais". Temos direitos e deveres a serem cumpridos, mas nada disso deve ter a ver com a cor de uma pessoa. Particularmente, eu estimo muito quem é negro. Ainda mais no Brasil, que é um caldeirão de mistura de vários povos.. holandeses, espanhóis, americanos, portugueses, italianos e por aí vai. O negro  sempre foi alvo de zuações, de brincadeiras e eu acho que quem é negro, sabe melhor como é. A desigualdade é provocada há muito tempo, desde o século XVI, ainda quando existia Escravidão no nosso país, que então, colônia de Portugal, pouco fazia pra mudar a conotação sobre o assunto. Cerca de 500 anos se passaram e algumas desigualdades, alguns preconceitos ainda são facilmente percebidos em meio social, em todos os aspectos possíveis. 


E então, o tempo passou e veio uma seção de vários. Um deles, mais atual, mas comportamental, é o fato do homossexualismo. Todas as pessoas têm direito de escolher o que acham melhor pra elas mesmas, seja até mesmo em relação a sua sexualidade. O fato de uma gostar de outra do mesmo sexo não a faz inferior em nenhum sentido com relação à alguém que escolhe outra pessoa de sexo distinto. São apenas formas de ver a vida de uma maneira diferente, de agir de forma diferente, distinta.. contudo, nada impede de uma pessoa que opta por isso ir muito mais além do que uma pessoa hetero. Eu imagino que os gays, lésbicas e afins são pessoas normais como todo mundo, mas tem que conviver com um preconceito que nem sempre parte de outras pessoas. A primeira ideia que ela tem é um preconceito dela mesma, por não ter culpa de se sentir bem com outra pessoa do mesmo sexo, até porque ela não foi "ensinada" a gostar de alguém "diferente". Um preconceito que abate boa parte dos adolescentes. Deu pra perceber que apenas isso tudo vem a ser, mais uma vez, questão de opinião?


Também, ainda não citei o preconceito vindo de coisas que nem percebemos. Muitas vezes, nos pegamos julgando uma pessoa por sua aparência, por suas roupas, por sua forma de andar, de falar e até mesmo por algumas ideias que ela tem. Já pensou no mal que isso pode fazer a um outro alguém? Já pensou também  que em várias vezes que, mesmo sem perceber, nos pegamos fazendo coisas que tinhamos julgado como errado, como incerto? É.. nós seres humanos somos muito fracos em pensamentos, em ideologia.

E enquanto isso tudo persistir, teremos vários motivos pra nos achar superiores a outros e por isso, lutar somente por nós mesmos. Falta união. A união que nos falta começa dentro de casa, com cada um, com cada ideal, cada ideia que possa fortalecer a tal união. O direito de alguém ser feliz não deve ser tirado simplesmente porque alguém pensa de maneira diferente, age de maneira distinta ou até mesmo, tem gostos diferentes do nosso. Nos falta muito aprender com nós mesmos.

Para ser feliz, não se precisa de muito. O paraíso social começa dentro de nós, com cada pensamento que nos pode fazer ver a vida de outro angulo. Todos nós temos temos pensamentos distintos. Não podemos julgar alguém por simples coisas que, em algumas vezes, outras pessoas não têm escolha. Viva, mas não tire a oportunidade de alguém viver da maneira que acha melhor. E, por fim, é isso! ;D


Se me permitem, uma breve lacuna no meu texto que deve ser considerada..
Queria agradecer a todos que tem lido, que tem comentado e que tem gostado do meu blog. Fico muito feliz pelos elogios, criticas e sugestões que tenho recebido essa semana.. obrigado mesmo! E até mais. :)

3 comentários:

  1. Concerteza é um dos assuntos que causa polêmica no mundo. É algo que deve acabar.
    Bom texto Pedro :)

    ResponderExcluir
  2. Você sempre escrevendo muito bem. Adoro seus textos, têm me feito crescer bastante!

    ResponderExcluir
  3. o texto serviu bem pra mim pee! gostei muito s2

    ResponderExcluir