terça-feira, 25 de maio de 2010

O fim

Fim.. é uma palavra tão estranha, três letras apenas né? 
Mas como definir o fim? Será que existe mesmo uma definição pra isso?

Fim, segundo o dicionário Aurélio, significa o que termina. É isso mesmo? Talvez. A primeiro ver, fim traz uma ideia chata, uma ideia que pode ser boa, uma ideia pra ser pensada. Afinal, tudo que termina dá lugar à algo novo e esse aspecto pode ser considerado, quem sabe, como uma coisa boa. Entretanto, final  pode ser traduzido como algo ruim, então, é a partir dai que vou começar as minhas palavras sobre o assunto.

Fim é algo bom quando se tem uma coisa, na qual, você vive em função e te faz sofrer. É como se fosse uma penitência de vários outros bem dizeres que gostaria de compartilhar, de viver melhor, só que não encontram-se maneiras diretas de se agir quanto à isso. Um final bom é deduzido quando não se tem mais maneiras de se levar uma coisa a frente seja por motivos sérios ou patéticos (nesse último caso, é complicado).
Fim é algo ruim quando não se tem intenção de terminar. Sempre terá em algum ver, uma pessoa prejudicada pelo tal. Proporciona então, tristeza, angústia e desânimo. As vezes, pode até desencadear uma mudança futura considerando algumas coisas que não deram certo, que não foram tão boas quanto era esperado.
Os "dois fins" tem um unico aspecto em comum: abrem espaço para outras coisas. Tanto um quanto o outro dá liberdade pra você ocupar a vaga de determinada posição em sua própria vida. Somos os principais contrutores dela. Então, um fim proporciona um começo.
Começo que pode ser bom ou ruim, mas é de fisionomias que não entendemos que temos que manter a vontade de prosseguir perante ao que acontece e não temos controle nenhum. Nem sempre podemos escolher que direção seguir, nem sempre podemos escolher o que parece mais legal pois nem tudo que queremos ,temos. Se lutamos por algo, o fim pode ser considerado uma ameaça fatal que englobaria uma tristeza que, considero, pior pra nós mesmos.

Contudo, a mensagem que então deixo é que não se pode desistir. Um fim é um fim apenas. No futuro mais adiante, vira apenas lembrança e é com ela que você pode montar um espelho de coisas que devem ou não serem mantidas em situações seguintes. É bem por ai que se vive. Um fim é um começo! Não pode-se esquecer disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário