quinta-feira, 14 de junho de 2012

O mundo está regredindo?

Atualmente, o mundo e as pessoas estão em um sistema de vida ou morte. O ser humano é o único animal que mata por prazer, por gosto ou até para conseguir algo em troca disso depois. Mas, qual realmente é o sentido disso tudo? Qual é a verdadeira solução para um mundo onde a morte é muito mais prazerosa do que uma vida?

Pois bem, o mundo mudou. Toda pessoa estudiosa ou não consegue perceber muito isso. Os sentimentos foram trocados por dinheiro, as pessoas se vendem em prol de uma existência e não existe mais união. As florestas estão sendo cada vez mais devastadas e os recursos naturais que, antes eram renováveis, estão se tornando cada vez mais escassos. A mente humana tem se tornado ainda mais uma arma negativa para o próprio ser. São feitas guerras em busca do poder e a maioria, pobre, acaba sendo prejudicada por uma minoria rica que detém todo e qualquer tipo de hierarquia. O mundo está ao contrário. As pessoas não sentem mais prazer em viver pois tudo hoje em dia é comprado.



Alguns, de bom coração, procuram cada vez mais uma paz que não existe. A desigualdade é vista a todo momento, desde a hora que saímos de casa até quando chegamos. O amor é trocado por questão de TER ao invés de SER, do que sente em questão. As pessoas trocaram o coração por cubos de gelo. Cada vez mais está difícil ter esperança naquilo que acontece.

E o que aconteceu com todo o respeito que antes havia? O que aconteceu com as ideias iluministas de ter um mundo igualitário entre a sociedade? Aonde foi parar toda a educação que foi dada nos anos 80, por exemplo? A vida foi modificada pelo fato de comprar e vender. As pessoas não se importam mais com o que elas podem fazer para ser melhores e sim, se preocupam com o fato de querer ter sempre o melhor para elas mesmas. Até quando? Até quando vamos conseguir suportar vendo pessoas morrendo de fome enquanto outras jogam comida fora? Pois é.. São perguntas sem respostas, num mundo cada vez pior.

A solução para isso tudo é conseguir (ou pelo menos tentar) rever os valores. Rever os valores sentimentais,  emocionais, para assim viver cada vez melhor. Não é necessário deixar o que é de bom dentro de nós para sermos apenas mais um no mundo. O importante é sempre ter em mente que, mesmo o mundo estando em uma situação ruim, podemos fazer algo para melhorar e assim, a cada dia. É humanamente impossível mudar o mundo.. Mas é possível mudar a nós mesmos, com pequenas ações e gestos que podem ser únicos e fazer a diferença na vida de alguém. Pense nisso..


p.s: Peço desculpas pela minha ausência mais longa. Coisas do trabalho me deixaram cada vez com menos tempo e espero dessa vez, conseguir ficar mais perto daqui. Senti muita falta dessa esfera, porque é aonde, na maioria das vezes, encontro refúgio e ajuda com os pensamentos que não sei expressar entre as minhas palavras. Em todo caso, estou de volta.

15 comentários:

  1. Pedro querido,
    Fico feliz com sua volta!!!!!
    Será que foi meu gritinho, hehehehe.
    Olha Pedro, desde os 5 anos que meus pais
    faziam eu e os meus irmãos irem num asilo aos domingos. Levar sabonete, pente, biscoito e coisas do gênero. Aprendi cedo a fazer minha parte e SER uma pessoa melhor. Não adianta espera o governo, a sociedade, a ong...Quem precisa fazer sou eu.

    Nossa não suma mais assim, não posso falar pelos outros(as)mas fico aqui com muita saudade.
    Pedro, você é importante, e da mesma forma encontro um(meu) amigo pra caminhar juntos.
    Um beijo e um abraço apertadinho.

    ResponderExcluir
  2. Agora já sei a técnica,
    dou um berro, rs!
    Brincadeiras a parte
    o que eu disse é com todo
    carinho do coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pedro.
    O mundo é movido por interesses e somente quando algo interessa é que as pessoas, correm atrás.
    Sei que você é jovem para o que vou te dizer, mas certa feita, quando tinha sua idade, presenciei quase in loco, a morte de alguns integrantes do Partido Comunista do Brasil na rua Pio XI no bairro da Lapa.
    Tudo porque os integrantes tinham um ideal ou pensavem dentro de um contexto socialista.
    Pois bem, hoje o crime organizado, aterroriza, mata civis inocentes e policiais...
    Cadê o rigor da lei e da justiça?
    Sinceramente, tenho saudades daqueles tempos, onde os jovens eram mais engajados por justiça social, coisa que ainda não temos aqui.
    Na ocasião, os jogos olímpicos de Moscow fora boicotado pelos EUA e seus aliados, pelo fato de a extinta União Soviética ter invadido o Afeganistão.
    Os EUA fazem pior que eles. Ou seja, o que quero dizer com isso, é que os valores só são evocados quando há interesse em jogo.
    Uma pena.
    Mas obrigado por retornar. Senti sua falta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pedro prezadíssimo amigo, boa tarde!
    Que bom que estás de volta!
    Olha, realmente senti sua falta por aqui, comecei a pensar que talvez estivesse doente ou algo assim. Porém li em algum lugar (acho que no facebook) onde você comunicava que andava muito atarefado e tal... Então me tranquilizei.
    Vezes por outras todos nós temos estes períodos onde andamos mais atarefados que usualmente.
    Ultimamente sou eu que ando em uma correria louca! Férias quase chegando... e antes de ter férias muito trabalho tem de ser feito!
    Já tem um tempo que estou "parada"com o meu blog, assim como as visitas que normalmente faço aos amigo. Mas que bom, fim de semana por aqui!

    Amigo Pedro, como sempre você posta aqui um texto bem imponente.
    Um texto forte, que marca, seja pela realidade crua retratada no texto, ou pela impressionante visão do TÃO JOVEM autor. Impressionante realmente!
    "O ser humano é o único animal que mata por prazer, por gosto ou até para conseguir algo em troca disso depois." Sabes que eu nunca tinha me dado conta disto?!
    Aqui você descreve o "dilema" já nos apresentando as possíveis respostas...
    Pois veja, como você mesmo aqui relata... "É humanamente impossível mudar o mundo.. Mas é possível mudar a nós mesmos, com pequenas ações e gestos que podem ser únicos e fazer a diferença na vida de alguém.
    Agora eu me pergunto: porque temos tantas dificuldades em fazer estes pequenos gestos? Pensamos nisso..

    Pedro, enquanto os textos lá para o blog de revisão..
    Dei uma maneirada ultimamente nas postagens, para deixar você tomar um pouco de fôlego; uma vez que sabia que você andava atarefado.
    Porém usei o tempo e a oportunidade para montar a tal "apresentação" com as imagens; agora é só incluir alguns textos que ainda quero que você dê uma olhada...
    Vou te enviar a tal "apresentação" assim já um pouco montada para você dar uma olhada e ter uma visão total da coisa...
    Te enviarei lá para o final da semana, nada de pressa!

    Linda tarde e meu carinho de sempre.
    Ange

    ResponderExcluir
  5. Pedro meu bem,
    Estava com saudade dos seus textos!
    Bem vindo de volta ^^
    Não suma mais, por favor!
    Seu texto faz todo o sentido para mim! Concordo plenamente "O mundo está ao contrário. As pessoas não sentem mais prazer em viver pois tudo hoje em dia é comprado."

    Eu li o comentário que vc deixou em meu blog e me senti realizada porque sou grande admiradora dos seus textos também e por isso fiquei muito feliz com suas palavras para mim^^ Obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tá faltando tanta coisa no mundo...Você não é o primeiro a notar que as coisas estão mudando e ficando piores. Se a ideia do "fazer a sua parte" se estendesse,seria ótimo.
    Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  7. Oi queridíssimo Pedro,

    Obrigada pela sua presença em meu blog e pelas sensatas e doces palavras, que lá deixou tatuadas.
    Todos os seus amigos/as estavam saudosos de você.

    VOCÊ É IMPORTANTE, PARA TODOS NÓS, ACREDITE.

    Esse mês não estou postando como lhe disse, por motivos profissionais, mas neste fim de semana tenho passado pelos blogs amigos, não todos, infelizmente.

    Pedro, e seu texto? Nossa, querido o "minino" parece ter, etariamente, cérebro e qualidades de homem de 30/40 anos, mas dos concenciosos e lúcidos.
    Parabéns pelo seu caráter, que seus pais ajudaram a formar.

    Vamos lá comentar seu texto, muito bem escrito e estruturado, como sempre.
    Quando temos a sua idade, 19 anos, pensamos mudar o mundo, alterar, transformar, de forma revolucionária, é sempre assim. Não conseguimos e nos acomodamos, um pouco, às novas vivências. Conseguimos emprego e estabilidade afetiva e o mundo vai caminhando.
    Quando mais velhos, começamos a remoer no passado, nas recordações boas e positivas, mas nem sempre assim foi. É a nossa cabeça, que agora lhe dá tanto valor. Alguns de nós, até cometemos algumas asneiras. Ninguém é perfeito, meu amor, só mesmo Deus.

    O mundo, um dia, que pode estar para breve ou não, mudará, mas só o Pai o sabe.
    Falar de assunto de religião com 19 anos, é algo transcendental, embora acreditemos num Ser Superior, que criou todo esse mundo.

    Viva com alegria e expetativa em dias melhores e soalheiros. A corupção existe em todo o lugar. Claro que há países lídres em corrupção e insegurança.

    Procure no AMOR, universal e não só, a paz para essas inquietações. Não acredite em quem muito prega o evangelho, mas que raramente ou nunca o prtica. Dízimo e mais dízimo e as luxuosas casas em ilhas paradisíacas vão surgindo.

    O Vaticano, estado católico (religião, à qual pertenço e onde fui batizada) é dos mais ricos do mundo. Bento XVI, de quem não gosto como pessoa e Papa, quer tudo do bom e do melhor. Em África e noutros cantos do mundo morre gente com fome, e são ainda homens e mulheres católicas, na sua maior parte, que está ajudando essas pessoas, que nada têm.

    Não pense Pedro! Estude, continue a se dignificar, porque o amanhã será de luz.

    Parabéns pelo novo Design de seu blog. Super moderno e criativo, e o mar como pano de fundo.

    Boa semana e vá aparecendo sempre que lhe for possível.
    Beijos de muito carinho e saudades.

    ResponderExcluir
  8. Você vale o que você tem. Essa é a dura realidade que enfrentamos, infelizmente.
    No mundo perdido ainda há pessoas do bem, querido Pedro... Acredite!
    Pessoas que trocam sorrisos acompanhados de amor e energia positiva para estranhos por exemplo... Pessoas que escrevem um texto para conscientizar as pessoas... também!


    Adorei, beijo.

    ResponderExcluir
  9. Cada dia mais me convenço que o Ser Humano esta virando um animal irracional. As pessoas matam outras pessoas por nada, sem motivos, com tanta frieza, como se a vida não tivesse valor algum. Desmatam e destroem a natureza, como se não houvesse nenhum problema, como se desse pra concertar. O mundo está um caos, e sinceramente, tenho muito medo do ser humano.

    Beijos;*

    ResponderExcluir
  10. Oi querido Pedro,

    Tudo bem com você?
    Quando posta, meu amigo querido?
    Vamos lá! Talento não te falta.

    Hoje, voltei a postar, depois de esta interrupção, devido à escola.
    Te aguardo, tá?

    Bom Domingo.
    Beijos carinhosos da Luz.

    ResponderExcluir
  11. É uma pena ter que concordar que os valores estão extintos. É uma pena (enorme) ver a frieza que envolve o coração das pessoas e o deixa menor. É uma pena! Ao mesmo tempo, Pedro, é gratificante ver pessoas, como você, que se dedicam a tentar resgatar o que, um dia, era fonte inesgotável de virtudes. É prazeroso voltar ao teu blog e ver que tuas palavras são sempre de ânimo, de motivação!
    Lindo tudo por aqui!

    Aplaudo você, com tamanho carinho!

    Beijo doce, Wanda.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Pedro, bom dia!
    Aproveito este tempinho livre do domingo para vir aqui lhe saudar.
    Vejo que já faz um bom tempo que você está ausente. Eu também estou ausente do meu blog Pedro. Já faz quase um mês que me ausentei para por meu trabalho diário em dia, antes de tomar minhas férias. Ando tão ocupada ultimamente que mesmo ainda não tive tempo de finalizar o SLIDE de imagens. Também busco o tempo para postar um texto (REVISÃO) o qual dará encerramento a apresentação.
    Ainda bem que em breve tenho FÉRIAS!

    Um lindo domingo para você meu prezado amigo!
    Meu carinho de sempre.
    Ange.

    ResponderExcluir
  13. Oi Pedro,

    Será que está tão apaixonado, que nem tem tempo pra gente?
    Se assim for, fico feliz.

    Beijos com ternura da Luz.

    ResponderExcluir
  14. O que são valores mesmo já que algumas pessoas simplesmente esqueceram que ele existe!?

    ResponderExcluir