domingo, 4 de março de 2012

A pior doença do mundo


Vamos dizer que a partir de ontem, comecei a tentar relacionar o tamanho do meu aprendizado até aqui. Com 19 anos, fica um pouco mais fácil compreender o tanto de coisas que fiz e posso me orgulhar, assim como o tanto que percebo que cometi atitudes não tão legais assim. Todos nós conhecemos a nós mesmos, sabemos os nossos defeitos e qualidades. Ilustramos, algumas vezes, características do próprio carater, a ponto de se definir como melhor em determinado aspecto. Mas, bem.. vou tentar caminhar o meu texto à direção consequente do titulo em questão..


Quando coloquei "doença", boa parte das pessoas tem a imagem de um hospital, deitado em uma cama, tomando soro e recebendo atendimento médico. Fisicamente, seria bem por aí. Algo um tanto quanto normal que seria fácil de expressar. Só que o mais importante agora também não é isso. Todo homem, desde pequeno, tem o direito de ser livre. Ser livre com pensamentos e ações. Até atingir a maioridade, existem diversas barreiras comprometedoras que a sociedade impõe, de modo com que, a pessoa perceba (ou pelo menos, tente) a intenção e, principalmente, a consequência de cada ação cometida pelo individuo. Em questão, o comportamento é cometido pelo individuo e julgado pela sociedade que, nem sempre toma a melhor decisão ou tem a melhor solução.


(Considerando a liberdade do homem em pensar e agir, é necessário também conotar a lei da reação. Tudo o que é feito, reage a favor ou contra essa pessoa ou interfere no meio)

A pior doença que existe é a que chamo de doença de personalidade. Ela é causada emocionalmente e ocorre quando uma pessoa sabe que tem um defeito e não decide mudar, de forma com que esse deslize vire um desmoronamento. Tudo o que temos, as nossas características vão se tornando menos impulsivas com  o tempo e, com isso, adquirem mais força. O que, no futuro, pode acarretar um sofrimento maior. O pior doente é aquele que não aceita o tratamento e vai morrendo aos poucos pela sua dor. O mesmo acontece com as dores de personalidade. A pessoa sabe que a tem, não faz nada (ou quase nada) e, acha que tudo está bem, que tudo está normal. Até que chega o momento em que a dor é maior e pode levar  um sofrimento. Por um lado, se torna uma escolha humana. Então, nem todo sofrimento acontece porque tem que acontecer. Alguns podemos escolher!






Na vida, temos apenas duas certezas: o amor e a morte. Ame e viva enquanto pode. Não viva doente. Leve sempre um sorriso no rosto e a felicidade. Tudo tem um jeito. As coisas podem ser melhores se você quiser.

14 comentários:

  1. "Leve sempre um sorriso no rosto e a felicidade. Tudo tem um jeito. "

    Lindo, Parabéns!

    Emmanuelle T. s2

    ResponderExcluir
  2. Já presenciei a doença de personalidade na minha família, gente tendo defeitos absurdos, querendo que as coisas mudem, mas querendo que mudem sem precisar levantar o rabo da cadeira para fazer algo a favor do que deseja. Enfim, eu também tenho esse tipo de doença, mas luto dia após dia para que as coisas não cheguem a extremos ou tudo se torne irreversível.
    Adorei o blog, estou seguindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. amei demais....

    tudo tem jeito... só a morte que nao tem...
    vamos viver de verdade enqto podemos...

    beijos e alegrias!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro,
    Adorei o texto,
    O trem da vida ainda vai passar por muitas estações. Não demore muito em nenhuma delas.

    Sabe, eu acho que Deus abençoa muito mais o meu amor que a minha fé. Pois continuo transformando água em vinho branco, todo dia. Minha festa não acaba nunca. Sou um cisne que não morre.

    Para mim, todo momento é uma oportunidade — de criar, de sonhar, de inventar alguma coisa. De ter uma ideia, de dar um abraço, ou de fazer amor. De tomar um vinho, ou de tomar um sol. Para mim, toda ocasião é uma chance única de viver a vida. Toda ocasião é uma festa. Desperdiçá-la seria um pecado. Aliás, como dizia meu bisavô, o único crime que não tem perdão é desperdiçar a vida.
    Ame a vida e se achar que estar febril corra e me chame,rs.
    Beijos e mais beijos

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro.
    Conheço uma pessoa daqui que vivia atolado no alcoolismo.
    Ele estava com o rosto curtido e cadavérico, características dos alcoólatras.
    Sei que sua família o internou numa clínica, e os evangélicos iam lá orar por ele.
    Por que? Porque o cara era novo e tinha uma profissão das mais requisitadas e bem pagas. Era mecânico de carretas Scania, Volvo, Mercedes. Ou seja, um profissional dos mais requisitados.
    No entanto ama mais a cachaça!
    Perdeu sua saúde, perdeu esposa e pasme você, continua nos bares da vila.
    Que desperdício meu Deus! Como dói.
    Como torci por ele, amigo! Como pedi a Deus que ouvisse as preces dos irmãos evangélicos, católicos, etc...
    Só para vê-lo feliz e contente, e retornando ao um dos melhores mercados de trabalho... Até agora tudo em vão...
    O que fazer? o que fazer se a doença de personalidade arraigou em seu sangue e sabe-se Deus quando, será uma criatura sã e saudável. Nada adiantou...
    Benditas palavras as tuas Pedro! Como te entendo. Abençoado sejas!
    Um abraço fraterno, felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido Pedro,

    A vida tem várias vidas, etapas, em minha opinião.
    Uma delas, está, em teu texto: a falta de auto-estima.
    Como estudei Psicologia, embora, Didáctica, consigo perceber, razoavelmente, o que vai na cabeça de cada ser humano.

    ACREDITA, PEDRO, QUE NENHUMA DAS ACÇÕES, QUE PRATICAMOS, É, À TOA. TUDO TEM SUAS CAUSAS.

    Como Professora, todos os dias, me confronto com situações diferentes, mas más, para a pessoa, para o ser humano.
    Analisando caso a caso, verifico, que há causas, remotas, quase sempre, que justificam tal comportamento.

    A FALTA DE AUTO ESTIMA E DE AMOR ESTÃO NO TOPO DA PIRÂMIDE DOS AFECTOS.

    Meu nome verdadeiro é Emília. Nome de blog Luz. Me trata, como quiseres. Agradeço teu comentário, mas eu sou muito específica, real em minha poesia, e quero, que meus leitores se sintam, também , personagens.

    Boa semana.
    Beijos deluz.

    ResponderExcluir
  7. A mudança tem que acontecer de dentro para fora, a única pessoa que pode nos mudar é nós mesmos, então devemos sim, ver o que já de errado com a nossa personalidade e com as nossas atitudes e tentar mudá-las, devemos sempre crescer mentalmente, nos tornando pessoas melhores.

    um grande beijo:*

    ResponderExcluir
  8. Pedro, passamos por fases da nossa vida, em que nos encontramos em conflitos, abrimos a nossa caixa, chamada sentimentos e nos esvaziamos para tentar encontrar um saída. Tem pessoas que conseguem superar, mudar e acreditar, outras se fecham, criam uma ilusão, e proporcionam a chegada por inteiro dessa doença, chamada medo de viver a vida!

    Beeijo, boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Que possamos seguir, pq a brevidade da vida passa.
    Bj
    Fer.

    ResponderExcluir
  10. Incrível, Pedro. Ontem, ou antes de ontem, eu tava pensando sobre isso que você falou no início do texto. Tudo que fiz até aqui. Pensei e refleti muito sobre isso, sobre tantas coisas que fiz, que errei, tantas coisas que não sabia e hoje sei, muitas delas eu aprendi com meus erros. Pensei até em escrever sobre tudo isso que estava passando pela minha cabeça, mas não tive inspiração suficiente. Ainda.

    E sobre as pessoas saberem dos seus defeitos e não mudarem.. às vezes elas não conseguem ver. Pode ser muito cruel e muito difícil lidar com sua própria realidade, defeitos, erros e tudo mais. Falo isso porque já passei por isso, já tive muito conflito com uma pessoa assim, mas hoje eu tento entender que ela não consegue. Ela não consegue ver quando a gente aponta que ela faz certas coisas, tem certos defeitos, enfim. É difícil.

    Não tiro a responsabilidade dessas pessoas, afinal a mudança deve começar de nós. Mas tento compreender. E nem sempre consigo, mas tento.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ola pedro... eu gosto muito do teu blog.. eu tenho Transtorno de Personalidade de Borderline, é muito difícil conviver com isso, mas mesmo assim eu estou lutando pra mudar... ja melhorei em muitos quesitos.. tenho um blog que desabafo sobre minha luta com a borderline... seu blog me da muitas forças.. parabéns, continue assim.. se quiser ver meu blog...

    http://segredosombrio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não dá para explicar a maneira com que eu amo a forma que vocês conduz os seus textos, Pedro. É um dom muito bonito de se ver, mesmo.
    Eu concordo muito com o que você disse - mesmo querendo ter o poder de discordar de algumas partes, porque infelizmente o que mais se vê nessa vida são pessoas que se perdem no meio do caminho, muitas vezes por conta de si mesmas. E pior que tudo: não percebem isso. E é como eu sempre digo: não há como ajudar quem não quer ser ajudado. Olha que dilema, hein? Eu penso, penso e penso e não acho um caminho que simplifique essa confusão do seu texto - apesar de que a sua conclusão é exatamente o que cairia bem.

    Queria te dizer também que os seus comentários no meu blog fazem a alegria do meu dia - não por ser um comentário a mais, mas porque eu sei que do outro lado tem uma pessoa com uma cabeça ótima e que se porta de uma forma tão delicada e atenciosa que fica até difícil acreditar que o mundo em que você vive é o mesmo em que vivem tantos trogloditas. Todas as tuas palavras de carinho são recíprocas e eu reforço aqui: ''infelizmente não moramos na mesma cidade e sinto que nisso o mundo me deixa triste''.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Sabe Pedro, todos, quando digo todos estou me incluindo aí também, tem algo que escondem de si mesmo, como você citou 'um erro ou uma dor', acho que como você disse, é a 'pior' doença existente, mas por conta de simplesmente não viver, deixar de viver e viver para isso. Muitas vezes insistimos e persistimos em algo que sabemos que vai dá errado, como uma frase em inglês, sendo que você nem sabe inglês(isso foi só um exemplo). Esses tipos de coisa. E quando a conclusão do texto, foi uma das melhores possíveis.
    E repito "Tudo tem um jeito".
    Espero que tenha compreendido o sentido do meu comentário... É isso, até ;]

    ResponderExcluir
  14. Pedro não sei se você lembra de mim =/ HAUSHUAS Mas resolvi reativar meu blog, e claro que lembre de você e do seu blog. E fico contente que ainda esteja postando seus lindos textos, que sempre tem uma palavra de incentivo, esse mesmo é perfeito! Gostei muito, parabéns e continue sempre assim, porque sei que DEUS te deu um dom. BEIJOS E ATÉ BREVE !

    ResponderExcluir