terça-feira, 20 de março de 2012

Cartas ao meu pai

" Pai,

Essa é a carta de um filho seu que nunca te viu. Aliás, não sei se chegará em condições reais de ser lida com clareza, até porque sei que como o senhor é muito ocupado, talvez não tenha muito tempo para interpretar cada linha da mesma forma e carinho que trato, aqui então, escrevendo. Fico triste. Triste mesmo.

Não sei o que tenho dentro de mim que me faz cada dia mais pensar em você. Sempre olho para o carrinho que me deu há um bom tempo atrás e que hoje ocupa um lugar específico do lado da unica foto que tenho do senhor, e lembro. Lembro de coisas que não vivi. Lembro do abraço que não pude dar, lembro dos choros a noite que sempre ficava esperando meu super herói vir me acalmar e daqueles maravilhosos dias de Sol em que ficava tempo conversando sobre meu dia e sobre seu trabalho a beira do mar. Era normal, mas hoje sinto falta. Sinto falta de ter alguém para viver comigo tudo isso e, com sua morte, parte disso tudo foi tirada. Tirada da pior forma. Fazíamos planos para nossas férias, para o meu aniversário de 16 anos e agora? E agora o que vejo são vagas lembranças de momentos que daria tudo e mais um pouco para poder voltar atrás.

Papai, não sei o que acontece com meus amiguinhos. Eles tratam seus pais como se fossem um nada. Costumam xingá-los quando não deixam sair. Gostaria de ter coragem de dizer o quanto isso me faz falta. A mamãe ainda chora todas as noites, infelizmente. Não sei o que fiz para  o Papai do Céu com tudo isso. tanta gente tendo pai e mãe e não dá valor.. e poxa, eu querendo de volta... Eu daria tudo. Tudo mesmo papai. As pessoas daqui da Terra não sabem amar. Falam "eu te amo" como se fossem bom dia, acabam iludindo as outras e sem motivo algum. Tudo é levado pelo dinheiro. Não sei se o Senhor sabe, mas semana passada eu terminei com a Carol. Lembra dela? Eu te escrevi uma vez sobre ela, sobre seus cabelos longos morenos que me faziam bem. Toda vez que ouço Teatro Mágico acabo me deparando com ela. Deve ser porque eu gosto né? Mas papai.. o pai dela fez a gente terminar porque disse que eu não era totalmente responsável pra ficar com ela. Chorei bastante. Pensei que não iria mais sair daqui. Estranho, mas por alguns momentos pensei que te vi na minha porta, corri te abraçar, contudo ,era apenas imagens da minha cabeça. Infelizmente.

Papai, o que eu mais gostaria agora era que o Papai do Céu me desse alguns instantes com o senhor para eu poder te dar um abraço. Um abraço bem demorado, daqueles de urso! Se fosse possível uma coisa, gostaria que fosse essa. Nada mais. Meu aniversário está chegando e já não é mais a mesma coisa sem você. Papai, cuida da mamãe e da Carol aí de cima tá? São as duas pessoas que mais gosto no mundo e acho que são as unicas verdadeiras também. Consola o coração da mamãe e pede para o Papai do Céu, por um momento, por um leve discuido, na proxima vida, fazer as pessoas que eu mais amo serem para sempre, pois é dificil pensar que muita gente tem tudo e não dá a minima e eu? Bem, eu, não sou nada,  mas merecia ser feliz. Pelo menos um pouco né?

Papai, te amo tá?

Com carinho, 
Julio.


______________________________________________________

Curiosamente, o estilo das cartas tinha sido um dos unicos que eu não tinha ainda utilizado aqui no blog. Adoraria ter outros tipos de inspiração para escrever uma carta maravilhosa, contudo, a primeira imagem que veio à minha mente foi essa. Não sei porque, mas tinha algo me dizendo que precisava escrever sobre uma perda, sobre a falta que alguém pode fazer. E, pois é: na maioria das vezes esperamos perder para expressar realmente o que sentimos, esperamos que uma outra pessoa tome a iniciativa de falar que gosta. Por que isso? Por qual motivo esperar o amanhã? Há momentos que as palavras já não são mais suficientes para demonstrar coisas que somente o coração pode demonstrar. Não deixe que oportunidades se vão, não deixe que a esperança morra, não permita que o que você tem de mais bonito se torne algo comum, vulnerável a tantas quantas porções de tristezas que o mundo proporciona. Faça valer a pena sua vida, seu amor, seu coração. 

18 comentários:

  1. Este post está extremamente bem escrito, muito bom e os sentimentos são sentidos por quem te lê, por quem acompanha cada frase desta carta. Gostei bastante. Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Passei para conhecer seu Blog, gostei e já estou seguindo! :)
    Bjs

    http://maanuscritoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pedro, como sempre suas palavras remetem a sinceridade máxima! Uma carta belissíma!

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Que bela carta, fui devorando e emocionando..meu pai morreu também quando eu tinha 15 anos, Nossa uma dificuldade, um sofrimento.Mas sabe depois passei entender que Deus escreve certo por linhas certas e nós é que entortamos. "É a voz do gostar,É a voz do alertar, dizendo nas palavras, hei! acorde...Quero te ajudar!!!
    É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
    ler, perceber, interiorizar...
    Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
    Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
    Vem como um "cutucão" benigno..
    Uma sacudida, Um alerta..
    Uma sirene que soa o nobre sentimento,
    de luz, imenso cuidar..Vem com tanta verdade,
    mas, com o cuidado de não magoar..
    Uma voz que Deus usa, que vem devagar..
    Que inunda...Que traz alegrias..
    Que contagia..Uma voz de anjo,
    Uma voz de irmão escolhido...
    Presentes e presente..
    Nos dois sentidos..o de estar e,
    o de jóia inestimável..
    Um mestre de consciência...
    Mestre paciente para ouvir,
    Ser cúmplice nas dores e alegrias...
    Mãos estendidas,entrelaçadas...
    Dádiva da vida...únicos,
    senhores do bem: VOZ DE AMIGO !

    Você me emocionou tanto com seu comentário,
    que li e reli pra absorver suas palavras e dizer pra vc que que te agradeço por fazer parte da minha vida.
    Um abraço apertado e beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei seus textos e a profundidade com que você os escreve! Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  6. Hey menino, que falta senti daqui. Ando meio ocupada com a faculdade, mas tentando conciliar tudo, e não poderia deixar de vir aqui, não é?! Então, que meiga essa carta, apesar de triste. No fim das contas, o que devemos fazer mesmo é conservar a ternura dos laços emocionais, esses que ligam tudo e todos por uma linha cheia de detalhes que borda o amor. Muito bom passar por aqui.

    Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  7. Somos burros ao pensar que teremos amanhã, porque talvez ele nem exista...esperamos que os outros façam as coisas por nós, que tomem a atitude mas esquecemos de tomar por nós mesmo. Se todo mundo pensasse que pode ser especial e marcar a vida de alguém seria o bastante já e quem sabe assim ajudaria melhor o dia do outro.
    É bom escrever sobre a perda assim não precisamos perder para darmos valor.
    É bom te ter novamente Pedro, saudades daqui.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Senti-me um pouco eu lendo a carta. As despedidas seriam melhores se soubéssemos fazê-las eternas a cada dia... Que lindo Pedro, uma sensibilidade maravilhosa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Pedro, boa noite meu prezado amigo! Ando um pouco ausente meu amigo, mas sem dúvidas continuo sua muitíssima fã!
    Pedro uma carta dolorida , que transmite ao leitor toda nostalgia por você aqui retratada.
    Algumas passagens desta sua carta achei muito interessante pois identifico-me em algumas delas.
    Perdi minha mãe com a idade de 7 aninhos e desde o dia de hoje (muitos anos após) ainda daria tudo para ter ou ter tido uma mãe em minha vida. Assim como você várias vezes vejo amigas tratarem as mães com indiferencia ou algo sem valor, então penso: - o mundo é injusto, eu daria tudo para ter uma mãe, ao menos ter tido na minha infância, enquanto algumas foram abençoadas com a presença de uma mãe desde criança a idade adulta sem merecer.
    Emocionante sua carta Pedro! Sem dúvida seu pedido vai ser ouvido e as pessoas que você ama serão protegidas.
    Mas...quem é Júlio? Seu verdadeiro nome talvez.
    Linda noite!
    Bjs.
    Ange,

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Querido Pedro,

    Li sua carta com o coração nas mãos e o peito dilacerado, aos pulos.
    Foi um ensaio, digamos. A carta, embora escrita por você, é assinada por alguém de nome Júlio.
    Todo o seu escrito está repleto de emoção, de expressividade e quer mostrar à sociedade, quão importante é ter um pai na terra e outro no céu.

    Aqui, na Tera tudo passa, tudo é volátil e nem quando olhamos, vemos. Vivemos a rotina do quotidiano, a correria do que às vezes, não é possível, e esquecemos as singlaridades, que tão importantes são.

    Tudo bem de amores, querido Pedro? Não terminou com ninguém, não? Fico feliz. Tem muito tempo para amar. Estude, ame sua família e vá "paquerando" de vez em quando, com precaução e se preserve.

    A vida não está para aventuras bobas.

    Essa carta parece escrita por um garoto, tal não é a fiabilidade e sinceridade da mesma.

    Grata pelo teu comentário em meu blog.
    Quando te for possível, me faça uma visitinha.

    Beijos de muita luz e estima.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Tudo bem?

    Iniciei um blog há pouco e navegando por essa imensidão da blogosfera deparei-me com teu blog. Gostei muito, por isso sigo-te.
    Se puder e quiser visite meu cantinho
    beijos

    ResponderExcluir
  12. que bela carta...
    ja te falei outras vezes, adoro a maneira como expoe os sentimentos... é lindo e raro.
    um beijo e bom fds!

    ResponderExcluir
  13. Amei...
    Que carta linda,você é um talento !

    ResponderExcluir
  14. Own, a carta ficou linda e o tema foi muito bem abordado. Apesar de que tinha horas que ele falava como se fosse criança e falava de assuntos como se fosse adolescente, aí eu fiquei meio perdida! rs

    Adorei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pedro,

    Passando para ver se haveria novidades e te desejar uma excelente semana.

    Beijos de muita luz.

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo Pedro,
    Leio esta carta e só tenho a lamentar por tal situação...
    Muitos têm seu pai e não dão a mínima para ele.
    Ao chegar do trabalho, não são capazes de perguntar como foi seu dia.
    Não procuram saber como está sua saúde, e é como se ele fosse um estranho em casa. O pai ao contrário se preocupa com seu filho e por ele busca saber de tudo.
    O que mudou?
    Por que estamos nesta situação, Pedro?
    Este filho assim como muitos, sente falta de seu pai.
    Infelizmente, outros pais também nunca ou nada fizeram de concreto para captar o amor do seu filho.
    E vive e versa.
    Este filho pelo menos demonstra que ama e muito, seu pai, que entre ele já não mais está.
    Comovente carta, e a mim diz muitas coisas que são pertinentes.
    Um fraterno abraço, felicidades.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente as pessoas tem vergonha de dizer e principalmente demonstrar o que sentem, só dão valor quando perdem. E muitas vezes já é tarde demais. A vida aqui na terra está realmente um caos, pessoas de palavras fáceis, é tão dificil saber quando alguém realmente esta dizendo a verdade.
    Perder alguém próximo não é fácil, perder um pai então é uma das piores dores, nem o tempo ameniza.
    Bela Carta Pedro! Parabéns

    beijos

    ResponderExcluir