terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

E se o tempo pudesse voltar?

Todos nós vivemos cheios de compromissos e tarefas em nosso dia-a-dia, isso é fato. Uns se preocupam com a formação, outros com sucesso profissional e outros tantos com diversão. Entre várias coisas, existem também as pessoas que interagem de forma direta ou indireta em nossa vida. Com elas, praticamos sentimentos e ações; passamos momentos diversos e construimos relacionamentos que são, em todo o tempo, caazes de modificar toda uma realidade que é importa até então. Por algum momento, você já chegou a, pelo menos, imaginar como seria se fosse possível voltar no tempo? Já imaginou como poderia ser viver novamente alguns momentos, aproveitar algumas oportunidades e fazer tudo diferente?



Pois é, o tempo sempre foi um dos aspectos pelos quais as pessoas mais se importaram depois que ele passa. Um dos maiores sentimentos de culpa é provocado logo após que percebe-se que todas as expectativas se vão de acordo com a falta de tempo. O arrependimento acontece e pouca coisa, então, pode-se fazer. Seria bom que pudessemos voltar no tempo e conseguir promover as mudanças necessárias para um presente melhor, porém, não é possível.

O tempo é um dos objetos que são imutáveis. A unica percepção que temos é a de viver o presente, apenas. Quanto ao futuro, cabe uma incerteza, uma dúvida. E ao passado, sobram apenas lembranças e diferentes porções de arrependimento e culpa. As pessoas erram muito por achar que tudo é pra sempre e que quem gostamos vai estar sempre ali. Infelizmente, não é assim. A vida anda, as pessoas vêm e vão e, mesmo com tantos altos e baixos, temos que viver. Viver, correr atrás dos nossos objetivos e fazer tudo que é preciso agora, hoje, no presente. O amanhã pode nem existir. E o ontem, já é tarde demais.

18 comentários:

  1. Hoje não sei mais o que eu acho sobre o tempo. Sabe Pedro, as vezes vejo nele um consolador, um amigo mesmo, capaz de levar as mágoas, curar algumas feridas (mesmo deixando cicatrizes). Mas ora ele é cruel, leva tanto de nós, leva tanto da nossa vida... Tempo, realmente imutável!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, saudades...
    Meu amigo, sempre fico impressionada com a sabedoria e este talento/dom, expressos em seus textos.
    Em princípio você fala aqui sobre um tema que todos nós conhecemos, pois todos nós somos cientes da sua existência. No entanto você retrata aqui de uma forma que faz impossível não refletimos após ler..
    Parabéns Pedro! É sempre um prazer ler seus maravilhosos textos.
    Uma linda e inspirada noite!
    Abraços e lembranças
    Ange

    ResponderExcluir
  3. Tempo, para uns ele é como um remédio, para outros uma escravidão, e para mim uma esperança. Por motivos pessoais o tempo anda me fazendo bem, a dor do passado, já não dói como antes.

    Bem, queria dizer mais, mas, vi seu blog agora, e tenho que sair, mas, não poderia visita sem dizer nada.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Deixa escorrer nos ponteiros até as demoras, Ele saberá caber a falta ou a ansiedade.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Sabe... ja parei pra pensar nisso... a gente sabe que nao é possivel voltar atras, mas se fosse?
    é estranho, mas na maioria das vezes, acho que faria tudo igual... nao sei, quase tudo...
    quando penso nisso, ligo mais ao lado sentimental e amoroso, mas acredito que erraria e acertaria denovo... tempo, destino, muito complexo... beijos
    obrigada pela visita... seguindo... adorei.

    ResponderExcluir
  6. Tempo, viver o hoje, parece clichê! Como tudo na nossa é clichê, o amor a primeira vista, o primeiro namorado, a primeira queda, a primeira aventura. Como tudo na nossa vida, na nossa historia, é vivido por tempos, e o que ele tem de mais precioso, que precisa vim no tempo determinado, no tempo certo! Mas quando vai vim, será que vai chegar? Pois bem entra no que você escreveu, "Viver, correr atrás dos nossos objetivos e fazer tudo que é preciso agora, hoje, no presente. O amanhã pode nem existir. E o ontem, já é tarde demais."
    Temos que renovar a cada amanhecer, e que o hoje, seja o hoje. Com sorrisos, com lágrimas, mais que Deus nos dê discernimento para fazer do nosso tempo a favor de nós!

    Grande beeijo

    ResponderExcluir
  7. Ás vezes me pego pensando exatamente nisso: "No Tempo". Quantas coisas seriam diferentes se pudéssemos voltar lá no passado e concertar os erros, digo não só em relação a nossas próprias vidas, mas também em relação ao mundo. Veja que maravilha se pudessemos voltar a dezenas de anos atrás e diminuir a poluição na terra, assim diminuindo o aquecimento global. Infelizmente isso não é possível, o que foi feito está feito, não há concerto. Por isso sempre digo, temos que aprender com os erros do passado e viver com calma e sabedoria o presente, pois depois não haverá jeito de mudar as consequências.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  8. Publico este comentário a pedidos de Antônio Lídio Gomes (Vozes de Minha Alma):

    Pedro, como dizia a canção, o tempo não para, é imutável, e é eterno.

    Muitos só querem viver o presente, e não semeiam e não se preparam para ter um futuro onde possam um dia se alegrar ou descansar dos fardos que lhes massacraram no passado.

    Ao mesmo tempo, recordar é viver. Pois é do passado que se tiram lições proveitosas para hoje e amanhã.

    E interagir com o tempo, é não ficar ocioso esperando ver no que vai dar.

    Interagir com ele, é enfrentar os desafios que sem sabermos quais serão, nos torna melhor hoje e melhor do que fomos ontem.

    Nesse exato momento, quero agradecer tuas sempre e amáveis palavras.

    Não quero perder nem um segundo para deixar de dizer a satisfação que ora sinto em ter tua companhia nesta jornada.

    O tempo é agora, o momento é este e espero que o seja sempre.

    Um abraço do amigo e leitor.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito pra oq eu to sentindo agora... mesmo que ja se ouça isso de outros modos, nem sempre é facil de acreditar ou seguir né?... Nada é pra sempre, isso eu concordo... Infelizmente, é verdade...

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro,

    Te conheço, entre aspas, do blog "Vozes de Minha Alma", e, sempre acho teus comentários muito certeiros e muito adultos.
    Afinal, só tens dezanove anos, e a tua visão das coisas e do mundo , em geral, é muito vasta e madura.
    Quanto à tua postagem, aliás, muito bem estruturada e escrita, o tempo não volta atrás, não.
    Por vezes, gostaríamos, que ele voltasse, revivendo, assim, bons momentos, outras vezes, prefeririamos, que ele passasse rápido.
    Mas, o tempo é senhor de tudo e de todos.
    Tu, graças a Deus, tens muito tempo ainda à tua frente, para viveres com intensidade as coisas boas, que a vida tem.

    Bom fim de semana.
    Beijos de luz.

    afectosecumplicidades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A Oferenda

    À meia-noite quando o galo canta
    A Graça vem, sopra com a mão
    O Poderoso, Justo te alcança
    Na plenitude do teu coração

    Alcança o aflito, com sua virtude
    Que hoje sofre com sua aflição
    Os anjos todos, nessa atitude
    São portadores da divina ação

    Os santos anjos zelam guardiões,
    Nos quatro cantos que nos céus habitam;
    Levando a Deus as imprecações.

    A oração, que do justo vai fluindo,
    Um anjo beija e se enternece;
    É uma oferenda, para Deus subindo.

    Inspirado no Zohar, o Livro do Esplendor

    ResponderExcluir
  12. Se eu já pensei sobre voltar no tempo? Sim.
    Se eu teria coragem de mudar algo? E abrir mão de tudo de feliz que eu vivi, tudo que eu senti, tudo tudo? Acho que não.
    E acho que tudo que vivemos e temos que suportar era mesmo pra ser nosso!

    Um beijo enoooooooorme Pedro!
    Sinta-se abraçado! (Não sei porque, mas cheguei aqui hoje e vi tua foto e senti uma vontade imensa de te abraçar!)

    ResponderExcluir
  13. Oi Pedro, saudades
    O que vale é mesmo somente hoje.
    Mas deixo um recadinho

    Não apresses tua alegria,
    ela tem seu tempo para
    aprender com a tua tristeza;

    Não apresses teu silêncio,
    ele tem seu tempo de paz após
    o barulho cessar;

    Não apresses teu amor
    ele tem seu tempo de semear mesmo
    nos solos mais áridos do teu coração;

    Não apresse nem mesmo o amanha
    ele tem tempo pra chegar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Te confesso, Pedro, que os questionamentos que você trouxe é um dos poucos entre aqueles que prefiro manter sempre longe da mente. Sinceramente, se eu for refletir sobre isso, escreveria mil palavras e não chegaria a conclusão alguma. Mas ainda assim, considero cada vez mais irresistível não me entregar às tuas palavras e não me render à clareza com que você trata qualquer tema que se propõe. De coração, estou encantada com o seu dom. E no meu blog você disse algo que eu preciso repetir aqui: sua beleza de alma, você deixa nítida.
    Beijos, Deyse.

    ResponderExcluir
  15. O tempo anda acelerado, nos contorcendo a correr pra todos os lados. Nos faz perder. E devemos aproveitar o máximo que nos sobra e não esperar nada "do tempo". E sim, esperar "no tempo" certo, correndo atrás do que desejamos - há uma sútil diferença.

    Uma boa reflexão Pedro. Um beijo, Ana.

    ResponderExcluir
  16. Tempo, tempo, tempo. Ora amigo, ora inimigo. Nem sempre nos damos bem com ele. E claro, claro que qualquer pessoa gostaria de voltar no tempo em determinado momento para reviver novamente, ou apenas fazer diferente. Acho que viver o agora é o plano de SEMPRE, bom, deveria ser, mas muitos vivem de nostalgias, saudades e do passado e outros planejam o futuro sem nunca fazer nada. O tempo, esse tempo, a gente devia andar de mãos dadas com ele, mas insistimos em o tratar mal...
    Um bj.

    ResponderExcluir
  17. Sabe, eu costumo pensar que tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito, e às vezes as coisas não saem do jeito que queremos, mas no fim, cabe a nós retirar daquilo uma lição ou uma eterna reclamação de como poderia ter sido melhor. É claro que nos chateamos, nos entristecemos, somos humanos e somos assim mesmo. O que não combina com a gente é se entregar.

    Estava sentindo falta daqui, tenho estado ausente, coisa da faculdade, coisa de tempo. Mas volto sempre que der.

    Até breve, um abraço.

    ResponderExcluir