sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cadê o amor?

Particularmente, sinto que o assunto central desse texto é um tanto quanto clichê e até pode parecer aquelas coisas entediantes que estamos acostumados a ler uma ou outra vez em nosso cotidiano. É perceptível a presença de várias pessoas que tentam explicar ao certo a existência de um sentimento tão bom e que parece ser o melhor do mundo. De fato, posso destacá-lo como um dos mais importantes em toda história humana. Entretanto, sempre há indicios de que o amor não seja tão bom assim.

Vamos então a história mais comum. Em relação ao amor a uma outra pessoa (que não seja da família) diga-se de passagem que todo começo é igual: muito bom. As duas pessoas se conhecem, descobrem uma porção de coisas em comum e depois de um tempo isso começa a cansar ambos. A pergunta que sempre me faço é: porque? Pois bem. A unica explicação que encontro é a questão da convivência. O casal acha que se conhece muito, acaba por fazer certas coisas que podem pôr o fim a um relacionamento que antes caracterizava uma história de amor. As pessoas vão se cansando sempre dos defeitos umas das outras e, até por falta de adaptação a isso, percebem que não era tudo aquilo que eles pensavam. Enquanto isso, nessa hipótese, foram trocadas várias juras de amor eterno e felicidade a dois. Depois de um tempo, vem tudo a ruir como um castelo totalmente cheio de explosivos.

A grande verdade é que o amor tem sido algo muito cobiçado pelas pessoas. E, talvez, por quererem tanto, acabam por dedicá-lo a qualquer um, ao primeiro que aparece e quando menos se espera, tudo isso acaba. Uma beleza exterior não se diz a respeito do interior de alguém e, em meio a brigas, discussões e afins, o que era pra ser amor, vira apenas uma paixão. Um passado. Sou meio supersticioso ao dizer que o amor está extinto. Aquela coisa de gostar mesmo de alguém tem se tornado questão de momentos ou até mesmo de beleza, apenas. Com o fim dos relacionamentos, acabam-se por criar ilusões e desilusões com a vida, impossibilitando o coração a traçar novos caminhos, novos rumos e objetivos.

Todo amor de verdade deve começar dentro de casa, com o amor que temos por nossos pais e por nossa família. Diga-se de passagem, é o unico amor que só morre no nosso ultimo dia de vida. Muita gente procura o amor em objetos, porém não encontra. Só ama quem pode ser amado. Via de regra, é clichê. Porém, ainda prefiro pensar que pra cada pessoa há um alguém esperando, pronto pra ser feliz e depositar tudo aquilo que ainda resta de esperança. Talvez, seja até por isso que o amor é unico. O amor, de verdade, é aquele que toca até o fundo da nossa alma e, mesmo quando estando longe, a vontade de estar perto é maior. É algo incrivél que faz pensar somente na pessoa amada, mesmo que todos aqueles que estão ao nosso redor digam que não. As vezes, costumo imaginar como seria de fato, essa história de um amor de verdade. Fico pensando em filmes de romance que tudo tem seu final feliz e começo a pensar que tudo tem um porque. E a verdade é essa.

Não é porque não deu certo uma vez que tudo está por água abaixo. Não é porque um relacionamento vive cheio de brigas que ambos não se amam. Não é porque o mundo não sabe amar, que precisamos ser incluidos nessa sociedade. As vezes, temos que ter pensamentos diferentes. Temos que viver a nossa vida, nos amar e acima de tudo nos respeitar. Nem sempre todos os momentos que vivemos são fáceis, nem sempre teremos motivos pra sorrir e não é todo dia que vamos ter um motivo pra existir. Contudo, a vontade de ser feliz sempre deve existir de acordo com aquilo que desejamos a nós mesmos. Não adianta plantar batata esperando que nasça alface. É por isso que cada coisa tem seu tempo e é preciso cuidar de cada plantação enquanto ela não dá frutos.

Algumas vezes, queremos porque queremos determinada coisa. Mas, simplesmente, nem sempre desejamos aquilo que é melhor pra nós. Devemos a cada dia, nos amar cada vez mais e amar também todos aqueles que estão ao nosso redor. Não quero dizer que você tem que sair por aí falando que ama todas as pessoas. Estou falando que você tem que demonstrar um amor que quer ter. Tem que amar a vida, amar o ar, amar as coisas que estão sendo te proporcionadas. Quem sabe assim, o amor não aparece em meio a tantas coisas? Nunca deixe de sonhar, mas não se esqueça: a unica pessoa que pode transformar seus sonhos em realidade é você mesmo. Por isso, faça valer a pena!

12 comentários:

  1. Pedro,
    primeira vez por aqui e fiquei admirada com seu texto, e concordo com voce a cada virgula...
    muita gente precisa ler isso.
    um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Talvez, antes mesmo do amor ter de começar dentro de casa, tenha que começar dentro de nós. Amar a si mesmo, para poder ser amado. Tem frase mais repetida do que essa? Mas acho que é verdade. Acho mesmo. Por isso luto constantemente para conseguir isso.
    E tenho que confessar: ando tendo muito medo da desilusão dos outros. Ando rodeada de pessoas desiludidas, sem fé no outro, sem fé no amor, sem fé em algo bom que há por vir. Não sei e não quero viver assim. Mas tenho medo de acabar me rendendo um pouco a isso, de tanto que escuto, de tanto que vejo.
    Não sei muito do amor (ou talvez não saiba que eu sei), mas não ouvi falar ainda de um sentimento tão bonito, tão intenso e tão devastador.
    Mais uma vez com palavras ótimas e um bom texto, em?
    Sempre um prazer vir aqui!
    Quem sabe eu não encontro um cara como você por aí? Que saiba falar de amor.
    Um beijo, Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Vim agradecer sua visita no meu blog, e desejar uma boa semana!!
    Bjusss ^^

    ResponderExcluir
  4. Ola Pedro,
    Sempre aqui valendo a pena.
    Em todo o amor há uma flor que nasce nos jardins dos nossos corações e enfeitam os canteiros de nossas vidas e que floresce o ano inteiro.
    Amar é fazer da lua uma musa de amor. É fazer do vento um mensageiro de carinho.
    É fazer da noite um labirinto de saudades. E fazer valer a pena.

    Meu novo endereço é:
    http://esconderijodabandys2.blogspot.com/

    Um beijo
    Amar é sentir um instante de saudades.

    ResponderExcluir
  5. Sabe Pedro, eu nunca entendi o amor, acho que ninguém o entende verdadeiramente. A gente cresce em laços afetivos e faz disso a nossa razão de existencia. Depois, queremos, como voce disse, dedicá-lo a alguém, mas nada do que fazemos parece ser suficiente. Nada, exatamente nada, se iguala ao amor na sua íntegra. E hoje já o vemos tão manjado que fica até dificil acreditar em um rs...
    É um dom, que surge e molda-nos por dentro e nos faz pessoas melhores. Sábios os que o tem!
    Com carinho,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  6. Pedro Menuchelli.
    Um trecho de suma importância que você trouxe à tona, e para mim, é quando diz que: Todo amor de verdade deve começar dentro de casa, com o amor que temos por nossos pais e por nossa família. Diga-se de passagem, é o único amor que só morre no nosso ultimo dia de vida.
    Verdade absoluta! Pois se alguém não recebeu o devido amor no seio do lar, como é que vai amar seu próximo, e, diga-se de passagem, um par?
    Amar é algo que transcende à alma, e vai além dos nossos sentidos.
    Amar caro amigo, creio que ainda é: Compartilhar vidas, repartir e caminhar juntos de corpo e alma!
    Sabemos que a convivência diária, causa momentos de instabilidades.
    Mas se há amor entre ambos, tudo é superado.
    Quem ama retrocede e se reencontra.
    Como o amor anda sendo relegado como algo passageiro e descartável, não sê vê com tanta freqüência, pessoas indo até o fim, dentro daquele compromisso das juras de amor.
    Há quem considere tais pessoas que vivem há tanto tempo juntos, como seres estranhos ao mundo!
    Será Pedro, que está o amor passando por um processo "evolutivo", onde num futuro, (ou já estamos nele...), será apenas um devaneios, um sintoma de fragilidade mental?
    E por isso, os casamentos não serão celebrados com termos e contratos temporários enquanto dure este "sintoma de afetividade"?
    Bem, para não complicar e nem embolar o que foi proposto no tema, quero dizer que o amor ainda é um fato.
    O amor nos enlaça numa comunhão necessária e bem vinda.
    Quero acreditar sempre nisso, enquanto dure a vida.
    Um fraterno abraço, e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Pedro, é tão bom e me enche de esperança ver um homem escrevendo sobre o amor. As pessoas, e em uma grande maioria os homens, parece que tem medo de amar, ou até mesmo vergonha de demonstrar esse sentimento, por cauda de piadas infelizes de amigos. E ao ler teu texto, me enchi de esperança novamente, deve existir mais homens por aí, que não tem medo e muito menos vergonha de amar. O amor é um sentimento muito simples, mas as pessoas estão cada vez mais, complicando ele, atribui o amor a coisas materiais, a beleza exterior, sendo que, o que vale mesmo apena, é o que a pessoa é, e não o que a pessoa tem. Acho que amar, é aceitar o outro com todos os defeitos e não querer mudá-lo.

    Grande beijo:*

    ResponderExcluir
  8. Pedro, eu estou tão feliz por ter encontrado o seu blog que duvido que eu vá conseguir descrever quanto. Não quero que isso soe de forma errada - mesmo sabendo que você deve ler o mesmo diversas vezes - mas você tem noção de como você é raro no mundo blogueiro? Um homem que escreve sobre sentimentos - isso por si só já seria emocionante, mas de bônus você ainda sabe unir maravilhosamente bem as palavras e formar textos que me emocionaram por um bom tempo aqui do outro lado. O seu blog valeu o meu dia, sem mais.
    Beijos, Deyse.

    ResponderExcluir
  9. É natural que tentem falar do amor. E dá pra dizer tantas coisas bonitas, e claro: enfatizar que ele é ilusão em muitas das vezes. Por isso percebemos que é preciso experimentar vivenciar e a dois. Pois só assim terá um conhecimento pleno de tudo isso. Mas quando se trata de outros amores, entre família e amigos, também se transmite, mas só se ambos ou mais, amarem mesmo. O sentimento de cada um é "só". Mas o amor não está só. Por isso acredito que não se ama sozinho. Portanto o amor é o conhecer, e realmente? Viver e experienciar.

    Pedro, eu gosto muito de ler você. São poucos os meninos que tem esse conhecimento. E é bonito isso! Não pare nunca! Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua perspectiva sobre o amor. O amor próprio está acima de tudo para poder enxergarmos e aceitarmos o que está a nossa frente!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  11. “Agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor.” 1ªCoríntios 13:13

    Não preciso dizer, as vezes temos ouvir, nos calarmos e aproveitar as palavras que estão sendo lançadas para nós, eu leio, guardo e digo a mim mesma, o amor sim ele é real, verdadeiro. Nele tudo suporta, tudo crê, porque ele é o maior de todos. É aquele sentimento aonde todos comentam, dizem, mas são os poucos que falam com clareza que ele é puro, inocente.
    Deus nós da seu amor, não nos fere, não vira as costas, simplesmente esta ali, não é oferecido, só vem a nós quando abrimos as portas da nossa alma. Suas palavras me dão animo para acreditar que o amor, não acabada tarde e não começa cedo, ele se manifesta no seu tempo certo, determinado!

    Beeijo. Parabéns, são poucos que conseguem transmitir realidade com amor nas palavras!

    ResponderExcluir
  12. Lição de moral, reflexão. Tudo...
    Gosto bastante dos teus textos por conta disso, sempre faz a gente pensar, repensar em tudo, em nossas atitudes e no que nos acontece...
    Gostei bstante ;]

    ResponderExcluir