quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Até quando?

A vida sempre foi um dos aspectos mais incertos da existência dos seres humanos. Há anos, estudiosos e grandes cientistas tentam desvendar os mistérios envolventes do caratér e personalidade de cada um. Uns defendem teorias que agem em torno de traços familiares, outros estão do lado de um ser divino que interage de forma indireta com o ser proporcionando assim algum tipo de ação e, até mais além, outros se baseiam em argumentos provenientes de uma geração. Afinal, será mesmo possivel entender as pessoas a ponto de dizer que nos conhecemos? Existem maneiras reais de olhar para um outro alguém e, de certa forma, conhecê-lo totalmente? Pois bem, acho que isso seria o sonho de qualquer um, não é? Imagine como seria bom saber os momentos de fraqueza de uma pessoa que você ama ou então, descobrir aqueles minutos em que um presidiário mente quanto a sua inocência em determinado crime.. É, seria.

Também seria bom se as pessoas tratassem as outras como se fosse com elas mesmas. Trataria como um sonho aquelas horas nostalgicas de querer (e poder) voltar no tempo em alguns momentos e até ficaria mais feliz quando pudesse ver alguns erros se tornando em acertos, relacionamentos sendo reestabelecidos e até mesmo, famílias. Se a dor do outro fosse nossa, como será que seria? Será que daríamos os mesmos valores pra tudo que acontece e para os sentimentos que estão interligados a quem nos rodeia ou deixaríamos isso totalmente de lado? Me imagino em uma esquina com várias ruas à minha frente. A decisão seria minha se, por acaso, quisesse virar ou seguir em frente. Porém, com a ajuda de um guia seria mais fácil chegar a um objetivo concreto. Com isso, poderia também ajudar outros que estão perdidos em um mesmo caminho, com medo de onde irão sair futuramente.

Pois é, até quando?

Até quando vamos fingir que não sentimos nada por um alguém que amamos com todas as nossas forças? Até quando deixamos o mundo ficar da maneira que está, sabendo que podemos fazer algo diferente e, quem sabe, assim mudar um pouco a realidade? Até quando deixaremos nossos sonhos e objetivos de lado por opiniões alheias de pessoas que nem sempre querem o nosso bem? Até quando teremos medo? Até quando vamos inverter os valores mais importantes da nossa vida, deixando-os de lado? Até quando viveremos em um mundo em que dinheiro é mais importante do que sentimentos, que pessoas valem menos do que um carro? Você, por acaso, ao avistar uma pessoa morrendo, deixaria morrer ou socorreria?

A sociedade nos impõe muita coisa. Vivemos cercados de leis e de pessoas que nos pressionam quanto ao nosso senso de liberdade de expressão, de pensamento e de ação. O que não pode acontecer é tudo que está acontecendo. A informação é algo que se propaga rapidamente, porém, é preciso saber qual o tipo de informação tem chego até você. Não é qualquer coisa que se encaixa aos nossos parâmetros de vida e, talvez, seja por isso que nós mesmos, muitas vezes, nos prendemos as coisas que não nos fazem bem. Nem tudo que gostamos é o melhor para nós. E isso, além de questão de opinião, deve ser uma questão de ação. No mundo, os valores estão invertidos. Não deixe que você também esteja. Quem decide se quer virar uma rua ou seguir em frente é você, mas pense: nem sempre haverá um guia para te auxiliar.

Até quando viver em algo que está errado sabendo o certo? Até quando viver longe (ou tentar) de algo que você sabe que não vive sem? Até quando perder pessoas que mais gostamos por atitudes erradas? Até quando não sermos nós mesmos?

Até quando não ser feliz? É você, ai do outro lado que escolhe. Faça a sua escolha e viva, apenas.

12 comentários:

  1. Boa Pedro!! Difícil mesmo, mas é isso: cada um é aquilo que escolhe...

    []s

    ResponderExcluir
  2. " Até quando viveremos em um mundo em que dinheiro é mais importante do que sentimentos, que pessoas valem menos do que um carro? "

    Nos dias de hoje, muitas vezes não importa se a pessoa é boa ou não, muita gente julga pelo o que o outro tem, e não pelo o que é. Confesso que me desanima toda essa hipocresia, tante gente com índice alto de futilidade.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Ah, amigo, mas ter a coragem ou a capacidade de fazer esta escolha é onde fica mais difícil Em muitos casos trata-se até mesmo de um indivíduo ter a capacidade e oportunidade, mas não querer escolher...então é ai onde o bicho pega!
    É, amigo Pedro, mais uma vez após ler um dos seus escritos vou sair daqui refletindo...
    Meus aplausos! Uma linda noite para você!
    Lembranças,
    Ange

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Fico feliz com tuas palavras de apreço e consideração a minha pessoa.
    Você demonstra que tem uma alma generosa e é um rapaz que está em sintonia com o universo que o rodeia.
    Posso dizer com segurança que você lê nas entrelinhas as almas que te cercam.
    Parabéns, portanto, por esse discernimento tão raro nos jovens de hoje em dia.
    O que dizer da vida meu amigo?
    Ela é tão complexa, cheia de armadilhas e surpresas.
    Nem sempre quem tem maturidade, nos dá conselhos certos.
    Já tive provas disso!
    Creio que um conselho sem o livre arbítrio não funcionaria numa tomada de decisão.
    Creio ainda, que na escola da vida todos temos o direito de acertar e errar.
    Mas creio que quando semeamos boas sementes, bons frutos colheremos.
    Tudo faz parte de nossa evolução, no entanto, muita coisa é ilusória, pois achando que tomamos a decisão certa, por vezes nos decepcionamos.
    Tudo tem seu preço, e muitas vezes são com dores, lágrimas e sofrimentos que conquistamos nossos objetivos.
    Quanto à morte Pedro, creio que ela faz parte do ciclo. Quem sabe não renasceremos, quem sabe noutra dimensão, quem sabe noutro planeta, quem sabe aqui mesmo...
    Dói perder quem amamos isso é fato.
    Quando escrevo sobre ela, tomo sobre mim as dores alheias.
    Imagino que quem perde seu amado, sua amada, é como se perdesse um pedaço de si.
    Por isso você tão sabiamente evoca uma comunhão fraterna entre as pessoas, pois seria ótimo se todos nós nos respeitássemos, não é mesmo?
    Mas quero deixar aqui um abraço caloroso, minha estima e dizer que você também tem um talento maravilhoso com a escrita, e na condução de um assunto.
    Então, desejo para ti muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil tentar resolver esses problemas, mas pessoas como você já estão contribuindo para um mundo melhor! Parabéns!

    Pedro, você escreve muito bem! Adorei o seu blog, vou passar sempre por aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É impossível dizer que conhecemos uma pessoa, pq o ser humano sempre muda, sempre temos pensamentos diferentes, estamos em constante mutação de ideias, então nunca estaremos parados em um ponto, esperando para ser analisados e compreeendidos pelos outros, quando estao prestes a nos compreender, mudamos nosso pensamentos, e tudo começa do zero...

    =] Feliz 2012

    ResponderExcluir
  7. Ô espécie complicada essa nossa. O comportamento dos bichos é previsível, mas o ser humano com o tal do "polegar opositor e telencéfalo altamente desenvolvido" confunde, por isso não acredito nessa de que se possa conhecer, por completo, alguém. A gente tem a capacidade de surpreender (e ser surpreendido). Quantas vezes já me enganei com algumas pessoas? Inúmeras. Algumas vezes tive boas surpresas outras, não mesmo. Mas, enfim, a vida é assim e ô missão difícil essa de lidar com o ser, ego, humano!
    Xoxo
    P.S.: A Polinésia é bem aí e aquele paraíso merece uma visitinha, quando for lá te convido... hehehee. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, vim te ler, colher um pouco da tua sabedoria e enriquecer meus conhecimentos.

    Deixo pra ti carinhos mil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Meu querido amigo talentoso Pedro! Rs.

    Semana passada eu estava comentando com Júnior o quanto gosto de ler seus textos e o quanto eles nos mergulham no nosso eu mais profundo e muitas vezes desconhecido por nós mesmos. Curioso, ele leu alguns de seus textos e concordou comigo posteriormente.

    Isso se deve ao fato de que você parece bordar sua alma em palavras e sinceramente falando, parece que você borda a minha também toda vez que dedico o meu tempo nessa fantástica viagem por mim mesma e pelo seu encanto transparente na escrita.
    Esse tempo que estive afastada senti um buraco aberto por dentro, uma agonia sufocante... Essa falta de ler e escrever. Ler os encantos do outro e como resposta publicar em palavras a magia que em mim foi depositada. E essa troca exige constância em minha vida, para que nada seja dado como ausência.

    Ler-te -eu já disse e repito- é como ler a mim mesma com suas palavras.

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Vivemos com essa pergunta em volta de um todo um pouco afobado, né? Exatamente seus conhecimentos preenche essas formas de vazios.

    Pedro, é uma saudade grande não vir aqui. Ando devendo visitas no blog, e vim logo pro seu. Ainda continua com uma essência leve e aconchegante desde a primeira vez por aqui. Suas palavras são contínuas e sem pausa. Mas continua é dentro de nós. Incrível. E quando somos assíduos por suas palavras, reconhecemos isso. Um grande abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas no mundo só mudam suas atitudes com os outros quando a vida delas acaba sendo abalada com essas mudanças...to contrario,ninguem nem liga para um quilometro de distancia que há na frente.bjks seguindo aqui

    ResponderExcluir
  12. Oi =]
    Passei por aqui...
    Li alguns textos antigos, adorei!
    Bjs,
    Ana Carolina
    http://palavrasonhada.blogspot.com/

    ResponderExcluir