segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aprender, cair e tentar..

" A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação.
Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola."
 
(Albert Einstein)   

No momento em que a palavra "aprendizado" é colocada em questão, acredito que o primeiro pensamento que vem na cabeça de muitas pessoas é a idealização da frase dada acima por Albert Einstein, um dos maiores cientistas da história, ou seja, faz uma alusão direta a imagem de uma criança estudando ou até mesmo aprendendo a escrever. Não desmereço a tal forma, pois está relacionada a uma forma de aprender. Através de livros e de ensinamentos passados por um professor, acaba-se chegando até um determinado ponto que considera o aluno apto a passar de série através de provas feitas durante todo o tempo letivo. Portanto, aprender está totalmente relacionado com o conhecimento mental. 

Em outro modo, a vertente que queria destacar não é o aprendizado decorrente de ensino, livros ou professores. Pode até ser que mais tarde, possa haver uma certa ligação figurada entre os aspectos, indiretamente. Mas não será diretamente ligada ao setor de ensino. Então, para não se alongar o assunto e ficar algo chato, o importante mesmo é: A vida é um eterno aprendizado. Em todos os momentos, em todas as horas, perante diversas situações díficeis ou até mesmo fáceis em nossa caminhada, aprendemos. Aprendemos com erros, decepções, ilusões e tristezas. Cada situação se encarrega de mostrar diversos angulos de um mesmo aprendizado e, que mais tarde, se torna um conhecimento ou pode ser considerado um amadurecimento.Todos os relacionamentos com as pessoas deixam marcas de aprendizado. Por mais que exista um final triste, ao decorrer do namoro e da amizade, é possível aprender diversas coisas com as pessoas. E em tudo é assim: com pais, amigos, namorados, noivos e até mesmo esposos e filhos. Só não aprende aquele que morre, pois o conhecimento é algo infindável. Não há barreiras que delimitem a influência do conhecimento e do aprendizado na vida do ser.

Você cai, mas decide se vai levantar ou não. O mundo continua e nem sempre a vida vai dar o tempo necessário para se levantar. Estamos em constante mudança e se não mudarmos com o meio, estaremos cada vez mais distantes do nosso objetivo. Costumo falar que a vida é um jogo, porém, quem faz as regras não somos nós. Na maioria das vezes, não concordaremos com diversas coisas, contudo, isso não será suficiente para fazer com que a mudança exista. Se não percerbermos o valor real das coisas, deixaremos o MUITO que nos faz bem de lado, infelizmente. Então viva. Perceba tudo aquilo que tem valor e faz sentido. Nada é por acaso.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cotidiano

Os dias passam, tudo muito normal
Em meio a rotinas do dia a dia, do meu cotidiano
Separo um momento para achar meu simples refúgio
Meu abrigo, meu pensamento
Tão leve e tão singelo como o vento

O sol nasce e, da mesma forma, se põe
Leva com ele todos os momentos
Só não leva meus pensamentos
De querer a todo instante fazer com que o teu semblante
Fique tão próximo do meu..
Assim nos tornamos um. Apenas um.

E quando a Lua aparece
Em sua beleza resplandece
Tudo aquilo que durante meu dia já era certeza
E com toda sua clareza
Se torna mais normal, mais casual
E toda minha vontade dança
Em uma bela canção tocada pelo seu coração.
E como saber então
Qual seria sua reação
Se me deixasse levar em questão de segundos e me declarasse, por fim?

E, na imensidão de uma madrugada
Penso em você como se não existisse mais nada
Ou como se o nada não fizesse sentido
Porque o tudo se torna muito pouco sem a sua presença
E assim, todos os dias..
Um dia após o outro, entre uma música e outra
Uma madrugada outrora, afinal
Quem é que escolhe o que sentir o coração?

E é quando as palavras se perdem
Em meio a pensamentos que me levam à uma só direção
Que o coração pulsa mais forte
Logo perco a noção..
É o fim de mais um dia, de mais uma madrugada..

É hora de dormir.


p.s: Bem, nunca fui muito bom com poesias, mas a pedido da Giovana Borba (http://poesiasgiihborba.blogspot.com/) tentei fazer uma. Não sei se ficou bom, mas expressei aquilo que é real e cabe ao momento. Espero que tenha ficado boa. Uma ótima semana a todos! E é claro, fica o meu muito obrigado a todo mundo que vem ajudando, comentando e dando ideias novas. De verdade. Ótima semana gente!

terça-feira, 14 de junho de 2011

E quanto ao amor?

E o que dizer quando o caminho para o seu coração é descoberto? Sempre soube que existia um tanto de você em mim, só não sabia o quanto.

Amor e vida. A principio, duas palavras diferentes na escrita e distintas ao ver da língua portuguesa, em significado também. Entretanto, destaco que a base de pensamentos desse texto irá se voltar a nada mais e nada menos do que minhas singelas emoções, caracterizando assim uma enorme diferença do que é perceptível a razão de muitas pessoas. Queria pedir então, simplesmente, que a porta do coração de você, que lê, esteja aberta, fazendo com que as palavras marquem como cicatrizes boas. Amar e viver são duas coisas diferentes, mas não há vida sem amor. Pra existir vida tem que se existir o amor verdadeiro que, hoje em dia, é desconhecido. É desconhecido pois o que se vê apenas é sentimento sem sentir. O sentimento sem sentir, em questão, é o que muita gente chama de fingir. Fingir sentir algo por alguém, para apenas conquistar e depois de um tempo, como se fosse uma folha caindo de árvore em plena primaveira, ir-se. Atualmente, hoje em dia tudo é muito comprado, essa é a verdade. A partir do momento que as pessoas conseguirem enxergarem beleza através dos atos e não por características exteriores, o mundo será bem diferente. 

E o que vem a ser o amor? Bem, pode ser muitas coisas, dependendo apenas da pessoa que ama. Para um pai, pode ser os filhos e a esposa; para um jornalista, a palavra; para o escritor, seu texto; para o poeta, sua poesia; a um cristão, Deus e o que dizer dos bilhões de esteriotipos de pessoas que existem no mundo? Na verdade, a grande questão é que amar é a maior infinidade que pode existir. O amor é um sentimento maravilhoso que começa menor do que um grão de mostarda e quando cresce, consegue resplandecer o que ninguém pode explicar. Amor é acordar todos os dias imaginando como a outra pessoa está, é dar carinho, saber aconselhar, saber a hora e o momento certo de estender uma mão, dar um abraço e mostrar que está do lado; amor é o que faz o menino ligar para a menina nem que seja 3 horas da manhã, para apenas ouvir a voz dela e dizer que ela é especial; é o sentimento lindo que faz a menina ir contra seus pais para poder ficar perto do cara e mesmo que a distância de suas casas os separem, exista ainda a serenidade de um pensamento tão maravilhoso que a faz passar o dia inteiro pensando no menino amado.. Amor é o que movia o coração de muitas pessoas que deram a sua vida por quem eles gostavam, é o que iluminou a cabeça de muitos poetas enquanto passavam noites  sem saber o que escrever. Amor é o que dá esperança à muitas mães que não tem o que dar aos seus filhos para comer, é o que faz algumas (poucas) pessoas se ajudarem com o pouco que tem.  Amor é o sentimento que faz duas pessoas se tornarem uma, para viver e aceitar diferenças e assim crescer e amadurecer juntos; é o que o Apóstolo Paulo pregou em toda sua vida e, resumidamente, é tudo que falta no mundo. Infelizmente.

Uma palavra de apenas quatro letras que pode transformar tristeza em alegria, choro em sorriso e desespero em carinho. Uma expressão que, quando dita verdadeiramente, transforma vidas, inunda corações e dá esperança à quem não tem nenhum motivo para acreditar. 



O amor está entrando em extinção. A cada dia que se passa, as pessoas tem sido vendidas ao seu trabalho (e muitas outras coisas do dia a dia) que acabam as fazendo esquecer do real sentido que a palavra tem. É preciso saber amar. É preciso saber expressar cada entrelinha de um sentimento tão lindo, porque pode se tornar, em questão de segundos, a pior penitência de alguém. Uma pessoa que ama de verdade não tem sentido, não tem controle. Simplesmente ama. E antes de fazer alguém sofrer, por favor, pense. Você pode ser o próximo coração ferido e o mundo não pára para você consertar os pedaços do seu coração. Nunca deixe de amar, amor é vida. Não deixe que ele se transforme na tristeza de alguém que não merece. 
 E como domingo  foi o dia dos namorados, você que tem alguém do seu lado, dê valor.  As vezes, por estar a um certo tempo com alguém, pensamos que esse alguém nunca vai morrer ou nunca vai nos deixar. Mas,a vida é um terreno que não é capaz de definir o destino para nós, então ame enquanto pode, faça tudo o que for possível hoje. Muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar. O maior presente não é aquilo que se compra e sim, aquilo que se demonstra todos os dias através de suas ações.


Feliz dia dos Namorados.

___.
Na verdade, queria escrever um texto em alusão ao dia dos namorados, mas em todo caso, acho que consegui um pouco falar a respeito do amor que falta hoje em dia no mundo. Creio eu que foi um dos textos mais dificeis que escrevi, até porque fala sobre um assunto super complicado, mas deixei meu ponto de vista. Uma ótima semana a todos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Falar e agir..

E o que fazer quando se percebe que pessoas que antes choraram no seu abraço, hoje em dia, se voltam contra você?

Bem, é com essa frase que gostaria muito de dar continuidade a minha linha de pensamento que foi começada semana passada. Já que estamos falando de pessoas, é considerado que todos nós sejamos iguais. Em todo caso, isso é apenas uma afirmação que faz parte dos direitos humanos e só vale quanto a lei, porque se é considerado algo mais abrangente do que a lei, a tal afirmação não possui tanto valor.




Cada individuo, desde o momento que nasce é ensinado a sempre querer o melhor, a buscar esse melhor de uma certa forma que é totalmente inimaginável à outras pessoas que estão ao seu redor. Estamos em uma população de mais de bilhões e esse número apenas aumenta. E, proporcionalmente, o grau de ligação entre todos esses seres vai aumentando, por menos que pareça, só que não da forma correta. Pra explicar melhor essa tese, vou dar como exemplo uma futura filha minha. É minha filha, neta dos meus pais, bisneta dos meus avós, sobrinha dos meus tios e, antes mesmo desses laços familiares existirem com o momento que a criança nasce, existe determinado sentimento sobre ela mesmo antes do nascimento.

E vou mais além.. como eu posso querer dar o melhor pra minha filha se nem o próximo eu consigo amar? Se nem uma atitude simples de ajudar, de conscientização, um conselho eu não posso dar? Como eu posso exigir dos meus filhos uma série de atitudes que eu mesmo não venho cativando? O problema é que, se fosse somente eu que tivesse essa incógnita seria bom. Cerca de 90% das pessoas fala aquilo, em determinado momento da sua vida, que nunca teria nem coragem de fazer. Ou seja, apenas 10% são corajosos o suficiente pra promover - ou, pelo menos, tentar- algum tipo de mudança, de conscientização e por ai vai. Não se vale amar sem amor. Não se vale pensar sem pensamento. E não se vale falar sem amor ao pensamento. A cada dia, estamos mudando. Só que define essa mudança e o caminho dela é apenas uma pessoa: você. 

A maioria sabe falar de sentimentos. Sabe escrever textos maravilhosos, ser romântico e até mesmo consegue transparecer uma ideia fictícia sobre quem ele realmente é. Só que o mais importante é fazer. As palavras são necessárias para o bom "funcionamento" do mundo, é preciso saber falar para assim poder cobrar de todo modo direitos, saber deveres, expressar sentimentos e opiniões, contudo, uma simples ação pode fazer a diferença em gerações que nem imagina que possa existir. A palavra é importante, mas fazer tudo aquilo que se fala é essencial. E o mais importante: não importa quantas pessoas você conheça. Ninguém é tão bom ao ponto de poder substituir um outro alguém...

Viva, ame. É a graça de toda a vida..


____________________.
p.s: Mais um texto e que, na minha opinião, é uma continuação muito forte em relação ao texto anterior, que, no caso, foi uma introdução a futuramente falar do amor. Semana que vem é o texto que muita gente já vem pedindo e eu estou escrevendo, só que ainda não sei como vou colocar aqui, até porque por enquanto está apenas uma série de rabiscos, mas semana que vem, um dia depois do Dia dos Namorados, com certeza, já vai estar aqui. Queria agradecer a todos vocês que sempre me apoiam, direta ou indiretamente. Uma ótima semana gente!