segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Perdas: Um bem ou um mal?

"Não se lamente pelas perdas. Elas são necessárias para voltar a se encontrar..."
                                                           .:: Richard Bach 

A principio, antes de escrever o post de hoje queria agradecer todas as visitas e comentários que venho recebendo. São motivos de fortalecer a minha esperança e a minha vontade em sempre tentar passar algo de bom para as pessoas. Só peço desculpa pela falta de postagens. Toda segunda estou tentando vir aqui e enfim, vamos ao texto..

Bem, quando se ouve a palavra "perda" pensa-se em uma causa ruim, pois o ser humano não está acostumado a ficar sem determinadas coisas/pessoas em sua vida. Em todo caso, a perda existe e é natural à todas as pessoas. Acontece em diversos patamares, podendo ser a mais simples quanto a mais complexa possível.

Na maioria das vezes, a perda é visto como algo ruim. Pode-se tratar de um morte, de um término de relacionamento, uma briga e roubo (em casos de matérias). É uma coisa natural na vida das pessoas e acompanha em todos os momentos, em todos os aspectos. É sempre preciso abrir mão de algumas coisas para ganhar outras. O ponto principal da perda é que, quanto menos pareça, é sempre uma experiência. Uma experiência que fortalece as pessoas e as deixa menos vulneráveis a diversas coisas que podem acontecer em suas vidas.




Algumas vezes, poderemos ainda chorar e sentir a falta, mas estamos iniciando uma fase de recuperação, onde se dá a elaboração do luto e do trauma da perda, através de sua aceitação e adaptação à nova realidade. Recuperamos a estabilidade, a energia, a esperança e a capacidade para ter prazer e investir na vida, restabelecendo um estado de saúde. Passamos a aceitar a realidade como algo imutável, sabendo que nada será como antes. Nesse momento, é  então possível perceber que a perda sofrida nos trouxe um ganho, algo que aprendemos, algo que conquistamos e que nos fortalece de algum modo. Aquilo que, antes, a dor não nos permitia perceber, agora, pela aceitação da realidade e do que não temos mais, torna-se verdade: Toda perda traz um ganho. Perdas e ganhos são faces companheiras da mesma moeda da vida. 

E por fim, o importante é dar valor antes de perder. O que temos hoje, podemos não ter amanhã. Nossa vida é muito incerta, por isso devemos aprender, compreender e sempre dar valor. Não deixe a vida passar, seja você mesmo. Faça sua parte, não deixe com que tudo seja em vão.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Amor: Carência ou Existência?

"A medida do amor é amar sem medida"
                                                              .: Victor Hugo



O amor é um dos assuntos mais discutidos em toda história humana. Já foi alvo de destruição, de mortes e de grandes tragédias, contudo foi também o criador de sentimentos e emoções unicas como a felicidade, paz e alegria. É uma palavrinha pequena quanto a gramática: dissílaba e com apenas 4 letras. Levada ao pé da letra não é nada. Entretanto, é uma expressão de muito valor ou pelo menos deveria ser...

Antes de tudo, eu acho que preciso falar do atual papel do amor na vida das pessoas. De uns anos pra cá, as diversas gerações que vieram foram distorcendo a imagem do verdadeiro amor. Hoje em dia é legal para as pessoas sair por ai e ficar com um monte e depois de uma semana, pedir em namoro e falar "eu te amo" deliberadamente, como se isso fosse "Bom Dia".  Poxa vida, tem alguma coisa errada ai né? Os maiores escritores da poesia e, principalmente, da literatura internacional passaram a vida inteira descrevendo o amor pelo próximo, o amor pela vida e pelo meio e hoje é usado em uma semana. Ou seja, a pessoa não fala que ama seus pais, mas ama um ser praticamente desconhecido que conheceu há apenas uma semana. Isso é correto? A pessoa que deu a vida por você durante toda a sua vida, deu conforto, amor, deu o que poderia dar pra te ver feliz e você não dá valor, enquanto a uma pessoa que você beijou uma ou duas vezes, você fala que ama... sinceramente, me perdoe, mas você é uma pessoa que não ama. Amar é mais do que isso. Não estou falando que você está errado, estou longe de julgar alguém, mas o valor da expressão "Eu te amo" vai muito mais além do que um beijo e algumas conversas pelo msn. 



Em todo caso, eu, particularmente penso que o amor existe. E não vamos dizer que é uma carência, se trata de uma necessidade do homem. O homem precisa amar para ser feliz. Não há felicidade sem amor. Quando nascemos, nossos pais tem um amor por nós. Mesmo sem saber, conforme há o crescimento, amamos nossos pais, de fato. Na infância temos n medos: escuro, altura e por ai vai.. quem combate esses medos são nossos pais que nos ensinam que não há motivos pra temer. Nos ensinam o caminho, nos mostram a diferença básica entre o bem e o mal, certo e errado. Com um pouco de receio, penso que o amor nasce com nós. O amor é do ser humano e a distorção dele só se dá porque algum dia houve a decepção. E quando há decepção, é triste. Só que os fins não justificam os meios! Não tem motivos pra você fazer outra pessoa sofrer por causa de uma decepção antiga. Então, pra que mudar o sentido do amor?

É necessário ser feliz, mas é necessário saber amar. Viver com sentimentos e mexer com sentimentos de outras pessoas é uma tarefa complicada, deve-se dar o devido valor à tudo isso. Todo mundo tem o direito de ser feliz. Não faça com outro alguém o que não gostaria que fizessem com você. Ame quem merece ser amado, dê um novo rumo à sua vida. Tudo pode ser melhor, basta apenas VOCÊ querer. 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os nossos erros e decepções

Bem, acho que hoje o meu post vai ser mais conciso em um assunto extremamente importante na vida de todas as pessoas. Na verdade, acho que tudo que é descrito como uma maneira de aprendizado e conhecimento, se torna importante e essencial para o nosso viver. 

Durante a nossa vida inteira, procuramos diversas maneiras pra se dar bem nela. Ter uma casa, uma família, conforto, um bom trabalho e amigos estão na ponta de uma pizza de objetivos que relacionamos pra nós mesmos. Em tdo caso, como pessoas inteligentes, sempre queremos o melhor, não é mesmo? Só que, notavelmente, quando pensamos individualmente, esquecemos de um grupo maior de pessoas que convive e interage, direta ou não, em nossa vida e no nosso dia a dia, nos tornando menos responsáveis e dividindo todas as tarefas normais.  Nesse intervalo de querer as coisas para a nossa vida e fazer as ações necessárias para que cada sonho, existe o tempo. O tempo é um dos fatores principais que é capaz de modificar uma pessoa, um pensamento, um meio e até mesmo o que não imaginamos. É um assunto complicado porque compreende três instâncias em que, somente uma delas pode ser mudada, que é o presente. Nas outras duas, passado e futuro, pouco se faz, pouco pode ser mudado.

E para quem pensou que seria simples assim, esqueceu das escolhas. Já falei em textos anteriores sobre elas e, hoje, particularmente, vou falar da pior delas, que é o erro. Errar nada mais é do que se enganar, não acertar, se perder. Na teoria, é bem superficial a forma com a qual posso falar de uma palavra de significado maior (e muito maior). Um erro traz uma decepção que pode ser uma ilusão, um sofrimento, uma tristeza e até mesmo uma perda. Nessas subdivisões, em algum lugar que nem sempre é perceptível, está presente o aprendizado, ou seja, a unica coisa que se pode levar pra via inteira. 

Aprender nem sempre é fácil, errar é. Pode-se ter um erro capaz de fazer mudar uma situação onde, antes, estava tudo bem e não havia nada de errado. Uma pessoa que comete um erro é humana, pois errar é humano e ninguém, nenhuma pessoa; é perfeita. Permanecer no erro, passa a ser uma rotina. Uma rotina onde um erro faz parte da vida da pessoa e se torna uma espécie de vicio, onde no futuro, as consequências poderão ser piores.






E pra terminar, o erro é natural. Todo mundo erra e todas as pessoas um dia irá te decepcionar de alguma maneira, seja ela simples ou não. É necessário sempre saber estimular nossos pensamentos e nossas ações à uma pré-condição de estar sempre feliz, de bem com a vida e sempre dando valor ao que se tem. A melhor forma de não errar, é aprendendo. E o aprendizado vem com o erro, mas, o erro nem sempre precisa ser seu. Ajude quem precisa, esteja do lado do que te faz bem. Sorria. Acerte! Sempre pense antes de fazer/falar algo. O pior prejudicado pode ser a pessoa que você mais ama. Dê valor a tudo que voce tem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Amizade

"A amizade é um amor que nunca morre."
Mario Quintana

Atualmente, amizade tem sido uma palavra simples, onde seu significado é escondido atrás de opiniões e necessidades pessoais. É algo como o amor.. tem sido distorcido demais em meio a tanta coisa que acontece no meio das pessoas. Hoje em dia, é mais fácil você ver alguém sendo (ou tentando ser) "amigo" de outra por interesse, do que realmente essa pessoa é. Não se têm amizades mais por gosto ou amor, mas por interesse. 

Em todo caso, há também a caracterização do sentimento forte e verdadeiro. Uma amizade verdadeira é algo muito legal. É pura,  é unica. Uma amizade verdadeira não se compra, não se vende e não se troca. Um amigo é como se fosse um irmão. Te entende nos melhores e nos piores momentos, quando ninguém mais está do seu lado, essa pessoa está, como se fosse um anjo divino capaz de enxugar todas as lágrimas, todas as tristezas. Quem tem amigo, tem um tesouro vitálicio, que leva em toda e qualquer situação. 


Amizade é uma das coisas mais nobres que existem. Não compreende status social, não tem a ver diretamente com cor, etnia, gostos, profissão e opiniões. Amizade é feita com o coração e mesmo em meio a diferenças, então, é possivel estabelecer uma espécie de amor. Um amor à um outro alguém equivalente a de um namorado, mas de certo modo,  até mais forte. Há um ditado que diz que namorados vêm e vão, mas amigos sempre continuam. Uma grande amizade é construida por anos, enquanto pode ser destruida em questões de segundos. 

Quem tem amigos, é feliz. A felicidade não é um estado que é obtido sozinho e tãopouco se aproveita solitário. Quando se tem amigos, tem alguem pra compartilhar todos os momentos, as tristezas e alegrias de maneira uniforme. Finalmente, minha consideração final sobre amizade é a questão de saber dar valor à isso. Nem sempre temos amigos que vão estar do nosso lado. Não importa a quantidade de amigos que você tem, mas a qualidade deles. Seja feliz, mas saiba aproveitar essa felicidade ao lado de alguém..

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desistir?

Todos os dias, nós somos obrigados a viver em um meio social que compreende os mais diversos tipos de situações possivéis. Algumas interagem com o meio, outras com os outros e também tem aquele tipo de situação que interfere diretamente em nossa vida. Nesse meio existem bilhões de pessoas, milhares de pessoas em hospitais e em clinicas de reabilitação; milhares de pessoas que se preocupam apenas com dinheiro, trabalho e popularidade; e, também, por fim, existem as pessoas normais, que entre seus afazeres diários procuram uma forma de serem felizes com seus próximos e sua família.

Meu pai sempre foi um grande homem. Desde pequeno, era o meu herói e acho que essa postagem é em alusão a tudo o que ele já me disse de alguma forma. A frase principal dese texto é: Nunca desistir! É. Até parece meio clichê, mas ultimamente, as pessoas pouco estão se importando com a teoria e com a prática da persistência. Ninguém sabe o ponto que pode chegar se não tentar chegar até lá, nenhuma pessoa nesse mundo sabe o quanto tem de conhecimento se não o busca, se não vai atrás de coisas que podem ajudar a aumentar um pouco. Os maiores estudiosos e revolucionários da nossa história mundial são protagonistas do livro da Persistência.

A unica explicação que ainda é aceita quando há a desistência é a possibilidade de tal fato, tal momento ou até mesmo a ação propriamente dita, não estar fazendo bem à pessoa. A desistência só é recomendada quando faz mal. E enquanto isso não acontece, é hora de ser feliz! Só acerta quem tenta. Se não tentar, não vai ter maneiras de saber se deu certo ou não. Tente outra vez, tenha fé em Deus, tenha Fé na vida!