sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orgulho: Bom ou mal?

A principio,queria destacar que na nossa Lingua, a tal palavra tem dois sentidos que são totalmente contrários, mas que são utilizados demasiadamente no cotidiano em que vivemos. Pode-se fazer alusão a dignidade, a um respeito; como ao mesmo tempo é relacionada à um estado emocional muito ruim que difere toda uma imagem social.

O orgulho como parte positiva na vida das pessoas acontece quando elas conseguem algo que já vinham querendo a um certo tempo ou então praticam determinada ação que enobrece suas características emocionais. Como uma parte ruim, é destacada aquela ação que não é feita por opção e que, quando fosse realizada, tornaria a vida de muitas pessoas melhor.

Popularmente, uma pessoa orgulhosa é uma pessoa ruim. Uma pessoa que ninguém quer ter por perto, uma pessoa que não faz bem para outros e que acaba destruindo todas as coisas que têm e os sentimentos envolvidos em uma ação. É do tipo de ser que faz mal sem perceber e que é totalmente egoísta. Egoísta ao ponto de pensar em si mesmo, apenas. É como se o mundo resolvesse apenas girar em torno da pessoa e, ai é o maior problema. O que mudaria na sua vida se decidisse viver um pouco sem o orgulho?

É, bastante coisa mudaria no mundo se as pessoas vivessem sem orgulho. O mundo seria diferente pois as ações  tomariam outro rumo, capazes de ter outros objetivos que fossem um pouco mais completos e atingiriam mais gente. Coisas que fossem como objetivo à apenas uma pessoa, várias poderiam desfrutar e quem sabe, sentimentos que foram deixado de lado, como o amor, a paz e a alegria.

Enquanto o mundo não muda totalmente, o necessário é perceber  cada mudança e fazer acontecer. Um pouco a cada dia, um pouco a cada semana. Isso tornaria tudo um pouco mais feliz e um pouco mais amigavél. Nada nessa vida é impossível. Nem mesmo viver sem orgulho. É preciso pensar apenas um pouco mais nas pessoas que estão ao nosso redor e fazer disso um motivo de orgulho. Um orgulho bom, um orgulho que pode ser um pouco mais saudável.

ps: E o texto de hoje foi um pedido da Tayná Camargo, uma menina que sempre lê meu blog e adora o que escrevo. Eu peço perdão se não ficou tão bom, mas juro que, pelo menos, tentei. E é isso ai :)

11 comentários:

  1. Pedro,
    Eu me orgulho tanto de voce.
    Não achei necessidade de falar em cima do seu texto.
    Voce disse tudo de uma maneira simples e tocante. E ja que o mundo não muda quem sabe se a gente mudar um pouqquinho ja é um bom caminho. Mas pra que isso aconteça é necessario que tenhamos:
    Paciência para as dificuldades
    Tolerância para as diferenças
    Benevolência para os equívocos
    Misericórdias para os erros
    Perdão para as ofensas
    Equilíbrios para os desejos
    Sensatez para as escolhas
    Sensibilidades para os olhos
    Delicadezas para as palavras
    Coragem para as provas
    Fé para as conquistas
    E amor para todas as ocasiões..."

    Não é só a Tayná que adora o que você escreve viu?
    Um beijo enorme

    ResponderExcluir
  2. Pedro, quão bom é termos pessoas desprovidas do orgulho ruim e de outros defeitos que só faz com que o mundo seja pior.
    em geral orgulho está ligado à soberba, arrogância e vaidosismo.
    É uma pena, mas enfim, vamos nós procurar não nos pautar por esses defeitos, e quem sabe melhorar nossa esfera de relacionamentos.
    Desejo e espero que esteja tudo bem contigo.
    UM fraterno abraço, até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Então aqui somos 3 a adorar o que você escreve Pedro.
    Você escreve divinamente meu amigo querido e precioso.
    Teu texto exalta algo muito importante em nosso cotidiano.
    O orgulho é nocivo sim, mas há aqueles que sabem mantê-lo longe.
    Você é especial e eu nunca vou esquecer de ti.
    Você é inesquecível meu amigo.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!

    Tô sempre aqui, morrendo de saudades também!

    Bjão...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que de vez em quando é algo bom, mas que nunca NUNCA deve ser usado de forma excessiva.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto por si só, disse tudo o que eu penso. O orgulho, quando mal intencionado, fere a alma, machuca, deixa cicatrizes estranhas em nós.
    Bom mesmo é manter vivia a chama da simplicidade, do amor ao próximo, de um sorriso belo.
    Com carinho,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  7. ...e aqui sinto-me orgulhosa! Orgulhosa de você!
    você, alguém que não conheço pessoalmente, no entanto ao ler seus textos sou levada por o sentimento de orgulho. Te explico: Algumas vezes mesmo não conhecendo uma determinada pessoa, sinto orgulho pelo valor das qualidades deste individuo.
    Neste caso aqui, onde nós "blogueiros" conhecemos um pouco uns dos outros através dos blogs e textos, eu confesso-te que sinto-me orgulhosa pelo talento de muitos ou poucos de nós.
    Um lindo começo de semana para você!
    Ange.

    ResponderExcluir
  8. Orgulho mata e deixa passar tantas oportunidades na vida. eu sempre crio um certo tipo de raiva por quem é orgulhoso, porque ele tem tudo e deixa escapar por causa do maldito orgulho de se achar "o tal". Mas sei lá, quem sou eu pra ficar julgando né? rs

    Gostei muito do texto (:

    ResponderExcluir
  9. Podemos notar, que o Orgulho (ruim) anda sendo incentivado na sociedade atual. Temos medo de pedir perdão, de dar o braço à torcer, de voltar atrás. Temos medo de perder nosso 'Orgulho'? Mas à que ele nos leva? Que benefícios nos traz, e quantas coisas sacrificamos para mante-lo intácto? E renunciamos tantas coisas boas para não perder a razão... Ótimo texto! Beijão ;*

    ResponderExcluir
  10. Ótimo tema em questão. O orgulho pode realmente ser paradoxal, como tu apresentou. Do mesmo modo que o orgulho pode motivar as pessoas a percorrerem seus objetivos, pode levá-las a perderem-se no trajeto. São efeitos loucos, tantas vezes.

    Ótimo blog! um abraço
    www.cinefreud.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que estou atingindo um ponto inaceitável da loucura, pois eu jurava já ter comentado nesse post. Rsrs.

    Mas, pois bem...
    Sou um tanto suspeita para falar desse sentimento ambíguo, porque eu assumo ser um tanto orgulhosa as vezes...
    Por mais que eu saiba que não é bom e que não é certo, mudar é meio difícil quando você já enraizou dentro de você certos costumes. Tenho orgulho em ceder numa briga, porém não tenho orgulho de pedir perdão quando erro. Tenho orgulho em aceitar presentes, nem eu sei explicar direito o porquê.
    O orgulho é um dos piores sentimentos, porque assim como o ciúme também tem a capacidade de destruir sentimentos lindos como o amor... O ciúme mata o amor, o orgulho as vezes nem deixa ele nascer!

    Espero que eu esteja mesmo comentando e não volte aqui achando que comentei sem ter comentado! rs.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir