domingo, 2 de outubro de 2011

O Destino

Atualmente, as pessoas passam uma boa parte de seu tempo pensando em como será seu futuro, em como construir várias colunas de uma vida social, pessoal e profissional estavél, aonde possam ter seus sonhos e objetivos concretizados a partir de algum tipo de esforço que tem em seu dia a dia e em seu cotidiano. O passado é um tempo que serve para ver o que pode ou não ser feito novamente, o presente é o único tempo que pode ser mudado e quanto ao futuro pouco se sabe. Porém, o que vem a ser o destino?

O destino é uma das expressões que mais são utilizadas em acasos. Em acasos que acabam mudando a vida das pessoas positivamente ou não. Pode ser algo que facilita o entendimento de várias outras coisas e pode, ao mesmo tempo, confundir algumas definições. A primeira incógnita sobre o assunto é, afinal, se ele existe. Muitos falam que a vida se passa ao redor dele, tudo em sua função, sendo ele o principal fator modificador. Outros, preferem apenas defini-lo como uma questão de sorte, uma fórmula indefinida. Na maioria das vezes, é trazido à tona de forma inexplicavél e rápida.

Na nossa vida, independentemente do entendimento ou não, temos que viver. Viver de uma forma que nossos obstáculos se tornem apenas algumas dificuldades que possamos ter orgulho disso depois. Em muitas vezes, deixamos de viver. Deixamos de viver por nossos obstáculos, deixamos de viver com medo do destino e, assim, nossos medos se tornam mais fortes. O que não pode acontecer, é claro. Nunca se pode destituir nenhuma ideia sobre a vida que pode ser mudada de alguma forma.

A vida é uma caixinha de surpresas. Por mais clichê que isso pareça, é uma das expressões que mais conseguem tentar definir ao certo o que passamos. Nunca se sabe o que pode vir, sabe-se apenas que somos protagonistas de uma imensa ação que influencia diretamente na vida de várias outras pessoas. Com destino ou sem destino, tudo deve ser vivido em função do hoje. Amanhã pode ser tarde demais.

14 comentários:

  1. Pedrinho! Que saudades! Perfeito como sempre!

    Bjs, Van.

    ResponderExcluir
  2. Pedro,
    é o quinto comentario que deixo e
    não aparece. Mas tô tentando.

    Existem peças em um navio que, isoladas, afundariam.
    O motor afundaria. A hélice afundaria.
    Mas quando essas peças são montadas em conjunto,
    elas flutuam.
    Assim é como os acontecimentos da minha vida. E as pessoas da minha vida.
    Alguns acontecimentos têm sido trágicos. Outros, felizes. Pessoas também.
    Mas, quando colocados juntos, formam uma embarcação que flutua e que se move para algum lugar que escolhemos."
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Curti muito seu ponto de vista. Acho que o destino é algo maleável, que todos sabemos o que nos espera no final (a morte) mas a forma como caminhamos até ela pode mudar um milhão vezes à cada segundo. Se for pra dar certo, dará. Faça tudo que pode ser feito, e quando não houver mais o que fazer, deixe por conta do destino. Afinal, ele é o mediador, mas ninguém trabalha sozinho. Haha, Beijocas :*

    ResponderExcluir
  4. Vou deixar um trecho de uma música que adoro: "Viver, e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz, eu sei, que a vida devia ser bem melhor, e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita, é bonita.... :)

    ResponderExcluir
  5. Acho que o principal objetivo é nunca, jamais deixa de viver, sob qualquer circunstancia!

    ResponderExcluir
  6. Olá querido.
    Desculpa a demora amado.
    Seu texto como sempre, cheio de conteúdos lindos e bem elaborados.
    Admiro tua capacidade precosa, de refletir diante de tudo Pedro.
    Muito bonito tudo aqui.

    Beijinho amado

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas o hoje é o dia mais importante das nossas vidas. É no hoje que o futuro brota, ou não. Nossas atitudes, nossa luta, devem ser estabelecidas e vividas a cada novo amanhecer, pois é dele que provem os nossos maiores anseios. Quanto aos sonhos, agora é o momento certo de cria-los!
    Com carinho,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  8. Viver é uma forma opcional porque hoje muitas pessoas tem somente sua existência. É preciso sim focar no amanhã, mais hoje é fundamental vivenciá-lo.

    Pedro, estava com saudades de lê-lo. Seus textos sempre objetivos e bem claros. Gosto muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Pedro Menuchelli
    Instalei um outro navegador que por enquanto está me ajudando a deixar comentários, coisa que o Explorer não estava.
    Bem, esse mesmo comentário postei no Vozes em para não passar em branco.
    De novo, o Blogger causando transtornos em não conseguirmos comentar nos blogs com comentário de "janela abaixo incorporada"!
    Mas...


    "Penso que destino, seja o enredo, a tragetória, o caminho a percorrer durante a vida...
    Creio também, caro amigo, que o destino acontece nessa caminhada, sempre interagindo conosco e os demais que nos rodeiam.
    Se tivermos uma meta, tudo vai colaborar para que um desfecho seja dado...
    Mas buscando atuar no teatro da vida de uma forma digna, honesta, e dentro do Bem, os resultados serão dentro desta busca. O contrário, já sabemos mais ou menos de que forma pode terminar...
    Este texto é pertinente, e diz respeito à minha, à tua, à nossa vida neste universo.
    Desde já venho dizer que neste universo, você é um amigo especial para mim, e para aqueles que te amam de verdade.
    Eles querem que teu destino, assim como os meus querem, que seja um final feliz, e da melhor forma possível.
    Um abraço caloroso, Pedrinho, um beijo em tua alma genial, que tanto admiro."

    ResponderExcluir
  10. Uma caixinha de surpresa é este seu talento rapaz!
    Um texto levando sua marca, para refletir!
    Boa noite Pedro! Aproveitando um tempinho livre neste final de noite para visitar alguns dos amigos e dar uma olhadinha nas novidades.
    Entro aqui em sua linda página assim como nas páginas de muitos dos amigos leitores um pouco atrasadinha ultimamente. Bem menos do que gostaria, mas é sempre um grande prazer ao entrar.
    Uma linda noite para você.
    Ange.

    ResponderExcluir
  11. Olá Pedro!

    Há algum tempo uma amiga minha me fez a seguinte pergunta:

    Jay, você acredita em destino ou em livre arbítrio?

    Confesso que minha resposta para ela naquele dia não foi imediata, voltei para casa e quando caí na cama essa pergunta que parece tão ingênua não saía da minha cabeça...
    Depois de pensar, pensar e repensar eu cheguei a uma conclusão e respondi assim para ela:

    Querida Any, por mais incrível que pareça eu acredito nos dois! Ninguém nasce com uma vida toda planejada por Deus, ninguém nasce destinado a ser bom ou ruim, a gente nasce com uma missão destinada ( Eu acredito nisso)... Ninguém vem ao mundo por acaso! Cumprir ou não essa missão é uma questão de livre arbítrio.
    Nenhum bebezinho tem estampado na sua testa: Herói, Ladrão, Assaltante, Salva-vidas! O Destino de cada um pode se resumir basicamente em duas coisas comum a todos: Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo! Duas tarefas muito, muito, mas muito difícil mesmo, porque o homem tem algo que Freud chamou de ego para descrever a razão, e o ego como o nome já supõe é egoísta! Por isso a improbabilidade de sermos perfeitos, mas não a impossibilidade de tentarmos!

    Nem vou dizer que seu texto está maravilhoso, porque só a reflexão que demonstram os leitores através de comentários é suficiente!

    Estou bastante grata pelos elogios!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ah...

    Não sei se já te falei, mas estou ensinando Língua Portuguesa para alunos de 6º e 7º ano e por isso ando um pouco sumida da blogosfera.

    Como eu percebi que você gosta de escrever a cerca de temas pessoais, filosóficos e opinativos, vou te lançar um desafio:

    Hoje, dando aula para uma turma do 7º ano, promovi um debate a cerca do seguinte tema: Quem sou eu e quem são os outros?
    Falamos da personalidade de cada um e quem é o nosso outro, aquele que é muito diferente da gente no modo de agir, de pensar. Diferente nas características físicas, na opção sexual, na classe social... Falamos nos casos de violências que acontecem por causa das diferenças entre o 'eu' e o 'outro' e na importância de sabermos lidar com elas.

    Depois eu pedi a eles que produzissem uma redação com o mesmo tema baseado na discussão.
    A mesma coisa eu sugiro a você, querido Pedro...

    Quem é você e quem é o seu outro? E como lidar com essa diferença?

    Essa produção textual não tem prazo para ser entregue, e se você vai escrevê-la ou não é uma questão livre arbítrio!

    Gosta de ser desafiado?

    ResponderExcluir
  13. Olá Pedro
    Passei para lhe deixar um abraço.
    Até

    ResponderExcluir
  14. Eu não acredito em destino, acredito em coincidÊncias. E acredito que somente a pessoa faz as escolhas e constrói (e realiza) seus sonhos. Não se prendendo ao destino... É isso.
    Viver sem se prender a isso.

    ResponderExcluir