segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que você faria se fosse o seu ultimo dia de vida?

A morte sempre foi um dos assuntos mais temidos por todos os seres humanos. Todos nós, temos que seguir o breve roteiro natural do ser vivo: nascer, crescer, se reproduzir e vir adoecer. Nascemos sem saber o motivo e somos obrigados a ter uma regra de pensamento que se encaixe a sociedade. Mesmo contra suas leis e atitudes, algumas vezes, nos mostramos contrários à uma questão por não ter liberadade o suficiente para poder expressar tudo aquilo que é desejado.

Vivemos boa parte dos nossos dias imaginando como será nosso futuro. Pensamos em ter alguns bens, formar uma família, ter filhos, um bom emprego e um sucesso pessoal capaz de aumentar nossa alto-estima e dimunuir certa nostalgia sempre presente em momentos que menos imaginamos. Somos capazes de criar, pensar, ser e fazer muitas coisas e, cada um tem um objetivo diferente. Somos milhões de pessoas, milhões de pensamentos e vários objetivos e ações. Entretanto, naturalmente, chega uma hora que temos que ir...

Ir para onde, e porque? O que você faria se fosse seu ultimo dia de vida? Você estaria feliz por tudo que fez durante seus dias na Terra? Teria feito o bem suficiente para poder se orgulhar de ter estado aqui? Pensaria no que poderia ter feito, no que poderia ter mudado e no que deveria ter melhorado? Se fosse seu ultimo dia, você estaria preparado para ir?

Seria ótimo saber o dia que tudo acabaria. Seria fácil pedir perdão, mudar algumas atitudes e pensamentos... mas, afinal, será que teria alguma lógica viver? Teria algum sentido saber o momento de ir, sabendo que poderia ter ido mais além, vivido sem medo nenhum, contado histórias, sorrindo e sendo feliz.. Pois é, assim como diz o poeta, "a vida é uma grande peça de teatro que não se sabe o fim, faça dela um espetáculo." É exatamente por isso que temos que viver todos os dias como se fosse o ultimo. Nossa vida é muito curta e o tempo passa muito rápido. Não deixe de viver.


_____________________________________________________________
Bem gente, queria pedir desculpa pela ausência. A falta de tempo e a correria do dia-a-dia têm me deixado maluco. Mas, com calma, vou voltando aos poucos e tudo vai se ajeitando. Me perdoem!

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bravo! Boa tarde Pedro! Vi em minhas atualizações que você tinha acabado de postar um novo texto, vim correndo dar uma olhadinha!
    Já comentei aqui antes que admiro muito seus textos muito bem escritos e com uma visão admirável para um rapaz tao jovem.
    "Nosso último dia de vida", um pensamento angustiante este aqui! No entanto em seu texto tornou-se uma maravilhosa reflexão! Meus aplausos para você!
    Linda noite!
    Ange.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro
    Um complicado questionamento. Como a morte é a unica certeza da vida, é bom estar de consciência tranquila, certo de ter, pelo menos, tentado viver em harmonia com as pessoas e a natureza. Quanto a pergunta, acho que ia deitar e esperar a morte chegar, sem maiores preocupações.
    Grande abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro!
    Talvez não fizesse nada tão diferente assim...
    Ou talvez, visitasse um outro local que contam com um pedaço de mim que lá fui deixando ao longo da vida.
    Sei que aí, vou sempre existir.

    Abraço grande

    http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu te pergunto, Pedro.. O que você faria se fosse o último dia de vida da pessoa mais importante na sua vida? Se você disse pra ele/ela tudo que queria, etc.
    Imagine uma caixa de chocolate e um grupo de pessoas sentadas em circulo. A caixa passa pela mão de cada uma delas e cada uma tira um chocolate, que representa alguém que não quer perder na vida. Ao fim de todas as pessoas, a caixa, vazia, é colocada no centro da roda. Apesar de todas as pessoas possuírem alguém que não querem perder, a caixa esta vazia. Elas se vão. Mas o chocolate na mão de cada uma representa que essas pessoas que um dia irão partir estarão em seus corações. estarão com elas, de alguma forma, pra onde elas forem. Cuide do chocolate enquanto ele esta com você. Deixe que cuidem de você, porque você é o chocolate de alguém.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, eu não sei!
    Adorei o texto.
    Abraços e Ótima semana =*

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Pedro, quanto à sua ausência, entendo, mas sinto sua falta.
    Quanto ao texto, ele é magnífico.
    Vou deixar para ti esse poema, pois acredito que retrata um pouco do que você descreve.
    Um abraço.

    TEATRO E CIRCO

    No palco, um ator representa um papel,
    Das aventuras humanas, da lida diária...
    Belo e perfeito, ele vai convencendo,
    Imitando, debochando, satirizando a vida...

    Emocionado, contrito, atento e calado,
    Tento convencer-me, com afinco e vontade,
    Interagindo com o público,
    E com o belo espetáculo!

    -Também quero ser ator!
    E se possível for, sob luzes nesse palco!
    Mas venho ensaiando há tanto tempo,
    Para assim participar, e me sentir no alto...

    Quem sabe me tornar um ator reconhecido.
    E no meio desse elenco, ser o centro do espetáculo!
    -Realmente consegui, meu intento alcançar!
    Tornei-me um ator, na arena do Gran Circo!

    Atuando outro dia, como manda o script,
    Multidões foram à rua, sem pagar e sem convite.
    Agilizei os passos, para a rua atravessar,
    Foi aí um grande tombo e meu nariz arrebentar!

    Qual não foi minha surpresa, ao ouvir muitas risadas!
    Do meu público na rua e do sangue derramado...
    Só porque escorreguei, e fiquei estatelado.
    Apenas não sabia, que o papel que eu fazia,
    Não era de ator, mas um anônimo palhaço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedro,
    |Nossa mais que sai justa hein!
    Eu certamente deixaria um post para meus amigos
    virtuais ou não falando da importancia do amor, rs. Tomaria um bom banho faria uma meditação e colocaria uma roupinha confortavel.Tudo muito simples.
    Beijo e saiba que te admiro tambem meu amigo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pedro... esse final de semana foi paulera... perdi uma vizinha de 28 anos, deixou marido e filha de 2 anos, nem consigo pensar viu... é tão triste!! Acho que a gente nunca está preparado... abraço

    ResponderExcluir
  10. Por isso não sabemos o dia em que encerraremos os olhos pra sempre. Pra que possamos viver, aproveitar da melhor forma possível os momentos. E desejar e querer que a vida seje doce. Tive saudade de lê-lo. Um abraço gigante Pedro.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma amiga que tem muito medo de morrer sem ter vivido tudo que queria viver. Eu, já penso diferente: Se estivesse à beira da morte, agradeceria por tudo que aprendi, conquistei e conheci durante o meu tempo de vida. No final, nunca nos encontramos satisfeitos no presente e só nos damos conta de sua importância na hora de nossa morte, quando ele nos é abdicado. Passamos o tempo todo nos preparando para o futuro, de uma forma ou de outra, consciente e inconscientemente.

    ResponderExcluir
  12. Acho que nunca estaremos de fato preparados para ir, por isso mesmo o dia do nosso "fim" é um mistério que ninguém pode resolver enquanto condicionado nessa mesma peça de teatro.

    Na verdade, mesmo com a consciência de que não é realmente um fim e sim um recomeço, saber que o dia da nossa morte se aproxima nos deixaria deprimidos, com medo porque é algo desconhecido, receosos, chorosos, inválidos para ser feliz com tanto medo, com tanto "pouco" tempo para fazer as mil coisas que aparecem na cabeça, que gostaríamos de ter feito.

    Por isso mesmo que o mistério fascinante que nos proporciona a vida, nos diz todos os dias: Faça! Porque, justamente por não sabermos se morreremos amanhã, essa possibilidade nos permiti viver intensamente sem medo.
    Foi tudo bem arquitetado para o nosso bem por o Autor do grande espetáculo: Deus!

    Como sempre, querido Pedrinho, você foi ótimo!
    Agradecendo com uma felicidade extrema o comentário carinhoso que deixaste no meu blog.

    Beijos e ótimo restinho de fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. No começo, antes de tudo, eu tinha medo da morte, eu pensava "O que acontece aqui na Terra quando a gente vai? Pra onde? Será que morremos de fato?" Então eu pensava "Não fiz tudo que eu queria ainda, não quero morrer." Hoje, apesar de não ter feito tudo que eu quero ainda, eu não tenho medo da morte, porque a vida é um ciclo ininterrupto, no momento que você bobear, acontece. Viver e saber viver é uma questão de conhecimento de si próprio e do saber aproveitar tudo que a vida te dá. O que eu faria se fosse meu último dia? Sorriria. Somente isso. POrque a vida já basta por si só. Até ;}

    ResponderExcluir
  14. Pedro *-*
    Eu sempre pensei no futuro, no o que iria ser, o que iria fazer, com quem estaria...
    Mas depois da morte, da minha bisa-vó que foi extremamente dolorosa pra mim e para minha família, penso totalmente diferente. Afinal, temos que nos preocupar com o que somos agora, fazer o que queremos fazer, e aproveitar quem está do nosso lado no presente. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã, ou até daqui algumas horas. Temos que aproveitar cada segundo. Uma frase que ficou na minha cabeça, foi de um filme que se eu não me engano chama-se "Lembranças", na qual a personagem principal sempre comia a sobremesa primeiro, antes do jantar ou almoço e dizia: "Pra que deixar o melhor pro final? Posso não mais estar viva até lá". Claro que o foco, não é a sobremesa em si, mas de sempre deixarmos as coisas "para amanhã". Enfim, ótimo texto.
    Finalmente meu computador consertou, então estou de volta (:
    Enfim, mil beijos.


    Luana Espindola

    ResponderExcluir
  15. OI Pedro tô aqui de novo no seu post... :)
    Vim te convidar para conhecer meu novo blog...
    http://aminhapazvosdou.blogspot.com/
    DÊ uma passadinha por lá...
    bjos,

    ResponderExcluir
  16. Bom Pedro, gostaria de desculpar-me por dias ausentes, você é muito importante pra mim, queria que soubesse disso. Não sei nem como começar a escrever aqui, todavia cabe salientar. Eu estou ligado a você de alguma forma e a partir de hoje tenho certeza disso. De todos os temas sobre a vida que você poderia ter escrito e de todas as coisas que poderiam ter sido ditas, você escolheu esse tema, justamente o tema, a qual eu teci um poema ontem. Dizendo-te a verdade, cada linha que eu lia aqui, uma lágrima escorria dos meus olhos, porque eu percebi que seus pensamentos estavam ligados aos meus e mais, que você sente como eu. Hoje sei o quanto sensível você é, basta me conhecer. Ó meu amigo, se não é o mapa que está no fundo de sua tela que nos separa, o pensamento nos aglutina. Queria hoje te deixar a certeza de que você sempre terá um melhor amigo. O post com o mesmo tema do meu poema, é incrível. Um dia, eu ainda publico o poema no meu blog e deixo que você o leia para tecer comparações. Hoje deixo aqui um pedaço do meu coração contigo meu amigo. E se hoje fosse o último dia da minha vida, talvez eu iria em paz, porque na maior parte dela eu amei e teci carinho entre os que estão ao meu redor. Pois bem, mas como espero ter muito mais dias, espero ainda tecer mais corações por ai, tocar piano, aprender leis, brincar em parques, nadar em mares e abraçar amigos. Amar amores. Deixo aqui hoje, um abraço terno e um beijo em sua testa como sinal de respeito, admiração e devoção. Grandes abraços, daquele que sempre estará a te vigiar com carinho,

    Dan

    ResponderExcluir
  17. Tentaria juntar todos os meus AMIGOS em um lugar só, e passar o tempo com eles, rindo, relembrando ... vivendo meu ultimo dia com a maior intensidade possivel.

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente eu tenho ouvido uma música de Nickelback, que o nome é "If Today Was Your Last Day", e logo me lembrei dela quando li o teu texto. Começa com a frase "Meu melhor amigo me deu o melhor conselho, ele disse: cada dia é um presente, não um direito adquirido." E apesar de nós sabermos o quanto devemos viver sempre como se fosse o nosso último dia, são raras as vezes em que o fazemos, infelizmente. É difícil admitir isso, mas vez ou outra nos tornamos meros escracos da rotina, chegamos até a esquecer que quem a faz somos nós mesmos. É preciso que tenhamos o costume de abrir nossos próprios olhos, nem sempre teremos alguém por perto, e confiável o bastante, para o fazer. Adorei esse tema, viu, Pedro? Como sempre abrindo nossos olhos, e mais, nossa mente. Beijo. []

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da frase. Realmente devemos viver, e acredito que viver cada dia como se fosse o último. Se não sabemos quando nós iremos partir, que dirá quando os outros vão partir! Depois pode ser tarde demais. Amemos ao máximo, aproveitemos, creiamos em Deus pois nunca sabemos o dia de amanhã. O texto ficou muito bom. Se fosse meu último dia... Sinceramente? Queria vivê-lo sem saber o dia de amanhã, pois acho que só assim viveria plenamente. Se soubesse que seria o último dia provavelmente não o aproveitaria, mesmo que estivesse com quem eu amo. Acho que não saberia o que fazer, tentaria corrigir todos os erros que não corrigi no passado.
    Beijos
    Boa semana
    *E vc, o que faria se hj fosse o seu último dia?*

    ResponderExcluir