segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mentir ou não?




A maioria das pessoas já deve ter passado ou ainda vai passar por uma situação constrangedora onde se encontra a possibilidade de falar a verdade e de passar uma mentira a um outro alguém. Nesse caso, na maioria das vezes, a mentira tem uma imagem mais bonita, é mais fácil de falar e, acima de tudo, pode ser algo que mude bastante determinada situação que estava ruim. É uma maneira direta de iludir uma outra pessoa através de palavras. Só que a maior pergunta que fica na cabeça de uma pessoa: devo mentir? E se devo, quando posso mentir?


A meu ver, acho que a mentira não deve ser praticada por nenhuma pessoa em nenhum aspecto. Hoje em dia, é fácil demais persuadir um outro alguém através de algumas palavras. A mentira é um aspecto tão mesquinho que pode acabar com os maiores sonhos, com os maiores objetivos e planos; então, confesso que a mentira não deveria nem existir. Uma pessoa que mente hoje, pode mentir amanhã das mais diferentes formas e nas mais diferentes proporções. A maior dificuldade é viver com um alguém assim, porque você nunca sabe quando a pessoa está falando a verdade ou não.

Todos nós estamos em caminhos diferentes em busca de um mesmo objetivo, que é o de ser feliz. Na felicidade, há espaço para todas as pessoas. Contudo, não se faz necessário usar uma outra pessoa, uma característica ou até mesmo de esperteza para subir essa escada mais rápido. Sempre destaquei que nossa vida é feita de momentos muito rápidos. Hoje você está feliz, mas amanhã pode acontecer uma coisa que pode te deixar triste. Então, em tudo, é preciso saber dar valor, dar sentido ao que acontece. Na maioria das vezes, não temos que expressar algo que não sentimos, não precisamos fazer algo de muito explêndido.. o que precisamos mesmo, é pensar em tudo que realmente nos faz bem, em tudo que facilite a nossa vida de maneira verdadeira. Acreditar, buscar, correr atrás de tudo que tem papel de felicidade.. ser feliz é o que mais importa, mas sempre de maneira verdadeira.

Pra existir história tem que existir verdade. Antes de construir sua história, pense em escrever o que realmente tem sentido e valor. Não tire a felicidade de uma outra pessoa para ser feliz.

20 comentários:

  1. Perfeito! Concordo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A mentira é uma prática antiga, ela ergue pilares sim, mas um vento mais forte pode levar tudo ao chão. E é como uma bola de neve em constante movimento, um dia ela fica tão grande que acaba vazando pelos extremos; acaba causando enormes estragos.
    Acredito que tudo o que realmente importa não pode ser alcançado por esses caminhos falsos.
    E também, um sorriso que mascara a mentira não é um sorriso. Essa arte exige muito da sinceridade, e só provém do que é verdadeiro.

    Muito bonito esse seu ponto de vista, Pedro.
    E mais uma vez venho aqui para ter um momento reflexivo. As mensagens que você passa é de grande importância, e merecedoras de atenção.
    E a sua escrita envolve, nos puxa pela mão até o auge de seu propósito. Gosto muito de ler você. ^^

    Um beijo, e boa semana para você também.

    ResponderExcluir
  3. Falou e disse! :)
    Velho ditado que minha mãe usa aqui em casa. rsrs.
    Agora falando sério, até que ponto uma mentira pode ser considerada saudável? Existem mentiras saudáveis?
    Bem, não vou falar da mentira já me ultilizando de uma, e confesso então, já ter mentido algumas muitas vezes. Não na intenção de persuadir, machucar. Na verdade, as minhas mentiras por mais erradas que foram, acredito não terem afetado a ninguém.
    Já mentir para poder curtir um domingo com os amigos, e esse foi um dos dias mais felizes da minha vida. Já menti para não machucar outra pessoa, e em todo caso, acabei por me machucar e machucar o outro, assim a mentira assume sua real face.
    "Mentira tem perna curta!" Já diz o velho ditado. A questão é: Quem é o mais prejudicado com ela? O que a profana ou o que se faz vítma? De qualquer forma, mentir sempre parece o caminho mais curto e somos sempre vencidos pela impaciência. Mas valerá a pena seguir um caminho curto que não nos levará a lugar nenhum?
    Você meu caro Pedro, mentiria para salvar sua vida? E estaria sendo anti-ético se assim o fizesse? A mentira seria assim justificável? Se justifica uma mentira?

    O bom de ler seus textos é isso, a reflexão que ele nos propõe timidamente. São as reais palavras subjacente as que lemos. Nem toda pergunta precisa de uma resposta para se fazer completa. Me faz muito bem ler a sua alma, a sua sintonia e essência que as palavras fazem questão de emanar.

    Uma ótima semana, cheia de muita verdade!
    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  4. Parece que meu comentário ficou maior que seu texto, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Você escreve divinamente. Eu concordo com você.
    "O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon)
    Beijos e o desejo de um dia cheio de paz.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc, texto perfeito.

    Vou um pouco mais longe em relação a mentira, minha vizinha mente ou melhor cria situações inexistentes de tal forma q vc acaba vendo no mesmo momento a não realidade e isso já faz parte de sua vida, do seu cotidiano e eu acredito q já se transformou numa espécie de doença ou coisa parecida, não há uma verdade sequer q possa sair de sua boca, ela chega ao extremo de processar pessoas inocentes por mentiras q acaba de inventar e não para por aí suas façanhas...se fosse te contar tudo q ela capaz de fazer ficaria aqui por um bom tempo.

    Só é digna de pena no meu ver e esquece de viver sua vida só para se sentir poderosa e superior em relação aos outros tendo como base a mentira.

    mil beijos com carinho prá vc!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo querido.
    Fico encantada com teus textos e este em especial, porque deixa bem claro algo nocivo as pessoas.
    A mentira é ato vil e sem nenhum merecimento.
    Coisa feia e sem futuro.
    Uma pessoa deve ser bem dona de seus atos quando usa sim ou não mais com verdades, sempre ela a guiar o caminho.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. eu, vc, seu amigo, vizinho, pais, todos mentimos. nem sempre o mal está por trás da inverdade. às vezes é a única saída para não magoar.

    tudo depende de como e por quem ela é dita.

    bjsmeus

    ResponderExcluir
  9. Acho q a questão ão é nem falar a menria ou a verdade, e sim amaneira q a verdade deve ser dita, por exemplo, uma pessoa tem piadas e brincadeiras insuportaveis, você pode rir e fingir q gosta (mentir)e ir levando até onde der.. ou pode dizer a verdade, mas uma coisa é você dizer: "olha, dá uma maneirada nas brincadeiras ai velho srsrs" e ou é "para de fazer essas piadas idiotas, meu parece retardado, vc não percebe que ninguém aki gosta de vocÊ?" dai a verdade acaba sendo pior q a mentira... enfim, acho q tendo feeling pra saber como passar a mensagem, a verdade ´[e sempre melhor

    ResponderExcluir
  10. Pedroooo!
    Que saudade de ler aqui!
    Não tô tendo muito tempo pra internet...Mas tô doentinha esses dias e resolvi colocar em dia a leitura do seu blog. Eis me aqui! ;)
    Pois bem, acredite na coincidência ou não, recentemente li um artigo que dizia claramente "As crianças precisam mentir. A falta de honestidade infantil é sinal de inteligência e desenvoltura social." O que significa que a mentira já se tornou tão banal no nosso cotidiano que é usada como parâmetro de inteligência. Você vê o absurdo nisso?...
    -----

    Fico feliz em perceber que mesmo em algum tempo sem vir aqui visitar teu cantinho virtual, você continua com as mesmas (brilhantes) ideias e inquestionável opinião, com a qual eu - na maioria das vezes- concordo plenamente.
    Beijo, Pedrinho!

    ResponderExcluir
  11. Pedrão.. a diferença estar entre MENTIR e OMITIR. O primeiro sempre vai ser errado, já o segundo caso é o escape de poupar outras pessoas de saberem o que realmente acontece.

    Parabéns pelo blog, abraços :D

    ResponderExcluir
  12. Mentira nunca foi uma coisa boa, nem para quem mente, e nem para quem é vitima dela...!! Ótimo texto moço...beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Mentir por uma boa ação pode ser até perdoado.
    Mais mentir nunca é bom, todo mundo sabe que um dia a verdade aparece.
    Então é melhor sempre a verdade, por mais que não seja aquilo que alguém queria ouvir.
    É só tentar usar palavras mais delicadas, se o assunto for muito tenso.

    ResponderExcluir
  14. Sim, a verdade pode ser dolorosa, mais difícil de dizer, mas te poupa de coisas muito piores, como perder uma amizade, ser punido por algo q n fez, afinal se uma pessoa sempre mente, como saber se desta vez ela está falando a verdade?
    A sinceridade é a melhor coisas, apesar de às vezes magoar, e te fazer perder amigos por ser sincero/a; mas os amigos de verdade são os que são sinceros indepente da circustância.
    Bjokas
    Boa páscoa!
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  15. Querido, a cada dia cresce mais min ha admiração e carinho por você! Sublime mensagem essa que com sua sabedoria teceu e nos presenteou! Aplausos!!!

    E amigo, hoje vim lhe abraçar com todo meu afeto, e desejar que sua alma se renove a cada amanhecer, e que sua vida possa estar sempre sendo reconstruída nos pilares da fé, esperança, paz, solidariedade, e amor...
    Feliz Páscoa!
    Carinhos...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Fazia tempo que não vinha por aqui,
    Pedro vc continua escrevendo cada vez melhor,
    gosto muito dos assuntos que vc aborda em seus textos,

    Com certeza esse texto é muito verdadeiro

    bjuss
    Bom Feriado=D

    ResponderExcluir
  17. Uau,realmente pra construir uma história tem que ter verdade!
    Concordo com seu texto,mentir só leva a outras mentiras,jamais haverá algo concreto com mentiras.
    A vida é feita de escolhas e quem opta por essa coisa boa não terá ):


    Ah sim,qndo for pra Pira te aviso (;
    beijos e ótima páscoa

    ResponderExcluir
  18. oie Pedro, vim aki dar adiantado uma feliz páscoa e um convite pra realizar tudo de bom que você quer, espero que esta seje muito boa assim como vão ser as próximas, feliz páscoa a até o próximo post.
    :**

    ResponderExcluir
  19. Passando prá desejar uma FELIZ PÁSCOA, com
    muito amor e paz no coração.

    beijos...Mariz

    ResponderExcluir
  20. Não esqueci de você não ein. Como sempre, os afazeres me afastaram de tudo o que gosto de fazer, até que fiquei sem postar por um grande tempo ( sim, sou exagerada). E bem, como vi que o post seguinte é uma continuação desse aqui, não pude deixar de lê-lo e de comentar.
    Pois bem, já diria minha vó " mentir é feio " e realmente, quantas pessoas você pode prejudicar com uma mentira ? Eu poderia seguir com a pergunta " e quantas você pode fazer feliz com uma mentira ?" Pode mesmo, mas não é para sempre, uma dia a mentira é descoberta e a dor da pessoa que recebeu a mentira torna-se maior, bem maior. A verdade é que mentir virou comum, até aceitável às vezes, tornou-se um ato banal, ignorado várias vezes, e o pior de tudo é que as pessoas se aproveitam disso.

    ResponderExcluir