segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mentir ou não? - Parte II

Em primeiro lugar, o texto anterior gerou tanta discussão dentro e fora das linhas do meu blog, que decidi escrever mais um pouco sobre o assunto com o intuito de possibilitar uma reflexão ainda maior em alusão ao fato da mentira em nosso dia-a-dia. Pois bem, vamos lá..

A mentira é um dos aspectos que não deve ser cometido, defendo isso novamente. Mas defendo isso na teoria. Infelizmente, sou fraco perante meus sentimentos e pensando bem, mentiria para salvar uma vida, sem duvidas nenhuma. O ato de mentir, nesse caso, é possível até pelo motivo de não fazer mal à uma outra pessoa, muito pelo contrário, a mentira pode salvar vidas. 



Falando de uma forma geral, toda e qualquer ação deve ser pensada antes de qualquer coisa. Pensar antes de agir é a melhor forma encontrada para pensar em algumas consequências que podem pesar na hora da ação. Então, nesse caso, abre-se uma grande disputa entre "mentir ou não?" e é nela que me baseio nessas simples entrelinhas. 

Muitas pessoas mentem em forma de ilusão, para persuadirem sentimentos e cativar pensamentos de um outro alguém. Alguns mentem pra conseguir algo, pra subir na vida, fazer mal para alguém. A mentir é prejudicial dependendo da maneira que você a utiliza. É a pior arma utilizada pelos seres humanos. Uma pessoa que mente muito acaba criando uma "irealidade" sobre ela mesma, ou seja, entra em um mundo que não é dela, um mundo que de tão falso que é, nem ela mesma consegue acreditar em uma verdade e contesta todas suas falsidades a todo custo. Ai nesse caso, a mentira aponta seu auge em uma vida.

E pra terminar o texto, queria então, deixar minha opinião. Eu defendo a mentira apenas em casos extremos, ou seja, caso de vida ou morte. Não acho que mentira seja uma espécie de viver a minha vida. Eu, particularmente, já sofri bastante por falar a verdade em  vários momentos e vi muitas pessoas mal na minha frente, mas nem por isso desisti de falar a verdade. Da mesma forma que eu falo, cobro. Acho que se as pessoas tivessem a mentalidade de começarem a falar a verdade para elas mesmas, em primeiro lugar, o mundo estaria diferente, pois ai cada um seria aquilo que realmente é, passaria a imagem daquela pessoa que realmente cativa dentro de si, não de algo que não existe, de uma fantasia formada por pensamentos e ilusões vindos da pessoa. É preciso saber viver, preciso viver na verdade. A ilusão não é propícia, ninguém merece sofrer enquanto outros estão felizes por possibilitar tamanha tristeza decorrente de algo que não existe. 

p.s: Queria agradecer a todas as pessoas que, indireta ou diretamente, me ajudaram a formar esse texto e essa reflexão. E antes que eu esqueça, o fato da mentira tem sido considerado parâmetro de inteligência entre as crianças, o link do texto é esse: http://imperatrizleopoldinahabsburgo.blogspot.com/2010/07/as-criancas-precisam-mentir.html . Um agradecimento super imenso para a Juliana (http://whereismyfocus.blogspot.com/) que me ajudou bastante com o endereço do texto. E é claro, Feliz Pascoa meio atrasado!

16 comentários:

  1. Pedro,
    achei interessante teu texto.
    Em alguns pontos pondo em destaque o porquê mentiria.
    Sabe? Euzinha particularmente não mentiria.
    Não sei se porque fui criada me educando pelo o que lia, ou ouvia dos meus “amigos” de rua que viviam falando mentiras e eu achava feio e cruel.
    Isso me deixava tão arredia e eu queria ser diferente.
    Mesmo que fosse para me machucar eu dizia a verdade.
    Então a verdade tem várias formas de ser dita.
    Com carinho, com jeitinho, com amor, nunca com afobação ou maldade.
    Então o que lhe digo é que a verdade deve ser usada sempre.
    Passei para te deixar um beijo e agradecer tua visita.
    Sempre um prazer te ter no meu cantinho.

    Beijo lindo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro,
    Sou a favor sempre da verdade. Acontece que não existe falar a verdade sempre. Pelo mneos uma mentirinha as pessoas falam. Aprendi também que o que pode ser verdade pra um pode ser mentira pra outro..Enfim, é um tema bastante complexo.
    Mas de verdade(hahaha)gosto muito do que você escreve e adoro suas visitas. Feliz Pascoa pra vc tambem..Um beijo no seu ♥

    ResponderExcluir
  3. Pedrooo!
    Que lindo ter me citado! Hehe.
    Bem sincero seu post. Realmente a mentira é uma realidade do nosso cotidiano: uma desprezível realidade com a qual precisamos aprender a conviver, infelizmente.
    Não gosto de mentiras.
    Sempre tento ser o mais sincera possível, acho que se não for pra ser assim, é preferível o silêncio...

    Como eu já havia comentado com você,não acho certo implantar na educação das crianças e na mentalidade delas a mentira. Ensinamos nossos filhos coisas belas, coisas bonitas. Deixando-os mentir livremente, estaria regando uma sementinha, uma plantinha... Que pode muito bem virar uma árvore frondosa, forte e quase indestrutível! Já pensou?


    Beijos, adoro seu blog, adoro você! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho q a mentira é uma das piores formas de magoar/ser magoado. Ela está diretamente relacionada com a falsidade, com a superficialidade e com todos os males que esses atos acarretam. A mentira é algo injustificável. Prefiro sofrer ouvindo a verdade do que viver de mentiras. Já sofri muito também por ser sincera e é LÓGICO que existem jeitos de se falarem as coisas, de magoar o menos possível as pessoas. Apesar de todas as minhas objeções à mentira, eu estaria mentindo se dissesse que nunca menti. Mas me arrependo muito, e apesar de nunca falado nada além do q filhos falam para seus pais quando quebram um lustre ou algo assim sei que ainda estava errada, por menor que fosse a mentira.
    Beijos, boa páscoa pra vc tbm e uma ótima semana ++ :D

    ResponderExcluir
  5. Acho que toda mentira é mentira, independente de ser pra salvar vidas ou não, mas ai vc limita, a mentira boa, e a mentira ruim. As pessoas dizem que mentir aqui e ali não faz mal, enquanto outro grupo de pessoas dizem que é 'por ai que começa', e a minoria de pessoas - que me inclui - acham que a mentira começa a partir de que ela mesma te engana em fantasias e ilusões, quando você ja começa a acreditar na propia mentira porque gosta da ideia de passar por este fato, vc se acomoda e não abre mais os olhos para a verdade. Posso estar errada, mais este é meu argumento sobre este assunto tão julgado. Percebi um pequeno erro no texto e agora eu estou com uma mania insuportável de corrigir os outros 'A mentir é prejudicial dependendo da maneira que você a utiliza.' invés de 'mentira' vc colocou 'mentir', um erro normal, só estou alertando >< e se vc quiser colocar redirecionamento de palavras-chaves, aquelas palavras que quando vc clica leva para um site, é só colocar este codigo no post 'PALAVRA'
    O.B.S: em alguns blogs este codigo esta inativo por problemas no template etc, não estranhe se não funcionar no seu, mais recomendo que tente.
    :*** belo texto (y)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ''Há males que vêm para o bem.'' A mentira pode ser um deles, desde que seja para algo extremo como você mesmo citou no texto.
    Parabéns pelo blog, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Pedro, adorei suas palavras!
    A mentira vive presente na vida de todos!
    Isso é fato, mais se você tiver que mentir, que seja pra ajudar alguém, não por besteira, isso só irá lhe fazer mal no futuro.
    Acredito que tudo que fazemos de errado aqui, começamos a pagar an terra mesmo, e a mentira maldosa, a mentira fultil terá consequencias. Então evite, viva a verdade .
    Beijoooos meu querido, e nem preciso te dizer que te adoro né?? haha.
    Muitoo obrigada por esses textos perfeitos!

    ResponderExcluir
  9. Eu entendo esse outro parâmetro.
    Bem, acredito que tudo na vida tem os seus lados, e até uma coisa ruim pode ser usada com um princípio mais nobre.
    Pessoalmente falando, tenho a mentira como algo ruim, muito ruim. Mas em uma escolha extrema como essa que você citou, sobre uma vida depender disso, sim, eu mentiria para salvar uma vida.

    E que incríveis esses seus dois textos, abriu portas e janelas para inúmeras reflexões; inúmeras vias para o mesmo assunto pautado. Admiro a sua escrita, já te disse isso não foi? Mas é que você expõe o seu ponto de vista abrindo espaço para a exposição de tantos outros. Muito bom mesmo.

    Um grande beijo, e um bom restinho de semana. ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu acho q toda mentira leva a uma outra maior ainda...e mentir tira a confiança de quem recebe, uma vez descoberto o sentimento muda e o cristal se parte...prá mim a verdade sempre.


    beijos com carinho...Mariz

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto de mentir, e como sou transparente, ela salta nos meus olhos... então não minto.

    ResponderExcluir
  12. Seus textos são bem interessantes, nos ensina, nos deixa interrogações na testa. é incrível um blogger assim. parabéns.

    Não gosto de mentir, mas confeso já mentir para os meus pais, minusculas mentiras, do tamanho de um grão de areia, sabe né? foi preciso.

    Não suporto mentiras, porque não adoro mentir, é isso.

    Agora deixo o meu convite aqui, texto novo no meu espaço.
    www.iandeee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Realmente, temos que pensar antes de agir, por vezes encontramos situações muito complicadas de se resolver onde qualquer coisa acaba sendo válido. Mentir às vezes é fácil, é mais confortável, agrada mais, e mesmo assim não é certo. É certo que em caso de vida ou morte é um caso a se pensar. Dexio claro que não sou hipócrita e bem, quem não mente ? Mentira tornou-se comum, mas há um certa diferença entre algumas e também com que frequência elas são utilizadas.
    E Pedro, mais uma vez, MUITO OBRIGADA pelo carinho que tu deixas lá no meu blog, não sabes o quão as tuas palavras me deixam felizes. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Concordo novamente contigo, mentir só em caso de vida ou morte. Lembrei que na minha vida já passei por isso, minha tia estava morrendo, os médicos falaram que tinha pouco meses, então falamos para ela que os médicos viram uma melhora =/
    Me sinto culpada por mentir, meu organismo rejeita isso.
    Beijos e ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  15. Mentira ? Tô fora...rss
    Menino...some não, viu ??
    Beijossss

    ResponderExcluir