segunda-feira, 21 de março de 2011

O que realmente tem valor?


Durante toda a nossa vida, vivemos interligados diretamente ou não à uma porção de coisas e pessoas onde, aos poucos, vão adquirindo algum tipo de valor, de sentido e de importância para nós. São presentes, são daquelas poucas coisas raras que fica dentro da gente por um bom tempo, deixando lembranças e aprendizados capazes de nos fazer ser mais fortes perante a tudo que somos obrigados a conviver. Em nossa infância, o que tem sentido para nós, talvez não conseguimos descrever hoje em dia. Cada fase da nossa vida proporciona uma espécie de alíbi, onde os seus segredos se escondem facilmente. Conforme crescemos, criamos maturidade, porém, deixamos de lado uma porção de coisas que tem valor.

Uma criança é o exemplo mais lindo e mais forte que pode existir. A criança, não dá valor à opinião alheias, simplesmente quer brincar e ser feliz. Dificilmente, faz mal à um outro alguém e não tem no coração a ideologia capaz de fazer com que outra pessoa sofra. Com uma criança, por menos que pareça, podemos ganhar sorrisos, podemos ganhar a vontade de viver novamente, porque quando menos imaginamos, somos surpreendidos. Ganhamos abraços, somos chamados de tio e, em um dia controverso, triste, incolor e sem sentido, isso faz muita diferença.

A partir do momento do crescimento, o que é natural, nossa mente passa a se angular à outras coisas da vida. Nos preocupamos mais com nossa reputação, acabamos nos tornando individualistas. Cometemos o maior crime do universo: o amar sem medidas. Amamos uma pessoa ao ponto de deixá-la sendo como centro das atenções da nossa vida e, quando paramos para perceber, a pessoa foi embora.. e outras aparecem, é claro. Somente algumas marcam. E é por marcar que vivemos imensamente uma vida que muitas vezes não é nossa. O conhecimento é a maior virtude que todoz os seres humanos podem ter. Contudo, o uso errado do tal pode trazer tristezas e choro. Eu entendo que é como um andar de bicicleta: começamos caindo, caindo... e depois percebemos algumas coisas, desviamos de alguns buracos, mas nunca deixamos de cair totalmente...


Viver é a maior arte de toda pessoa. E sabe o que realmente tem valor? Pois bem..
O que realmente tem valor é o hoje, o agora. Amanhã podemos acordar e não ter diversas pessoas na nossa vida. O que você faria se atendesse o telefone agora e, esperando que fosse um dos seus amigos pra contar as novidades, seria a noticia de que a pessoa que ama, sofreu um acidente e não pode aguentar com os ferimentos? E se essa pessoa fosse seu melhor amigo, o seu amor, o seu pai, a sua mãe? E, se por acaso, você ainda estava brigado com uma dessas pessoas? Pedir perdão não é fraqueza, é humildade. Humildade em saber demonstrar o que sente, em saber sentir falta e demonstrar essa falta. Imagine conviver com algo na cabeça por alguns dias. Agora, tente imaginar para sempre. É bem diferente. O que tem valor são sorrisos lindos e sinceros, são momentos especiais passados com aquela pessoa que ama e podem nem ter valor mais; são aquelas horas do dia que você pega seus pais e dá aquele abraço falando que os ama infinitivamente mais do que tudo... é, o que tem valor, hoje em dia, poucas pessoas conseguem dar sentido. Hoje a vida é muito informatizada. As pessoas acham que tudo que acontece, tudo que elas vivem pode ser feita por meios de comunicação. E isso é um erro. Um abraço, um consolo, um carinho e atenção tem muito, mas muito valor nessas horas.

E para terminar esse texto, se hoje você não fez algo que poderia ter feito, deixou de falar alguma coisa, pedir perdão.. faça isso. Quando falamos em pessoas, a incerteza do amanhã é o que mais fortalece a importância de muitas coisas em nossas vidas. Se alguém é especial, fale o quanto hoje. Distribua sorrisos, divida felicidade, deixe de lado o que é pra ir embora. Faça com que a sua vida seja muito melhor... e pra isso, só depende de você. Abrace, chore, ame, compreenda. Não deixe de ser feliz e dar valor para o que tem valor.



*
p.s: Obrigado a todas as pessoas que me acompanham e que estão comigo sempre me apoiando. Amizades são tesouros divinos.. obrigado por me demonstrarem isso. O meu coração fica feliz por saber que posso contar com algumas pessoas. Obrigado mesmo!

17 comentários:

  1. Ah, eu entendo, o tempo as vezes me escapa também.

    E sobre o seu texto, como sempre as suas palavras provocam momentos de reflexão em mim após a leitura das mesmas. Esplendidos são os temas que você aborda, e de uma maneira tão perspicaz.
    O valor das coisas por vezes é relativo, um botão pode não significar nada, mas se você e alguém compartilham aquele botão em uma história engraçada, ou pessoal, descontraída, enfim, aquele botão passa a ser diferente. E o seu valor muda completamente.
    Gostei muito quando você falou sobre o hoje, o ser humano é frágil, não sabemos o que esperar do amanhã, é a incerteza que nos estende os braços, e fazer agora é a melhor alternativa. Muito bom, já era de se esperar, seus textos sempre são carregados de conteúdo.

    Beijo grande, boa semana. ^^

    ResponderExcluir
  2. Ah Pedro,na verdade quem tem que agradecer sou eu. Agradeço pelo seu carinho, me deixando palavras sempre delicadas e dóceis. Agradeço por seus textos, sabe, nem sei explicar o que acontece comigo quando eu repouso meus olhos sobre eles. É uma sensação estranha, parece que eu estou ouvindo você falar diretamente a mim. Parece que seu coração me foi realmente emprestado, como destaquei no outro comentário. A gente nem se 'conhece', mas é como se sua alma me transparecesse a cada história, a cada lição que você ensina a minha alma e ao meu coração.
    Aqui eu não encontro fórmulas matemáticas, encontro os ingredientes necessários para focar meus sentidos no que realmente tem valor. O jeito no qual você se expressa, me faz aos poucos conhecer cada vez mais sua subjetividade, e como ela dança em um plural inteiro.
    Suas palavras são sinceras e por isso elas nos paralisam em reflexões, das quais ficamos parados por horas absorvendo. Será que não deixamos de dar amor há alguém que precisava dele? Será que já não cortamos as asas de alguém que precisava voar?
    Meu coração encontra tantas perguntas quando passa por aqui, mas ele sempre encontra respostas que você deixa guardada entre uma palavra e uma vírgula. E te agradeço muito, pelo carinho, pelas palavras, por essa reação estranha que você causa aos meus sentidos.

    Um beijo, e te desejo muita sinceridade em seu coração, para continuar a me presentear com essas palavras, tão carregadas de sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia as pessoas só se expressam por meio de computador, celular... o contato físico é pouco, e essa é a essência da vida! Um abraço, um beijo, um carinho..essas sim são as maiores demonstrações de afeto que um ser humano pode transmitir ao próximo!!
    Beijos, e boa semana querido!!!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, você não tem noção como seus textos são bons pra mim.
    Fiquei emocionada com esse, porque tive uma discussão com meu pai e estou sem falar com ele a uma semana =/ e isso ta me matando por dentro. Acho que vou enfrentar meu orgulho e perdi desculpa. Também quero te agradecer pelo o abraço, eu senti aqui, você não sabe como me fez bem
    Muito obrigada mesmo! Você é um ser ESPECIAL !

    ResponderExcluir
  5. Pedro,
    Seus textos são tão perfeitos que fica difícil acrescentar alguma coisa.
    Abrace, chore, ame, compreenda. Não deixe de ser feliz e dar valor para o que tem valor.
    Disse tudo. Temos que ser feliz.
    Um beijo e o desejo de um dia feliz.

    ResponderExcluir
  6. A Pedrinho, o seu texto me conduziu pela mão a tantas ideias boas, quase novas. Fez-me pensar o quanto, apesar de crescidos, o ser humano ainda acumula tantos traumas em si, que mesmo não sendo de infância, vão nos distanciando da beleza que é dar valor ao que se merece; Vão nos distanciando do sorriso ou abraço - do perdão. Mas a criança, que chora e faz birra, e sisma em não descruzar os braços se rende a beleza que é viver o hoje, esboçar um sorriso; Abrir os braços e amar. Por que nós, que tantos anos de experiência (dizemos) ter na frente não aprendemos mais com esses seres tão iluminados que são as crianças, não é mesmo?
    Adorei o seu texto, um dos mais lindos que li por aqui. E olha que sou assídua, apesar da falta de tempo. Vir aqui é um prazer.
    Grande beijo querido.
    Você é incrível.

    ResponderExcluir
  7. Sim!!! A vida é feita para ser vivida intensamente, cada momento, cada segundo. É feita para ser vivida com quem se ama, e viver sem felicidade é a mesma coisa que viver estando morto. Essa é a graça da vida. As dificuldades vem, porém o que seria da vida sem elas? Sem os aprendizados que elas nos trazem, sem as lágrimas que nos mostram um ombro amigo, sem as mágoas que nos ensinam o que é amor! Viver é continuar com a cabeça erquida mesmo tendo caído, é errar e, como você disse, pedir perdão, ver o outro cair e oferecer ajuda, e acima de tudo saber perdoar. Ninguém é perfeito, todos erramos, todos precisamos de perdão.
    Adorei o texto, muito lindo!
    Bjokas
    Ótima semana, cheia de sorrisos e felicidade!

    ResponderExcluir
  8. Ah, deixei alguns selinhos para você aqui:
    http://jaynnesantos.blogspot.com/p/selos.html

    Quando lhe sobrar uns minutos passa lá e os leve com você, rsrs.
    Espero que goste, foi de coração, desculpa se houver repetição.

    Beijo;

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro
    A vida é o aqui e agora. O que passou já não existe, o que vira, não sei se virá. Não podemos perder tempo economizando sentimentos e guardando emoções. Qualquer demonstração de carinho, sempre vale a pena se for verdadeira.
    Grande abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  10. Pedro,

    A vida é o momento presente, devemos fazer o hj sem esperar ou deixar para o amanhã. Aprendi muito cedo e a duras custas o q é ter alguém pela manhã e a noite não existir mais, parece a o chão desaba e o amanhã não mais vai existir, por isso devemos dar valor a tudo q conseguimos,as amizades são importantes tanto qto a família e por q não dizer eu te amo a quem se gosta.

    Q bom q pelo menos um sorriso consegui arrancar de vc..te gosto muito.

    um grande beijo no coração!

    ResponderExcluir
  11. Pedro esse é um belo texto!
    Amei ler e reler com carinho.
    Viver é um presente de Deus, saber cuidar desse presente é uma arte.
    Cada etapa de nossas vidas aprendemos e sempre será assim.
    Alguns passos do caminho somos guiados por nossos pais, aqueles que não têm pais, aprendem ou num orfanato, ou com pais adotivos.
    Aqueles que não têm nem um, nem outro, aprendem nas calçadas dessa mesma vida, mas sempre com os cuidados de Deus.
    Não sabemos do futuro, por isso mesmo ser carinhoso, verdadeiro, amigo, presente é algo além de bonito, deveria ser regra de cada um, mas criada por amor.
    Aqueles que fazem parte de nossa estrada , devem ser acarinhados com palavras doces, a doçura desarma qualquer sentimento nocivo, ninguém resiste ao amor, a delicadeza, um sorriso.
    O amanhã pertence a Deus, a nós cabe viver o hoje sempre da melhor forma.
    Dizer que se ama aqueles que amamos é dádiva.
    Por isso não se deve deixar um deles sair de nossa presença, sem esta palavrinha linda.

    Pedro sempre um Prazer te visitar.
    Beijo querido.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Amigo,

    Viver é evoluir, sempre, ainda que as coisas não estejam momentaneamente como queremos. Na nossa jornada, amizades valem ouro!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Pê,

    Temos que fazer nosso melhor, nos jogar! Fazendo nossa parte bem feita, amando sinceramente, tendo atitudes legais, fatalmente colheremos o que plantamos lá na frente.

    "Se seguimos o coração, lá na frente tudo se explica (F. Mello)."

    Bjos e adoro tudo aqui!

    ResponderExcluir
  14. A Verdade é o ser humano tem o péssimo hábito (por mais cliche que seja falar isso) de dar valor só dpeois q perde o que tem, o mesmo vale pra amizade... a gnt só percebe o qnt um amigo é importante qnd o desenrolar da vida o leva pra longe de vc... e vc muitas vezes, como foi dito no texto, não tem humildade pra perceber isso na hora e acaba deixando o tempo afastar mais ainda.... ótimo texto, me levou a uma super reflexão heheh.. flw

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do texto,a vida é dinâmica,muitas vezes não conseguimos acompanha-la..
    Obrigada pelo carinho da visita e comentário,deixando a essência de boas energias em meu espaço,desejo-lhe dádivas sem limites!
    um abraço,
    Mari

    ResponderExcluir
  16. Querido amigo Pedro, eu que agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer alguém tão iluminado e sábio como você!
    Seu texto é magistral, e nos leva à profunda reflexão! Aplaudo-te sempre!!!

    *Amigo querido, perdoe-me pela ausência em sua página,
    é que estou tento muita dificuldade com a conexão da internet...
    Está sempre caindo, e quando conecta, está muuuuuito lenta!
    Mas sempre que der estarei aqui com imenso prazer!

    Deixo carinhos meus pra ti, viu?
    Beijos
    Flor da Vida (Suelzy Quinta)

    ResponderExcluir
  17. ahh, e como são poucas as pessoas que realmente dão valor ao que tem valor. Hoje em dia, a maioria das pessoas vivem sem propósito, sem ideologias, vivem de forma artificial, não amam, não sabem amar. E por vezes me pego assim, esquecida da importância e da beleza das coisas simples, do agora. Seu texto remete a belas reflexões, muito bom!
    Estarei aqui sempre que possível, me identifiquei bastante com o blog.
    Bjoo!

    http://anyelematos.blogspot.com/

    ResponderExcluir