segunda-feira, 28 de março de 2011

Existir ou viver?

"A verdadeira felicidade consiste,
não no conhecimento de boas coisas,
e sim numa vida feliz. Não em compreender,
mas, em viver compreensivamente. Também
não é uma grande erudição, mas a boa vontade
que une os homens a Deus
."
                                      (Cornelius Agrippa)
 
 


Ainda desconheço um pouco o motivo que está me fazendo pensar sobre tal comparação, porém, uma boa parte do que escrevo aqui percebo que não é preciso tanta explicação, até porque sentimentos e estados emocionais não são descritos em apenas algumas entrelinhas de um texto em um blog.

Rotineiramente, é fácil você perceber uma pessoa reclamando da vida. É claro, isso é normal. Antes de nascer, não tivemos como escolher se queríamos vir ou não e mesmo se pudessemos, não faria tanta diferença assim, até porque ninguém conseguiria explicar totalmente a versão da nossa vida, de como seria e o que seria mudado a partir de então. A maior questão que deixo, por fim, é o fato da existência ou do viver. Existir.. todo mundo existe. Todo mundo está aqui vivo, e interage no meio da forma que bem entende e como quer. O problema não é esse, mas sim parar por aí. Viver vai mais além disso.




Viver é saber dar valor aos momentos e aproveitar o máximo cada um deles. Dar valor à sentimentos, pessoas e não se preocupar com opiniões alheias, porque você sabe MUITO bem quem é, de verdade. Então, viva. Faça, vá, chore.. ame! Só que viva verdadeiramente. Mentir não é uma forma de viver, mas sim uma maneira de esconder o que realmente tem dentro de você...


ps: Um texto um pouco diferente. Estou tentando me adaptar a algumas ideias e pensamentos que venho tendo. Espero que possa ser de importância a todas as pessoas que me seguem e que compartilham comigo sentimentos, experiências e conhecimento. Muito obrigado a todos vocês!

30 comentários:

  1. Pedro, a partir de hoje ficará mais escassa as minhas visitas por aqui, é que hoje começo uma nova vida. Começarei a cursar minhas queridas letras. Mas, farei o possível para continuar vindo aqui e apreciar seus textos, de total importância para meus olhos.
    Enfim, existir ou viver?
    Tantas pessoas que só existem não é mesmo? Não choram por vergonha, não riem por reclamar sempre da vida que não vivem, não cantam para não estragar as cordas vocais, não sonham e perdem tempo com os dias que não são aproveitados. Existem, mas não colocam em ação a existência, não mostram para si mesmos o corpo sólido que a alma possuí, o contrário também acontece, não mostram ao corpo que possuem uma alma carente de sonho, sorrisos e lágrimas.
    Viver está sobreposto a existência. Não se vive apenas pelo fato de ter nascido, se vive pelo fato de se mostrar ter nascido. Mostrar a si mesmo eu falo. Não basta olhar no espelho e ver um corpo, é preciso enxergar a alma que está por detrás dele, aguardando nascer também.
    Como sempre um ótimo texto. E por mais que você mude a forma de desenhar as palavras, a caneta que as escreve jamais muda a cor da tinta, e por isso, invadiu-me da mesmo forma e intensidade.

    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  2. Ah Pedro, obrigada mesmo pelo carinho. Isso me deixa realmente feliz. Mas, não se preocupe, terei os domingos para passar por aqui e isso irei fazer com muita felicidade.
    É muito bom saber que te arranco um sorriso dos lábios de vez em quando. É sempre muito gratificante fazer os outros sorrirem.

    ResponderExcluir
  3. Pedro,
    Viver são poemas...
    Os poemas são pássaros que chegam
    não se sabe de onde e pousam
    no livro que lês.
    Quando fechas o livro, eles alçam vôo
    como de um alçapão.
    Eles não têm pouso
    nem porto;
    alimentam-se um instante em cada
    par de mãos e partem.
    E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
    no maravilhado espanto de saberes
    que o alimento deles já estava em ti..(Mário Quintana)
    Um beijo e uma semana cheia de luz

    ResponderExcluir
  4. Amigo Pedro,

    A vida é linda e cheia de surpresas, um presente de Deus, e merece ser vivida em toda a sua intensidade! Devemos agradecê-la, a cada dia, e a melhor forma de demonstar nossa gratidão é exatamente viver/agir de acordo esse espírito que descreve seu texto: da melhor forma possível.

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Eu vivo intensamente, este é sempre meu conselho.
    Melhor se doar por inteiro, porque só Deus sabe quando voltaremos pra essa Grande Escola que é a vida.

    Tb adoro tudo aqui!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu vivo, disso, tenho certeza! :)

    E Pedro, você é um fofo...de verdade!
    Hahaha :)

    ResponderExcluir
  7. Verdadeiramente? ^o) missão difícil, as vezes nós somos mentirosos até conosco, sobre nossos sentimentos, sobre a nossa vida social, amorosa, etc. Viver intensamente e verdadeiramente, nunca fui intensa e nem sempre fui verdadeira mais garanto uma coisa, sempre vivi minha vida ao máximo, aproveitando cada momento como se fosse o ultimo.

    ResponderExcluir
  8. Hj vemos q está estampado na mente humana e nas atitudes simplesmente o status, a doce lusão da vida ou seja do viver, a preocupação com o q vão dizer está estampada e as mentiras são como aventuras diárias.

    Estamos aqui por um motivo e temos q fazer dele o melhor possível, viver é uma arte q poucos conseguem, mas é o segredo da felicidade.

    Então vamos viver, como criança feliz, aproveitando todos os segundos, os minutos e as horas do dia q nos está sendo dado.

    mil beijos com carinho...Mariz

    ResponderExcluir
  9. Ahh Pedro, primeiramente sinta-se abraçado, sabe, aquele comentário que deixastes lá no blog ? Não respondi antes porque minha vida escolar estava incrivelmente conturbada ( e ainda está ).
    Agora, quanto ao teu texto, eu sempre procuro pensar assim sabes ? Mas de de vez em quando bate uma nostalgia que vira tristeza e abala tudo.
    Vi um filme que dizia que a vida é muito curta pra você ser outra pessoa, e é exatamente isso, temos que fazer o nosso e não ter vergonha, temos nossos arrependimentos mas não podemos voltar atrás, então o melhor a ser feito é aprender com os erros e tentar não fazê-los novamente no futuro.
    Tu és um fofo e admiro demais essa tua capacidade de se expressar, principalmente porque é bastante raro ver homens que falem com tanta facilidade de sentimentos, e o melhor : que não se envergonham disso. Muito obrigada pelas tuas palavras e por escrever.

    ResponderExcluir
  10. Hoje coincidentemente li essa frase:
    "O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?" (Clarice Lispector)
    Realmente...muitas pessoas apenas existem, não vivem, e não dão valor a esse milagre de Deus!!!
    Eu adorei o texto, e acho que você vai longe....
    Beijos e boa semana!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Pois bem nobre amigo, tu sabes escrever de forma irradiante. Quanta sabedoria em linhas. Eu poderia fazer um outro tópico aqui neste seu post para colocar minha extrema admiração por ti, mas acredito que tu já sabes demais o bem que me faz. Também tenho saudades de ti nobilissimo principe, e sei que seus ensinamentos deveriam ser dispostos por todo o mundo para que todas as regiões conseguissem absorver um pouco do que tu fala. Eu também estive pensando em tudo o que você cita em seu post, na verdadeira exatidão, no motivo e se há algum hoje em dia. Acredito que dá até pra relacionar um pouquinho com o meu blog e com o que escrevi. Pois bem, chego aqui e leio e me surpreendo um pouco mais com toda essa sua forma de tecer as letras e fazer-me um pouquinho mais feliz na segunda-feira. Modestamente e humildemente, eu odeio as segundas, mas hoje com seu texto tu a deixaste mais brilhante, confesso eu, cheia de coisas novas pra pensar e dormir pensando. Também tenho vontade de mais saudades. E desculpe minha ausência, não é intencional. Por mim eu te veria todo o dia, e todo o dia deixaria um "oi" pra demonstrar que estou aqui segurando sua mão junto e a luz da sua vida acesa. Fique bem amigo, com todo carinho,

    Dan

    ResponderExcluir
  12. Olá Pedro
    Viver, vai muito além de respirar. Viver é ter consciência de todas as nossas possibilidades, e nos entregarmos a elas, sem medo de correr riscos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Ah! Amigo querido, se eu pudesse lhe daria um forte e carinhoso abraço agora, em gratidão por essas palavras que vieram ao meu encontro em momento de angústia... Pois estou sendo muito recriminada por escrever textos profundos e tristes... Mas só estou sendo eu mesma... Jamais seria hipócrita a escrever uma felicidade que não se faz presente no momento... As pessoas precisam aprender a conviver com a dor e com a alegria, pois as duas infelismente andam lado a lado... Então escrevo meus sinceros e reais sentimentos, mostrando sem preconceitos a dura realidade da vida, pelo menos da minha...
    Ah menino adorável, eu amo te ler!!!
    Carinhos meus pra você, viu?

    "Os sonhos são doces retalhos de acalanto,
    Que tão bem servem para acobertar os seres,
    Do amargo frio da impossibilidade...
    (Velhoedu)"

    Beijos
    Suelzy

    ResponderExcluir
  14. Caramba, muito lindo e verdadeiro oq ue você escreveu! Cada palavra dita me fez pensare rever minha vida! Temos que viver com toda intensidade possivel e não pensar no futuro, viver um dia de casa vez

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Como diz a música: "Toda pedra no caminho você pode retirar, numa flor que tem espinhos você pode se arranhar, se o bem e o mal existem você pode escolher, é preciso saber viver" (...)
    Há coisas que nos faz querer viver, e há outras que nos fazem apenas seres existentes. Mas o principal responsável por essa escolha é você, sou eu, somos nós, porém cada um de maneira individual e que como resultado de ações pessoais estimulam o meio externo, onde estão as pessoas que nos cercam e que são importantes para nós.
    Viver, acima de tudo requer sacrifícios pessoais e também coletivos, é uma ligação com nós mesmo e com o resto do mundo. Ninguém vive sozinho. E isso tudo é mágico ao seu modo.

    Mais um texto que leio aqui e que me faz viajar por tantos fios reflexivos, acredite, a minha memória faz sempre questão de guardar as mensagens essenciais que encontro por essas linhas pelas quais os meus olhos fazem um agradável tour. (haha)

    Um beijo, e obrigada pelas palavras agradáveis deixadas em meu espaço. ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi querido!
    Concordo com vc, temos que viver o hojé, e parar de pensar tanto no que os outros vão pensar, o que realmente importa, é o que pensamos, e somos bem grandinhos pra saber o certo e o errado. Então se sabemos disso, pra quer se importar com a opinião alheia? Temos que nos amar e amar a vida, o resto é consequência.
    Beijos, e como sempre texto perfeito né?
    te adoro ;D

    ResponderExcluir
  18. Pedro querido, seu texto é
    M A R A V I L H O S O!
    Além de se refletir em cima do que escreveu, ainda podemos saber que pessoa de coração sensível e lindo você é.
    Amei te ler, desculpa se não me demoro, é que este horário o tempo está vago e tenho que aproveitar, para matar a saudades dos meus amigos queridos.
    Matei de você!

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Pedro, meu amigo.
    o texto ficou maravilhoso.
    é uma lição danada de boa. gostei de ler.


    Um abraço apertado, e um maravilhoso dia pra você.
    Já lhe digo que tem novo post no meu espaço.
    www.iandeee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Realmente, existem pessoas que vivem como se estivessem mortas, tudo é difícil demais, chato demais, tedioso demais, nunca estão satisfeitas! Viver de verdade é viver intensamente, se for pra errar, erre tentando ao máximo acertar, se for pra se divertir, que seja até o último segundo, se for para chorar, que seja até passar a vontade, se for para ser feliz, seja independente do que os outros digam ou pensem!
    --> Seus textos são ótimos! Nos fazem refletir sobre muitas coisas ++
    Bjokas
    Fique com Deus
    Ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  21. Que texto liiiiiindo *o* Arrepiei aqui.

    E todo mundo pensa que viver é fácil... Viver é uma tarefa bem complicada e ser feliz é simples, não é nenhuma luz no fim do túnel ou um prêmio que se ganha depois de muito esforço, se é pra ser feliz, é pra ser feliz aqui e agora.

    onlyemptywords.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Com certeza há uma diferença enorme entre viver e existir, ams não acho q sejam estados absolutos, tipo não acho q tem pessoas que vivem e pessoas que apenas existem... ache que vivem e existir são estados de espírito, todo mundo tem aqueles dias que só não para de respirar pq é involuntário, de tanto desânimo e falta de força de vontade, e tmb aqueles dias em que fazemos altas cosias e percebemos como a vida é uma dádiva.... o segundo momento é claro, muito mais legal e importante... ótimo texto e ótima reflexão.

    Ps.: que bom que gostou do meu blog, estou te seguindo tmb,volte sempre =]

    ResponderExcluir
  23. Aplaudo-te por tão perfeito post Pedro, nos faz refletir...

    Não há nada que se compare ao desejo de viver, viver é muito mais existir, ou subsistir, viver a apegar-se a qualquer nesga de vida e ser feliz com aquilo que se tem.

    Sem neutras, sem magoas, sem panejamentos de amanhãs que ainda nem são nossos...

    Viver é muito simples!

    Abraços e ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  24. bonito gostei muito
    isso ajudou eua refletir sober uma coisa
    e entendi pq uma pessoa faiz isso mais achei muito bom

    ResponderExcluir
  25. Pê, tem selo pra ti lá no blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Dia a dia, eu revejo que sinto uma saudade absurda sua em meu blog e de poder me embevecer em suas palavras. Nunca foi fácil tentar descobrir o motivo de estar aqui ou de descrever sentimentos...deixo aqui hoje uma frase que li em um livro de estratégia do meu curso meu querido....é como a dança, os sentimentos...

    "Se eu conseguisse descrever a dança, não precisaria dançá-la"

    Um agrado, um abraço, com muito carinho.

    Dan

    ResponderExcluir
  27. Pedro,é preciso navegar e fazer dessa navegação a melhor como se fosse a última.
    Seu texto me mostrou que acima de tudo temos que viver,não basta existir,tem que viver.
    Adorei aqui,e fico feliz de ver mais um blogueiro do interior de são paulo. Cidade linda a sua. Já morei em Piracicaba (:
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Olá Pedro... Encontrei seu blog por acaso e gostei muito, adorei a forma profunda como vc escreve... Tambem criei recentemente um, e estou postando os meus poemas e contos juvenis lá... estou ainda na faze da divulgação do mesmo... se puder de uma vista de olhos... mais uma vez parabens pelo seu talento, que é muito visível... um abraço :D

    ResponderExcluir
  29. Há! olha só o que eu achei! Muito bom seu blog!
    abraço!

    ResponderExcluir
  30. "EXISTIR OU VIVER?"
    Primeiramente quero dizer que seu texto é muito bom!!! Segundo que realmente descobri este blog simplesmente por coincidência, e por último, resolvi comentar pelo fato de gostar de temas "existencialistas", pois sou um metafísico por natureza. Rs!!!
    Existir ou Viver? começo afirmando que primeiro existimos e depois vivemos. Existir é um "estar-aí" no mundo, e viver é dar sentido a este "estar-aí". Existir é ter consciência de que somos lançado ao mundo sem pedir e sem fazer escolhas. Viver é perguntar pelo sentido do existir , é se "essenciar", isto é, tornar aquilo que somos. Existir é ôntico, ou seja, é ser uma coisa qualquer. Primeiro somos uma coisa como qualquer outra coisa, mas, somos a única coisa que perguntamos pelo sentido de nosso Ser (sein). Viver é sinônimo de pensar, pois, pensar é ter uma relação produtiva com a vida. Viver é ser poeta, é pensar a vida como uma possibilidade, não como uma coisa qualquer. Viver não é encarar a vida de forma pragmática e representativa, mas, um "estar aí" autêntico, é um "conhecer a si mesmo" e se reconhecer na "face do outro." Viver é desvelar o Ser que carregamos nos ombros de nossa existência. Se preocuparmos só com o existir, estaremos preocupado com o Ter e com as Coisas, se preocuparmos com o viver estaremos buscando o Ser.

    Sou Patrik Santos! Desculpe a intromissão em seu blog, mas, ao ler seu artigo me fez fez refletir desta maneira.

    ResponderExcluir