sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal, 25 de Dezembro de 2010


Então é Natal... e o que você fez?

Bem, a maior parte das pessoas leva o Natal como uma data comercial, aonde presentes são trocados, noites com ceias maravilhosas são compartilhadas em família, de modo que haja uma compreensão e fatorização do sentido mais emocional das coisas como um todo. Geralmente, a visão que as pessoas tem sobre o fator é bem comprometida com o real sentido do Natal expresso à 2010 anos atrás com o nascimento de Cristo. Religiosamente, é motivo para várias comemorações relacionadas a tal ocorrido. Comercialmente, é alvo das empresas de bens materiais e lojas espalhadas pela cidade, com propagandas que, na maioria das vezes, são ilusões de uma felicidade falsa.

Com tantas visões e com todos esses ângulos de visão sobre o dia 25 de Dezembro, o que vem a ser, de fato, o Natal?  A meu ver, é o ponto inicial de opiniões e reflexões diretas que vão interferir em um futuro não tão distante assim. Antes do término do ano, é um tempo para parar e ver ações mal cometidas, perdões mal sucedidos, relacionamentos que não deram certo e, até mesmo, pensamentos que não tem muito a ver com a realidade que é vivida então.

A principio, é uma visão individual. Uma visão individual sobre uma série de ações que foram cometidas e trouxeram porções de consequências a serem pensadas, sejam elas boas ou não. Sendo assim, traz o pensamento da inovação. Natal é inovação. É saber até que ponto pode-se chegar e até onde cada pensamento pode ser mudado com o intuito de melhorar e isso traz, no final, o aprendizado e a certeza de que pelo menos houve a tentativa. Pior do que o arrependimento por ter feito, é o arrependimento de ter deixado de fazer alguma coisa. Então, é preciso saber tentar, saber agir e, principalmente, pensar antes de agir.

O Natal é a expressão mais linda capaz de modificar as pessoas de uma forma inexplicável. É incrível como a taxa de mortalidade, índices de violência, crimes e roubos diminui nessa época. Talvez, seja até por causa da formalidade racional do ser humano em saber o quanto uma data como essa exprime a capacidade de fazer o bem, de ver outras pessoas felizes, com um simples sorriso estampado no rosto. A verdadeira mensagem do natal engloba experiências ainda não vividas. Coisas que poucas pessoas dão valor, dão o real sentido.

Ou seja, o Natal está longe de ser somente a troca de presentes. O verdadeiro Natal está em saber fazer o bem pra quem desiste desse bem ou não tem esperança nenhuma de prosseguir na vida com seus objetivos e planos pessoais. Conversando com meu pai, tive a experiência de ouvir uma visão religiosa relacionada a tal emoção social. Houve a interação interna do ser humano com a realidade em que ele vive. Com isso, soube relacionar um momento de esperança em que um dia pode ser melhor do que o outro, dependendo apenas de cada um de nós, porque são as nossas ações que definem até onde a gente vai chegar, de acordo com os nossos objetivos e sonhos futuros que podemos mudar a partir do nosso presente.

O presente é a melhor época pra mudanças. O Natal é uma das melhores datas em função dessas mudanças, que podem transformar os seres da água pro vinho. A real mudança que queremos ver no mundo parte de nós mesmos.

Hoje, tive a experiência de doar balas para crianças carentes. Com a ajuda dos meus pais e alguns amigos (Maxuel e Washington), distribuímos quase 60kg de doces para crianças carentes. Confesso que a maior recompensa disso tudo foi o sorriso, foi a idealização de que tinha conseguido cumprir um dos meus objetivos para o ano de 2010. A cada ano me surpreendo comigo mesmo e com a força que tenho para correr atrás dos meus objetivos. Isso me faz bem, pois me deixa mais forte com a medida que, pela qual, me fortalece. Cada experiência nova vivida, me deixa muito mais feliz comigo mesmo.. E, sinceramente, fazer o bem não tem preço. Ver o sorriso de crianças que não tem uma vida ou uma esperança conseguiu me dar um pouco mais de certeza no mundo que vivo. Não adianta só falar que quero mudar, o que motiva o mundo são as mudanças simples, mas que podem fazer uma diferença imensa..

Por fim, queria desejar um Feliz Natal a todos do Blog. Agradeço por cada um ler meus posts e minhas singelas palavras que deixo por aqui. Cada dia recebo um presente diferente que me motiva a ainda mais continuar lutando pelo bem, pela paz e pela esperança no mundo. Em especial, queria agradecer a Kananda, a Talita, a Isabela Aragon e a Luna Peres que têm sido especiais demais pra mim. Em consideração, a primeira, Kananda... que me ligou e foi a primeira pessoa a me desejar um Feliz Natal. Não é preciso de muita coisa pra ser feliz. A felicidade depende apenas de nós. E que assim seja. Deus esteja com todos nós!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Sonhar..

" Porque eu sou do tamanho que eu vejo, 
E não do tamanho  da minha altura..
E o que eu vejo são meus sonhos."
                                      Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

A pretexto, devo-lhe me explicar sobre a escolha do determinado assunto. Deve-se ao fim de uma leitura muito gostosa do livro "Você é do tamanho dos seus Sonhos", de César Souza que é um empresário e palestrante conhecido por várias empresas, de todos os segmentos. O livro não foi somente bom para o meu crescimento profissional mas também para o pessoal. Então, vamos começar. 

Um dos principais defeitos de uma pessoa, hoje em dia, é se iludir com seus sonhos. É saber o significado, só que desconhecer o esforço necessário pra fazer esse sonho virar realidade. Mais do que isso, é ir em relação às atitudes. Saber o que fazer, mas não fazer por medo, insegurança ou por não ter nenhum tipo de recurso que possa favorecer a saida do cotidiano. É sempre preciso manter um equilibrio emocional e racional entre o sonho e a realidade. Se viver demais, você acaba não sonhando.. e se sonhar demais, acaba não vivendo. Os dois tipos de pessoas são bem comuns, porém, não são saudáveis. Sempre os falta algo a mais e essa carência que passa a existir somente o poder do equilibrio é capaz de modificá-la pra melhor.

A pessoa que vive demais, esquece totalmente dos seus valores pois está ligada a perspectivas da vida que passam e se vão. Não planejam, não sonham e não tem pensamentos multifocados em objetivos que podem transformar o dia a dia. É quando alguém pensa demais nos problemas e vive apenas pra si mesmo, com base em seu trabalho e em coisas que podem proporcionar apenas a felicidade própria. Quem sonha demais, esquece totalmente da realidade. Fica autônomo em opiniões e conhecimento. Em todo caso, acho válido manter os pés no chão com a cabeça no céu. Ou seja, é notavél a necessidade de sonhar, mas  o meio termo é o mais favorável pra situação.
 
Você sabe o que realmente quer? Sabe o que sonhar e como chegar até lá?

Todo mundo tem um tipo de sonho. É ligado à diversas áreas da vida.. e também tem peso emocional inexplicável. O que é o sonho mais importante da minha vida, pra você pode ser apenas um simples pensamento e vice-versa. A persistência é uma das principais aliadas ao desejo de sonhar. Se Thomas Edison desistisse na primeira tentativa de "inventar" a lampada elétrica, outra pessoa poderia pegar sua ideia e continuar tentando. Mas não.. a necessidade de usar uma pequena lampada, movida a energia elétrica, no lugar das chamas provenientes do gás, o fez ir mais longe e hoje o seu nome está em todos os livros didáticos e, pelo menos alguma vez, em nossas vidas vamos ouvir falar desse personagem. 

Uma pessoa normal, só que decidiu correr atrás do seu sonho. Teve esforço, persistência e não desistiu. Se ele pode, porque você não pode? Há algo em especial nele que te deixa menor? Não. Todos nós temos a mesma característica e desejo de correr atrás de alguns sonhos. Contudo, o que nos leva mais longe é o esforço que empenhamos para a realização do sonho. Estamos quase no Natal, 2011 já vem por aí. Acho que se as pessoas sonhassem um pouco mais e fizessem um pouquinho mais a favor dos seus sonhos, a perspectiva mundial estaria bem diferente. 

Enquanto isso, faça sua parte. Sorria, viva. Sonhar faz bem, levanta a alto-estima. Você tem esse poder! Faça o melhor uso dele. Pode ter certeza que não haverá o arrependimento!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Família

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.
                                                          (Léon Tolstoi)


E, então, não desviando do foco, vamos ao principal. Todas as pessoas precisam viver em torno de alguns valores em sua vida. Podem ser eles éticos, materiais, morais ou espirituais. Todo mundo tem um valor e todo valor tem um peso na vida e na forma de pensar de cada um.  Cada valor faz parte do nosso dia a dia e, forma mais tarde, toda uma personalidade e um carater que vai definir a maneira que as coisas serão enfrentadas mais pra frente..

Um dos fatores mais conceituados na vida das pessoas vem a ser "Família". Segundo o dicionário, é unidade básica da sociedade formada por individuos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos.  Agora, pra você,  o que é familia? É apenas mais alguma coisa, deixada de lado quando não se tem mais sentido algum? Ou é apenas lembrada na hora que você precisa daquele dinheirinho pra sair com os amigos no final de semana? Pois bem, se esse for seu caso, acho que você não precisa mais continuar a ler o meu texto daqui pra frente.



Familia, não se descreve.  Para mim, família é um presente divino, aonde todos nós temos que agradecer todos os dias da nossa vida. É incrivel a força isso interfere na nossa vida. Uma familia bem sustentada é incrivel. Quando o pai e a mãe se dão bem, toda a familia tem a tendência direta de ser uma família maravilhosa, com ótimos parentes que, se ajudam em busca do mesmo objetivo, pois é de sangue! Acho que quando o real sentido da palavra é entendido por todos os membros, os relacionamentos ficam mais fáceis, a perspectiva do erro e, assim, da ajuda, é de todos. Quando um erra, a familia erra, todos erram. E por isso, quando um está errado, a família se une e levanta o que caiu, para prosseguir lutando. 

Um relacionamento favorável entre pai e filho favorece toda uma casa. 

Mas, no dias de hoje, o termo familia é simplesmente deixado de lado. Muita gente, sem consciência, acaba por fazer com que seja pretexto de brigas familiares todo e qualquer motivo. Não é tão dificil ver mais mãe matando filho, marido que mata mulher, filho que mata pai. A meu ver, em muitos casos, há a banalização do termo "familia" e, sabe, não se sentir bem perante os seus não é uma boa forma de se sentir bem contigo mesmo. Não é legal ter que acordar todos os dias, olhando pro teto e finjindo que tudo está bem. Não deve ser maravilhoso manter um relacionamento ruim com pessoas que a gente gosta.. é péssimo. Ainda mais com pessoas que vemos todos os dias e que deveriam ser nossos "ajudantes", porque a união faz a força (e o açúcar, desculpa! haha). 

Sendo assim, se família é um termo que engloba várias pessoas, dê valor a sua familia. As pessoas são peças de um quebra cabeça. Um dia, você está com ela, unindo uma imagem. No outro, você pode perder uma peça e essa peça vai deixar seu quebra-cabeça incompleto. Você que é filho como eu, dê valor aos seus pais. Eles são os maiores presentes que a gente pode ganhar. Nunca vamos poder retribuir todo o bem que eles nos fizeram e todo o tempo que já cuidaram de nós. Então, com poucas coisas, mostre que você é grato por tudo isso. Não to falando pra você sair por ai, fazendo um monte de loucuras! Mas, falar um "Eu te amo, você é importante pra mim", nunca é demais. Pratique amor, só assim você pode se amar e ser amado. Um dia, você pode perder TUDO o que tem. Mas nunca perderá aquilo que você é e faz pra mudar a sua história. 

Ame sua família. Ela é parte de você!

Queria agradecer a Taís e falar que a ideia foi dela. Com certeza, ela é muito fofa em ficar ouvindo as minhas ideias mirabolantes de forma tão maravilhosa. Um grande beijo para ela!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Desapego

O desapego está totalmente ligado a um fim. Um fim que, por mais que doa, vai proporcionar um novo recomeço a partir de determinada coisa que já não dava mais certo. É a percepção do momento que já não dá mais certo e, a partir dai, é preciso tomar algum tipo de atitude. É quando uma coisa não se encaixa mais e, simplesmente, ainda damos valor pra essa coisa, nos apegando a ela. Em alguns momentos, nos apegamos a situações que já não fazem mais sentido, somente pela rotina.



Chega um dia, chega uma hora em que é preciso saber o que tem real sentido e o que vale mesmo a pena permanecer na nossa vida. O que já não tem mais sentido, é porque não corresponde, de alguma maneira, ao que precisamos ou temos como objetivo. O desapego é necessário. É necessário pois fazemos uma espécie e poda na nossa árvore da vida e retiramos todos aqueles galhos que só fazem volume. Alguns, dóem mais, outros têm menos dor. A cada galho retirado, uma nova chance de se nascer galhos mais fortes, mais bonitos e que podem gerar uma sombra maior.

Toda e qualquer mudança é, pelo menos, essencial para o homem. Ainda mais quando a mudança está relacionada ao seu avanço em determinada área de sua vida. É preciso deixar alguns momentos, algumas coisas de lado, pra assim conseguir ir mais além no que se deseja. Nem sempre tudo e todos vão estar ao nosso redor e, também, nem sempre, tudo é agradável. Por isso, existem as mudanças. 

Não importa o nome, sempre é preciso deixar as coisas que já foram em seus determinados lugares. É melhor deixar que elas voem pra longe do que ficar martelando uma situação que já não faz mais bem e que, mesmo depois de ter terminado, faz com que haja um sofrimento imenso. Antes de dar um novo começo, é preciso saber terminar. Praticamente nada é insubstituivél. O desapego é necessário, faz bem. Encerre o ciclo, considere que o final seja melhor do que uma continuação. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. 

A maior parte da nossa vida depende de nós. As pessoas estão interligadas a momentos, fases, ciclos e objetivos. Só que quem decide o que manter ou não em nossa vida, somos nós. Fortaleça sua ideia a partir de uma motivação vinda da sua alto estima. Nunca pense que por deixar uma situação de lado porque ela não se encaixa mais, você vai perder tudo e todos, porque não é verdade. Há algumas vezes em que PRECISAMOS nos desapegar daquilo que não é bom pra nós. O que é bom pra nós é o que devemos gostar. Mudanças sempre são boas a partir do momento que trazem a felicidade. E quem decide isso? Nós mesmos. As vezes, vamos estar sozinhos e vai ser preciso ter uma mudança pra melhor. Desapegue de tudo aquilo que não é legal. Você decide o que quer na sua vida. Você escolhe se quer sofrer.


Ou não.