sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A amizade.

"Melhor é serem dois do que um (...) Porque se um cair, o outro levanta o companheiro." (Ec. 4:9-10)



A maior parte das pessoas vive inconsciente em um mundo que fantasia os sentimentos de forma avassaladora. Infelizmente, hoje em dia, os maiores sentimentos são fantasia. Ou melhor, não são sentimentos. São atrações consequentes de imagens exteriores, enquanto o interior fica fragilizado por ilusões que caracterizam ainda mais as ações. 

Mesmo assim, vou me pegar descrevendo um  dos fatores mais lindos que sobrevivem a essa imensidão de falsidade e incompreensão. Dentre alguns, o que vou idealizar hoje é a amizade. Na maioria das vezes, não consigo descrever ao certo. Acontece de uma forma incontrolável e muito natural. Um amigo é uma força que nos leva a um outro lugar, nos tira da tristeza e, nos ajuda. Aconselha, chora, ri, conversa e é aquele que te conhece mais do que você mesmo, as vezes.



Quem tem um amigo, tem um tesouro. Ter amizade é sinonimo de se sentir completo em vários momentos da sua vida, onde nem mesmo você acha que há solução, um amigo encontra maneiras pra te ajudar. A verdadeira amizade não está ligada a razões sociais e financeiras, a etnias, cores e, nem tãopouco, a religião. A amizade está ligada e é fortalecida pelo coração que age diretamente com as lembranças, fazendo com que exista uma forte estrada de pensamentos comuns entre você e uma outra pessoa. 

Amigo não te elogia toda hora. Mas, está com você em cada momento, em cada instante. Sabe o momento de elogiar, de criticar e ajudar. Uma forte amizade vai além da distância, dos medos e obstáculos que podem existir em um determinado tempo. Não se sabe o valor de uma amizade. Apenas a tem. E quem tem, dá o valor imenso suficiente pra ter o maximo de tempo possível. A amizade é um amor que dura pra vida inteira. 

Amigo não é aquele que está com você quando tem uma festa ou quando você é o mais conhecido da escola. Amigo é aquele que está ao seu lado em momentos em que quase ninguém te dá valor, de tá esperança e te falta solução. Ser amigo é uma mão de via dupla. Você dá e recebe amizade... e isso é uma das coisas que quanto mais tem, melhor é. 

Não seja um amigo temporário. Seja amigo de verdade. Os obstáculos, medos e inseguranças ficam mais fáceis quando se tem alguém pra ajudar, quando há alguém do seu lado.  Seja quem você é, viva!

4 comentários:

  1. adorei o texto! tem toda a razão amigo é quem te apoia nos momentoos dificies.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, eu tenho percebido aqui no seu blog que todos os seus posts giram em torno de assuntos comuns, palavras soltas (amizade, maioridade, aparências,vida, amor, indecisão...)
    Em geral, são coisas que todos nós, mesmo sem querer, pensamos sobre. Mas você pega um tema simples e escreve de uma forma tão linda, deixa tão explícito seu jeito de ver o mundo e de uma forma tão fácil de ler.
    Parabéns. Vendo a amizade dessa forma que você vê, só o que posso desejar é que o carinho das pessoas por você seja também uma via de mão dupla, porque não vão faltar amigos na sua estrada!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Pedro,
    Amizades verdadeiras são raras, amizades comprometidas com nossa felicidade, com nosso crescimento como pessoa são tão raras que parece comum nos habituarmos com essa realidade. Mas não é verdade. As vezes a gente tem que "talhar" a pedra pra tirar dela uma obra de arte e eu penso que as vezes podemos fazer assim com algumas pessoas. O que sinto é que só de se aproximar de vc as pessoas, só com o seu jeito de ser e de olhar, vão se moldando e tirando de si o melhor. Claro a gente não deve invadir a vida de ninguém, é preciso que o outro se deixe envolver nesse processo bonito e encantador de ser amigo de verdade.
    A amizade é o bem mais precioso junto com o amor que podemos ter nessa vida e é apenas isso que levaremos conosco.
    Fico feliz por ter encontrado uma pessoa como vc, que apesar de longe e sem conhecer nada, tenho me identificado muito com o modo de pensar. Que tudo de bom que vc aprendeu nesse ano de 2010 possa ser dobrado no ano que segue. Quem tem a ganhar com isso além de vc mesmo? Todos nós que temos o prazer, de mesmo virtualmente estar em contato com vc.
    Em fevereiro eu volto ao Brasil, depois de 6 meses de muita experiência bonita e aventuras saudáveis por aqui.
    Um abraço
    Jay

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro!

    Realmente, amigos são tudo na vida!

    Obrigada pela visita e pelo comentário lá no blog ;D

    Beijo

    ResponderExcluir