segunda-feira, 28 de março de 2011

Existir ou viver?

"A verdadeira felicidade consiste,
não no conhecimento de boas coisas,
e sim numa vida feliz. Não em compreender,
mas, em viver compreensivamente. Também
não é uma grande erudição, mas a boa vontade
que une os homens a Deus
."
                                      (Cornelius Agrippa)
 
 


Ainda desconheço um pouco o motivo que está me fazendo pensar sobre tal comparação, porém, uma boa parte do que escrevo aqui percebo que não é preciso tanta explicação, até porque sentimentos e estados emocionais não são descritos em apenas algumas entrelinhas de um texto em um blog.

Rotineiramente, é fácil você perceber uma pessoa reclamando da vida. É claro, isso é normal. Antes de nascer, não tivemos como escolher se queríamos vir ou não e mesmo se pudessemos, não faria tanta diferença assim, até porque ninguém conseguiria explicar totalmente a versão da nossa vida, de como seria e o que seria mudado a partir de então. A maior questão que deixo, por fim, é o fato da existência ou do viver. Existir.. todo mundo existe. Todo mundo está aqui vivo, e interage no meio da forma que bem entende e como quer. O problema não é esse, mas sim parar por aí. Viver vai mais além disso.




Viver é saber dar valor aos momentos e aproveitar o máximo cada um deles. Dar valor à sentimentos, pessoas e não se preocupar com opiniões alheias, porque você sabe MUITO bem quem é, de verdade. Então, viva. Faça, vá, chore.. ame! Só que viva verdadeiramente. Mentir não é uma forma de viver, mas sim uma maneira de esconder o que realmente tem dentro de você...


ps: Um texto um pouco diferente. Estou tentando me adaptar a algumas ideias e pensamentos que venho tendo. Espero que possa ser de importância a todas as pessoas que me seguem e que compartilham comigo sentimentos, experiências e conhecimento. Muito obrigado a todos vocês!

segunda-feira, 21 de março de 2011

O que realmente tem valor?


Durante toda a nossa vida, vivemos interligados diretamente ou não à uma porção de coisas e pessoas onde, aos poucos, vão adquirindo algum tipo de valor, de sentido e de importância para nós. São presentes, são daquelas poucas coisas raras que fica dentro da gente por um bom tempo, deixando lembranças e aprendizados capazes de nos fazer ser mais fortes perante a tudo que somos obrigados a conviver. Em nossa infância, o que tem sentido para nós, talvez não conseguimos descrever hoje em dia. Cada fase da nossa vida proporciona uma espécie de alíbi, onde os seus segredos se escondem facilmente. Conforme crescemos, criamos maturidade, porém, deixamos de lado uma porção de coisas que tem valor.

Uma criança é o exemplo mais lindo e mais forte que pode existir. A criança, não dá valor à opinião alheias, simplesmente quer brincar e ser feliz. Dificilmente, faz mal à um outro alguém e não tem no coração a ideologia capaz de fazer com que outra pessoa sofra. Com uma criança, por menos que pareça, podemos ganhar sorrisos, podemos ganhar a vontade de viver novamente, porque quando menos imaginamos, somos surpreendidos. Ganhamos abraços, somos chamados de tio e, em um dia controverso, triste, incolor e sem sentido, isso faz muita diferença.

A partir do momento do crescimento, o que é natural, nossa mente passa a se angular à outras coisas da vida. Nos preocupamos mais com nossa reputação, acabamos nos tornando individualistas. Cometemos o maior crime do universo: o amar sem medidas. Amamos uma pessoa ao ponto de deixá-la sendo como centro das atenções da nossa vida e, quando paramos para perceber, a pessoa foi embora.. e outras aparecem, é claro. Somente algumas marcam. E é por marcar que vivemos imensamente uma vida que muitas vezes não é nossa. O conhecimento é a maior virtude que todoz os seres humanos podem ter. Contudo, o uso errado do tal pode trazer tristezas e choro. Eu entendo que é como um andar de bicicleta: começamos caindo, caindo... e depois percebemos algumas coisas, desviamos de alguns buracos, mas nunca deixamos de cair totalmente...


Viver é a maior arte de toda pessoa. E sabe o que realmente tem valor? Pois bem..
O que realmente tem valor é o hoje, o agora. Amanhã podemos acordar e não ter diversas pessoas na nossa vida. O que você faria se atendesse o telefone agora e, esperando que fosse um dos seus amigos pra contar as novidades, seria a noticia de que a pessoa que ama, sofreu um acidente e não pode aguentar com os ferimentos? E se essa pessoa fosse seu melhor amigo, o seu amor, o seu pai, a sua mãe? E, se por acaso, você ainda estava brigado com uma dessas pessoas? Pedir perdão não é fraqueza, é humildade. Humildade em saber demonstrar o que sente, em saber sentir falta e demonstrar essa falta. Imagine conviver com algo na cabeça por alguns dias. Agora, tente imaginar para sempre. É bem diferente. O que tem valor são sorrisos lindos e sinceros, são momentos especiais passados com aquela pessoa que ama e podem nem ter valor mais; são aquelas horas do dia que você pega seus pais e dá aquele abraço falando que os ama infinitivamente mais do que tudo... é, o que tem valor, hoje em dia, poucas pessoas conseguem dar sentido. Hoje a vida é muito informatizada. As pessoas acham que tudo que acontece, tudo que elas vivem pode ser feita por meios de comunicação. E isso é um erro. Um abraço, um consolo, um carinho e atenção tem muito, mas muito valor nessas horas.

E para terminar esse texto, se hoje você não fez algo que poderia ter feito, deixou de falar alguma coisa, pedir perdão.. faça isso. Quando falamos em pessoas, a incerteza do amanhã é o que mais fortalece a importância de muitas coisas em nossas vidas. Se alguém é especial, fale o quanto hoje. Distribua sorrisos, divida felicidade, deixe de lado o que é pra ir embora. Faça com que a sua vida seja muito melhor... e pra isso, só depende de você. Abrace, chore, ame, compreenda. Não deixe de ser feliz e dar valor para o que tem valor.



*
p.s: Obrigado a todas as pessoas que me acompanham e que estão comigo sempre me apoiando. Amizades são tesouros divinos.. obrigado por me demonstrarem isso. O meu coração fica feliz por saber que posso contar com algumas pessoas. Obrigado mesmo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pra você..

Quando você está na escola, fica super fácil fazer uma redação quando se sabe do assunto, uma conta ou equação matemática que você saiba algumas instruções e regras e também é possivél entender línguas estrangeiras com um pouco de treino e estudo, não é? E bem, a linha de entendimento aumenta conforme novas experiências e novos aprendizados acontecem. De toda forma, seria ótimo que isso se aplicasse a tudo que nós conhecemos. Imagine como seria legal prever o futuro? Você saberia a sua vida inteira em segundos e poderia manipular todas suas ações em anos! Só que nem tudo é tão fácil quanto parece. Seria muito injusto com as pessoas. 

E bem, algumas pessoas se apegam a coisas materiais que possam fornecer algum tipo de felicidade momentânea. Ter determinado objeto as deixa feliz por alguns momentos e elas pensam que aquilo o deixará totalmente completo de suas necessidades. Quando é algo material, ainda é fácil, porque dá pra comprar. Agora, e quando essa necessidade passa a ser uma pessoa, em especial? Quando essa falta passa a ser momentos e a convivência? Pra você ter noção, temos muitas pessoas no mundo. A chance de você se apaixonar unicamente por uma é de 0,00000000000001%. E ah, vamos lá.

O real motivo desse texto é algo que algumas pessoas somente vão entender. Talvez seja por falta de vontade de explicar toda a história, ou até mesmo por não saber procurar formas de expressar o que eu estou sentindo. Quando tiram algum brinquedo de uma criança, ela chora até que você devolva. Quando alguém morre, as pessoas que mais gostavam do falecido ficam tristes e solitárias, mas não há volta. E quando a gente perde a pessoa que mais gosta? Ainda mais e quando você não tem culpa? Enfim, a maior parte das pessoas sonha com muita coisa que pode as deixar mais felizes. Eu apenas, simplesmente, estou sonhando com uma, que é você. Eu nem estou pedindo muito, só peço pra você voltar. Só isso.

Não se sabe ao certo como o amor pode existir dentro de uma pessoa e, ainda pode fazer com que ela faça determinadas ações que nunca fez. O amor não se explica e, claramente, deve ser por isso que boa parte que eu sinto, não consigo escrever nessas linhas de um simples blog. Só queria que você entendesse o tamanho da falta que você faz, porque ai acho que nunca sairia de perto de mim. As pessoas costumam perder muito tempo tentando explicar o que sentem. Eu sei que faria tudo pra ter você aqui, do meu lado de novo, brigando comigo por causa do celular ou por algum ciumes, falando que não vai dividir o pão ou até mesmo pra morder minha bochecha novamente e depois "dar beijinho pra sarar". Tudo o que acontece e é especial, deixa um pouco dentro de nós. O que resta ainda dentro de mim é a vontade de ter você por perto de novo, sendo a minha namorada independente da circunstância e motivo que seja. Obstáculos? Todo e qualquer relacionamento tem. É algo super normal, porque nem tudo é um mar de rosas. Mas, eu ainda continuo preferindo passar por todos esses obstáculos, por tudo isso, com você.

O motivo desse texto existir e ser postado é o fato de nem no msn você me responder mais. Tento conversar, tento te procurar e poxa.. me perco nas minhas tentativas. O ruim não é você ter que viver longe de uma pessoa. Isso é fácil. O péssimo é quando essa pessoa é importante e não consegue ficar sem ela. Nunca temos tudo o que queremos, mas o tudo pra mim é você. E por mais que eu erre, por mais que eu seja ciumento, criança, bobo, idiota e não saiba ser romântico as vezes, eu gosto de você. Eu mudaria tudo, eu mudaria o mundo por você. Posso ser a pessoa mais alegre do mundo, mas nem mesmo essa alegria que existe dentro de mim pode cobrir a ausência que você deixou... Volta, por favor. Só falta isso pra eu voltar a ser feliz como antes. E o Bi tá sentindo muita falta tambem. Pergunta todo dia de você e eu nunca sei o que falar.. 


# O meu blog sempre foi muito pessoal. Sempre destaquei algumas importancias na minha vida, alguns sentimentos e até mesmo pontos de vistas que puderam me deixar um pouco mais convicto da realidade que vivo. Em todo caso, agora não consegui controlar as minhas emoções e tentei transcrevê-las aqui.