" A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação.
Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola."
Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola."
(Albert Einstein)
No momento em que a palavra "aprendizado" é colocada em questão, acredito que o primeiro pensamento que vem na cabeça de muitas pessoas é a idealização da frase dada acima por Albert Einstein, um dos maiores cientistas da história, ou seja, faz uma alusão direta a imagem de uma criança estudando ou até mesmo aprendendo a escrever. Não desmereço a tal forma, pois está relacionada a uma forma de aprender. Através de livros e de ensinamentos passados por um professor, acaba-se chegando até um determinado ponto que considera o aluno apto a passar de série através de provas feitas durante todo o tempo letivo. Portanto, aprender está totalmente relacionado com o conhecimento mental.
Em outro modo, a vertente que queria destacar não é o aprendizado decorrente de ensino, livros ou professores. Pode até ser que mais tarde, possa haver uma certa ligação figurada entre os aspectos, indiretamente. Mas não será diretamente ligada ao setor de ensino. Então, para não se alongar o assunto e ficar algo chato, o importante mesmo é: A vida é um eterno aprendizado. Em todos os momentos, em todas as horas, perante diversas situações díficeis ou até mesmo fáceis em nossa caminhada, aprendemos. Aprendemos com erros, decepções, ilusões e tristezas. Cada situação se encarrega de mostrar diversos angulos de um mesmo aprendizado e, que mais tarde, se torna um conhecimento ou pode ser considerado um amadurecimento.Todos os relacionamentos com as pessoas deixam marcas de aprendizado. Por mais que exista um final triste, ao decorrer do namoro e da amizade, é possível aprender diversas coisas com as pessoas. E em tudo é assim: com pais, amigos, namorados, noivos e até mesmo esposos e filhos. Só não aprende aquele que morre, pois o conhecimento é algo infindável. Não há barreiras que delimitem a influência do conhecimento e do aprendizado na vida do ser.
Você cai, mas decide se vai levantar ou não. O mundo continua e nem sempre a vida vai dar o tempo necessário para se levantar. Estamos em constante mudança e se não mudarmos com o meio, estaremos cada vez mais distantes do nosso objetivo. Costumo falar que a vida é um jogo, porém, quem faz as regras não somos nós. Na maioria das vezes, não concordaremos com diversas coisas, contudo, isso não será suficiente para fazer com que a mudança exista. Se não percerbermos o valor real das coisas, deixaremos o MUITO que nos faz bem de lado, infelizmente. Então viva. Perceba tudo aquilo que tem valor e faz sentido. Nada é por acaso.